Autor Tópico: fotografando com filme - fail  (Lida 3931 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Online: 25 de Fevereiro de 2013, 23:32:47
Fala galera do MF.
Seguinte, comprei uma camera de filme e um filme kodak 200... Axei um manual da camera
e li ele todo, aprendi a mecher nela toda... segui os passos para colocar o filme, indicados no manual..
fotografei 40 fotos, das 36 poses do filme... e axei estranho que as poses não acabavam... resolvi rebobinar o filme.
para minha surpesa, o filme rodou umas 3 vezes e já rebobinou.... acho que coloquei mal posicionado o filme, e fiquei
batendo foto igual bobo achando que tava funcionando... o que fazer? devo comprar outro filme? tentar revelar esse?
tentar usalo dinovo? como? (o filme está completamente dentro do rolo)....

triste!  :no:


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 23:45:42
Jogue o filme fora e compre um novo.
Se não sentir segurança, peça para o vendedor colocar o filme para você.
Além de não ser vergonha nenhuma, ele poderá lhe alertar sobre um possível defeito na máquina.
Quando você estiver fotografando, vai notar que o rebobinador vai girando, toda vez que avançar o filme.
Se não estiver girando, é porque o filme também não está.
 :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 08:57:20
Aconteceu isso comigo no primeiro rolo que coloquei na Nikon FM.
Na verdade o que aconteceu é que eu não tinha encaixado o filme direito e o filme não rodou.
Sempre verifique se quando coloca um filme novo se quando vc avança o filme, a rodinha de rebobinar gira tb
Seu filme provavelmente tá normal, mas precisa tirar a pontinha dele do rolo. Dizem que alguns labs fazem isso.. eu uso um film picker.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 08:58:22 por douglasarruda »
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 12:05:45
provavelmente foi isso que aconteceu mesmo... fiquei chatiado, pq tinha tirado foto de alguns amigos que não vejo quase nunca... e eles estão me pedindo as fotos! sacanagem.
Mais foi até bom que agora eu já sei, que quando a bobina rodar junto quer dizer que está ok..
 :(


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 12:29:39
uma pergunta, ja que o filme foi "perdido", e eu tentar puxar a ponta e conseguir, e expor a parte do filme queima o filme inteiro ou apenas aquela parte exposta a luz?


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 12:39:20
uma pergunta, ja que o filme foi "perdido", e eu tentar puxar a ponta e conseguir, e expor a parte do filme queima o filme inteiro ou apenas aquela parte exposta a luz?
Apenas a parte exposta. Mas não compensa. Você pode ter rompido alguns daques "furinhos" que servem de encaixe para o filme rodar e o problema pode se repetir.
É mais seguro colocar um filme novo e tentar tudo de novo, do zero.
Coloca um Fuji 400 na máquina e vai ser feliz.  :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 13:47:57
Apenas a parte exposta. Mas não compensa (...)

Valeu pela dica!! acho que vou abrir ele só por curiosidade..
Dá pra eu ver o filme "sendo queimado"? Ou ele queima tão rápido que não dá pra ver a 'transação"??


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 13:59:48
é a famosa patinada.. kkk...

isso aconteceu comigo também com meu primeiro rolo, mas eu vi a tempo. Rebobinei e deixei uma ponta pra fora. Coloquei de novo e já era.

Por segurança, eu sempre avanço uma vez pra ver se está bem colocado.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 14:54:32
é a famosa patinada.. kkk...

isso aconteceu comigo também com meu primeiro rolo, mas eu vi a tempo. Rebobinei e deixei uma ponta pra fora. Coloquei de novo e já era.

Por segurança, eu sempre avanço uma vez pra ver se está bem colocado.

Abcs

"sempre avanço uma vez" que vc diz, quer dizer que vc gira a alavanca de passar o filme com a tampa aberta?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 14:54:54 por gruggio »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 15:04:58
"sempre avanço uma vez" que vc diz, quer dizer que vc gira a alavanca de passar o filme com a tampa aberta?

Sim.

Nao perde nenhuma posição pois é o que vai ser "jogado fora mesmo".

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 18:21:50
A bobina dá para abrir fácil. Já fiz em quarto escuro com ela dentro de um agasalho fechado e usando as mangas para ter acesso. Lógico que você não estará vendo o que faz, então é preciso o mínimo de coordenação motora. Na verdade o lance é bem básico mesmo, um carretel com o filme enrolado, tira da capinha, pega a ponta, passa pela fenda e bota a capinha. Agasalho que não solte fiapos, por favor.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 19:55:34
A bobina dá para abrir fácil. Já fiz em quarto escuro com ela dentro de um agasalho fechado e usando as mangas para ter acesso. Lógico que você não estará vendo o que faz, então é preciso o mínimo de coordenação motora. Na verdade o lance é bem básico mesmo, um carretel com o filme enrolado, tira da capinha, pega a ponta, passa pela fenda e bota a capinha. Agasalho que não solte fiapos, por favor.

tentei com a luz apagada e estava impossível... fiz com luz acessa e vi o rolo, rodei aate chegar na ponta e puxei. será que dessa forma, o filme abaixo da primeira camada também foi exposto?

PS: agora sim reparei que a bobina roda junto ao passar o filme... vou usar esse de teste, já que não tenho certeza que ele está bom...
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 19:57:07 por gruggio »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 22:05:30
tentei com a luz apagada e estava impossível... fiz com luz acessa e vi o rolo, rodei aate chegar na ponta e puxei. será que dessa forma, o filme abaixo da primeira camada também foi exposto?

PS: agora sim reparei que a bobina roda junto ao passar o filme... vou usar esse de teste, já que não tenho certeza que ele está bom...
ahahahahvelou o filme, na parte central pode ter escapado alguma coisa, mas nas bordas vai ficar branco

PS, aconselho usar pra praticar. Faz que nem os filmes de guerra, bota uma venda e cronometra  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 22:07:59 por Carcarah »


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2013, 20:49:57
Normal, quando voltei a fotografar com filme aconteceu a mesma coisa com o meu primeiro rolo.
Eu sempre bato uma foto com a tampa trazeira aberta mesmo para ter certeza que o filme ficou correto. Outro ponto é vc verificar se a alavanca de rebobinar está girando quando vc avança o filme.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #14 Online: 04 de Março de 2013, 08:56:17
ahahahahvelou o filme, na parte central pode ter escapado alguma coisa, mas nas bordas vai ficar branco

PS, aconselho usar pra praticar. Faz que nem os filmes de guerra, bota uma venda e cronometra  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pois é, queimou algumas partes, mais deu pra salvar algumas.. o que eu queria mesmo era ver se a camera estava ok.. agora comprei outro filme e estou fotografando com mais calma.
esse filme foi pra teste, ainda mais depois que deu essa zica e o filme foi comprometido, gastei ele em duas horas e nem me preocupei em medir a luz..
Pelo que vi do negativo as fotos ficaram bem mais ou menos, pedi pra ampliar 7, mas não deu tempo de pegar.. vou lá buscar hoje, e posto pra vocês verem!

Normal, quando voltei a fotografar com filme aconteceu a mesma coisa com o meu primeiro rolo.
Eu sempre bato uma foto com a tampa trazeira aberta mesmo para ter certeza que o filme ficou correto. Outro ponto é vc verificar se a alavanca de rebobinar está girando quando vc avança o filme.

É, eu comprei outro filme e fiz exatamente isso.. perde uma foto mais pelomenos tenho certeza que o filme está posicionado de forma correta!