Autor Tópico: Porque vc gosta de fotografar? qual a melhor parte?  (Lida 5471 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 16:32:57
Definitivamente eu gosto do ato de tirar a foto. Escolher um lugar, esperar alguma oportunidade interessante aparecer, sair da zona de conforto ao tirar fotos na rua... deve ser a mesma sensação que um caçador tem ao ficar seguindo os passos da caça antes de dar o tiro fatal.

Quase que 90% do tempo eu não gosto dos meus resultados, mesmo que a experiência da captura tenha sido boa. Se eu tirar 50 fotos, acredito que só converto uns 8 raws, o resto fica parado. Talvez eu volte a olhar eles por uma segunda vez, talvez não. Então pode-se dizer que o "depois" não é a minha parte favorita. Às vezes a satisfação é só sair para fotografar, o resto é secundário.


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #16 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 16:33:00
A melhor parte eu acho que é comer de graça! risos Brincadeira.
A melhor parte é ver os RAW nascendo no LIGHTROOM!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 16:42:47
É... amadores não comem de graça. Droga...  :hysterical:


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 16:47:57
Citar
Quase que 90% do tempo eu não gosto dos meus resultados, mesmo que a experiência da captura tenha sido boa. Se eu tirar 50 fotos, acredito que só converto uns 8 raws, o resto fica parado. Talvez eu volte a olhar eles por uma segunda vez, talvez não. Então pode-se dizer que o "depois" não é a minha parte favorita. Às vezes a satisfação é só sair para fotografar, o resto é secundário.

bem nessa, adoro bater fotos mas depois na hora de ver poucas me atraem, de vez em quando tenho q dar uma selecionada no q fica e no q vou jogar fora pra não acumular muita coisa no hd.

devo ser muito ruim bater as fotos ou muito chato pra escolher uasheuahe
ou os dois..


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 17:26:42
Caramba, eu gosto de praticamente todas as etapas. Primeiro que adoro comprar equipamento, rsr. Gosto daquele momento na véspera de algum evento importante, quando estou carregando as baterias, pilhas, formatando cartões, escolhendo o que vou levar. Gosto de fotograr o evento cada parte dele, inventar, criar, flagrar. E gosto bastante também de selecionar as fotos e tratar. A única coisa que nao gosto é de colocar em ordem fotos feitas com câmeras diferentes, rsrs. E gosto muio de receber o feedback do cliente, mesmo que não tenham gostado das fotos.

Ah, também gosto de comer de graça, ahahah.


fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 17:45:47
Citar
Eu gosto de desenhar, tenho umas idéias loucas e quero colocar no papel, mas não sei desenhar... então eu fotografo.

 :D

Citar
Definitivamente eu gosto do ato de tirar a foto. Escolher um lugar, esperar alguma oportunidade interessante aparecer, sair da zona de conforto ao tirar fotos na rua... deve ser a mesma sensação que um caçador tem ao ficar seguindo os passos da caça antes de dar o tiro fatal.

Quase que 90% do tempo eu não gosto dos meus resultados, mesmo que a experiência da captura tenha sido boa. Se eu tirar 50 fotos, acredito que só converto uns 8 raws, o resto fica parado. Talvez eu volte a olhar eles por uma segunda vez, talvez não. Então pode-se dizer que o "depois" não é a minha parte favorita. Às vezes a satisfação é só sair para fotografar, o resto é secundário.

Até meus 19 anos, eu não sabia bem ao certo o que queria para a minha vida (não que hoje eu saiba o que eu quero x), enfim..), mas desde pequeno eu adorava pintar e desenhar. Eu queria ser artista plástico ou um desenhista. Quando concluí o ensino médio, não prestei vestibular e me matriculei num curso de artes plásticas. Fiz amizade com a professora do curso, mas com aulas uma vez por semana, meus desenhos não tiveram uma grande melhora. Abandonei o curso depois de um ano.
Mas a amizade entre mim e minha professora continuaram e continuam até hoje. E foi por ela que entrei em contato com a fotografia. Foi ela que me convidou para ser monitor de uma exposição fotográfica no SESC da minha cidade. Fiquei duas semanas só observando aquelas fotografias. E isso, e mais as conversas que tive com os fotógrafos, com o Arnaldo Pappalardo, me motivaram a fazer um curso de fotografia. Em 2010 comecei o curso, e mesmo sem uma DSLR eu soube naquele momento - é isso! é isso o que eu quero pra minha vida!
De lá para cá, muita coisa aconteceu. Somente no ano passado comprei minha primeira DSLR (canon T3i) e ultimamente estou desempregado, endividado e com insônia haha xD.
Se fosse analisar por esse lado, eu teria que odiar a fotografia com todas as minhas forças. Mas a amo, é a minha vida. Não é tanto o antes, o durante ou o depois o que importa para mim, mas sim todo o processo, toda a magia. É estar isolado, distante do mundo, pegando chuva e sujando a roupa toda de lama, esperando um pôr-do-sol. Ou ficar até as 3h da madrugada editando uma foto que eu amei. É a preparação e a espera por um momento, ou quando me desloco para um lugar e não vejo a hora de chegar. E a mesma coisa quando estou voltando para casa, e não vejo a hora de mostrar as minhas imagens para o meu irmão e para as demais pessoas que gosto.
Gosto de paisagens, e essa é uma área complicada na fotografia. Pois ultimamente no Brasil, poucos são os fotógrafos que só vivem do registro de lugares e paisagens naturais. Mas as vezes faço um aniversário de 1 aninho, ou fotos de um casal de amigos. E tudo é muito bom, o momento em que o visor escurece e você sabe que naquele momento que capturou um instante mágico. Uma vez fotografei um casal de amigos bem no meio do transito, com todos os carros passando por nós, e buzinando e xiando, e a gente só dava risada, e eles se beijavam ainda mais e nós sabiamos que erámos "donos do mundo" (:
A fotografia não é só "desenhar com luz". Ela me proporciona muito mais. Ela me permite ir mais longe, ousar mais. Me permite entrar em lugares que sem uma camera não seriam permitidos. Através das minhas imagens, conheço pessoas e faço novas amizades. E isso não tem preço.
Para mim fotografia é emoção, é inspiração. Fotografia é a minha vida. Não me importo mais tanto com o equipamento, o importante para mim é registrar a "alma", o "espirito" das coisas (será que por isso eu não ganho dinheiro com minhas fotos?! O.o Mas penso que o dinheiro seja conseqüência. )
Desempregado, endividado e com insônia, porém, feliz.
(E eu fotografo na esperança de um dia encontrar meu amor de volta. É a força maior que me move, confesso)
'
Visitem meu Flickr  :ok: - http://www.flickr.com/photos/78842332@N05/


Marcos LO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #21 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 18:05:50
Até meus 19 anos, eu não sabia bem ao certo o que queria para a minha vida (não que hoje eu saiba o que eu quero x), enfim..), mas desde pequeno eu adorava pintar e desenhar. Eu queria ser artista plástico ou um desenhista. Quando concluí o ensino médio, não prestei vestibular e me matriculei num curso de artes plásticas. Fiz amizade com a professora do curso, mas com aulas uma vez por semana, meus desenhos não tiveram uma grande melhora. Abandonei o curso depois de um ano.
Mas a amizade entre mim e minha professora continuaram e continuam até hoje. E foi por ela que entrei em contato com a fotografia. Foi ela que me convidou para ser monitor de uma exposição fotográfica no SESC da minha cidade. Fiquei duas semanas só observando aquelas fotografias. E isso, e mais as conversas que tive com os fotógrafos, com o Arnaldo Pappalardo, me motivaram a fazer um curso de fotografia. Em 2010 comecei o curso, e mesmo sem uma DSLR eu soube naquele momento - é isso! é isso o que eu quero pra minha vida!
De lá para cá, muita coisa aconteceu. Somente no ano passado comprei minha primeira DSLR (canon T3i) e ultimamente estou desempregado, endividado e com insônia haha xD.
Se fosse analisar por esse lado, eu teria que odiar a fotografia com todas as minhas forças. Mas a amo, é a minha vida. Não é tanto o antes, o durante ou o depois o que importa para mim, mas sim todo o processo, toda a magia. É estar isolado, distante do mundo, pegando chuva e sujando a roupa toda de lama, esperando um pôr-do-sol. Ou ficar até as 3h da madrugada editando uma foto que eu amei. É a preparação e a espera por um momento, ou quando me desloco para um lugar e não vejo a hora de chegar. E a mesma coisa quando estou voltando para casa, e não vejo a hora de mostrar as minhas imagens para o meu irmão e para as demais pessoas que gosto.
Gosto de paisagens, e essa é uma área complicada na fotografia. Pois ultimamente no Brasil, poucos são os fotógrafos que só vivem do registro de lugares e paisagens naturais. Mas as vezes faço um aniversário de 1 aninho, ou fotos de um casal de amigos. E tudo é muito bom, o momento em que o visor escurece e você sabe que naquele momento que capturou um instante mágico. Uma vez fotografei um casal de amigos bem no meio do transito, com todos os carros passando por nós, e buzinando e xiando, e a gente só dava risada, e eles se beijavam ainda mais e nós sabiamos que erámos "donos do mundo" (:
A fotografia não é só "desenhar com luz". Ela me proporciona muito mais. Ela me permite ir mais longe, ousar mais. Me permite entrar em lugares que sem uma camera não seriam permitidos. Através das minhas imagens, conheço pessoas e faço novas amizades. E isso não tem preço.
Para mim fotografia é emoção, é inspiração. Fotografia é a minha vida. Não me importo mais tanto com o equipamento, o importante para mim é registrar a "alma", o "espirito" das coisas (será que por isso eu não ganho dinheiro com minhas fotos?! O.o Mas penso que o dinheiro seja conseqüência. )
Desempregado, endividado e com insônia, porém, feliz.
(E eu fotografo na esperança de um dia encontrar meu amor de volta. É a força maior que me move, confesso)
'
Visitem meu Flickr  :ok: - http://www.flickr.com/photos/78842332@N05/

Parabéns pelo texto, muito bom! Reparei que cada pessoa gosta de algo diferente na fotografia, porém todos são apaixonados por ela!! Parabéns a todos!!
Nikon d3100


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 18:26:35
Gosto muito do antes... Pensar os ângulos, a luz, as roupas e locações das modelos. Bem como os locais que vou visitar para street e paisagem. Pensar a luz ideal e as possibilidades de variações na iluminação do local. Que técnica utilizar na captura. Ângulos de ataque ao assunto. Previsualizar determinados resultados antes mesmo de conhecer o objeto e a luz. Enfim, a idealização.
Gosto do desafio de modificar o que foi idealizado inicialmente por alguma coisa inesperada. Sempre tento mentalizar previamente, mas, especialmente, a luz, pode ser bem errática nas locações e paisagens. Então gosto dessa busca pela adaptação à realidade. Ou seja, modificar o ideal para se adaptar ao real.
Gosto do ato de captura, especialmente em street. Dirigir a modelo nas sessões de ensaios.
Mas detesto a pós. Se eu pudesse terceirizava essa parte.
Mas gosto da pós quando tenho uma boa foto para ir para impressão. Aí posso ficar bastante tempo experimentando variações na pós para obter um resultado antevisto lá na captura. Quase nunca consigo...  :doh: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 20:45:05
fabiomoreira, que belo registro, muito bacana ler seu depoimento! Me identifiquei com muitas partes!



Mas detesto a pós. Se eu pudesse terceirizava essa parte.


Hyde, nesse ponto eu sou como o Adam, adoro ver a foto "tomando forma" na hora do tratamento do RAW. Pegar aquela foto bacana e deixar ela ainda mais bonita, com a minha cara, acho que é uma das partes mais prazerosas do processo todo.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 20:45:57 por Humberto Teté »


Marcos LO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #24 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 21:20:28
fabiomoreira, que belo registro, muito bacana ler seu depoimento! Me identifiquei com muitas partes!



Hyde, nesse ponto eu sou como o Adam, adoro ver a foto "tomando forma" na hora do tratamento do RAW. Pegar aquela foto bacana e deixar ela ainda mais bonita, com a minha cara, acho que é uma das partes mais prazerosas do processo todo.


Também acho!!
Nikon d3100


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 22:00:08
Comer nos buffets é bom demais, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A melhor coisa que inventaram foi a mesa de frios. Ai, ai, ai...
Se eu pudesse eu tinha uma em casa, só pra mim, asiehsieausheiaseuahieuase


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 22:00:50
Esfriar a cabeça e curtir a paisagem... é o melhor em fotografar.
Ainda mais eu, que não tenho nenhuma aptidão profissional nisso.  :D
Não vou comer de graça.  :(


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #27 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 22:36:04
Depende do tipo de foto, documetario ou foto jornalismo eu gosto de todos os processos, idealizar uma imagem, ver ela acontecer, e o depois so por abrir ela, e ver ahhhh consegui. (quando acontece, ne.)
de modelos, normalmente o durante, pq antes fico um pouco nervosa, imaginado os detalhes, se a modelo vai tomar as direcoes e como e tal, mas durante sempre eh legal e divertido.
Mas normalmente concordo com o Hyde essa parte de edicao, eu preferia tercerizar tb. Acho um saco.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #28 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 22:39:36
fabiomoreira, que belo registro, muito bacana ler seu depoimento! Me identifiquei com muitas partes!



Hyde, nesse ponto eu sou como o Adam, adoro ver a foto "tomando forma" na hora do tratamento do RAW. Pegar aquela foto bacana e deixar ela ainda mais bonita, com a minha cara, acho que é uma das partes mais prazerosas do processo todo.


O diabo, Humberto, é ela NÃO tomar a forma!!!!!
E comigo no controle isso ocorre um sem nº de vezes.  ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 22:48:50
Comer nos buffets é bom demais, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A melhor coisa que inventaram foi a mesa de frios. Ai, ai, ai...
Se eu pudesse eu tinha uma em casa, só pra mim, asiehsieausheiaseuahieuase


 para comer frios nao precisa ficar a noite inteira acordado,
 e so ir no mercado e comprar!!!! :hysterical: :hysterical: :ok: