Autor Tópico: D80 com SB800 bagunçou geral...  (Lida 1587 vezes)

André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Janeiro de 2008, 16:07:26
Quanto mais leio a respeito, mais louco eu fico, devido à avalanche de informações... hehehe
Não estou entendento duas situações relacionadas a este conjunto:
1- A D80 tem um medidor de exposição no seu visor, o que ajuda pra caramba quando se está fazendo um foto. A partir dele saberemos se a imagem ficará sub ou superexposta. Como trabalho no modo manual ao colocar o flash, embora a imagem final fique saturada de exposição (nem+ nem-) o medidor aponta para subexposto. É certo que o motivo, antes do disparo realmente está subexposto, mas se realmente há uma troca de informações entre lente, câmera e flash, então por que o medidor não se ajusta, pelo menos aproximadamente, do resultado final? ???
2- Em alguns casos quando vou para 135mm a abertura máxima diminui para 5.6 mas aí diminuo a velocidae do obturador para 1/10 (obviamente com pouca luz, na verdade somente a luz do televisor e da sala ao lado) e mesmo assim a imagem final fica subexposta, o único modo em que consegui boas imagens foi com o flash direto. mesmo com o flash rebatido em TTL ou TTL BL com +3EV não consigo resultados satisfatórios aí pergunto:
Não sou ruim demais, o equipamento não faz milagres, ou falta alguma configuração cuja qual nào consegui captar através do manual?
Esta madrugada consumi 10 pilhas alcalinas e como já citei em outro tópico, jantei, bebi, dormi e sonhei os manuais ??? ??? ???
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2008, 19:47:16
Photoman,

O medidor do visor da camera, só mostra a exposição considerando abertura e velocidade. Como para o flash o que importa é distância e abertura, o medidor de exposição só serve para o fundo(background) que será iluminado pela luz ambiente. O seu assunto principal será iluminado pelo flash, e aí o importante é a abertura que você determinar e a distãncia para este assunto. Para saber se ficará bem exposto consulte o visor do flash que te informa a faixa de distãncia que ele consegue alcançar. Note que se você usar o flash rebatido ou o difusor ele não tem como fazer este cálculo prévio, e só durante o disparo poderá ser verificado se ele consegue iluminar de forma suficiente o assunto principal. Se não foi suficiente você pode checar pelo histograma ou pela sinalização que aparece no visor do flash na parte superior direita. Neste caso ou você aumenta a abertura ou diminui a distância. Por esta razão as vezes não é possivel o uso de flash rebatido, devido a perda de luz em relação a distância do objeto a ser iluminado. Note que a velocidade em nada irá alterar a exposição do assunto principal, somente o fundo.

Se preferir mostre as fotos para podermos entender melhor.

Uma dica adicional: só use o TTL BL para fill-in em tomadas outdoor ou em interiores com espelhos ou superficies reflexivas. Para todas as outras situações use TTL.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Luiz



André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2008, 08:26:49
Luiz,
Muito obrigado. Sua ajuda voi de grande valia, vou clicar hoje à noite e amanhã posto as imagens com seus respectivos exif(s) para teres uma noção dos resultados.
Mais uma vez.
Grato.
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Érico Gnocchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • IMAGE STUDIOS
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2008, 11:15:58
Ola sou novo aki por isso me desculpem se fizer alguma bobagem ,e ao mesmo tempoo pesso ajuda para que estas nao ocorram...
 bom eu tenho uma d80 tbem e com nosso amigo sb 800 raramente consigo um bom resultado a nao ser rebatido ...uso um frata 140 na sapara ou flashes dakeles comuns mesmo que nao possuem ttl nenhum e ai sim regulo ela totalmente no manual e a foto fica otima ! gostaria de trocar mais ideias a respeito de flashes luz etc !!
um abraço !


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2008, 15:50:18
Interessante Photoman, eu tenho usado mto a minha K10d com o vivitar 285hv rebatido. Como o flash nao é TTL, vai tudo manual mesmo...

Fim de semana passado fiquei bastante frustrado com o meu equipamento, ao tentar fotografar o pessoal dançando em um salão com a luz apagada... A cam nao tem luz de foco auxiliar, então ela nao faz foco de jeito nenhum... Só dava pra fotografar se eu aproveitasse a luz do pessoal da filmagem...

Agora eu estou pensando seriamente na necessidade de investir em um TTL para Pentax onde o flash faça o papel de luz auxiliar qdo necessário.

 ;D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2008, 16:41:20
Olha Davi, eu não sou profissional nem mesmo tecnicamente. Por isto fiz a pergunta: Ou sou muito ruim, ou o equipamento não faz milagres, ou falta alguma configuração cuja qual não consegui entender através do manual?
Por outro lado, mais cedo, em um quarto fechado, somente com a penumbra de uma luz, fiz um ajuste de compensação de exposição na câmera e obtive resultados satisfatórios.
Vou fazer o seguinte. Hoje à noite vou tirar fotos e amanhã eu posto aqui no fórum. Entretanto, para situações de meia luz, assim digamos, realmente faz diferença se rebatido. Outra situação que postarei aqui, será usando flash direto com o difusor nas mesmas condições escuras Blz?
Até amanhã, e agradeço a todos pelas respostas e opiniões. ;)
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:50:32
Olá, como estou numa fazenda, e não consigo conexão rápida, postarei as fotos quando for à cidade.
OPINIÃO
Quanto às minhas dúvidas, acho que minha bobeira, eram as pilhas alcalinas.
Pilhas alcalinas para flash "dão mas não servem". Ou seja  elas fazem o trabalho, mas descarregam muito rápido e seu tempo de reciclagem é enorme e isto, no meu caso, o manual do flash aponta. Observando com mais atenção, as fotos foram tiradas sem a recarga completa do flash. É aquele T de equipamento novo, anciedade... e como eu estava fotografando criança de 2 anos, cada momento é único, então certos momentos, eu clicava sem a carga completa.
Assim que substituí as alcalinas por recarregáveis, o flash literalmente transformou-se. A reciclagem ocorre quase que instantaneamente o que torna o trabalho do flash mais eficaz e a vida do fotógrafo(a) mais eficiente.
Então retirem o que eu disse sobre a ineficiência do flash.
T+
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2008, 15:03:56
Photoman o fotômetro da câmera só vai informar a luz ambiente, o flash TTL é obtido a partir de um pré-flash disparado, associado com as informações de distância da lente, porém isso não é computado no fotômetro exibido pela câmera, que dará somente a luz ambiente.
Para ajustar a exposição com o flash em modo manual você terá que obter um fotômetro de mão com flashmeter, esse sim é capaz de avaliar a luz do flash, a luz ambiente e o conjunto das duas.

Davi tem como desligar o flash e deixar só a luz de assistência?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.