Autor Tópico: superzoom ou 18-250???  (Lida 3333 vezes)

Big_Zê

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 21 de Fevereiro de 2013, 22:59:31
Olá, sou novo no forum e tenho a seguinte duvida: sx40 ou 18-250!? Estou fotografando a dois anos com uma fuji s5200 que "sobrou" qdo meu pai trocou de camera. Sempre gostei de fotografia e antes usava uma sony dsc-s40 (sem pretensões), mas, com os controles manuais da s5200 pude conhecer mais. O fato é que de uns tempos pra ca percebo que cheguei nos "limites" da camera, e já não fico satisfeito como ruido em iso acima de 400 (principalmente ambientes fechados), velocidade de focagem, tempo maximo de abertura (15s), angulo muito fechado (38mm), e outros itens, alem do zoom e da propria qualidade de imagem. Tem suas vantagens, mas já é bem antiga.

Meu uso é amador, gosto de fotografar natureza (de macro a passaros), mas, esporadicamente reuniões e festinhas. Tendo em vista um "upgrade" de equipamento, comecei uma pesquisa e fiquei em duvida. Vi fotos da sx40, algumas com bastante qualidade (em relação à que uso, nos itens que citei). Esta em torno de 1300 reais. Mas pensei na possibilidade de investir pouco mais que o dobro em uma canon T3+sigma 18-250mm. Estes seriam dois equipamentos "tudo em um" que me permitiriam avançar na prática.

Então, quero ajuda em duas questões:

1 - A perda na aproximação (no caso de pássaros, por ex.), seria muito relevante da sx40 para a T3+18-250mm??
2 - Deixando de lado as demais funções dos "corpos" (como velocidade de video, visorzinho que vira, troca de lentes, etc...) e considerando, exclusivamente, a qualidade de imagem que os dois kits podem entregar, qual seria mais satisfatório?

Não encontrei no forum um tópico específico sobre a qualidade destas duas lentes, por assim dizer. Vi reclamações da 18-250 em relação a outras lentes para DSLR, mas quero saber em relação à sx40, pois não encontrei uma comparação na internet, e não tive ainda a chance de comparar.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 23:12:10 por Big_Zê »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 00:17:03
Cara, comparar qualidade de imagem de uma sx40 com uma t3 é sacanagem. O sensor da t3 é muitíssimo maior (o que se traduz em qualidade de imagem). A única vantagem que a sx40 leva é em função do zoom que realmente é muito maior. Pra pássaros ela seria mais recomendada eu acredito, mas apenas pelo zoom, não pela qualidade (apesar de ela ser uma ótima câmera, mas na sua categoria). Geralmente essas lentes com um range tão elástico não costumam apresentar a melhor qualidade de imagem, mas nunca li nada especificamente sobre essa tua lente. Por curiosidade, quanto pretende gastar?
Se a idéia é ficar com apenas 1 lente tudo em 1, eu acho que poderia apostar sim numa superzoom, tem excelentes opções (em ordem, fz200, sx50, fz150 e sx40) e tu pode sim ter boa qualidade de imagem, especialmente pra fotos ao ar livre, na luz do dia. Elas deixam a desejar em ambiente com pouca iluminação, não pode usar iso alto, e etc.
Mas se não te importa em ter mais de uma lente, pode pegar uma t3 (se for ela a tua escolha mesmo) e ir de lente do kit + 55-250 que acho que te atenderiam muito bem.
Mas quando tu disser o valor certinho dá pra pensar em algo melhor. Ou também pode ir com essa 18-250, qualidade de imagem vai ser muito superior que qualquer superzoom... E assim como a sx40 ou outra superzoom (com exceção da fz200 que tem a lente mais clara) tu terá alguma dificuldade pra fotos em ambientes fechados, mas vai poder jogar o iso um pouquinho mais alto em função do melhor sensor.
Abraço
Tecpix + motorola do guga


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:00:13
Bem, a resposta o Fernandez já deu, eu vim aqui fazer o papel de advogado da 18-250mm já que tenho essa lente e vejo muita gente condenando-a sem motivo. É bem provável que as opiniões ruins sobre a 18-250mm seja baseada nestes dois motivos que vou citar.

O primeiro motivo é um que já foi verdade um dia mas hoje não, o de que as lentes Sigma não possuem qualidade. Compare uma 50mm f/1.4 Canon e uma Sigma e veja qual delas é melhor, mas tem que ser imparcial, se já vier com a ideia fixa na cabeça de que Canon é infinitamente superior não dá certo. Faça o mesmo com as 18-200mm e também com a Canon 10-22mm e a Sigma 10-20mm. Não é verdade absoluta, é apenas minha opinião, nestes 3 casos achei a Sigma melhor ou igual e sendo igual vou na mais barata.

O segundo motivo é comparar uma lente faz-tudo como a 18-250mm com uma grande angular, normal ou meia-tele. Gente, quanto menor o comprimento focal, teoricamente a lente será melhor. Querer dizer que uma 18-250mm é ruim porque ela é pior que uma 18-135mm ou uma 17-85mm é querer dizer que uma Leica M9 é melhor que uma Canon T3. É óbvio que é melhor! O comprimento focal da 18-250mm é extenso demais então ela tem que perder nitidez, tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. Se você procura uma lente que te dê a praticidade de não precisar trocar a todo instante, alguma coisa você tem que perder, certo? Mas dizer que a 18-250mm é ruim eu nunca vou aceitar.

E como imagens falam mais do que palavras, veja minhas fotos e tire suas conclusões: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/

A saturação e contraste ficam por minha conta, pra não dizer que é por causa da lente.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:05:48
Concordo contigo Rodrigo, a sigma já foi mt estigmatizada, mas fato é que realmente as coisas mudaram. Inclusive, a nova sigma 50mm 1.4 é mais cara que a canon! E não é pouco, coisa de U$100,00. Já vi reviews falando maravilhas dela, estava louco pra conseguir pegar uma no meio do ano, mas pelo preço acho que vou acabar tendo que me "contentar" com a canon mesmo.

Obs.: olhei as fotos do link que passou, achei mt legais aquelas do pôr do sol em Maricá. Tu usou algum filtro ali? pergunto pq vi varias tonalidades, achei que ver tanta cor assim diferente no mesmo por de sol só "apelando" mesmo, hehe

Abraço
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, 12:09:11 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:08:40
O fato de ser mais cara já é um indício de que pode ser melhor mas só usando mesmo pra saber, ela é muito boa! Ah, e complementando aí pro amigo que abriu o tópico: tem uma faz-tudo melhor que a Sigma 18-250mm, é a Tamron 18-270mm PZD, um absurdo de lente! Mas é cara, bem cara...
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:12:25
Essa eu nem conhecia... Ah, na minha resposta anterior ali eu dei uma editada pra te perguntar das fotos... ;) Só to falando aqui pq não sei se tu vai acabar vendo mensagem já postada, hehe
Tecpix + motorola do guga


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:15:51
Usei sim, filtro Cokin degradê! Nas descrições das fotos eu coloquei ali exatamente cada filtro usado.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:38:29
Ah foi mal... nem me liguei de ler, hehehe
Valeu
Tecpix + motorola do guga


Big_Zê

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 21:10:37
Fernandez, esse é um ponto decisivo, to tentando achar o melhor custo benefício. Penso em torno de 1800,00. Neste valor conseguiria a T3 com a 18-55 + uma 55-250, como vc citou, vi boas fotos com este "kit". Se investir 2600,00 numa t3+18-250, pela comodidade de não trocar a lente, terei mais qualidade de imagem e menos zoom (em relação a sx40), mas realmente fica beem acima.

Foto Fácil, lindas fotos de Maricá, deu pra ver um zoom satisfatório hein!? E qualidade também. Uma parte da dúvida já esta sanada, apesar da perda de zoom, na maior parte das situações a 18-250 trará melhores resultados, isto ficou claro. Porém, o valor realmente ta muito acima.

Acredito que a duvida agora passa ser a 55-250 ou a sx40. Não teria a mesma praticidade da 18-250 (nem da sx40), mas tem um valor bem mais amigavel. Ocorre que para fotos de natureza, sabem como é, muitas vezes você esta fotografando um riacho, uma cachoeira ou uma paisagem, e de repente a uns 10/20 metros aparece um pássaro ou animal. Nunca tive DSLR (no maximo "fucei" na dos parentes), imagino resultados bem legais, mas como seria a questão da "agilidade"? Na troca de lentes pode-se perder uma foto, porem faço a mesma analise para a 55-250, na maioria dos casos a qualidade seria superior.



Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 21:17:04
Olha, essa perda de zoom é relativa porque em uma reflex você pode fazer cortes generosos perdendo pouca qualidade e chegar aos mesmos 840mm da SX40 facilmente, até aos 1200mm da SX50. Em uma superzoom nem dá pra pensar na possibilidade de um recorte que já estraga a foto.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, 21:19:14 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 22:31:33
Bem lembrado pelo colega. O sensor te permiter cropar bem! e isso vai te aproximar muito do assunto. E também tem que começar a se valer do zoom de pernas... Nada que uma caminhadinha sorrateira não possa melhorar um pouquinho a situação neh, hehe
Cara, 2.600 numa t3 com uma lente zoom é muuito caro pro meu gosto. Eu paguei 2.200 numa t4i + uma 50tinha... Tá certo que a 50mm é mais barata, mas a diferença dela se não me engano é de 300 reais pra 55-250. Como tu quer pra foto, a t4i acho que não teria tanta vantagem sobre a t3i. Logo, eu recomendaria talvez esquecer a t3 e pensar na t3i. ela tu consegue por 1600 com a lente do kit, e pode botar o resto na lente zoom...
E se qualidade de imagem é tão importante (depois que comecei a frequentar o fórum fiquei realmente chato com isso, hehe), nem pense numa superzoom, encara essa dslr que tu vai ser muito mais feliz... E com o tempo pode comprar umas lentes mais top, umas com um range maior, ou mesmo com mais distancia focal apenas... E já cogitou a ideia de uma usada? as vezes tu encontra uma t2i inteiraça, baratinha... 1000,00, e tem bastante pra pensar numa lente... Sei lá, até eu acabo ficando sem saber o que eu faria no teu lugar de tanto ficar pensando nas possibilidades, mas em suma, EU, não pagaria 2600,00 pra ter uma t3 com uma 18-250. EU, abriria mão da praticidade, ficaria com uma t3i e pegaria mais uma 55-250, economizando uma graninha ainda, que poderia investir nas inevitaveis bateria extra, cartão de memória, case, etc...
Tecpix + motorola do guga


Big_Zê

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 16:47:47
Foto Facil, ponto importante este do corte sem perda. Se consigo chegar nos 1200mm, e com o mesmo equipamento ter qualidade nas fotos internas, pode valer a pena investir um pouco mais.

Fernandez, é o bom e velho zoom de pernas :ok:!! (mas as vezes complica, é obstaculo, bicho arisco, e por aí vai..) E hoje em dia é tanta opção que ao invez de ajudar causa duvida mesmo! Descartei a 18-250 pelo valor mesmo. A praticidade e qualidade são tentadoras, mas melhor limitar (e equilibrar) o investimento no hooby.

Minha fuji tem uma lente de 38-380mm, 3.2 no range total, um CCD que entrega boas fotos ao sol, mas interiores, ou mesmo pouca luminosidade natural, realmente não tem muito o que fazer. Uma sx40 ou sx50, a principio, ja me daria um "salto" bom de qualidade nos resultados (principalmente no ISO e no zoom). Mas, depois de muito pesquisar, e com a ajuda das respostas dos colegas aqui do forum, a coisa foi se simplificando e ta bem mais facil decidir agora: ou é uma sx40 / sx50 (em torno de 1400,00); ou é uma T3(lente do kit)+55-250(em torno de 1800,00)!!


Big_Zê

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 17:00:32
Pessoal, encontrei no flickr uma situação onde dá pra fazer (de maneira sucinta) uma excelente comparação entre os resultados de uma superzoom e uma DSLR.

O mesmo assunto (um pássaro), fotografado por uma sx50 e uma T2i+canon EF 300mm f/4L IS, com todas as informações de exif em cada foto. Mesmo local, horario situação (e distância suponho), achei valiosíssimo para quem quer comparar o que se consegue com uma e outra situação. Tudo bem que a lente não é uma 55-250, mas exemplifica bem o que cada segmento entrega. Vejam:

- sx50
http://www.flickr.com/photos/candyz/8479378535/in/photostream/

- T2i + canon EF 300mm f/4L IS
http://www.flickr.com/photos/candyz/8479374599/in/photostream/

O que acham?!


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 20:30:17
talvez a primeira vista a da sx50 pareça mais vistosa... Comecei a pensar será que as duas foram diretamente exportadas pelo jpeg da câmera? A sx50 me pareceu bem mais saturada, mas no bom sentido. Mas ao começar a dar bastante zoom na imagem as diferenças pra mim ficaram bem claras: impossível comparar uma dslr com uma superzoom.
Tecpix + motorola do guga


Big_Zê

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2013, 21:20:06
Gostei bastante do "desfoque" no fundo da foto tirada com a 550D, apesar de menor o pássaro me parece mais realçado em relação ao restante da foto. A sx50 tem a cor mais forte a meu ver também, mas mais ruidosa. E com relação ao corte, realmente confirmada a informação do colega Foto Fácil, pode-se equivaler a aproximação por este recurso.