Autor Tópico: comparativo canon 20mm e 28mm  (Lida 1292 vezes)

renatoedde

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 23 de Fevereiro de 2013, 04:36:56
alguem tem ideia da diferenca de qualidade e nitidez dessas 2 lentes fixas ?

estou desprezando um pouco os reviews gringos , gostaria de informacoes reais da galera por aqui .


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 08:56:12
Qual 20mm que falas? E qual 28mm? Se não me engano, tem duas de cada...
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2013, 21:21:54
Existe a 28mm f/1.8 USM, a antiga 28mm f/2.8, e a nova 28mm f/2.8 IS USM.

Eu tenho a 28/1.8, e acho ela boa. Em f/1.8 ela é similar à 50/1.8, um pouco soft. Ela fica bem nítida a partir de f/2.8. Em f/8 ela é extremamente nítida, mas se você faz pixel peeping não vai gostar dela.

A antiga 28mm f/2.8 eu não conheço muito. Sei que ela era barata e leve, e com boa nitidez em f/2.8, mas com os cantos soft. O bokeh era bem fraco por conta das poucas lâminas no diafragma. Ela não é mais fabricada, então não sei qual seria o preço dela usada.

A nova 28mm IS é extremamente nítida, além de ser estabilizada. Mas ela é seriamente cara.

A 20mm f/2.8 é parecida com a antiga 28 em termos óticos. Ela é razoavelmente sharp no centro, mas as bordas são ruins (se você estiver usando uma câmera cropada isso não vai ser muito problema). Ela também tem muita distorção e vinheta.

Se estiver com grana, vai com a 28/2.8 IS. Se estiver com pouca grana, pense em uma antiga 28mm usada, mas se ligue que a qualidade não será estrelar. A 28/1.8 e a 20mm custam quase o mesmo, e eu escolheria uma das duas. Mas tem muita diferença no ângulo de visão delas. Em FF elas seriam uma super angular e angular média, e em APS-C seriam angular média e normal, portanto são bem diferentes.