Autor Tópico: Cartada Final, fechamento de trabalhos  (Lida 2679 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #15 Online: 30 de Julho de 2014, 12:43:57


Concordo... mas a questão aí é como ter argumentos para esta primeira apresentação. Invariavelmente o cliente sempre quer saber ao menos "em torno de quanto estaremos falando"... pois se estiver muito acima das expectativas também é um filtro para ele.
PENSANDO COMO CLIENTE... se alguém não me oferece ao menos uma base de valores, eu já descarto, pois tenho a SENSAÇÃO de que custará caro... ao menos EU... que tenho que fazer contas para comprar algum produto ou serviço que pode ser considerado "supérfluo".

O filtro deve vir do fotógrafo, também. Conversando com o cliente já dá para ter uma noção do nível do casamento. Importante perguntar local do evento, outras empresas já contratadas, como cerimonial, buffet etc.
Se o cliente estiver escolhendo fornecedores mais caros, você saberá que estará concorrendo com fotógrafos de qualidade. Se for um evento mais humilde, você terá que ter grande capacidade de demonstrar o valor do seu produto se quiser cobrar mais caro. Lembrando que seu produto não é um álbum de casamento. É você e toda a experiência ao redor das imagens do evento.

Eu jamais daria o preço de cara, a não ser que o preço baixo fosse meu maior diferencial. Casamento é algo muito emocional, se você souber se sintonizar com a emoção do casal e passar um pouco da sua, pode mostrar que vale muito a pena ultrapassar o orçamento para ter um registro especial. Se o cliente tiver intenção de gastar 3 mil e você passar de cara um orçamento de 6 mil, não vai ter nenhuma chance de fazê-lo repensar esse valor.

E acredite, isso acontece muito. Palavra de quem já casou.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #16 Online: 30 de Julho de 2014, 13:06:11
Estou no começo de carreira e faço books de pessoas, infantil e alguns eventos e, somente pelo facebook estou tendo bastante retorno de minhas publicações, porém os interessados me contactam e quando eu apresento o preço e as condições eles dizem que vão pensar e não me dão retorno. Tenho absoluta certeza de que não é o preço que está atrapalhando meus negócios!!!
Douglas Ramos.

Lembrando o que o próprio Douglas comentou, o preço está nivelado ao da concorrência e as pessoas curtem seus trabalhos nas redes sociais.
Ao meu ver, o que você precisa mesmo é ter o contato tête-à-tête para apresentar a pessoa Douglas Ramos. E isso você pode conquistar nesse primeiro contato.


Douglas Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Julho de 2014, 14:11:45
Lembrando o que o próprio Douglas comentou, o preço está nivelado ao da concorrência e as pessoas curtem seus trabalhos nas redes sociais.
Ao meu ver, o que você precisa mesmo é ter o contato tête-à-tête para apresentar a pessoa Douglas Ramos. E isso você pode conquistar nesse primeiro contato.

Vou começar a investir no meu marketing pessoal, acho mesmo que tenho que melhorar muito este lado, principalmente quando se trata de um trabalho totalmente direto com pessoas!


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #18 Online: 30 de Julho de 2014, 16:59:08
A maioria das pessoas pede orçamento e não fecha.
Isso e normal.
Normalmente passo em média 30 orçamentos por semana e fecho dois ou três, também na média.
Se todo mundo fechasse seria ótimo.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Julho de 2014, 19:48:01
 :snack:
acompanhando