Autor Tópico: Fuji S5200 x S7000  (Lida 5093 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 26 de Junho de 2006, 15:17:19
Paulo Henrique

A compra de uma câmera é uma decisão solitária. Erramos ou acertamos sozinhos.

Se a cada opinião de alguém você muda a sua é porque não sabe o que é importante para você. Se soubesse, saberia ouvir a opinião com o viés de uso da pessoa que opinou.

Nessa altura não adianta ficar perguntando, até porque já lhe responderam, e continuar seria fazer pouco das respostas a você dadas. Você agora deve decidir, se é que vai comprar mesmo uma câmera.

 


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #16 Online: 26 de Junho de 2006, 15:29:10
Comprar eu vou, porém estou na dúvida, pois já tenho a S1 IS, pelo que ouvi dizer lendo opiniões de outros usuários não sei se terei uma melhora significativa comprando a S5200, o meu problema com a S1 é o ruído em ISO 200 e 400, se na S5200 tiver bastante tb em ISOs altos pode não ser uma boa escolha.

As suas respostas foram muito boas, com certeza, estou na dúvida porque não tenho como testar ela, por isso que estou perguntando, afinal já estou insatisfeito com a S1 e não quero ficar insatisfeito novamente, desculpe se estou incomodando.

Valeu
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 26 de Junho de 2006, 15:52:00
Bem, ruído existe, mas você pouco o vê em cópias em papel. Qualquer câmera tem ruído. Não existe câmera "limpa", o que existe é supressão de ruído.

Trocar a S1 pela 5200? Bem, depende. Qual o tamanho das cópias que você faz?

Só vale a pena trocar se você precisar de uma das seguintes vantagens:

1) Fotografia em RAW
2) Cópias de 20X25 ou 25X33
3) fotometria pontual com barrinha de EVs para medir de fato a luz (não sei se a S1 tem isso ou se é "what you see is what you get"

Se você não pretende fazer cópias maiores que 15X21, se não pretende fotografar em RAW e se não fotografa no modo manual medindo a luz com precisão, a troca não lhe dará nada de expressivo.

Vou lhe dar o conselho que dou a todo mundo que fica trocando de câmera e andando de lado: faça um curso de fotografia. É mais barato que uma câmera e o resultado é maior do que se você comprasse uma reflex agora.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #18 Online: 26 de Junho de 2006, 16:00:55
pharaujo,

ISO alta é uma tragédia em qualquer máquina. Umas mais outras menos, mas ruído é inevitável.
Eu que sou fã de longa exposição e foto noturna, achei que teria alguma vantagem na R1 por causa do sensor e da lente clara, mas nem ela salva.

Se seu critério de decisão está apenas no ruído das fotos, vá à um site de review, compare as imagens e defina logo sua câmera.
Mas se você sente alguma preferência pessoal pesando, então é melhor você se resignar com sua escolha pessoal e partir pro abraço.

Se sentir-se realmente incapaz de resolver o dilema, jogue Cara-ou-Coroa e aceite o que a sorte lhe reservar. É infalível.
(Sempre que eu não aceito o resultado de um cara-ou-coroa eu sei percebo o que realmente prefiro  :thmbup: )
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #19 Online: 26 de Junho de 2006, 16:37:41
Ivan, obrigado pelos esclarecimentos.

Realmente o melhor para mim é o curso, porém aqui em Uberlândia é muito raro cursos de fotografia, estou a procura de um mas acho que nem tão cedo conseguirei fazer um aqui, estive pensando em comprar o da National Geographic, mas não se se vale a pena.

Obrigado
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #20 Online: 26 de Junho de 2006, 16:51:02
Paulo:

Curso e livro, de preferência. Curso online é legal mas exige que a pessoa tenha tendência ao autodidatismo.

Trocar de câmera deve ser feito quando temos muita clareza dos limites do equipamento que temos. Eu estou na minha quarta câmera digital, e desejei trocar cada uma quando aquilo que pretendia fazer já não era possível com a câmera que tinha.

Mas, veja, isso não quer dizer que as câmeras tenham sido absolutamente superadas. A s5000 que tive, adoraria tê-la novamente.

Invista em aprender. Se você aprender, as trocas de cãmera se transformarão em coisa natural e você saberá exatamente o que trocou pelo que.

 


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #21 Online: 26 de Junho de 2006, 19:08:11
Citar
o meu problema com a S1 é o ruído em ISO 200 e 400, se na S5200 tiver bastante tb em ISOs altos pode não ser uma boa escolha.

 
Não existe câmera desta categoria que não tenha muito ruído em ISOs altos.  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 26 de Junho de 2006, 19:21:13
Citar
Citar
o meu problema com a S1 é o ruído em ISO 200 e 400, se na S5200 tiver bastante tb em ISOs altos pode não ser uma boa escolha.

 
Não existe câmera desta categoria que não tenha muito ruído em ISOs altos.
Esse é um dos problemas desse tipo de descussão... A pessoa que pergunta apresenta as coisas como se fosse possível, como o Leo disse em outro tópico, "a cãmera perfeita".

Não existe câmera perfeita. Nenhuma cãmera é perfeita, não importa quanto custe e de que categoria seja.

O que existe, isso sim, é uma câmera ajustada às nossas necessidades. Por isso é importante antes de perguntar "que cãmera", fazer um desenho do uso real que dará a ela, não um deseho teórico do tipo "paisagem, macro, fotos noturnas retratos", pois isso abrange tudo, mas um depoimento sincero do tipo:
retratos são que proporção das fotos?
macros são que proporção das fotos?
paisagens são que proporção das fotos?
noturnas são que proporção das fotos?

O que aceitamos abrir mão? O que não aceitamos abrir mão?

Aí sim teremos condição de descobrir a cãmera que nos serve.


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Junho de 2006, 23:59:44
Concordo com o q o Ivan Falou.
Eu Comprei um S5200 e depois comecei a ler os fóruns.
Confesso que inicialmente fiquei com aquele gostinho amargo na boca,por ter ouvido tanto que as FZ... eram melhores.Mas,me aprofundadando no assunto, vi que a camera ideal pra mim é a S5200 mesmo.Quase não faço fotos à noite.Minhas fotos são normalmente em ambientes bem iluminados e gosto demais das fotos de paisagens.Abro mão do resto. E ainda tenho muito a aprender até chegar ao limite da camera.Não existe camera perfeita.
Mas ainda assim, Paulo Henrique, se quiser eu posso bater fotos do mesmo tema com os ISOS que vc precisar.O ISO 200 e 400 da S5200,pra mim, são perfeitamente toleráveis. Eu tive uma S5000,por pouco tempo, mas eu percebia muito ruído nela.Vi que melhorou bastante na S5200.
Em relação ao Curso da NAtional Geografic,eu acho que vale a pena,eu estou no meio dele.Estou gostando. Sempre gostei de aprender as coisas estudando sozinho.Se vc e tiver força de vontade,vá em frente!
Aqui mesmo no fórum,ja li quase todos os topicos que me interessavam,que eu entendia.Engraçado que a cada zapeada que eu dou nos tópicos, tem algo novo que eu paro pra ler e que não ahvia lido antes porque não entendia o que era aquilo.Agora vejo que meu conhecimento cresce muito.E,uma dica, veja fotos, muitas fotos de pessoas consagradas ou de pessoas que vc vÊ que têm o know how, como o pessoal aqui do forum.
Sempre vale a pena aprender.Se vc vir que não está progredindo, faça o curso.E eu farei assim que tiver tempo.
abraço
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #24 Online: 27 de Junho de 2006, 09:02:09
Galera, muito obrigado por suas respostas, foram muito importante pra mim.

Decidi que vou comprar uma DSLR, só vou ter que esperar um pouco mais, acho que em 3 meses encomendo a minha, minha escolha até o momento é a D50 com a lente do Kit, depois compro a 50mm 1.8 para tirar fotos de retratos. Posso mudar de idéia se a Alpha já tiver sido lançada e o preço for parecido, mas ainda quero ver mais fotos em ISO 800 e 1600, pois quero tirar fotos a noite sem flash, e foi isso que me fez partir pra uma DSLR, a possibilidade de usar isos altos, o pouco ruído gerado pela D50 é muito bom, e não preciso mais de que 6mp, talvez não compre a Alpha justamente por ter 10mp, os arquivos em RAW dela devem ser muito grandes e não preciso de mais que 6mp.

Obrigado a todos.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


assis.mauro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 27 de Junho de 2006, 09:30:28
Ola Paulo !!!

Você esta disposto a comprar uma  D-SLR  !!!?? - antes de mais nada pesquise bastante , não é escolher equipamento "tal" e comprar , veja outros modelos , outros fabricantes  ... se for possível , manusear  fazer um teste .. veja a procedencia , garantia , assistência técnica ...  D-SLR por ser um equipamento mais "caro" , isso pesa muito .
Uma D-SLR  vai precisar de acessórios , lentes  ... não é só omprar a camera .


Abraço.

MAURO


 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 27 de Junho de 2006, 09:47:56
Tudo o que é necessário é escolher o sistema de lentes que você quer usar. No mais, embora a propaganda e as paixões, as DSLRs são incrivelmente equivalentes (tirando os comandos e tirando aplicações especializadas).

Uma câmera de 6mp não será assombrosamente melhor que que outra de 6mp, e nenhuma delas limitará voc~e.


assis.mauro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #27 Online: 27 de Junho de 2006, 10:04:31
Citar
Tudo o que é necessário é escolher o sistema de lentes que você quer usar. No mais, embora a propaganda e as paixões, as DSLRs são incrivelmente equivalentes (tirando os comandos e tirando aplicações especializadas).

Uma câmera de 6mp não será assombrosamente melhor que que outra de 6mp, e nenhuma delas limitará voc~e.
Ola Ivan ...

Estava questionando o "modelo" , justamente por causa do sistema de lentes ... , não que uma D-SLR seja melhor que outra ... voce já expert nisso  .... afinal de contas, não existe a camera perfeita ... a perfeição é a criação divina e ainda  é cheia de imperfeições !!


Abraço.


MAURO


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #28 Online: 27 de Junho de 2006, 15:13:43
Valeu pela dica Mauro, mas já pesquisei bastante e vou de D50 mesmo, acho o sistema de lentes da Nikon mais interessante, na verdade vou ficar só com a do Kit e a 50mm 1.8, depois se precisar de mais tele vou de 55-200 mesmo, acho que a qualidade dessas já é suficiente pra mim, pesquisei bastante antes de decidir, eu estava na dúvida de pegar a S5200 ou S7000 porque já queria a camera agora porque meu filho nasceu e gostaria de tirar fotos sem flash, daí vi que pra poder usar isos mais altos tem que ser dslr mesmo, então resolvi que é melhor esperar 3 meses e comprar logo a D50 :)

Pra falar a verdade a que me chamou mais atenção foi a alpha, pelo estabilizador e a lente 18-200 por 500,00 dólares, seria a camera perfeita, mas as fotos em iso 800 e 1600 me decepcionaram, até lá já deve ter lançado e se o resultado final das fotos forem melhor vou de alpha :)

Por enquanto é D50, 3 meses no máximo eu compro a minha, o preço dela tá muito bom e gostei muito dela.

Valeu, obrigado a todos.
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #29 Online: 27 de Junho de 2006, 15:42:43
Você sõ está enganado em uma coisa... Na real vantagem do ISO alto diante da exposição.

As DSLR são MUITO  instáveis. Muito. Eu estou acostumado com câmeras reflex há décadas, disparo facilemnte nos 1/30 da Zenit, disparava facilmente em 1/10 na s7000 devido ao obturador eletõnico que dá muita estabilidade.

Mas na 300d, menos de 1/60 é perigoso.

Veja, ISO 200 em 1/15, digamos, corresponde a ISO 800 em 1/60, percebe? A vantagem do ISO alto diminui muito devido á velocidade que sou obrigado a usar a cãmera.

Evidentemente com tripé você de fato tem a vantagem do ISO menor, mas na mão não.

E em ISO 800 sua vantagem de imagem limpa já começa a desaparecer velozmente.

Nunca usei tanto o tripé quanto uso agora.

Ivan