Autor Tópico: pouco contraste.....  (Lida 5575 vezes)

Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Online: 23 de Fevereiro de 2013, 17:09:45
Pessoal,

tava olhando as fotos de alguns fotógrafos, e tenho notado edições com pouco contraste, fundos claros (até estourados)
achei alguns interessantes... como fazer esse efeito no lightroom pra ficar parecido com o das fotos abaixo?
(pelo que vi alguns chamam de hazer effect, não sei se é correto)
a fotometria é feita certa na hora da foto ou já deixa estourar um pouco mesmo pra depois ter menos edição a fazer?


















« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, 17:12:35 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 17:43:58
fundo? que fundo?  :hysterical:

Também já vi muito isso por aí e sempre fico pensando se foi ao acaso, se foi erro mesmo ou se essa era a ideia... Daqui a pouco alguem explica. Vou acompanhar :snack:
Tecpix + motorola do guga


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 18:20:29
Certamente não foi acidente, esse tipo de foto está muito na moda ultimamente. Nos meus ensaios à luz do dia eu sempre tento incluir 1 ou 2 fotos desse tipo, porque sei que agrada as pessoas. O lance é colocar a pessoa na luz e fotometrar para o rosto. Daí o resto vai estourar e o flare vai cuidar de deixar a imagem assim, com pouco contraste. Também é importante não ajustar os pretos nos níveis, pois se você subir os pretos, o contraste volta ao normal. Acho que é até legal fotometrar um pouco acima, pois aí te dá margem para tratamento.

Abraços


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 18:39:52
não me agrada muito pra falar a verdade então nunca tentei..Mas vou dar um chute, imagino que seja fotometria um pouco acima do que deveria ser e redução de vibração das cores..

tenho visto alguns casos onde se reduz a vibração total e aumenta saturação de um canal somente, como um batom vermelho (não é o cut out obviamente)....
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, 18:40:22 por Luciano.Queiroz »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 19:34:21
Reduzir o contraste por uma questao de estilo ou mercadologica ( pq agrada a clientela ), acho legal. Estourar o fundo da foto aih acho pedreiragem. Se eh pra criar um espaço negativo, prefiro um bom desfoque ( boque ) q tudo brancao no fundo da foto.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 19:52:47
No LR não sei como faz. No Photoshop dá pra chegar a um resultado parecido trabalhando com  Exposição e Cor Seletiva.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 20:37:09
Fotometro zerado, e depois nas curvas, só diminuir os pretos e diminuir os brancos

mais ou menos assim..




amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 21:26:49
questão de gosto pessoal: Gostei dessa "técnica". acho que dá um tom diferenciado nas fotos. Talvez usado exageradamente possa enjoar, mas uma aqui e outra acolá fica bacana.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 23:22:14
Estourar o fundo da foto aih acho pedreiragem. Se eh pra criar um espaço negativo, prefiro um bom desfoque ( boque ) q tudo brancao no fundo da foto.


Não acho, acho questão de estilo, de gosto mesmo. Eu não acho ruim um fundo estourado não, quando combina com o restante da foto, com a proposta.


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 23:35:01
Certamente não foi acidente, esse tipo de foto está muito na moda ultimamente. Nos meus ensaios à luz do dia eu sempre tento incluir 1 ou 2 fotos desse tipo, porque sei que agrada as pessoas. O lance é colocar a pessoa na luz e fotometrar para o rosto. Daí o resto vai estourar e o flare vai cuidar de deixar a imagem assim, com pouco contraste. Também é importante não ajustar os pretos nos níveis, pois se você subir os pretos, o contraste volta ao normal. Acho que é até legal fotometrar um pouco acima, pois aí te dá margem para tratamento.

Abraços

Apesar de não gostar desse estilo, vc explicou bem oque é feito. Além do que se economiza com rebatedor.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 00:58:16
é so arrumar uma gata e fazer a foto da forma mais simples que resolve.

Ta achando ruim?! Coloca uma "baranga" no lugar da gata das fotos e me diga se ficou bacana.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Podem me apedrejar, mas nao vejo nada demais (em termos de técnica) nas fotos. Se o motivo da foto nao tiver um atrativo bem consistente a foto nao causa tanto impacto.

Chegou a ousar a dizer (pode ser que eu esteja errado, mas que parece, parece) que com o modo spot se fez a medição no rosto da modelo, algumas com um flash bem de leve, ou rebatedor, para preencher, e cleck, eis a foto.

Talvez umas 3 delas com o diafragma um pouco mais aberto que as demais, mas todas na mesma linha, Luz ao fundo, medição no rosto da modelo e, se for o caso, rebatedor ou flash de preenchimento.

 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 01:01:48
Particularmente nao sou muito fa de foto com fundo estourado.

O publico pode gostar bastante (e de fato, com as modelos que tem, ficaram muito bonitas), mas nao é la meu estilo.

Me parece pouco desafiador (nao que eu seja la grandes coisas, mas quanto mais estudo mais quero desafios).

 :ok: :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 07:48:25
obrigado pelos comentários..

peguei uma foto que eu tirei no final do ano passado e mexendo no lightroom consegui esse resultado:





só pra constar, a primeira edição que eu tinha feito na época logo após o ensaio, com mais contraste:



« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2013, 08:14:43 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 09:32:38
Bom dia Brupikk e foristas!

Não entendi o motivo de sua dúvida, se você já tinha executado algo.
Percebo mais uma discussão sobre gosto.

Bacana sua foto!



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 10:14:07
O tempo expirou e escrevi novamente. 

Bom dia Brupikk e foristas!

Não entendi o motivo de sua dúvida, se você já tinha executado algo.
Eu não conhecia a técnica.  :ok:
Cada um tem uma percepção.
Gostei da foto.
 :snack:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2013, 10:14:36 por Leonardo Tonin »