Autor Tópico: Canon 135L F2  (Lida 20989 vezes)

ACS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #120 Online: 29 de Setembro de 2013, 17:25:47
Minha câmera tem sensor APS-C, portanto, uma 135L nela se comprta como uma 216mm, que é MUITO fechado. Ademais, tenho uma 100L, que é excepcional para retratos também (e lentes macro tem uma qualidade ótica peculiar). Um colega tinha uma 135L e chegou a me oferecer, mas a 100L Macro me serve tanto para retratos quanto para fotos macro 1:1 de objetos mais tímidos que não permitam a aproximação extrema da MP-E 65 (que exige que se chegue a poucos cm de distãncia do objeto, ela não foca em nada além de 31cm de distância, chegando a menos de 2cm em 5:1). A 100L me substitui a 135L com vantagens (tem IS híbrido e foca a partir de 30cm de distãncia), entretanto.

A 135L é LINDA, com aquele elemento frontal gigantesco! Aquele elemento frontal e´parte do motivo do apelido "Lord of the Red Ring". Depois da tilt-shift e da GA para FF, ela pode até entrar na lista. Em estúdio eu a usaria em um corpo FF, mas a 100L também fuciona bem, exigindo apenas que se chegue um pouco mais próximo do objeto. Abri um tópico sobre a 100L, pois vejo as opiniões muito polarizadas para a 135L, que é sim excelente, mas não é a única opção, portanto não a melhor para todos.

O que o IS faz é permitir que se tire fotos a velocidades (ou ISO ou ambos) mais baixas. Ele compensa até quatro pontos de luz. Com uma DF de 200mm, deve-se utilizar pelo menos 1/200 segundo, i.e. 1/250, para evitar tremidas (isso é só uma média). Com o IS consegue-se resultado equivalente a até 1/15 segundo sem o uso de tripés. Sem o IS a pessoa precisa do tripé se necessitar ir abaixo de 1/250 (ou 1/125 se a pessoa consegue estabilizar bem o corpo). A opção na falta do IS é aumentar o ISO. A questão é que com o IS além de baixar até 4 pontos na velocidade, ainda há o ISO para jogar, o que dá mais flexibilidade.

Se a pessoa for usar a lente em ambiente de estúdio, entretanto, o IS é desnecessário, pois o conjunto pode estar em um tripé o tempo todo (neste caso é até bom desligar o IS de câmeras IS, ou usar o modo 2, que suprime estabilização vertical.
Acho q eu ainda não falei, mas tô querendo a 135 pq vou vender a minha T2i e a 17-55 para comprar uma 6D com a 24-70 e depois a 135.  Qto a aula q vc deu.  Tá mto bem explicado e entendido.  Obrigado.
T2i / 18-55 / 17-55 2.8 / 50 1.4


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #121 Online: 29 de Setembro de 2013, 18:01:42
Ano que vem devo finalmente voltar a investir em corpo de câmera, adquirindo uma FF, provavlemente a 6D. Comprei a 7D ainda em 2010 (ei, ela completou 3 anos anteontem! Ninguém diz isso baseado no número de cliques dela). Desde então foquei em objetivas (motivo de ter uma coleção variada). Agora falta só uma tilt-shift e entao será a hora do corpo FF, sendo que a FF pode vir antes da tilt-shift, mas ambas devem vir ano que vem. Este ano já fechei a conta, pois foram três lentes nos últimos dois meses e a conta do banco anda com saudades de qualquer gordura. :D   A única exceção é alguma oportunidade imperdível, como quando comprei a 100L de uma colega de curso (Estúdio III) que comprara errado. Ela usava equipamento Nikon, mas em uma viagem a NY pediu uma lente macro 100mm e o vendedor nem pestanejou e vendeu a Canon 100L (a Nikon é 105mm). Apressada pelo marido e filho ela só notou o "problema" já no Rio, pois na loja eles entregam o pedido já embalado... Ela me ofereceu pelo preço que pagou, ainda querendo tirar 20%... Acabei empurrando o valor para cima (considero um negócio bom quando ambos o vendedor e o comprador ficam satisfeitos), mas é o tipo de oportunidade que não se pode deixar passar! Se aparecer uma tilt-shift destas eu me jogo!  :eek:
« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 18:04:40 por jauvane »
JVc.


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #122 Online: 29 de Setembro de 2013, 18:06:54
Ano que vem devo finalmente voltar a investir em corpo de câmera, adquirindo uma FF, provavlemente a 6D. Comprei a 7D ainda em 2010 (ei, ela completou 3 anos anteontem! Ninguém diz isso baseado no número de cliques dela). Desde então foquei em objetivas (motivo de ter uma coleção variada). Agora falta só uma tilt-shift e entao será a hora do corpo FF, sendo que a FF pode vir antes da tilt-shift, mas ambas devem vir ano que vem. Este ano já fechei a conta, pois foram três lentes nos últimos dois meses e a conta do banco anda com saudades de qualquer gordura. :D   A única exceção é alguma oportunidade imperdível, como quando comprei a 100L de uma colega de curso (Estúdio III) que comprara errado. Ela usava equipamento Nikon, mas em uma viagem a NY pediu uma lente macro 100mm e o vendedor nem pestanejou e vendeu a Canon 100L (a Nikon é 105mm). Apressada pelo marido e filho ela só notou o "problema" já no Rio, pois na loja eles entregam o pedido já embalado... Ela me ofereceu pelo preço que pagou, ainda querendo tirar 20%... Acabei empurrando o valor para cima (considero um negócio bom quando ambos o vendedor e o comprador ficam satisfeitos), mas é o tipo de oportunidade que não se pode deixar passar! Se aparecer uma tilt-shift destas eu me jogo!  :eek:
E já pensou em qual Tilt&Shift vc vai querer ?
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #123 Online: 29 de Setembro de 2013, 18:13:27
O ideal seria a 24L, mas a 45 é uma segunda opção. 90 já seria longa demais.
JVc.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #124 Online: 30 de Setembro de 2013, 10:23:45
Ano que vem devo finalmente voltar a investir em corpo de câmera, adquirindo uma FF, provavlemente a 6D. Comprei a 7D ainda em 2010 (ei, ela completou 3 anos anteontem! Ninguém diz isso baseado no número de cliques dela). Desde então foquei em objetivas (motivo de ter uma coleção variada). Agora falta só uma tilt-shift e entao será a hora do corpo FF, sendo que a FF pode vir antes da tilt-shift, mas ambas devem vir ano que vem. Este ano já fechei a conta, pois foram três lentes nos últimos dois meses e a conta do banco anda com saudades de qualquer gordura. :D   A única exceção é alguma oportunidade imperdível, como quando comprei a 100L de uma colega de curso (Estúdio III) que comprara errado. Ela usava equipamento Nikon, mas em uma viagem a NY pediu uma lente macro 100mm e o vendedor nem pestanejou e vendeu a Canon 100L (a Nikon é 105mm). Apressada pelo marido e filho ela só notou o "problema" já no Rio, pois na loja eles entregam o pedido já embalado... Ela me ofereceu pelo preço que pagou, ainda querendo tirar 20%... Acabei empurrando o valor para cima (considero um negócio bom quando ambos o vendedor e o comprador ficam satisfeitos), mas é o tipo de oportunidade que não se pode deixar passar! Se aparecer uma tilt-shift destas eu me jogo!  :eek:

E como vc negocia essas compras com sua patroa, já que vc "quase" não tem lentes.... :D :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #125 Online: 01 de Dezembro de 2015, 10:23:05
Desculpa ressuscitar um tópico de mais 2 anos atrás, mas depois de reler todos meus comentários aqui, tinha que dar um retorno.

No fim das contas, não comprei a Canon 135/2L naquela ocasião. Acabei montando uma dupla de fixas com 35/2 IS e 100/2 que me atendeu muito bem durante quase 2 anos. Mas o sonho de consumo não morreu, e esse ano eu finalmente fiz o que deveria ter feito 2 anos atrás: comprei minha 135/2L, rsrs.

E digo que ela é tudo o que eu esperava, talvez até mais. Ainda estou na fase de lua de mel, portanto, totalmente deslumbrado, mas o fato é que estou simplesmente adorando a lente. Comprei mês passado, e de lá pra cá fiz apenas uns 7 eventos com ela, sendo que só 3 foram casamentos.

Meu maior receio é de que fosse muito fechada para casamentos, mas não se concretizou. Tenho usado ela bem mais do que imaginava, tanto na cerimônia quanto na festa, com os enquadramentos fechados de que gosto tanto. Mas tenho usado também para fotos mais abertas, de longe, tipo de corpo inteiro, dá uma perspectiva muito bacana. A nitidez absurda e o belíssimo desfoque de fundo já eram esperados, mas o que eu não tinha ideia era da velocidade e precisão do AF. Compensa qualquer problema que poderia vir da profundidade de campo curtíssima.

De resto, aquela coisa bacana de L: construção muito boa, anel de foco super macio, cores e contraste excelentes. Tenho usado ela em conjunto com a Canon 28/2.8 IS e a Sigma 50/1.4 Art. Como sei que alguns poderão se indagar, gosto mais da 135L do que da 50 Art. A 50 Art ganha em construção e nitidez, principalmente em abertura máxima, mas a 135L ganha no desfoque de fundo mais suave e dá uma lavada no AF, sem comparação.

Enfim, depois separo umas fotos e posto aqui.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #126 Online: 01 de Dezembro de 2015, 12:06:19
Essa é uma objetiva que eu gostaria de ter, mas só teria por ter...rs
É muito difícil de encontrar ocasiões para eu usar (uso mais GA). Uma pena.

Mas se eu fosse fotógrafo de casamentos e de ensaios externos, teria uma com certeza. Uma das melhores da linha L.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #127 Online: 01 de Dezembro de 2015, 12:15:04
Essa é uma objetiva que eu gostaria de ter, mas só teria por ter...rs
É muito difícil de encontrar ocasiões para eu usar (uso mais GA). Uma pena.

Mas se eu fosse fotógrafo de casamentos e de ensaios externos, teria uma com certeza. Uma das melhores da linha L.

Por muito tempo eu adiei a aquisição dela porque achava justamente isso, que teria ela só por ter... Mas tenho dado muito uso para ela em trabalhos, retratos com 135mm ficam muito bacanas! Estou louco pra usá-la em algum ensaio externo, imagino que é onde ela vai brilhar mais!  ;)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #128 Online: 01 de Dezembro de 2015, 12:56:47
Show Humberto. Posta as fotos depois. Eu já me impressionava com a 100 f/2 (melhor lente da Canon que já usei), fico imaginando essa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #129 Online: 01 de Dezembro de 2015, 13:28:39
Show Humberto. Posta as fotos depois. Eu já me impressionava com a 100 f/2 (melhor lente da Canon que já usei), fico imaginando essa.

Thales, provável que eu esteja ainda influenciado pelo fator novidade, mas achei a 135L superior à 100/2.0 em quase todos os quesitos (exceto tamanho/peso e preço, claro). Ambas são bem equivalentes em nitidez. A maior vantagem da 135L é na velocidade do AF, mas as cores e o contraste são um tiquinho melhores e tem o desfoque de fundo mais suave. Além disso, acredito que tenha algo com a transição entre as áreas em foco e desfocadas, parece mais suave, mais natural, sei lá... A foto no geral parece mais bonita, difícil explicar.

A 100/2.0 é excelente, ainda mais se considerarmos tamanho, peso e preço, uma retrateira de primeira! Mas a 135L a supera. Não sei se compensa a diferença de preços, provavelmente não, mas certamente é melhor! Pelo menos para o meu uso.  :ok:
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2015, 13:29:00 por Humberto Yoji »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #130 Online: 01 de Dezembro de 2015, 15:23:50
e o set 24-70 II +85 1.8 + 135 2.0 o que vcs acham??Queria a 70-200 2.8 II,mas queria partir pra fixa tambem,mantendo a 24-70
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #131 Online: 01 de Dezembro de 2015, 20:07:51
e o set 24-70 II +85 1.8 + 135 2.0 o que vcs acham??Queria a 70-200 2.8 II,mas queria partir pra fixa tambem,mantendo a 24-70
A 85 é fantástica e quase imbatível no custo benefício mas tendo 70 mm e 135 mm eu usaria a grana da 85 em acessórios como flash, softbox, sombinhas, tripé, etc.....

Outra possibilidade seria uma 35 mm + 85 mm fazendo par com a 135. Ai sím teria um trio parada dura.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #132 Online: 02 de Dezembro de 2015, 11:13:17
A 85 é fantástica e quase imbatível no custo benefício mas tendo 70 mm e 135 mm eu usaria a grana da 85 em acessórios como flash, softbox, sombinhas, tripé, etc.....

Outra possibilidade seria uma 35 mm + 85 mm fazendo par com a 135. Ai sím teria um trio parada dura.
sugestoes boas Thales.A 24-70 penso em manter.As vezes,minha mulher usa a cam,como basicamente sabe pouco e a praticidade do zoom para fotos de criança,manterei no kit.Quero partir para as fixas,a 135mm seria uma delas.Pensarei na sua sugestao
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2015, 11:14:32 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #133 Online: 02 de Dezembro de 2015, 13:57:50
e o set 24-70 II +85 1.8 + 135 2.0 o que vcs acham??Queria a 70-200 2.8 II,mas queria partir pra fixa tambem,mantendo a 24-70
São ótimas lentes e muito distintas também.

Desejei a 135mm por uns dois anos e assim como o Humberto comprei recentemente uma. Mas diferente dele, tenho usado pouco. Nos casamentos a uso exclusivamente na festa pois durante a cerimônia uma das câmeras fica com uma 85mm, talvez em função dos espaços "apertados" (igrejas e salões de festa) que dificultam a utilização da 135mm. Mesmo em cerimônias na praia ou no campo tenho optado pela 85mm.

Na minha opinião, se deseja trabalhar com fixas em eventos, precisa usar dois corpos. Mesmo que espete a 135mm ou a 85mm em um corpo e a fantástica 24-70 II em outro. Aliás, desprezando a questão da abertura 2.8 - pequena em relação às fixas, essa zoom é animal!
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2015, 14:29:52 por padilhadim »


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #134 Online: 02 de Dezembro de 2015, 14:25:20
E quanto a comparação entre a 135mm e a 100mm f2, esta que me deu muitas alegrias durante um bom tempo e que vendi recentemente...
Assim como o Humberto, também achei o desfoque da primeira um pouco mais agradável do que a segunda. Porém creio que isso seja até uma questão subjetiva. Já quanto ao af, cores e contraste, achei ambas são muito semelhantes e talvez as diferenças, mesmo no af se houver, sejam irrelevantes na prática. Porém preciso fotografar mais uns meses com a 135mm pra ter conclusões mais consistentes a respeito dela.

Por isso concluo que a 100mm f2 é uma lente MUITO boa e não faz feio frente a cobiçada 135mm.