Autor Tópico: Fuji S5200 x S7000  (Lida 5105 vezes)

pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Online: 22 de Junho de 2006, 10:07:58
Gostaria da opinião de vocês sobre qual dessas duas câmeras tem o melhor foco noturno e menor ruído em ISOs mais altos, a diferença de preço entre elas está muito pequena onde encontrei, mas fiquei na dúvida porque a S5200 é mais nova, e pelas fotos que vi não consegui chegar a nenhuma conclusão.

Outra coisa, já tenho uma Canon S1 IS, será que terei uma melhora bastante significativa ou seria melhor esperar e trocar por uma SLR?

Obrigado a todos,

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2006, 10:19:21
Em minha opinião, a s7000 é melhor que a s5200. Ela tem um CCD maior e mais resolução, e seu conjunto ótico é superior ao da S5200.

Embora de uma geração anterior a da 5200, ela é uma câmera de uma categoria superior.

Foco noturno, eu não sei, até porque não é uma coisa que use. Já tive uma s7000, é uma excelente cãmera, e já tive também uma s5000, outra câmera excelente.

Hoje, se fosse comprar uma segunda câmera, compraria a s52000, mas veja, isso porque seria para o lugar de segunda câmera e não para câmera principal. Aí eu trocaria a qualidade pelo zoom.

A s7000 sem dúvida lhe daria uma melhora significativa em relação à s1. Voc~e passaria em pixels de 3mp para 6mp em super CCD, que seria mais ou mnos perto de 8mp-equivalentes. Fotos de tamanho maior seriam facilmente feitas. Além disse voc~e passaria a fotografar em RAW, se isso lhe interessar, ganhando muito nisso.

Se vale a pena ou não, depende exclusivamente do quanto de dinheiro você botaria a mais na troca.


Alvaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2006, 11:24:38
Paulo, não usei essas fuji, mas acho que até um liquidificador tem foco noturno melhor que a S1 ! He he he he... todo usuário de S1 fica traumatizado com isso :-) Eu sei porque tinha uma !


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2006, 12:30:47
Ivan, não tinha percebido antes, acabei de comparar as duas no steves-digicams, e vi que a S5200 tem uma faixa melhor de ISO.

S5200: ISO 64/100/200/400/800/1600
S7000: Manual: equivalent to ISO 200 400 600 800* *only in 1/2/3M mode

Sabe me dizer se o ISO 800 nas duas gera muito ruído? e o ISO 1600 da S5200?

Muito obrigado

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2006, 17:56:45
Olá Paulo Henrique...

Tenho uma S7000, e uma S9000. E tive um PEQUENO contato com uma S5200, que um primo comprou... e pediu pra dar umas explicaçõezinhas pra ele...

O Ivan, ao meu ver é mestre em Fujis.... Então não tenho muito a acrescentar.

Só entro num ponto.... FOCO NOTURNO.

A S7000 não tem Lâmpada Auxiliar AF, então... se vc fotografa em ambientes com pouca iluminação... complica. Ela NÃO FOCA!!
Já a 5200 possui a Lâmpada Auxiliar AF (ela manda uma luz verde).

Se for importante pra vc, fotograr em lugares bem escuro... vale pensar nisso.

Só mais um detalhe (não sei se isso iria lhe interessar...) mas a S7000 tem sapata pra flash externo.. e a S5200 não.
É o que o Ivan falou... mesmo sendo de uma geração anterior, a S7000 é uma categoria superior...

Esse meu primo, que comprou a S5200... sempre q vê minha S7000, fica "namorando" ela...heheh


Espero ter ajudado...
Boa escolha, e boas fotos....


Abraços
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2006, 18:57:53
ELIAS, tenho lido muita gente que trocou a S7000 pela S9000 reclamar da segunda.
Gostaria se possível de ouvir suas impressões sobre as duas já que vc tem ambas.
Obrigado
Abs
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2006, 19:14:24
Citar
ELIAS, tenho lido muita gente que trocou a S7000 pela S9000 reclamar da segunda.
Gostaria se possível de ouvir suas impressões sobre as duas já que vc tem ambas.
Obrigado
Abs
Eu tinha essa curiosidade também...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2006, 19:21:39
Quanto ao ISO, deve ser considerado que a Fuji s700 tem somente dois ISOs, o 200 e o 400, sendo o 200 para usar em 95% das vezes.

Mas isso nunca me foi impeditivo, pois a câmera é bem estável no disparo e dá para usar velocidades bem baixas.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2006, 22:34:35
Citar
ELIAS, tenho lido muita gente que trocou a S7000 pela S9000 reclamar da segunda.
Gostaria se possível de ouvir suas impressões sobre as duas já que vc tem ambas.
Obrigado

Eu tinha essa curiosidade também...
Eduardo e Ivan,

Pergunta díficil de responder....

Pra falar a verdade, hoje mesmo estava me fazendo essa pergunta!!rs

Minha S7000 teve um probleminha... e levei na Assistencia... ficou pronta ontem! Então fazendo umas fotos... Deu saudades!!!

Olhando as duas, eu diria que a S9000, na "aparencia" é bem melhor...
O zoom no anel da lente (estilo reflex)
A S7000  cada vez que se ligava ela e desligava, o zoom recolhia... o que não acho legal!
O zoom da S9000 é bem mais versátil...
E ela é mais encorpada... parecendo mais uma reflex.

Na prática... o primeiro ponto positivo pra S9000, ao meu ver.... é iluminação AF.
Ponto péssimo da S7000.
Em fotos em eventos, eu era obrigado a carregar uma lanterna na bolsa... pra quando ia fotografar em lugares pouco iluminados... a S7000 não foca!!

Agora, o pior da S9000, pra mim é o Auto Focus...
Ao se fotografar em ambientes claros... é uma beleza... agora quando cai a iluminação... a velocidade e a efeciencia do AF cai drasticamente.
Posso dizer que em eventos... cerca de no mínimo 5% das fotos acabo perdendo por foco.....
Ou seja, na 7000... quando não tem luz ela não foca... e não foca e ponto final! Agora a S9000 "pensa q foca"....

Na S9000 é ativado pelo menu, o sistema HIGH SPEED SHOTTING.
Aí a coisa fica boa.... o AF fica muito rápido... ótimo! (Não consigo entender... porque ele já não é assim sempre...)
Só que como "efeito colateral" dessa função, a camera restringe o Focal range em 2m a infinito em wide e 4m a infinito em tele.
Ou seja, não posso mandar bala num evento... direto com o tal do Speed Shotting ativado, pois ao fazer uns closes... não consigo... pois ela não foca a distancias pequenas. Aí tenho q ir indo nos menus ativar/desativar a função....

Fiz ontem uma sessão de fotos... umas 40. De criança... pra poder montar um convite. Com a S7000, nenhuma fora de foco. Na s9000... tinha q ficar "brigando"... pra achar um sorriso legal... q sem pre caia naquela que o foco não tava 100%.

Conclusão final... não sei responder!!!! :wallbash:
Se pudesse juntar as 2, seria ótimo. O que mais me decepciona na S9000, com certeza é a imprecisão do AF.

Quando fui comprar a S9000, quase peguei uma D50 com lente do kit. Mas preferia a S9000... por não ter grana a curto prazo pra investir em lentes melhores, e já ter um ótimo range na S9000...
Acho que estou arrependido. Mesmo se tivesse só com a lente do kit da D50... ia ter menos versatilidade de range... mas do resto..... é outra história, não preciso falar néh....


Desculpe-me, se mais enrolei do que expliquei... se não fui muito claro. E não muito técnico nas câmeras... pois sou profissional, pois vivo de fotografia há 11 anos. Mas com certeza a maioria de vocês aqui do fórum... mesmo "amadores" sabem muito mais do que eu...
Tenho aprendido muito aqui no MF, agradeço a todos... Nem gosto muito de postar... pra não acabar falando besteira..hehe Mas leio bastante!!

E se ainda alguma dúvida, que como usuário de S7000 e S9000 puder responder, pra matar a curiosidade... estou a disposição.

Abraços...
« Última modificação: 22 de Junho de 2006, 22:36:14 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2006, 22:39:29
Qualidade de imagem das duas... eu nem comentei, pois não tenho "conhecimento" pra discutir sobre as imagens das duas câmeras...

E vocês também já devem ter em sites de comparações imagens que elas geram.

Mas se interessar algumas fotos, das duas nas mesmas circunstancias ... dá um toque que eu posso fazer.
« Última modificação: 22 de Junho de 2006, 22:39:50 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Alvaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2006, 10:33:28
Citar
Na prática... o primeiro ponto positivo pra S9000, ao meu ver.... é iluminação AF.
Ponto péssimo da S7000.
Em fotos em eventos, eu era obrigado a carregar uma lanterna na bolsa... pra quando ia fotografar em lugares pouco iluminados... a S7000 não foca!!

Agora, o pior da S9000, pra mim é o Auto Focus...
Ao se fotografar em ambientes claros... é uma beleza... agora quando cai a iluminação... a velocidade e a efeciencia do AF cai drasticamente.
Posso dizer que em eventos... cerca de no mínimo 5% das fotos acabo perdendo por foco.....
Ou seja, na 7000... quando não tem luz ela não foca... e não foca e ponto final! Agora a S9000 "pensa q foca"....

Na S9000 é ativado pelo menu, o sistema HIGH SPEED SHOTTING.
Aí a coisa fica boa.... o AF fica muito rápido... ótimo! (Não consigo entender... porque ele já não é assim sempre...)
Só que como "efeito colateral" dessa função, a camera restringe o Focal range em 2m a infinito em wide e 4m a infinito em tele.
Ou seja, não posso mandar bala num evento... direto com o tal do Speed Shotting ativado, pois ao fazer uns closes... não consigo... pois ela não foca a distancias pequenas. Aí tenho q ir indo nos menus ativar/desativar a função....

Fiz ontem uma sessão de fotos... umas 40. De criança... pra poder montar um convite. Com a S7000, nenhuma fora de foco. Na s9000... tinha q ficar "brigando"... pra achar um sorriso legal... q sem pre caia naquela que o foco não tava 100%.
Bem interessante seu relatório Elias. É o tipo de coisa que só quem tem sabe.

Na minha antiga S1 acontecia o mesmo que você fala da S7000: com pouca luz ela simplesmente não foca ! Chega a ser ridículo, é uma máquina para usar exclusivamente de dia CLARO ou em ambientes internos BEM iluminados.

Agora, essa imprecisão do foco da S9000 me surpreendeu, pois ela tem uma ótima luz de AF. O que posso dizer é que já usei uma Panasonic FZ-30 várias vezes e o foco dela é rápido mesmo com pouca luz, e raramente erra.

Claro que a D50, em matéria de foco em pouca luz, é outro nível. Chega a ser assombroso. Quando comprei ela, com a lente do kit, para testar, desliguei as luzes da sala da minha casa, a noite, e fechei as cortinas. Ficou um breu absoluto, não se via nada. Aí mirei no canto oposto da sala (uns 6 metros de distância no mínimo, fora do range do AF assist), e ela emitiu aquela luzinha e focou muito, mas muito rápido e disparou o flash. Vendo as fotos o foco ficou perfeito e a iluminação do flash bastante homogênea. Excelente !

Ela só vacila se tu tentar focar em paredes lisas (mas quem é que foca em paredes lisas ?)

Já com a 18-200, que é uma lente maior, se usar o sensor de foco esquerdo, a lente encobre a luz do AF assist, mas mesmo assim ela foca rápida e corretamente, a menos que a cena esteja muito escura mesmo. Outro aspecto é que, com menos de 24mm a lente encobre um pedacinho do flash na parte inferior da imagem (mas dá para usar).

Meu equipamento até tá anunciado, mas gosto tanto de fotografar com ele que intimamente torço para ninguém comprá-lo ! He he he he he...

Abração,

Alvaro

 


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2006, 11:00:24
Citar
Claro que a D50, em matéria de foco em pouca luz, é outro nível. Chega a ser assombroso. Quando comprei ela, com a lente do kit, para testar, desliguei as luzes da sala da minha casa, a noite, e fechei as cortinas. Ficou um breu absoluto, não se via nada. Aí mirei no canto oposto da sala (uns 6 metros de distância no mínimo, fora do range do AF assist), e ela emitiu aquela luzinha e focou muito, mas muito rápido e disparou o flash. Vendo as fotos o foco ficou perfeito e a iluminação do flash bastante homogênea. Excelente !

 
Olá Alvaro...

Se eu já estava "meio arrependido", de ter optado pela S9000 e deixado a D50, depois do seu depoimento... to "inteiro arrependido" :wallbash:

Não sei se não deixei claro... mas o problema da S9000 não é o auxiliar de AF. É na focagem com pouca luz... mas onde ela ainda não usa o auxiliar...
Cheguei até a pensar que pudesse ser um problema na minha câmera....

Quanto ao seu relato, da D50 com a 18-200... Então quer dizer, que com a 18-200, vc perde o auxiliar de AF?? Em locais escuros, onde a câmera usaria... chega a não funcionar.. por que a lente encobre??

A D50 com a 18-2000... é meu sonho atual... O problema é que como uso a trabalho... acaba se tornando uma necessidade!! Mas não sei pra quando vai dar $$$$... Creio q até o final do ano o jeito vai ser comprar uma D50 com kit, e deixar a 18-200 esperar mais um pouquinho...  
O duro é que depois do meu depoimento da S9000... não dá nem pra querer fazer um rolo com vc néh... :mf_w00t2:

Abraços
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Alvaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2006, 11:38:17
Citar
Quanto ao seu relato, da D50 com a 18-200... Então quer dizer, que com a 18-200, vc perde o auxiliar de AF?? Em locais escuros, onde a câmera usaria... chega a não funcionar.. por que a lente encobre??

O duro é que depois do meu depoimento da S9000... não dá nem pra querer fazer um rolo com vc néh... :mf_w00t2:

Abraços
Oi Elias !

A D50 tem cinco pontos de foco para você escolher: como a luz de AF fica a direita da máquina, se você escolher o ponto esquerdo e o assunto estiver muito próximo, no caso da 18-200 a lente fica no caminho... mas longe de atrapalhar: ela funciona bem mesmo sem o AF assit e você pode usar o ponto central (que é o mais rápido e o que eu sempre uso) e recompor. Até hoje não lembro de perder uma foto porque não consegui focar a tempo.

Sabe, nem é por causa das carac'terísticas da S9000: outro dia um colega do fórum fez uma ótima proposta incluindo uma S9000,  e pesei bastante, mas é uma câmera acima do que estou disposto a pegar, por isso não aconteceu o negócio.

Ó umas fotinhos dela aqui:

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=27996

Grande abraço !


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2006, 12:00:52
Hehe.. Negócio com a S9000 não tem nem como eu te propor, uma que não tenho grana pra te propor nada....
E outra, porque tenho tios, nos USA, então fica mais fácil pedir pra trazerem... o que ainda assim não está fácil!

Via as fotos... muito legal!!!! Estava querendo achar umas fotos da D50 com 18-200... e ainda não tinha encontrado.

Realmente, como vc comenta... faltou uma em 200 com parassol, vc não tem alguma por ai???
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2006, 14:46:36
Acabei de ver esse comentário em outro fórum:

Citar
eu tenho uma S5100, so para corrigir o que o Samuca falou o zoom digital é 3.6x e não 3.2x, acho ele maravilhosa, superou minhas e muito minhas espectativas, meu amigo comprou um s1 eu digo que ambas são muito parecidas uma tem ventagens aqui a outra lá, quem quer uma das duas tem que ver sentir para poder escolher, se quem quizer manda um mp eu tirei fotos das duas em todos os iso para comparar, em relação ao ruido posso dizer com certeza a fama que a 5100 tem é em relação a 5000, porque ela tem tanto ruido quanto a s1.

Agora fiquei na dúvida, se for ganhar apenas nos megapixels prefiro ficar com a S1 mesmo, daí junto grana pra comprar uma D50 eheheheh, mas queria uma camera melhor agora, a D50 teria que esperar, a idéia era comprar a S5200 agora e daqui um ano a D50 ou a Alpha, se a alpha não tiver tanto ruído e nem problemas é claro :)

Acho que terei que ver com alguém que têm a S5200 se vai servir para o que quero, se alguém aí puder me ajudar.

Grato

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm