Autor Tópico: Técnica fotografica perfeita (ou não"  (Lida 1478 vezes)

Madalenadejambour

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Online: 27 de Fevereiro de 2013, 11:54:11
Muito se fala aqui em técnica fotografica.


Mas o que vejo é muito "FACISTA DA LUZ PERFEITA"

O que vocês tem por técnica primorosa? O que é a técnica? E que papel tem na formação do fotografo?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 12:18:15
o que seria um facista da luz perfeita??????
nao existe nada perfeito.
abs.




mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 12:39:23
O q eh um facista da luz perfeita?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 12:41:35
Ei...toma um suco de maracuja....


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 12:57:39
Muito se fala aqui em técnica fotografica.
Mas o que vejo é muito "FACISTA DA LUZ PERFEITA"
O que vocês tem por técnica primorosa? O que é a técnica? E que papel tem na formação do fotografo?

Olha Madalena,
É do meu agrado definir a importância de cada coisa em fotografia sem envolver conceitos baseados em emoção e filosofias. Dentro desse contexto termos como "primorosa","fascista" entre outros não cabem.
As técnicas fotográficas têm, para mim, um caráter totalmente instrumental, ou seja, o valor delas é a finalidade dela como instrumento que afeta uma foto.
As técnicas para lidar com iluminação (que foi o foco do seu manidesto) visam extrair maior nintidez, perceber melhor relevos e texturas, bem como destacar ou esconder coisas em uma foto.
As técnicas não boas ou más, são apenas instrumentos.
O fórum discute principalmente a execução boa ou falha de uma técnica. Nesse sentido, realmente a busca pela melhor execução de uma técnica existe.
Mas, isso não se traduz em uma supremacia das técnicas sobre expressão de idéias que existe na fotografia. Claro, que cada pessoa vai julgar a foto pela mensagem implícita que ela trás, mas isso é meramente acessório, o principal é dsicutir se a técnica foi bem feita ou não.
Eu destesto gatos, mas julgaria um foto de gato como boa e sensacional, embora o bicho em si eu não goste.
Talvez seja difícil você encontrar fórum de fotografia que se preocupem principalmente com a mensagem e a arte de uma foto,  já que isso é muito subjetivo.
Realmente, há uma supremacia da técnica sobre todas as outras coisas nas discussões aqui, mas não entenda isso como uma desvalorização do trabalho autoral (no sentido de mensagem).
Não sei se meu entendimento sobre sua mensagem foi correto ou não, ou mesmo se me fiz entender.



Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 13:29:42
Acho que é mais fácil discutir técnica em um fórum, principalmente porque os usuários tem níveis de experiência, formação e até mesmo faixa etária muito diferentes. Técnica é mais fácil de explicar de uma forma geral, já conceitos artísticos requerem muito mais esforço tanto do emissor quanto do receptor.

Mas sei lá se minha opinião importa, sou aquele que só tem fotos com coisas aprendidas em qualquer livro, como já disse a autora do tópico.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 14:03:13
Eu acho que o domínio perfeito da técnica é essencial ao fotógrafo. Ponto. Não acho que todas as fotos precisam apresentar uma técnica perfeita, eu gosto de fotos com borrão de movimento, fotos com fundos estourados, levemente fora de foco, enquadramentos que fujam dos padrões, etc...

Mas na minha opinião, o fotógrafo precisa ter o domínio total da técnica, fotometrar, saber ver e usar a luz, etc. Isso pra mim é o básico de tudo, para a partir daí quebrar as regras e partir para algo diferente, ousado.

Minha opinião, ok, não estou dizendo que é verdade absoluta ou não.

Abraços


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 16:29:21
Penso que houve um "rotulamento" de quem é extremamente exigente com uma "luz perfeita".

Ser exigente com a técnica é normal. Afinal, quando estudamos as fotos para aprender, podemos olhar as que foram tidas como excelentes e fazer um juízo de valor de que tipo de qualidade as pessoas buscam como excelentes.

Da mesma forma, aprendemos a perceber em fotos aparentemente boas, que existem "defeitos" importantes que o olhar mais treinado percebe.




mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 20:18:49
Tecnica em fotografia eh, para mim, como tecnica num instrumento musical: serve para vc executar bem a sua ideia. Ideias e fotos excelentes se perdem por aih por falta de tecnica na execuçao de uma foto.

Tecnica pela tecnica tb acho valido. Nao sou criativo em fotografia mas uma tecnica basica para se executar ideias simples acho interessante todo mundo possuir, como um simples retrato de um gato ou aquele macro de uma aranha do seu jardim.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 21:17:40
Simplicíssimo: quem internalizou a técnica e já não precisa "pensar" ela no ato fotográfico não está mais em fóruns.
Fóruns é para quem ainda está estudando luz, cenários, motivos, poses, enquadramentos, composições, etc...
Quem ultrapassou essa etapa e chegou ao nível do discurso, já está fora dos fóruns.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 21:38:23
Spiderman, Leonobox, Luiz R., Patagonio, Willian e outros feras q dominam a tecnica de sua area ainda estao por aqui. O cara nao precisa pular fora dos foruns quando passa a se preocupar mais com o discurso q com a tecnica, q jah foi dominada lah no passado.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 21:56:21
Spiderman, Leonobox, Luiz R., Patagonio, Willian e outros feras q dominam a tecnica de sua area ainda estao por aqui. O cara nao precisa pular fora dos foruns quando passa a se preocupar mais com o discurso q com a tecnica, q jah foi dominada lah no passado.

Não, não dominam. Todos estão em processo de aprendizado.
Pergunte a eles mesmo!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 21:59:56
Não, não dominam. Todos estão em processo de aprendizado.
Pergunte a eles mesmo!

 :o
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!