Tô vendo q na sua listagem de lentes vc não tem a 135. Nunca cogitou tê-la? Posso saber o pq? Teoricamente a 24-70 com a 70-200, resolveria o gap do meu range e ficaria nessa por um bom tempo. Até a próxima tentação. Só q gosto muito de retratos mais fechados e a 135 têm um desempenho fascinante.
Minha câmera tem sensor APS-C, portanto, uma 135L nela se comprta como uma 216mm, que é MUITO fechado. Ademais, tenho uma 100L, que é excepcional para retratos também (e lentes macro tem uma qualidade ótica peculiar). Um colega tinha uma 135L e chegou a me oferecer, mas a 100L Macro me serve tanto para retratos quanto para fotos macro 1:1 de objetos mais tímidos que não permitam a aproximação extrema da MP-E 65 (que exige que se chegue a poucos cm de distãncia do objeto, ela não foca em nada além de 31cm de distância, chegando a menos de 2cm em 5:1). A 100L me substitui a 135L com vantagens (tem IS híbrido e foca a partir de 30cm de distãncia), entretanto.
A 135L é LINDA, com aquele elemento frontal gigantesco! Aquele elemento frontal e´parte do motivo do apelido "Lord of the Red Ring". Depois da tilt-shift e da GA para FF, ela pode até entrar na lista. Em estúdio eu a usaria em um corpo FF, mas a 100L também fuciona bem, exigindo apenas que se chegue um pouco mais próximo do objeto. Abri um tópico sobre a 100L, pois vejo as opiniões muito polarizadas para a 135L, que é sim excelente, mas não é a única opção, portanto não a melhor para todos.
O IS, ou a ausência dele, para uma amador - como eu - faz muita diferença na 70-200 F4? Ela não é pesada causando tremor e consequentemente saindo fotos fora de foco?
O que o IS faz é permitir que se tire fotos a velocidades (ou ISO ou ambos) mais baixas. Ele compensa até quatro pontos de luz. Com uma DF de 200mm, deve-se utilizar pelo menos 1/200 segundo, i.e. 1/250, para evitar tremidas (isso é só uma média). Com o IS consegue-se resultado equivalente a até 1/15 segundo sem o uso de tripés. Sem o IS a pessoa precisa do tripé se necessitar ir abaixo de 1/250 (ou 1/125 se a pessoa consegue estabilizar bem o corpo). A opção na falta do IS é aumentar o ISO. A questão é que com o IS além de baixar até 4 pontos na velocidade, ainda há o ISO para jogar, o que dá mais flexibilidade.
Se a pessoa for usar a lente em ambiente de estúdio, entretanto, o IS é desnecessário, pois o conjunto pode estar em um tripé o tempo todo (neste caso é até bom desligar o IS de câmeras IS, ou usar o modo 2, que suprime estabilização vertical.