Autor Tópico: Primeira experiência com caffenol  (Lida 5842 vezes)

marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Online: 24 de Fevereiro de 2013, 18:28:15
Já tinha revelado vários filmes P&B em casa usando o D76 da Kodak, e recentemente andei lendo um pouco sobre Caffenol e resolvi experimentar. Vi uns resultados bem legais com filme colorido, a foto fica com uma coloração meio alaranjada ou avermelhada.
Acabei experimentando com um Kodak Proimage 100 (colorido), já que esse filme é bem barato.
Usei a seguinte receita:
150ml de água + 15g de café instantâneo
200ml de água + 8g de carbonato de sódio
Misturei tudo com + 7g de vitamina C em pó
Revelei em 9 minutos a 20 graus, primeiro minuto de agitação constante, depois 50 seg de descanso + 10 seg de agitação até o fim.
Eu até gostei do resultado, mas achei estranho que a coloração variou bastante de foto pra foto, umas ficaram bem avermelhadas e outras mais para tons de cinza mesmo.
Mais alguém aqui no fórum já experimentou o caffenol?













Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 18:36:00
Realmente não teve consistencia! Talvez seja falta de prática?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 19:15:01
Realmente não teve consistencia! Talvez seja falta de prática?

Vc está falando da pecinha que revelou? KKKKKKK
Revelação com caffenol foi a primeira, mas com o D76 já fiz várias vezes e nunca tive problemas...
Será que é o fato do filme ser colorido??? Já vi bastante variação nos tons em fotos, mas no mesmo filme... Achei estranho.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2013, 19:19:30 por marciocvital »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 19:17:28
Como assim? Revelação com caffenol foi a primeira, mas com o D76 já fiz várias vezes e nunca tive problemas...
Eu disse falta de experiência com o caffenol mesmo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 19:20:48
Eu disse falta de experiência com o caffenol mesmo!

Pode até ser... Mas teoricamente a forma de revelar é a mesma...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 19:24:42
Pode até ser... Mas teoricamente a forma de revelar é a mesma...
Porque a alteração de cores nos diferentes slides, a coloração mudou do começo para o fim, digo, foi gradual ou errático?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 20:03:31
Porque a alteração de cores nos diferentes slides, a coloração mudou do começo para o fim, digo, foi gradual ou errático?

Agora que vc falou me parece que as fotos mais pro meio do filme foram as que ficaram com um tom mais avermelhado.
Pode ter formado algum depósito no meio do tanque??? De repente foi isso.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 20:08:43
Agora que vc falou me parece que as fotos mais pro meio do filme foram as que ficaram com um tom mais avermelhado.
Pode ter formado algum depósito no meio do tanque??? De repente foi isso.
Ou não penetrou adequadamente.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 16:20:23
Aqui minha experiência com Ilford HP5 ASA400 e uma olympus OM-1 c/ lente 24mm f2.5 e 50mm f.18 :







Abraços,

Michel Izaltino


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2013, 14:47:34
Ressuscitando o tópico e torcendo por uma resposta =P

Primeira experiência minha com o Cafennol hoje tbm. Para 400ml de agua usei 9 colheres de sopa de café, 5 de barilha e dois comprimidos de vitamina C, que deu 2g. Deixei 15 minutos, cinco minutos de agitação constante e 10s de agitação a cada 2 minutos. Usei um proimage100.

As imagens apareceram no negativo, mas na parte de trás da emulsão ficou aquela camada marrom que os negativos coloridos têm. Ou seja, o filme não ficou translucido. Alguem sabe onde errei?


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2013, 01:10:41
Você não interrompeu a revelação e fixou o negativo ?


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2013, 17:47:22
Pois é, estou sem fixador. Testei so usando aquela velha (e comprovadamente inutil) solução com sal. Mas forma só testes mesmo, tenho muitas variáveis incorretas aí: não usei balança, não usei fixador, não usei filme pb. Preciso corrigir tudo isso pra fazer alguma coisa decente.


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2013, 12:16:06
Pois é, estou sem fixador. Testei so usando aquela velha (e comprovadamente inutil) solução com sal. Mas forma só testes mesmo, tenho muitas variáveis incorretas aí: não usei balança, não usei fixador, não usei filme pb. Preciso corrigir tudo isso pra fazer alguma coisa decente.

Não usar filme P&B não é problema, no meu caso usei o proimage tb e deu certo. Mas o fato das demais variáveis incorretas complica mesmo.
A sua receita do revelador tb pode ter sido o problema, na minha com 350 ml as dosagens dos componentes foram bem maiores, assim como o tempo de revelação, dá uma olhada no primeiro post.


Pacata femea camponesa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2015, 14:13:11
Olá, gente!

Desculpa ressucitar novamente esse tópico, mas não queria criar um novo só pra um dúvida simples hehe.

Esses dias vou adentrar em minha primeira empreitada de revelação caseira de pobre. O objetivo da missão é revelar um filme colorido desses baratinhos (um fujicolor quality iso 100 35mm) com o Caffenol (a receitinha dessa tópico, inclusive, pois gostei dos resultados ainda que inconsistentes  :ok:), um interruptor simples de água com vinagre, e um fixador caseiro feito apenas de 125g de tiossulfato de sódio em 700ml de água destilada (solução 18,75% m/v).

A dúvida é: será que essa missão é muito suicida? A grana ta pouquíssima, então não tenho muita escolha, na verdade. E o tempo de fixação dessa gambiarra? Alguém já fez ou sabe qual seria?  :assobi:

Ahh, e sobre a experiência do colega que começou o tópico: você escaneou colorido, não foi?

*rezando pra que alguém responda*   8-)

 
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 14:14:43 por Pacata femea camponesa »


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2015, 22:22:17
usei esse "cafenol" a um tempinho pra testar e gostei... usei  filme PB.... sobre o tempo de revelação, cada receita desse cafenol tem um tempo/ agitação... na época fui colhendo relatos da variação das receitas, tempos utilizados e resultado....  não lembro o tempo, acho que foi algo entre 10 e 15 min.... mas isso tb depende do filme.... onde vc conseguiu essas receita deve ter algum comentário sobre o tempo.....
algumas lojas ainda fazem apenas a revelação do negativo colorido e costuma ser bem barato, paguei menos de R$ 5,00 no último que levei
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre