Autor Tópico: Uma oportunidade ou uma furada?  (Lida 2330 vezes)

italberto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
  • Italberto F. Dantas
Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:40:48
Pessoal, já tenho uma pequena experiência com fotografia, apesar de ter consciência do quanto eu tenho que evoluir. Feitas essa consideração inicial, o que acontece é que fui convidado a oferecer um orçamento para um casal de noivos, para fotografar o pre wedding, cerimônia e recepção. Não me sinto 100% seguro para fotografar profissionalmente um evento tão importante (para os noivos) quanto esse. Já fiz um pequeno trabalho para um casal de amigos há cerca de um ano, no qual fotografei cerimônia e recepção. Gostaria da opinião dos colegas sobre sua posição a respeito dessa situação.
Em se tratando de equipamento, tenho disponível:
  • Canon 60D
  • Canon T2i
  • Canon EF 50mm f/1.8
  • Canon EF 24-105 f/4
  • Speedlight 580 EX II
Segue também um link com um álbum no flickr com algumas fotos do casamento que fotografei.
http://www.flickr.com/photos/italberto/sets/72157629659089294/


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:52:06
Italberto,

Acho muito lega da sua parte esta preocupação. Conheço muitos metidos a "fotógrafo" jamais pensariam duas vezes e aceitariam, colocando em risco e fazendo um trabalho mal feito em um situação tão importante quanto um casamento, que é único na vida.

Não vou responder o seu questionamento por que não sou profissional, e não sei o que responder. Aqui no fórum há bons fotógrafos de casamentos que poderão responder.

Eu fotografei um casamento, mas nessas condições: Foi feito um mutirão para ajudar uma moça a se casar. Os amigos fizeram a comida, a decoração, arrumaram a noivo e tudo mais. As fotos a principio seriam tiradas pelos amigos convidados que fossem ao casamento, cada um com sua câmera, e no fim juntaria tudo.

Nessa situação, fui convidado a participar do casamento e se possível tirar as fotos.
Eu aceitei e foi um grande aprendizado para mim, apesar de esta não ser a área que eu gosto de fotografar.
Porém eu não cobrei nada, não exigi nada, e não havia sobre mim a responsabilidade de um fotografo contratado para isto.

No fim ainda renderam ótimas fotos!!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:55:10
Bom cara... Casamento deve ser fod@. Muita pressão, como você falou é muito importante para os noivos.
Não me sinto 100% seguro para fotografar profissionalmente um evento tão importante (para os noivos) quanto esse.
Bom, minha opinião como AMADOR inciante. Baseado nessa frase, não. Você pode ir e fazer umas fotos, mas diga pra eles contratarem um outro fotografo, já com experiencia em cobrir casamentos. Assim, se você não se sair bem, os noivos ainda terão boas fotos. E se você conseguir boas fotos, vai ganhar segurança....  ;)
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, 12:56:16 por clac »


italberto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
  • Italberto F. Dantas
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:56:12
Exatamente Samuel, no meu caso aconteceu o mesmo, fui fotografar sem o compromisso de conseguir boas fotos. Se conseguisse bem, se não, eu não seria culpado pois estava ali fazendo um "favor" (na verdade os noivos fizeram um favor pra mim).  Só de pensar em ir fotografar um momento único na vida de alguém, e não conseguir atingir as expectativas do casal, eu me tremo todo de medo. :) :) :)


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:59:12
Acho que você deveria dividir o trabalho com outro profissional que tenha experiência. Deixe claro para os noivos que o trabalho será compartilhado e que você é quem negocia. Acha um bom profissional, achoq ue encontra até aqui mesmo (verifique o portfolio do cara antes, importante saber o que ele entrega). e proponha o trabalho. Acerte a propriedade das fotos e forma de pagamento.
Fazer sozinho é um risco, acerte o valor com o cara e defina o quanto quer ganhar, a soma será o valor a pedir para os amigos.
Não esqueça da pós, isto é: o álbum a ser feito e tal.
Muito melhor começar com alguém experiente do lado, mesmo que você ganhe pouco.


italberto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
  • Italberto F. Dantas
Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 13:00:05
...mas diga pra eles contratarem um outro fotografo, já com experiencia em cobrir casamentos...
Seria uma possibilidade para mim, mas para eles talvez não. Acho que eles não estão dispostos a contratar dois fotógrafos.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, 13:17:25 por italberto »


italberto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
  • Italberto F. Dantas
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 13:01:31
Muito melhor começar com alguém experiente do lado, mesmo que você ganhe pouco.
Concordo 100% com você!!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 13:04:43
Seria uma possibilidade mim, mas para eles talvez não. Acho que eles não estão dispostos a contratar dois fotógrafos.
Mas dá um descontinho pra eles, preço de amigo... Assim dá pra contratar outro. Ganha um trocado, segurança, experiencia, comida... Quer mais q isso?


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 13:06:41
Acho que você deveria dividir o trabalho com outro profissional que tenha experiência. Deixe claro para os noivos que o trabalho será compartilhado e que você é quem negocia. Acha um bom profissional, achoq ue encontra até aqui mesmo (verifique o portfolio do cara antes, importante saber o que ele entrega). e proponha o trabalho. Acerte a propriedade das fotos e forma de pagamento.
Fazer sozinho é um risco, acerte o valor com o cara e defina o quanto quer ganhar, a soma será o valor a pedir para os amigos.
Não esqueça da pós, isto é: o álbum a ser feito e tal.
Muito melhor começar com alguém experiente do lado, mesmo que você ganhe pouco.
Isso ai!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 13:09:22
Bom...faz que nem uma pessoa falou por aqui, caso tenha outro profissional: Não desgrude do cara, seja a sombra dele.... uauauau. Tudo o que ele fizer, faça igual. É uma boa maneira de se aprender.

Certa vez um amigo me chamou para fotografar um teatro que ele montou de crianças da escola onde dava aula, e lá tinha um outro fotografo que também era professor. Pra onde ele ia, eu ia atrás hehehe.

Interessante que isso é feito também no mundo do automobilismo. Alguns pilotos de F1 novatos que não conhecem bem o traçado das pistas, as vezes fica atrás de algum outro, nos treinos, para ir praticando. Eu fiquei sabendo que até o Piquet fez isso (inclusive durante as corridas), depois de um acidente em San Marino, na Tamburello. Eu costumo fazer isso nos joguinhos tambem hehehe.

Falando nisso, eu passo por a mesma situação. De vez em quando alguns amigos me pedem para fotografar o casamento ou a festa. De pessoas desconhecidas eu nem pego. Já falo que não tenho equipamento para isso, por estar começando agora. Para o amigo eu explico também que não tenho tudo o que é necessário, mas se mesmo assim quiser....
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, 13:11:30 por Danilo_cs »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 13:32:45
Pois é, italberto, eu concordo com os amigos, acho que o ideal nesse caso seria você chamar algum fotógrafo mais experiente, oferecer uma parte dos seus ganhos e aí pelo menos garantir um bom andamento do casamento. Mesmo que o orçamento seja curto, acho que vale a pena. Encare esse casamento como uma oportunidade de aprender, não pense no lucro. Da pra encontrar bons freelancers por menos de R$300.

Se você encarar sozinho e der alguma coisa errada, vai ser o fim da sua carreira de casamentos, além de poder encarar um bom processo pela frente... Mesmo eu, com mais de 20 casamentos nas costas, não me arrisco a fazer um casamento sozinho, não vale a pena. Prefiro ganhar menos mas garantir uma boa cobertura, o que fatalmente irá me render mais trabalhos por indicação.


italberto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
  • Italberto F. Dantas
Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 13:38:42
Se você encarar sozinho e der alguma coisa errada, vai ser o fim da sua carreira de casamentos, além de poder encarar um bom processo pela frente... Mesmo eu, com mais de 20 casamentos nas costas, não me arrisco a fazer um casamento sozinho, não vale a pena. Prefiro ganhar menos mas garantir uma boa cobertura, o que fatalmente irá me render mais trabalhos por indicação.

Com toda certeza Humberto, tem que ter dois para poder cobrir tudo tranquilamente. Quanto aos lucros, por enquanto nem cogito a possibilidade de ter algum, pois meu objetivo é aprender.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 08:07:20
cara.... como vc mesmo disse vc já tem certo conhecimento e experiência.. já tem equipamento, que diga-se de passagem é bem superior a milhares que estão fotografando profissionalmente Brasil afora.

sobre o evento, é só fazendo que se aprende.... deixa claro com os noivos que não tem muita experiência no assunto, tente contratar outro fotógrafo com mais experiência pra te ajudar, etc... e deixa eles decidirem. O que não pode obviamente é mentir pra pegar o trabalho, e gerar uma expectativa maior que você pode cumprir.

Se é o que você quer eu faria sem pensar duas vezes... No meu caso, casamento nem pagando, pelo menos enquanto não precisar pagar minhas contas com fotografia... E se algum amigo pedir, faço sem pensar duas vezes sem nem cobrar nada..

Não tenho experiência com casamento, e como disse nem quero ter.. Mas como exemplo, fiz uma cobertura à parte do fotógrafo contratado pro casamento de uma prima.. Aliás, era pra eu fazer sozinho mas obriguei ela a contratar outro fotógrafo (que acabou levando um segundo) com medo de que meu equipamento pudesse falhar, surgisse outro compromisso pra mim no dia e não pudesse ir fotografar, etc.. Os caras me boicotaram a festa inteira tentando fechar meus ângulos e me colocando pra escanteio, mas no final das contas a maioria das fotos que estão no álbum são minhas, e não deles..

Por essa minha experiência, NÃO peça pros noivos contratarem outro fotógrafo.. Mande um orçamento que sobre alguma coisa pra você contratar.. evita o tipo de guerrinha de egos que eu passei.....

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, 08:10:37 por Luciano.Queiroz »


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 13:32:56
Deu para ver nas fotos que postou, que você já entende do assunto....
Converse com o casal, e explique a sua falta de confiança em assumir a responsabilidade sozinho, se mesmo assim eles quiserem que você faça as fotos, vai fundo.......
Depois de tudo pronto você vai ver que não foi tão complicado assim.
Quase morri de medo quando fiz meu 1º casamento, mas correu tudo tranquilo, depois percebi que não era nenhum bicho de 7 cabeças


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 13:36:33

Não tenho experiência com casamento, e como disse nem quero ter.. Mas como exemplo, fiz uma cobertura à parte do fotógrafo contratado pro casamento de uma prima.. Aliás, era pra eu fazer sozinho mas obriguei ela a contratar outro fotógrafo (que acabou levando um segundo) com medo de que meu equipamento pudesse falhar, surgisse outro compromisso pra mim no dia e não pudesse ir fotografar, etc.. Os caras me boicotaram a festa inteira tentando fechar meus ângulos e me colocando pra escanteio, mas no final das contas a maioria das fotos que estão no álbum são minhas, e não deles..

Por essa minha experiência, NÃO peça pros noivos contratarem outro fotógrafo.. Mande um orçamento que sobre alguma coisa pra você contratar.. evita o tipo de guerrinha de egos que eu passei.....


Q pilantragem!!!! Tem gente canalha nesse mundo.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!