Autor Tópico: Candid Street Photography  (Lida 3670 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 18:39:07
Fotografar sem a pessoa saber que vai ser fotografada eu até acho legal pq não fica foto posada, mas "sair correndo" como ele faz não acho muito legal.

Poderia ao menos dizer : "ei, tirei uma foto sua pois achei legal, você me permite que eu fique com ela ou quer que eu apague?" . Sei lá, são pessoas, não objetos...  :ponder:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 18:46:21
Achei interessante a parte:
Too many people think a good photo has something to do with manual cam-era settings. The settings are not really relevant to a good photo. Today’s cameras are good enough to set everything themselves. So why not try focus-ing on the composition and leave the camera working on the exposure. Youwill not lose anything, when you set your camera into P mode.

O que acham disso? É quase totalmente o contrário do que se diz por aí, de que o fotógrafo deve saber controlar tudo e que o máximo de liberdade que você pode dar pra câmera é a a chance de controlar obturador ou abertura. Que o uso do automático diminui o fotógrafo.

Na realidade o que ele disse foi o contrário, que o fotógrafo deve se preocupar com a composição e deixar a câmera trabalhar na exposição. Todas as fotos dele que vi foram feitas em modo Av, onde ele regula a abertura para a profundidade de campo que deseja e vai trabalhar na composição e foco, não se preocupando com a exposição. É o que eu digo sempre, usar modo Manual sem ser em modo spot e para zerar fotômetro quase nunca faz sentido, se é para fazer exatamente o que a câmera vai fazer sozinha, então escolha uma prioridade, Abertura ou tempo de exposição, e deixe ela fazer o resto, sobrando tempo para a composição e minimizando os erros. E para este tipo de fotografia, fotometrar spot não é muito viável.

« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2013, 18:48:03 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #17 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 23:22:32
Acho que a idéia da fotografia de rua não é só ter uma boa foto, mas contar alguma história, te fazer entrar na cena, te fazer sentir algo, tudo isso aproveitando os fundamentos da fotografia, luz, sombra, contrastes, expressões, momentos inusitados e tudo mais.
Olha mais devagar cada foto, tenta imaginar como ela foi tirada, o que houve antes e depois do clique, observe o ambiente, o personagem da foto.

Vc está exagerando, acredite.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:25:10
Excelente imagens ...

Candid ou retrato informal ...não importa...as fotos são muito boas ....

Mas o que mais admirei nesse fotógrafo é sua sinceridade , em dizer que Enidreita, recorta as imagens , coloca Vinhetas, aumenta contraste e ainda usa em modo "A" Prioridade de Abertura ... tudo para melhorar o seu tipo de fotografia ...

Muito sincero ...
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:26:46
Eu achei bacaninha, especialmente as conversões para P&B.

Quanto ao DOF é só lembrar que ele se assenta em 3 bases. Abertura, distância até o sujeito e ditância do sujeito até o fundo (tem a questão do círculo de confusão, do tamanho do suporte e do tamanho da visualização, mas aí já foge muito do tópico).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:37:01
Aprendi muito com esse tipo de fotografia já, e ja gostei muito desse tipo de foto, inclusive tirei algumas do gênero e foi um ótimo treino de cara de pau....mas hoje em dia procuro algo mais nelas, e não acho. São belas imagens, com expressões e atitudes que chamam atenção, mas um bom retrato tirado por um retratista em estúdio consegue muito mais narrativa e personalidade, tenho certeza...

Hoje em dia considero que para uma foto ser realmente notável, o assunto não pode sentir a presença da câmera ou estar tão confortável com ela a ponto de não se importar...

Complementando o comentário do AlexandreS, também sou da opinião de que o modo manual só serve se for pra alguma finalidade específica, utilizo muito o modo Av da minha câmera, e quando está no M geralmente ainda está no auto-iso, só uso o modo M total quando a câmera realmente não consegue reproduzir a exposição que eu desejo, seja por causa de uma luz muito complicada, ou um ponto muito pequeno(quando o spot não da conta), ou um low-key/ high-key, e olhe lá se não consigo fazer isso só compensando a exposição...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 01:02:47
Não  vou fugir muito do topico , mas o Razad , tocou num ponto que é interessante , sobre usar modo de prioridade ... Eu assumo totalmente que sempre trabalhei em Modo totalmente manual mesmo, sempre ...mas como em evento , etc... Mas tem pessoas que bitolam nesse assunto , ou seja, tem pessoas que dizem que o bom fotógrafo é o que aprende e usa tudo em Manual ... eu sinceramente "Não Concordo"

Acredito , que não tem problema usar Modo de prioridades... quando sai por aí tirar fotos , como esse Fotógrafo faz ...Não sei se ele ganha com esse tipo de foto , mas ele é um bom exemplo disso ... Usa em Modo A para fazer suas fotos ..qual o problema??  Eu acho que temos que aproveitar sim , já que os fabricantes produzem a maior tecnologia para facilitar os fotografos , porque não usar ?? sei que muitos serão contra o que digo , mas pensem bem isso que disse aqui...

Agora sobre o topico ... Sinceramente , eu fico imaginando , essas fotos que o fotógrafo faz , me parece que são feitas na Europa , ou seja, em países que "entre aspas " as pessoas tem mais cultura um pouco, mais educação , talvez eles toleram esse tipo de coisa ...mas e no Brasil ? como seria? Será que as pessoas não iriam brigar com esse cara de colocar a máquina na nossa cara ?? o que vcs acham ??

e minha duvida , como fica a parte de direitos de imagem no caso aqui? Ele pode expor as fotos assim ? Será que todos esses fotografados autorizaram isso ?? 

alguem do fórum pode me explicar se isso é normal fazer?? Pois eu adoro esse tipo de fotografia e gostaria de saber ..

Abraço a todos
 
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #22 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 11:30:12
Falando sobre o modo Manual... Tem um longo tópico aqui no MF falando sobre isso. Na realidade, muitos que dizem que fotografam em modo Manual, usam outros modos de medição que não o Spot e fotografam zerando o fotômetro. Isso não é fotografar em modo manual, isso é fotografar em modo automático - já que é a câmera que está calculando a fotometria baseada nas suas rotinas internas - só que inserindo os valores de abertura e velocidade manualmente. Em 90% dos casos isso não é vantagem nenhuma. Modo manual de verdade é usando Modo M, fotometria spot e fotometrando segundo o sistema de zonas. Aí são pouquíssimos que sabem como fazer.

Eu uso modo manual quando uso lentes mecânicas ou quando a situação exige, quando por exemplo preciso garantir a mesma exata exposição em uma sequência de cliques, ou quando uso flash a noite. Senão, uso normalmente modo Av. Preocupo-me com a profundidade de campo e a partir daí, com a composição. E segundo livros que li, a grande maioria dos fotógrafos deste tipo de foto usa modo Av. Travar uma abertura e ficar mexendo no botão de velocidade para zerar fotômetro pode significar a perda da foto. Melhor travar uma abertura e deixar que a câmera zere o fotômetro para vc enquanto se preocupa com os outros aspectos da fotografia. E se precisar corrijir a fotometria da câmera, a correção de exposição foi criada justamente para isso.
No Brasil é que criou-se um mito de que "fotógrafo de verdade usa modo M" quando na maioria dos casos, este "Modo M" nem significa fotometria manual.

Para não desvirtuar demais o tópico, aqui tem uma parte interessante sobre essa discussão

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=61565.20
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 11:45:43 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #23 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 11:58:43
Stalone, existiu um caso nos EUA q um fotografo foi processado por expor fotos de pessoas de rua, e o fotografo ganhou. Ou seja hoje ha precedente, nos EUA. no Brasil nao sei, mas acho q deve ser o mesmo.
O caso eh que uma pessoa nao pode esperar privacidade em um local publico, a nao ser os locai onde se espera privacidade (tipo banheiro publico ou algo do genero), na rua, ta valendo. Mas denovo isso eh nos EUA, e nada impede alguem de processar, o q ja seria um saco em si.
Abcs


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #24 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 11:59:29
Ah e isso eh claro nao endorcando marcas. Tipo uma coca cola nao poderia fazer isso.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #25 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 12:01:08
Carolina, aqui também não pode expor pessoas de fotos na rua se estas pessoas forem o objetivo principal do registro. Ninguém dá muita bola para isso, mas já houve casos de processo aqui também.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 14:21:18
Carolina, aqui também não pode expor pessoas de fotos na rua se estas pessoas forem o objetivo principal do registro. Ninguém dá muita bola para isso, mas já houve casos de processo aqui também.

Com certeza aqui no Brasil haveria ganho de causa para o retratado.
E creio que na maioria do mundo seria assim também, não é a toa que as agências (e bancos de imagens) só aceitam fotos com pessoas com o aceite explícito dos retratados.


Sófocles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
  • Um belo dia hoje!
Resposta #27 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 14:34:19
Quanta cara de pau é necessária pra fazer uma foto dessa com uma 50 mm?

http://www.flickr.com/photos/thomasleuthard/5868928312

Com certeza muita.. muita cara de pau. E disposição pra correr, caso o assunto queira te pegar de porrada... Isso no Brasil, pra mim, é inimaginável.

Fico sem graça quando me percebem fotografando em 105 mm e a muitos metros de distãncia da pessoa.
"A imaginação é tudo. Ela é uma prévia das próximas atrações. A imaginação envolve o mundo."


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #28 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 20:04:04

Poderia ao menos dizer : "ei, tirei uma foto sua pois achei legal, você me permite que eu fique com ela ou quer que eu apague?" . Sei lá, são pessoas, não objetos...  :ponder:

voce disse tudo o que eu gostaria de falar.
 :ok:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 13:59:43
Quanta cara de pau é necessária pra fazer uma foto dessa com uma 50 mm?

http://www.flickr.com/photos/thomasleuthard/5868928312

Com certeza muita.. muita cara de pau. E disposição pra correr, caso o assunto queira te pegar de porrada... Isso no Brasil, pra mim, é inimaginável.

Fico sem graça quando me percebem fotografando em 105 mm e a muitos metros de distãncia da pessoa.

Acho que essa é uma das crenças infundadas mais disseminadas na fotografia de rua.

Vi uma entrevista com um fotógrafo de rua que já tinha tirado fotos em várias cidades do mundo (se não me engano ele já tirou fotos no Rio e/ou São Paulo) e ele disse que ninguém nunca agrediu ele em nenhuma cidade do planeta. O máximo que aconteceu, segundo ele em 2 ou 3 ocasiões entre milhares de fotos bem sucedidas,  foi alguém perguntar porque ele tirou a foto, e depois dele explicar a pessoa pede pra deletar a imagem e os dois continuam suas vidas sem agressões ou ameaças. E olha que muitas vezes ele fotografa usando flash, bem na cara da pessoa.

O Bruce Gilden também disse que nunca foi agredido, e olha o que ele faz:

http://www.youtube.com/watch?v=IRBARi09je8