Autor Tópico: Sobre a política de ignorar os novatos no Mundo Fotográfico  (Lida 6871 vezes)

zorki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 19 de Fevereiro de 2013, 09:05:22
Faz algumas semanas me registrei nesse fórum ansioso para conhecer outros compatriotas entusiastas da fotografia, trocar informações e tudo o mais de bom que fóruns online permite. Chequei sem fazer alarde, com humildade, respondi alguns tópicos, comentei algumas fotos. Estranhei o modo como fui sumariamente ignorado desde o início. Postei uma foto no "Corredor Polonês" que apesar de bastante elogiada em um ótimo fórum gringo do qual participo desde dezembro, foi massacrada aqui. Tive paciência. Participei de mais algumas discussões, comentei mais algumas galerias e fotos. Postei então uma galeria ... algumas dezenas de visualizações e NENHUM comentário. Daí fiquei ressabiado. Dei uma geral na galeria e notei que apenas galerias de novatos como eu não recebiam comentário algum ou apenas um comentário solitário. Galerias de usuários mais antigos chovem de comentários. O pior é que isso acontece dissociado da qualidade das fotos. Por teste postei uma nova galeria ... novamente NENHUM comentário. Falta de comentar outras galerias não foi, ou seja, a recíproca por aqui não é verdadeira.

Uma pena essa política de ignorar os novatos no Mundo Fotográfico. Por conta disso estou migrando para outro fórum onde espero que me recebam melhor do que fui recebido aqui ... melhor, nem fui recebido, mas ignorado. Bons cliques para todos de qualquer forma.
"One has to take several different shots of a subject, from different points of view and in different situations, as if one examined it in the round rather than looked through the same key-hole again and again." - Alexander Rodchenko


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 09:23:06
Caro zorki,

Fui dar um conferida em sua passagem aqui no MF e acho que vc tem toda razão em ficar ressabiado. Put# povo sem cuidado em recepcionar os novatos. Como não dou mais umas bandas pela 'Galeria' acaba que não vi tua postagem. Mas vou fazer um comentário lá. Até pq é de ontem ela, né?! Pouco tempo para as pessoas comentarem e tals... Dê mais um tempinho para o pessoal.

De toda sorte, acho que devemos permanecer onde nos sentimos bem. Se não gosta daqui, tranquilo... Siga em paz.
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 09:27:02
Zorki, meu caro,

Também sou novo aqui no forum. Como em todo lugar, há gp de amigos e os usuários antigos já mantem um relacionamento entre si há um tempo. Como eles também trabalham e tem seus afazeres como eu e vc, acredito que preferem participar de tópicos de seus chegados a novatos. Apesar de tudo, isso não é regra aqui. Vc tem pouco tempo no mundofotografico, participe mais do forum e observe melhor, sua opinião vai mudar. Este forum é excelente. É o forum que mais vi gente com conhecimento técnico e disponibilidade para ajudar os outros - e olha que já participei de bastantes foruns por aí (a maioria não ligado à fotografia).

Espero que vc continue por aqui.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 09:34:06
Zorki, sei como é isso de não ter comentários ou ter poucos comentários em nossas fotos postadas na galeria... minha primeira postagem na galeria não teve um único comentário. Mas se eu me abatesse com isso, teria saído do forum depois disso; mas tive um pouco de paciência, fiquei um pouco mais assíduo, postei mais vezes na galeria, postei a minha retrospectiva no final do ano e os comentários foram aumentando. Algumas galerias que postei tiveram poucos comentários, outras um pouco mais... mas é assim mesmo, não tem que desistir por um começo ruim.

Quanto ao Corredor Polonês, as pessoas tem confundido a finalidade da sala. Não posto lá, pq a finalidade da sala é postar fotos que achamos que tem problemas e recebermos críticas mesmo de como corrigi-los. É uma sala que não aceita comentários do tipo "que foto bonita"; "gostei da composição"; "cores legais". É crítica técnica mesmo e não é feita para ter elogios. Por isso nunca postei lá, pois sei a limitação do meu equipamento e os problemas das minhas fotos. Acho que o nosso maior crítico somos nós mesmos.

Abcs e vamos fotografar!


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 09:37:03
Zorki, também não vejo por aí. Com pouco tempo de fórum eu já me sinto em casa, troco bastantes ideias com o pessoal, é só questão de aclimatação mesmo. Eu postei umas fotos na galeria que também foram massacradas, mas tiveram muitos comentários, sendo que a imensa maioria do pessoal que comentou não me conhecia de outros fóruns.

Sobre o Corredor Polonês, ele serve pra isso, apenas para críticas, então seja qual for a foto postada, ela sempre será massacrada, isso não tem a ver com o fato de ser iniciante ou não.

E, convenhamos, 17 postagens é pouca coisa, eu confesso que não tinha te visto por aqui antes desse tópico. Não porque te ignorei, mas simplesmente porque não vi mesmo nenhuma postagem sua (eu me lembraria desse nome, rsrs)... Enfim, e quer migrar para ouro fórum por conta disso, fique à vontade, mas nenhum fórum é perfeito, e quanto maior o n° de usuários, mais chance de você passar despercebido. Em compensação, mais chance de pintarem tópicos e discussões interessantes.

Abraços


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 09:39:29
Faz algumas semanas me registrei nesse fórum ansioso para conhecer outros compatriotas entusiastas da fotografia, trocar informações e tudo o mais de bom que fóruns online permite. Chequei sem fazer alarde, com humildade, respondi alguns tópicos, comentei algumas fotos. Estranhei o modo como fui sumariamente ignorado desde o início. Postei uma foto no "Corredor Polonês" que apesar de bastante elogiada em um ótimo fórum gringo do qual participo desde dezembro, foi massacrada aqui. Tive paciência. Participei de mais algumas discussões, comentei mais algumas galerias e fotos. Postei então uma galeria ... algumas dezenas de visualizações e NENHUM comentário. Daí fiquei ressabiado. Dei uma geral na galeria e notei que apenas galerias de novatos como eu não recebiam comentário algum ou apenas um comentário solitário. Galerias de usuários mais antigos chovem de comentários. O pior é que isso acontece dissociado da qualidade das fotos. Por teste postei uma nova galeria ... novamente NENHUM comentário. Falta de comentar outras galerias não foi, ou seja, a recíproca por aqui não é verdadeira.

Uma pena essa política de ignorar os novatos no Mundo Fotográfico. Por conta disso estou migrando para outro fórum onde espero que me recebam melhor do que fui recebido aqui ... melhor, nem fui recebido, mas ignorado. Bons cliques para todos de qualquer forma.
Vou ignorar esse comentário


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 09:40:03
Ao invés de ficar reclamando que ninguém comenta suas fotos, pegue a câmera e saia para clickar mais. :ok:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 10:10:07
Relaxa, manolo.
É assim mesmo, aqui só tem manézão metido a fotografista.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Menos eu, que sou foda!  :assobi:


Brincadeira, amigo, relaxa, cara, esse é o fórum de fotografia mais bacana que eu conheço. Os caras sempre ajudam em tudo, e com o tempo, vc vai pegando amizade com a galera.
Não acredito em "panelinha", acho esse termo tão idiota quanto quem se sente vítima dele...
Entra nas salas que vc curte mais, posta, responde, pergunta, comenta, vc vai ver, a amizade surge logo!

E outra, 17 posts não dá tempo nem de parar com aquele "captcha" chato, fica sussa!!

Abreaço


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 10:39:53
galera aqui preocupada em explicar o nariz do porco pro cara e ele nem leu nada. já se mandou pra outros fóruns... tsc tsc tsc...  :hysterical:
fkuhne.tumblr.com


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 10:42:59
Isso é normal em qualquer fórum grande e antigo. Os amigos já comentaram muito bem como as coisas funcionam.

Olha só o que aconteceu uma vez em fórum (grande e antigo) de outro assunto que participo. Vi uma manchete no UOL sobre um assunto muito pertinente, achei legal e abri um tópico fazendo um comentário e colocando o link. Em 24 horas teve um comentário. No dia seguinte, um usuário antigo e "postador" abriu outro tópico exatamente igual. Em 2 ou 3 horas tinha mais de 20 comentários. Daí veja só: o cara que comentou no meu tópico, postou de novo a seguinte pérola: "Vou continuar comentando no outro tópico, deu mais ibope do que o seu"  :doh:

Num primeiro momento achei uma puta falha da administração/staff. Deixaram um tópico mais recente, repetido, se sobrepor ao outro mais antigo. Mas num fórum muito grande, é muito complicado controlar isso. Fazer o que? O fórum qua administro isso não acontece, a gente junta os dois ou move as mensagens do mais novo para o antigo. Mas é um fórum pequeno. Aqui no MF às vezes fazem isso, às vezes não. Várias vezes denunciei esse tipo de coisa, algumas vezes fui atendido, outras não... Hoje entendo a dificuldade. Pra levar tudo a "ferro e fogo" num fórum grande precisaria um staff enorme e participante. E ninguém vive de fórum pra ficar cuidando a esse nível.

Relaxa véio, deixa as coisas rolarem. O fórum é legal, tem muita gente boa, muito conteúdo. E perfeição, não vai achar em fórum (ou lugar) nenhum  :ok:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 11:04:51
Eu sempre gostei de comentar as fotos dos novatos, achava eu que era uma boa maneira de recebê-los.

Mas de um tempo para cá houve um grande número de gente noiada chegando, que posta, pede comentário e quando se faz críticas às fotos respondem grosseiramente ou justificando com "mas minha mamãe gostou tanto". Perdi a motivação!

Seja bem-vindo, Zorki!

[]s


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 11:20:05
Sinceramente acho que é muita carência isso... demais... ja vi outros usuarios tb comentado sobre isso, que ninguém fala em suas fotos, sei la, acho que em vez de pensar o por que ninguém comenta em suas foto e se achar vitima de algo deveria analisar oq poderia melhorar ou postar para que as pessoas comentassem, ou então entender q pode sr uma foto boa mas não cativou ninguem a comentar naquele momento, só isso, e não ficar cobrando ou achando ruim das pessoas não comentarem... e não precisa ser novato, eu ja tive varios post na galeria que não tive um comentário sequer, como esse, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=47217.0, normal, de repente n comentaram por que não gostaram, por que não viram nada demais, ou por que gostaram mas n quiseram falar nada, ou por que quem comentaria n estava on no momento e o tópico acabou passando pra outras paginas e caindo no esquecimento, sei lá... e mesmo com anos no MF, a ultima por exemplo foi em setembro do ano passado, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=76053.0 ...

Então relaxa e aproveite  :ok: rs
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 11:25:18
Particularmente não acesso mais as galerias de fotos por falta de tempo e internet ruim.. quando abro um tópico pra ler e tem uma série de fotos já saio logo sem ver porque demora uma eternidade pra carregar tudo aqui.. culpa do speedy que não resolve meu problema. Junte a conexão ruim que tenho com a quantidade de fotos postadas e a falta de tempo e vira um caos.. então abro lá muito raramente, menos de uma vez por mês talvez..

Não se estresse com falta de comentários.. Acho que isso não tem nada a ver com ser novato no forum ou não...

Quanto ao corredor polonês, lá não é pra elogios, mas sim pra críticas mesmo.. Elogios você recebe na galeria..


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 11:26:30
Sinceramente acho que é muita carência isso... demais... ja vi outros usuarios tb comentado sobre isso, que ninguém fala em suas fotos, sei la, acho que em vez de pensar o por que ninguém comenta em suas foto e se achar vitima de algo deveria analisar oq poderia melhorar ou postar para que as pessoas comentassem, ou então entender q pode sr uma foto boa mas não cativou ninguem a comentar naquele momento, só isso, e não ficar cobrando ou achando ruim das pessoas não comentarem... e não precisa ser novato, eu ja tive varios post na galeria que não tive um comentário sequer, como esse, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=47217.0, normal, de repente n comentaram por que não gostaram, por que não viram nada demais, ou por que gostaram mas n quiseram falar nada, ou por que quem comentaria n estava on no momento e o tópico acabou passando pra outras paginas e caindo no esquecimento, sei lá... e mesmo com anos no MF, a ultima por exemplo foi em setembro do ano passado, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=76053.0 ...

Então relaxa e aproveite  :ok: rs


Como não tem nenhum comentário?  :D. Rs
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 11:38:43
Sinceramente acho que é muita carência isso... demais... ja vi outros usuarios tb comentado sobre isso, que ninguém fala em suas fotos, sei la, acho que em vez de pensar o por que ninguém comenta em suas foto e se achar vitima de algo deveria analisar oq poderia melhorar ou postar para que as pessoas comentassem, ou então entender q pode sr uma foto boa mas não cativou ninguem a comentar naquele momento, só isso, e não ficar cobrando ou achando ruim das pessoas não comentarem... e não precisa ser novato, eu ja tive varios post na galeria que não tive um comentário sequer, como esse, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=47217.0, normal, de repente n comentaram por que não gostaram, por que não viram nada demais, ou por que gostaram mas n quiseram falar nada, ou por que quem comentaria n estava on no momento e o tópico acabou passando pra outras paginas e caindo no esquecimento, sei lá... e mesmo com anos no MF, a ultima por exemplo foi em setembro do ano passado, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=76053.0 ...

Então relaxa e aproveite  :ok: rs

Dondon e Palmeida, vc são maus!  >:D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: