Concordo... mas a questão aí é como ter argumentos para esta primeira apresentação. Invariavelmente o cliente sempre quer saber ao menos "em torno de quanto estaremos falando"... pois se estiver muito acima das expectativas também é um filtro para ele.
PENSANDO COMO CLIENTE... se alguém não me oferece ao menos uma base de valores, eu já descarto, pois tenho a SENSAÇÃO de que custará caro... ao menos EU... que tenho que fazer contas para comprar algum produto ou serviço que pode ser considerado "supérfluo".
O filtro deve vir do fotógrafo, também. Conversando com o cliente já dá para ter uma noção do nível do casamento. Importante perguntar local do evento, outras empresas já contratadas, como cerimonial, buffet etc.
Se o cliente estiver escolhendo fornecedores mais caros, você saberá que estará concorrendo com fotógrafos de qualidade. Se for um evento mais humilde, você terá que ter grande capacidade de demonstrar o valor do seu produto se quiser cobrar mais caro. Lembrando que seu produto não é um álbum de casamento. É você e toda a experiência ao redor das imagens do evento.
Eu jamais daria o preço de cara, a não ser que o preço baixo fosse meu maior diferencial. Casamento é algo muito emocional, se você souber se sintonizar com a emoção do casal e passar um pouco da sua, pode mostrar que vale muito a pena ultrapassar o orçamento para ter um registro especial. Se o cliente tiver intenção de gastar 3 mil e você passar de cara um orçamento de 6 mil, não vai ter nenhuma chance de fazê-lo repensar esse valor.
E acredite, isso acontece muito. Palavra de quem já casou.