Autor Tópico: Canon 6D x Canon 5D Mark II  (Lida 71859 vezes)

Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #120 Online: 18 de Setembro de 2014, 20:30:57
Melhorias

Sensor de foco central duplo cruzado com a maior sensibilidade (-3ev), só agora lançaram outra camara com essa sensibilidade.
4,5 fps contra 3,9 da 5DII
GPS

Pioras
Velocidade de flash sync caiu para 1/180s (é 1/200 na 5DII)
Velocidade máxima de 1/4000 (era 1/8000)
não tem saída PC-Sync para flash externo

mais detalhes

http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=canon_eos6d&products=canon_eos5dmkii



Sei que isso já foi comentado várias vezes em outros tópicos, mas na prática, deixando de lado essas questões de marketing e mercado, quais as melhoras ou pioras que a 6D tem em relação à 5DII? Vamos elencar?

Melhorias:

- WiFi (mesmo sendo perfumaria, é um diferencial)
- Melhor desempenho em ISO mais alto (procede?)
- Mais leve

Pioras:

- Ausência de cartão CF
- Corpo mais frágil (procede?)
- Menos botões de atalhos

O que mais? Podem continuar as listas?

 :ok:
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #121 Online: 18 de Setembro de 2014, 20:40:05
A 6D existe para concorrer com a Nikon D600...
Nesse nicho de mercado, da compra da primeira câmara FF, a opção até o lançamento da 600D era apenas a compra de uma máquina discontinuada no caso da Nikon (D700) ou de uma máquina com alguns anos de estrada e prestes a ser descontinuada.
Se a Canon colocasse as melhorias que a 6D apresenta, em um corpo como o da 5DII, e simplesmente o nomeasse como 5DIII, teriamos uma reação muito negativa por parte do mercado.
A 6D nunca teve como objetivo ser um upgrade para os que já tinham 5DII e mesmo a7D (quando eu quis ir para FF, pulei direto da 7D para a 5DIII, achei que não ia gostar do sistema de foco da 6D), e a 5DII não ia segurar o mercado frente a D600, coisa que a 6D fez, ainda mais com a ajuda da Nikon com o problema de óleo no sensor...



A 6D existe pra justificar o valor da MKIII
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #122 Online: 19 de Setembro de 2014, 18:37:11
1/4000 é verdade isso?
Lentes Antigas + Sony E-Mount


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.369
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #123 Online: 19 de Setembro de 2014, 19:13:29
tem um outro tópico bem extenso falando exatamente sobre isso..


http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=82824.0


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #124 Online: 20 de Setembro de 2014, 09:44:46
Esse papo de que a 6D veio pra facilitar a entrada de um público maior no mundo FF é a coisa mais furada que já vi..

5 meses antes de sair a 6D eu comprei uma 5D markII pelo mesmo preço que a 6D é vendida. então onde está a diferença?

Claro, na 5D mark III.. todo lançamento sai com um grande ágio no preço pra pegar os ansiosos, e depois o preço vai baixando. Mas mantendo a 6D "inferior" justifica o preço da 5DIII não cair!

Eu ODEIO a 6D... não por ela, mas pelo que ela representa. Se ela não existisse, todo mundo estaria comprando a 5D III por um preço bem parecido do que custa a 6D. Podem ter certeza disso.

O único que lucra com isso é a Canon.

Não acompanho os preços e modelos da Nikon, mas a estratégia foi parecida com a D600/ D800
« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, 09:45:37 por Luciano.Queiroz »


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #125 Online: 20 de Setembro de 2014, 18:43:41
Pois eu amo a 6D. Mesmo sendo FF e um pouco menos indicada para fotos de vida selvagem, pela ausência do fator de crop, a qualidade da imagem em ISO alto pouco fica a dever a câmeras mais caras e sofisticadas, como a 5D Mark III, por exemplo. Além disso, o foco central em um único ponto e extremamente preciso. Mais rápida e mais leve que a 5D Mark II, a considero ideal para fotos de eventos e fotografia urbana, pela qualidade de imagem que entrega. Tem wi-fi e o sensor e mais novo que o da Mark II.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #126 Online: 20 de Setembro de 2014, 21:41:36
Pois eu amo a 6D. Mesmo sendo FF e um pouco menos indicada para fotos de vida selvagem, pela ausência do fator de crop (...)

"mesmo sendo FF"... realmente não entendo isso. pq o fator de crop vai ajudar numa foto de vida selvagem? a pergunta é legítima  :D  (eu não faço fotos assim então não sei). mas não entendo alguém preferir cropada a full frame. pra mim, as cropadas sempre foram uma "aberração" no sentido de que elas foram criadas pra pegar o pessoal que não poderia comprar uma ff digital. não que uma câmera cropada seja ruim (eu adoro a minha 40D!), mas é uma certeza matemática que as ff são melhores (ou não é uma certeza matemática?)


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #127 Online: 20 de Setembro de 2014, 22:06:27
Matematicamente igual a 1.6.
Qualquer lente, nas Canon, deve ter a distância focal multiplicada por 1.6 se usada em uma cropada.
Assim, para vida selvagem e esportes o pessoal prefere as cromadas, pois uma tele de 250 vira 400. And so far...
« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, 22:06:50 por Tupiniquim »


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #128 Online: 21 de Setembro de 2014, 01:05:17
"mesmo sendo FF"... realmente não entendo isso. pq o fator de crop vai ajudar numa foto de vida selvagem? a pergunta é legítima  :D  (eu não faço fotos assim então não sei). mas não entendo alguém preferir cropada a full frame. pra mim, as cropadas sempre foram uma "aberração" no sentido de que elas foram criadas pra pegar o pessoal que não poderia comprar uma ff digital. não que uma câmera cropada seja ruim (eu adoro a minha 40D!), mas é uma certeza matemática que as ff são melhores (ou não é uma certeza matemática?)

O Tupiniquim já respondeu a questão, mas nunca e demais passar mais informações. Passarinhar com uma câmera FF exige lentes maiores, mais pesadas e mais caras, pois a distância focal não e multiplicada por 1.6x. Assim, uma 300mm continua sendo 300mm. Já numa cropada, essa 300mm passa a ser uma 480mm. Além disso, as cropadas, via de regra, tem o burst mais rápido. A 70D e mais rápida que a 6d e a 7D Mark II e mais rápida que a 70d, pois chega a 10fps.  Para aves ou outros animais em movimento, isso se torna vantajoso. Há ainda a questão da velocidade do obturados, que na 6D chega apenas a 1/4000s. Na 70D e na nova 7D, a velocidade do obturador vai até 1/8000s. Isso também faz diferença para fotos de vida selvagem e de esportes. Comprei uma 6D há dois anos e meio e me apaixonei pela Q.I, mas quando viajei para passarinhar, senti dificuldades principalmente por causa da falta do fator de crop. Parti para um segundo corpo, uma 70D, mas a qualidade da imagem nem se compara a uma 6D, em especial em ISO elevado. Vendi a 70d e migrei para uma Pentax k-3, totalmente selada, rápida e com bom desempenho em ISO alto. Mas não desapeguei da 6d, e a uso para fotos urbanas e macrofotografia! com qualidade insuperável. Para cada situação existe uma ferramenta mais adequada, e isso ocorre também na fotografia.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #129 Online: 21 de Setembro de 2014, 11:18:27
Matematicamente igual a 1.6.
Qualquer lente, nas Canon, deve ter a distância focal multiplicada por 1.6 se usada em uma cropada.
Assim, para vida selvagem e esportes o pessoal prefere as cromadas, pois uma tele de 250 vira 400. And so far...

mas isso de virar 400mm... não seria o mesmo que uma foto em ff a 250 e depois cropar?
não seriam os mesmos "400mm" mas com uma imagem de sensor ff?


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #130 Online: 21 de Setembro de 2014, 11:26:45
Passarinhar com uma câmera FF exige lentes maiores, mais pesadas e mais caras, pois a distância focal não e multiplicada por 1.6x.

mas isso vai do tipo de lente, eu posso ter uma mega lente pesada tanto numa ff qto numa cropada (mas ok, as EF-S são em geral mais leves mesmo)


Assim, uma 300mm continua sendo 300mm. Já numa cropada, essa 300mm passa a ser uma 480mm.

pergunto o mesmo que acima, esses 480mm numa cropada não seriam o mesmo que 300mm numa ff e depois fazer o crop na edição? com o lado bom de ser uma imagem se um sensor ff e não de um cropado, e tendo ainda a vantagem de escolher o crop, já que com uma cropada isso é feito na hora do click, e já que os pássaros se movem com muita rapidez isso me parece uma coisa boa, poder "rever" o crop na edição - com uma ff.


Além disso, as cropadas, via de regra, tem o burst mais rápido. A 70D e mais rápida que a 6d e a 7D Mark II e mais rápida que a 70d, pois chega a 10fps. 

mas isso não tem mais a ver com o mercado a que a câmera se destina? a 6D é ff, mas não é considerada profissional... (e pq a Canon faria a 70D ser mais rápida que a 7DmkII? - se estamos falando de continuous shooting a 7DmkII é mais rápida que q 70D, 10 vs 7 fps - de acordo com a wikipedia)


Há ainda a questão da velocidade do obturados, que na 6D chega apenas a 1/4000s. Na 70D e na nova 7D, a velocidade do obturador vai até 1/8000s. Isso também faz diferença para fotos de vida selvagem e de esportes.

mas isso não é uma questão de ff vs crop, a 5D tb chega a 1/8000 e a 600D vai só até 1/4000


e a diferença de imagem do sensor ff para o cropado não pode ser apenas o fator de crop, li não lembro onde (provavelmente aqui no fórum) que no ff os sei-lá-o-quê que captam a luz são maiores, então isso gera uma qualidade maior na imagem (isso não obriga ninguém a preferir ff, mas era essa a certeza matemática de q eu tava falando)

eu vim de uma 600D, passei pra 40D e agora tô numa 5D e eu sei que as fotos que eu fiz com a 5D não poderiam ter sido feitas (com a mesma qualidade) com a 40D. e o mesmo serve para uma comparação entre a 40D e a 600D. e usando as mesmas lentes.

por exemplo, a foto abaixo não poderia ter sido feita com a 40D (não falo do crop, mas sim da qualidade da imagem)

+ fotos: https://www.flickr.com/photos/julianoverardi/tags/azullejos/

 :ok:
« Última modificação: 21 de Setembro de 2014, 11:47:03 por Câmera Cega »


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #131 Online: 21 de Setembro de 2014, 17:30:07
Quando falo de lentes mais leves, não me refiro a nenhuma ef-s, mesmo porque a lente ef-s da Canon com maior distância focal e a 55-250mm e não se trata de uma lente adequada para passarinhar. E escura para tal função. Falo de lentes L, como a 300mm f/4, a 100-400mm ou a 400mm f/5.6. São essas que nós, pobres mortais e hobbistas temos condições de comprar.
Quanto a velocidade de burst, eu disse que a 70d e mais rápida que a 6d e que a 7d Mark II, por sua vez, e mais veloz que a 70D. A Canon sabe bem qual o nicho de cada câmera e a 7d Mark II está voltada para fotojornalismo, fotografia de esportes e de vida selvagem. Por isso introduz esses avanços em suas "aberrações cropadas". Mas vou parar o bom debate por aqui porque o post trata da dúvida entre a 5D Mark II e a 6d e acabamos nos desviando do assunto.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Rafael S.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • x
Resposta #132 Online: 21 de Setembro de 2014, 19:07:02
mas isso não tem mais a ver com o mercado a que a câmera se destina? a 6D é ff, mas não é considerada profissional... (e pq a Canon faria a 70D ser mais rápida que a 7DmkII? - se estamos falando de continuous shooting a 7DmkII é mais rápida que q 70D, 10 vs 7 fps - de acordo com a wikipedia)
Eu não entendi a sua colocação com relação a utilização profissional da 6D  :aua:. Não existe nenhuma especificação referente a isso, e, na minha opinião, quem de fato define se o uso do equipamento será amador ou profissional será o usuário, independente do sensor/formato.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #133 Online: 21 de Setembro de 2014, 19:16:42
Eu só falei porque pensei que era uma dúvida. Não me dei conta de que era uma linha de argumentação.
Parei.
Volto a acompanhar, pois estou na dúvida entre a 5d é a 6d.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #134 Online: 21 de Setembro de 2014, 19:26:42
Eu não entendi a sua colocação com relação a utilização profissional da 6D  :aua:. Não existe nenhuma especificação referente a isso, e, na minha opinião, quem de fato define se o uso do equipamento será amador ou profissional será o usuário, independente do sensor/formato.

Concordo plenamente, mas somo poucos. Muita gente, que só conhece o formato 35mm, diga-se de passagem, acha que FF é profissional.
Ai esquecem do médio e grande formato.
Vamos ver se essas mirrorless com fato de crop 2x ajudam a acabar com essa lenda.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs