Autor Tópico: Cores imprecisas na impressão. Ajuda!!  (Lida 5442 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 18:31:42
Não tem como não calibrar, o que pode fazer enquanto não tem um calibrador é usar o profile de alguém...

Compra um LG IPS234V
Ajusta deste modo:
R = 50
G = 50
B = 49
Contrast: 70
Brightness: 23
E usa este profile.

Ou pega um DELL IPS e usa um profile do TFT Central.
Não esquecer de ajustar o monitor de acordo com os valores da tabela...

O que será que daria na minha m2550D lg tn com essas configurações? fiquei curioso  :D


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #16 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 18:46:34
Daria KAKA...


DanielConti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 19:40:13
Ola!
Eu uso uma tv monitor da LG.

Para aproximar das cores, eu peguei uma foto (que uso sempre para calibragem) e mexi tanto nas configurações da tv, a calibragem que ela tem, tanto quanto nas configurações de tela em minha placa de vídeo. Dae utilizei também um recurso da TV chamado Energy Saving no Mínimo. Isso deixa a tela mais escura, portanto, sem muito brilho e cores excessivamente fortes.

Até que o resultado final não fica tão fora assim. Eu preciso só arrumar um pouco ainda o brilho e a nitidez que não está me agradando muito. Mas não é algo que estrague a foto não :)

Se sai diferente demais da tela, é interessante vc ver as configurações do fotoshop também. As vezes o problema é la :)

Valeu Danilo.

Eu imprimiuma foto de modelo e dei uma ajustada na minha tv de acordo com as cores da foto tbm.

Para postar na web, estao legais, mas para imprimir... fiquei meio traumatizado. Huahuahauhauha

Atualmente uso só o Lightroom e acredito nao ser nada nelee.

Abraço
Canon SX40HS + Parasol + Filtro UV + Filtro CPL
Canon EOS T4i + Canon 50mm 1.8


DanielConti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 19:46:07
Pictus

Concordo, quanto mais fidelidade do equipamento você tem melhor é, mas ele esta atolado no cartão, comprar não é a melhor possibilidade e mesmo que tenha, quem garante que o lab não esteja fazendo lambança?

Daniel Conti, vá ao laboratório e converse com o povo. Se for quimico desencane com o preto e branco e peça um padrão e se eles forem descente eles a repetibilidade será mantida. Se for impressão veja qual impressora,  seja giclée e ele usar boas tintas, de preferencia original, vai ter a repetibilidade e a melhor qualidade de cores. Se for impressora fotográfica (bulk)... bem vai fugir do padrão mas nada muito berrante, mas não espere muito

Se for couche, independente da qualidade de impressão ela vai se modificar em 10 a 15 anos, começar a amarelar o que seria ruim prum álbum de casamento, por exemplo mas para um book de modelo, não tem problema algum.

Colega, vai lá e conversa com o povo e veja o padrão que enviei no comentário anterior. Lá vc tem vários tons de pele e o P&B

Abraços

Spositom.

Me ajudou muito caraa.

Eu estava pensando em fazer esse tipo de calibragem na tv ao menos por enquanto.
Vou mandar imprimir o modelo que vc mandou e ver no que daaa. Hehehehe

O pessoal que faz a impressão de fotos aqui na minha cidade não entende muito do assunto.

Deixa eu explicar melhor.
As casas de fotografia aqui (estúdios) ficam com tipo 3 ou 4 atendentes e balconistas (que me desculpem, mas nao sabem o que é uma diagramação) e nenhum fotografo.

As vezes que tentei falar com o fotografo do lugar, ele não se encontrava ou quando estava dizia que o problema é a edição e talss.

Conclusão. Estou desanimado de mandar revelar fotos por aqui.

Sera que vcs podem indicar algum lugar em Campinas ou região que tenha profissionais que entendaammm do assunto.  :shock:

 :hysterical:

Eu fico pensando. Como existe clientela pra um pessoal desse neh. Cada profissional que não sabe nada no mercado. Eh brincadeira. Hhauahuahu

Abraçoss
Canon SX40HS + Parasol + Filtro UV + Filtro CPL
Canon EOS T4i + Canon 50mm 1.8


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 20:05:00
Daria KAKA...

Até que ajustando o brilho e o contraste conforme a dica não ficou tão ruim assim não ppppp (brincadeira) rsss

Quer dizer  :assobi: .... fica parecido com as fotos, mas pra mexer em otras coisas fica esquisito hehehehehehe




Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 23:43:56
Em Daniel, por acaso vc imprimiu suas fotos em impressora a jato de tinta?


DanielConti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 09:01:18
Danilo.

Eu realmente nao seu se é jato de tinta.
É uma daquelas impressoras de mais ou menos 1 metro de altura q vc pluga o pendrive e ja imprime as fotos na hr.

Nao entendo muito, mas creio que nao eh uma das melhores.

Abraço
Canon SX40HS + Parasol + Filtro UV + Filtro CPL
Canon EOS T4i + Canon 50mm 1.8


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #22 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 14:50:07
Daniel

Como falei anteriormente, não sou fotografo e comecei a frequentar foruns de foto para entender o fotografo. Acompanhe o meu raciocínio e se estiver equivocado peço desculpas e por favor me corrija.

1 - O fotografo estuda muito, investe seu tempo de $$ para tirar boas fotos
2 - Investe em maquina, lente, iluminação (se for FF deu uns 10 mil?) para tirar boas fotos
3 - Investe em hardware e perde muitas horas de sono tratando  para tirar boas fotos

E depois? Onde expõe? Como vende? Se for publicidade isso não é problema dele, mas se for evento? Foto Art?

Colega, me ajude nesta questão, não consigo fechar esta equação

Se precisar montei um comparativo entre formas de impressão/revelação através de pesquisas (até com laboratorista da antiga), se quiser envio a você

Abraço

Marcio






Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 15:29:06
Danilo.

Eu realmente nao seu se é jato de tinta.
É uma daquelas impressoras de mais ou menos 1 metro de altura q vc pluga o pendrive e ja imprime as fotos na hr.

Nao entendo muito, mas creio que nao eh uma das melhores.

Abraço

As vezes o problema é isso. Por exemplo se for aquelas HP a janto de tinta, elas imprimem em CMKY. São cores diferentes das que vemos no monitor. As vezes é necessário converter a foto em CMKY.
Se vc usa impressora a jato de tinta com bulk ink, o problema pode ser nas tintas. Eu estou com esse problema. A impressão saí horrível. Quase nada bate com o monitor.

Se for algum outro tipo de impressora, pode ser o perfil de cores dela que pode não estar bem configurado.

Claro que estou chutando possiveis motivos né....  :ok:

Para tirar a prova vc pode (caso não tenha feito) revelar 1 foto em fotótica e abrir a mesma foto em outro monitor para ver no que dá
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2013, 15:30:02 por Danilo_cs »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #24 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 15:58:02
Colega, verifique esta informação do CMYK

Quem usa este padrão é gráfica. Normalmente impressora é RGB.

Se onde vc imprime for realmente CMYK mude de local...


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 21:17:18
Daniel, não achei nenhum anúncio ativo no ML. Comprei um calibrador Spyder 3 usado por 150,00 em dezembro. Lembro de ter visto um também anunciado aqui no forum. O ML ainda divide em 12X....dá pra encarar né?! Fica de olho que sempre aparece.
Daniel

Instagram: @danacqua


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 10:01:42
Colega, verifique esta informação do CMYK

Quem usa este padrão é gráfica. Normalmente impressora é RGB.

Se onde vc imprime for realmente CMYK mude de local...

Ahhh eu tinha entendido que a impressora dele era 1 metro de largura e não 1 metro de altura. Bom daí essa eu não sei como funciona.  Essas impressoras são diferentes né?!

Mas as impressoras "caseiras" a jato de tinta normalmente são sim CMKY, pelo menos as duas que tenho aki são assim, HP e Epson, mas agora que eu entendi que esse não é o caso do Daniel :)

Mas de qualquer forma ele poderia fazer a impressão de 1 foto em outro lugar para saber se é ou não é algum ajuste da impressora dele
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 10:04:38 por Danilo_cs »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #27 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 10:48:43
Colega, não confunda a cor dos cartuchos (cian, magent, yellow) mais o K (key) para o preto.

O sistema de impressão CYMK utiliza a separação das cores (quadricromia) e impressão de uma cor sobre a outra, hoje eletronicamente esta um pouco diferente, mas a "alma" é a mesma

As impressoras caseiras leem e imprimem o RGB, cor do monitor,  e algumas tem o padrão RGB Adobe (vc tem esse padrão na câmera DSLR), tem uma gama de mais cores visíveis.

A impressora que ele deve ter utilizado no lab seja uma laser ou química, acho que não é jato e muito menos ribow.

Brow, uma discussão sempre leva a uma solução.

Abração


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 11:21:05
blz!

Valeu  :ok:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #29 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 11:42:13
Colega, não confunda a cor dos cartuchos (cian, magent, yellow) mais o K (key) para o preto.

O sistema de impressão CYMK utiliza a separação das cores (quadricromia) e impressão de uma cor sobre a outra, hoje eletronicamente esta um pouco diferente, mas a "alma" é a mesma

As impressoras caseiras leem e imprimem o RGB, cor do monitor,  e algumas tem o padrão RGB Adobe (vc tem esse padrão na câmera DSLR), tem uma gama de mais cores visíveis.

A impressora que ele deve ter utilizado no lab seja uma laser ou química, acho que não é jato e muito menos ribow.

Brow, uma discussão sempre leva a uma solução.

Abração

Se não me engano, todas as Inkjet da Canon, Epson e HP são RGB...

O gamut destas impressoras cheias de cartuchos coloridos é maior do que o sRGB e Adobe RGB, o ideal é usar ProPhoto RGB
Veja http://forums.dpreview.com/forums/post/42376724
Isto e outras coisas tem lá no http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
Recomendo dar uma olhada no vídeo "Everything you thought you wanted to know about Color Gamut and RGB Working Spaces"

UPDATE:
O driver das impressoras Canon, Epson e HP é RGB.
Como elas trabalham mecanicamente com as tintas aí são outros 500...
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 14:38:44 por Pictus »