Autor Tópico: Meteoro na Rússia hj!  (Lida 2453 vezes)

Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 23:10:50
Pensei que tú tava com tua OMD fotografando lá...  :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:

Oliberal, só para conferir... tava vendo na tv e uma astronoma dizendo que fragmentos não chegaram a cair. Os feridos foram por causa da onda de choque da explosão dele devido ao atrito atmosférico. Algo como 3 bombas de hirochima  :shock:... daí os cortes com vidros e estilhaços de construções.  :eek: :eek: :eek:

Mas não sei qual a versão mais exata.  :D


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 23:21:15
Cara, que eu ouvi era muito mais do que 3 bombas... Mas não botei fé no número. Ta aí:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/02/cientistas-buscam-restos-do-meteoro-que-cruzou-o-ceu-da-russia.html


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 23:25:45
Então é isso aí... 30 bombas.  :shock:


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #18 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 01:35:18
O meteoro tinha 17m de comprimento e 7.000 TONELADAs, issmo mesmo 7 milhões de kilos.

Nós demos sorte... MUITA SORTE.


suco_de_maça

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Feminino
  • Sobre advocacia, fotografia e suco de maçã.
    • Flico
Resposta #19 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 01:59:23
Se fosse aqui, eu já teria saído com a minha câmera e fotografado continuamente. Sorte seria se a onda de choque não quebrasse a lente, mas ainda sim, teria ibagens.  :hysterical:
Nem minha mãe gosta das minhas fotos.
http://www.flickr.com/photos/copodesuco/


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 02:10:20
O meteoro tinha 17m de comprimento e 7.000 TONELADAs, issmo mesmo 7 milhões de kilos.

Nós demos sorte... MUITA SORTE.

7 mil toneladas?  :o
essas pedrinhas que caem do céu podem machucar alguém  :no:


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 06:49:52
7 mil toneladas?  :o
essas pedrinhas que caem do céu podem machucar alguém  :no:


é erro de tradução...sem lógica >:( >:( para ter 7000 ton em um volume tão pequeno, a densidade teria que ser absurda...aços pesam em média 7,8 ton/m³, pequenas variações conforme a liga... esta estimativa é puro chute, não se sabe o tamanho original real, poderia ser qualquer coisa entre 2 e 15 metros...a fricção é tão forte a 30 km/seg que as temperaturas do ar e material sendo abrasado sobem a mais de 25000°C, transforma o material diretamente em gás sob a forma de plasma, 4 estado da matéria, que se expande de forma explosiva, gerando ondas de choque, mais o impacto mecânico no ar, o resultado está ai...foi um mini tunguska, um acontecimento similar, mas muito mais poderoso... :)


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #22 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 08:20:23

é erro de tradução...sem lógica >:( >:( para ter 7000 ton em um volume tão pequeno, a densidade teria que ser absurda...aços pesam em média 7,8 ton/m³, pequenas variações conforme a liga... esta estimativa é puro chute, não se sabe o tamanho original real, poderia ser qualquer coisa entre 2 e 15 metros...a fricção é tão forte a 30 km/seg que as temperaturas do ar e material sendo abrasado sobem a mais de 25000°C, transforma o material diretamente em gás sob a forma de plasma, 4 estado da matéria, que se expande de forma explosiva, gerando ondas de choque, mais o impacto mecânico no ar, o resultado está ai...foi um mini tunguska, um acontecimento similar, mas muito mais poderoso... :)

Segundo essa matéria, são 7 mil toneladas mesmo.

http://meiobit.com/116344/nasa-atualiza-dados-do-meteoro-russo-foi-feio-muito-feio/
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 08:37:28 por Carlos Ferrari »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 08:59:17
Considerando que o cimento tem uma relação de 1200Kg por m3, então se o dito for de cimento (que é razoavelmetne denso) teremos 5.833 m3
Então uma esfera teria Volume = 4 x pi x Raio³ / 3   
Então, daria uma esfera de 22 metros de diâmetro. Acho razoável.
Espero não ter errado os cálculos  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 09:56:30
O dificil é os caras falarem que nao da para prever isso. Claro que dá... eles queriam mesmo é saber que bicho que ia dar qdo esse treco atravessasse a camada e caisse, pois se divulgam um noticia dessas imagina o que seria.
Agora as filmagens são demais, impressionam mesmo, tipo transformers, guerra dos mundos.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 11:07:02
Quando eu li:
O meteoro tinha 17m de comprimento e 7.000 TONELADAs, issmo mesmo 7 milhões de kilos.

Nós demos sorte... MUITA SORTE.
Eu fiz as contas (estranhei em um primeiro momento), considerando uma esfera de 17m de RAIO. Não é uma densidade absurda não...

é erro de tradução...sem lógica >:( >:( para ter 7000 ton em um volume tão pequeno, a densidade teria que ser absurda...aços pesam em média 7,8 ton/m³, pequenas variações conforme a liga... esta estimativa é puro chute, não se sabe o tamanho original real, poderia ser qualquer coisa entre 2 e 15 metros...a fricção é tão forte a 30 km/seg que as temperaturas do ar e material sendo abrasado sobem a mais de 25000°C, transforma o material diretamente em gás sob a forma de plasma, 4 estado da matéria, que se expande de forma explosiva, gerando ondas de choque, mais o impacto mecânico no ar, o resultado está ai...foi um mini tunguska, um acontecimento similar, mas muito mais poderoso... :)
Só pra ser chato nesse... 5 estado. No mínimo quinto... Você pode soltar sua imaginação e dizer que ele é o décimo, se quiser.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 11:15:54 por clac »


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 12:20:32
Considerando que o cimento tem uma relação de 1200Kg por m3, então se o dito for de cimento (que é razoavelmetne denso) teremos 5.833 m3
Então uma esfera teria Volume = 4 x pi x Raio³ / 3   
Então, daria uma esfera de 22 metros de diâmetro. Acho razoável.
Espero não ter errado os cálculos  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Na analise de um pequeno pedaço encontrado,  10% de ferro, o resto silício e silicatos, praticamente densidade de cimento... achei citações em inúmeras reportagens, de tamanhos e pesos desencontrados, de 1 m a 17m na Área de maior comprimento, e citações de peso de 5 a 20000 ton, o que quer dizer que o chutômetro ta valendo... para a conta, considerei como uma esfera de 15 m, mas dificilmente ele seria uma esfera , apenas grandes astros são...minha continha foi igual a sua, com  raio 7,5m.
v=4/3 x pi x R³
1767,14  x 1.2ton = 2120,57 mas com 10% pesando 7,6 ton/m² acaba tendo o peso  em ferro  de 1338,6 ton+1908,5 ton do resto , peso total estimado em 3247 ton...  :D menos da metade, mas ainda acho muito... não chegou praticamente nada no solo... :D vai ser uma oportunidade de ouro para estudos...


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 12:58:20
Não sei se já colocaram por aqui. com essa página dá para você fazer algumas experiências de destruir o mundo :)

http://impact.ese.ic.ac.uk/ImpactEffects/

Aqui um exemplo possível que fiz: http://impact.ese.ic.ac.uk/cgi-bin/crater.cgi?dist=1&diam=10000&pdens=1500&pdens_select=0&vel=20&theta=75&tdens=2500&tdens_select=0


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 14:02:48
Galera estão esquecendo um detalhe !

A rocha é grande e pesada, sim
Mas a velocidade conta para a energia do impacto

E=MC²  :D

E pelo que eu vi das notícias, a rocha estava a uma velocidade varias vezes superior a velocidade do som  :ok: