Autor Tópico: Eu só fotografo no Automático  (Lida 10810 vezes)

fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 18:27:39
O problema não é usar o Tv, Av, ou P...


A zica desgracenta mesmo é o QUADRADINHO VERDE!!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mentira, já usei o quadradinho verde, algumas vezes, asiesaheisaueahsieuash

Teve uma, eu tava fazendo um casamento, numa igreja lacrada, escuraça!!! Aí, né, iso alto (Alto de numero grande, nao de automatico  :D)
lente aberta, vel. baixa.. Na saída dos noivos, bem lá pertinho da porta, abriram a porta, rapaz, branqueou TUDO! Eu, no corredor, apelei para o São Automático do Quadrado Verde. Ele atendeu a reza, não perdi as fotos, asioeuhaiseuaheiuaheiasueh

Brincadeira, é que as vezes o AUTO erra mais que a gente, então erro por erro, prefiro o meu mesmo  :assobi: :D :aua:

Cara, ri muito disso. haha  :hysterical:

ja esta cheio de "apertadores", que se acham fotografos, e faturam bem por incrivel que pareça!!!!!
abs.
Conheço bem essa situação - sei que minhas fotos não são boas, mas tem gente que paga, fazer o que?!
 :assobi:
HSUAHSUAHSU ..   :hysterical: ... brincadeira cara. haha. Tá loco, quem me dera fosse fácil assim pra mim ganhar dinheiro com fotografia. Sei que minhas fotos não são boas, por isso muitas vezes nem cobro nada.

Mas é tenso mesmo a gente se dedicar, se esforçar, estudar, tudo para entregar um trabalho decente e ver que tem um cara que mal entende de fotografia ganhando mais do que a gente.
Mas isso não deixa de ser verdade para muitos fotógrafos profissionais. Porque, para ser bem sincero, já vi muito porcaria fotográfica sendo considerada como arte. E já vi tantos outros fotógrafos com fotos maravilhosas não recebendo nenhum reconhecimento.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 20:27:38
Uso uma J1 para candid e deixo no modo manual com auto-ISO em ambientes fechado. Ela sobe o ISO ateh o valor para zerar o fotometro e tem feito o seu serviço bonitinho!!!! Jah para paisagens, tenho q desabilitar o auto-ISO se nao, ela quase sempre estoura o ceu.

Pode usar a maquina no verdinho, no P, no A, no S, no auto-ISO ( como eu! :D ), como quiser... A maquina eh sua, campeao!!!! Acho q o q vale eh o resultado final.

Tirando os fotografos espalhafatosos q usam luz continua e transformam seu evento num circo, pra mim, o meio como se obtem uma boa foto indifere, se com uma pin hole de lata de leite Ninho ou uma D4 no manual.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 20:29:32
Uso uma J1 para candid e deixo no modo manual com auto-ISO em ambientes fechado. Ela sobe o ISO ateh o valor para zerar o fotometro e tem feito o seu serviço bonitinho!!!! Jah para paisagens, tenho q desabilitar o auto-ISO se nao, ela quase sempre estoura o ceu.

Pode usar a maquina no verdinho, no P, no A, no S, no auto-ISO ( como eu! :D ), como quiser... A maquina eh sua, campeao!!!! Acho q o q vale eh o resultado final.

Tirando os fotografos espalhafatosos q usam luz continua e transformam seu evento num circo, pra mim, o meio como se obtem uma boa foto indifere, se com uma pin hole de lata de leite Ninho ou uma D4 no manual.
:hysterical: :hysterical: Luz contínua em evento deve ser foda...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #18 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 20:32:17
:hysterical: :hysterical: Luz contínua em evento deve ser foda...

Lucio Matos ganha premios pelo mundo afora como fotografo de casamentos mas soh usa luz continua. Ou eh assim, ou ele nao aceita o trampo.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #19 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 20:42:48
Uso uma J1 para candid e deixo no modo manual com auto-ISO em ambientes fechado. Ela sobe o ISO ateh o valor para zerar o fotometro e tem feito o seu serviço bonitinho!!!! Jah para paisagens, tenho q desabilitar o auto-ISO se nao, ela quase sempre estoura o ceu.
Acho que quando eu tiver minha J1 ou V1 vou deixar sempre no modo de prioridade de abertura, com Auto-ISO... Os dials delas são bem pequenos, mal localizados, e incômodos de usar...


Pode usar a maquina no verdinho, no P, no A, no S, no auto-ISO ( como eu! :D ), como quiser... A maquina eh sua, campeao!!!! Acho q o q vale eh o resultado final.
Concordo 100% :ok: Masssss, é como eu tinha dito aqui antes: O mercado da fotografia vai ficar cheio de apertadores de botão sem noção, e o cliente só se ferra... Problema deles né, quem mandou não pesquisar :assobi:


Tirando os fotografos espalhafatosos q usam luz continua e transformam seu evento num circo, pra mim, o meio como se obtem uma boa foto indifere, se com uma pin hole de lata de leite Ninho ou uma D4 no manual.
Luz contínua, as vezes é ótima pra quem sabe usar, e se o cara sabe usar, não vejo problemas... Quem faz strobist mais complexo, por exemplo, monta um esquema bem espalhafatoso...

E quanto a câmera, geralmente uma pessoa que comprar uma D4 pra ser apertador de botão, é literalmente idiota, porque podia tá usando uma câmera bem mais leve, ou e só pra se exibir mesmo.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #20 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 20:57:45
Olha, em determinadas fotos que eu faço, se eu colocar no verdinho 100% delas vão ficar erradas.
Então, por costume EU, EUZINHO aqui, só uso manual.
EU não tenho necessidade de AV ou TV.
Contudo, quem precisa reconfigurar a cam com grande velocidade e NÃO PODE perder fotos (como os fotógrafos de eventos) é salutar que saibam usar os modos semi-automáticos. Veja o caso do colega Mike aí em cima. O contratante lá vai querer saber se abriram a porta e ele não teve tempo de reconfigurar?????
Então é girar o dial e continuar sentando o dedo. O que sair, saiu... nada nada faz uma high/low key e "empurra arte" guela abaixo do coitado do contratante...rsrsrsrsrsrs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 20:59:33
Olha, em determinadas fotos que eu faço, se eu colocar no verdinho 100% delas vão ficar erradas.
Então, por costume EU, EUZINHO aqui, só uso manual.
EU não tenho necessidade de AV ou TV.
Contudo, quem precisa reconfigurar a cam com grande velocidade e NÃO PODE perder fotos (como os fotógrafos de eventos) é salutar que saibam usar os modos semi-automáticos. Veja o caso do colega Mike aí em cima. O contratante lá vai querer saber se abriram a porta e ele não teve tempo de reconfigurar?????
Então é girar o dial e continuar sentando o dedo. O que sair, saiu... nada nada faz uma high/low key e "empurra arte" guela abaixo do coitado do contratante...rsrsrsrsrsrs
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #22 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 21:45:02
Acho que quando eu tiver minha J1 ou V1 vou deixar sempre no modo de prioridade de abertura, com Auto-ISO... Os dials delas são bem pequenos, mal localizados, e incômodos de usar...

Uso manual com auto-ISO na maioria das vezes. Nao ha um botao Fn para se deixar como botao do ISO na J1, como nas reflex de entrada. O botao Fn me faz falta!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #23 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 21:45:44
Concordo que o importante é o resultado final.

Porém para atingir este resultado, as vezes precisamos regular a câmera "na mão": Focar, desfocar, congelar, borrar, subexpor, sobrexpor, compensar com o flash, etc...

E a câmera no quadradinho verde, na maioria das vezes, não vai "entender" o que você pretendia fazer...

Agora, fala a verdade, usar a câmera no Modo P e no Modo M "zerando" o fotometro é a mesma coisa vai...rs..
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #24 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 22:01:28
Zerar o fotometro com 1.8 de abertura e com 5.6 de abertura eh beeeeemmm diferente, ao meu ver.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 22:16:38
Concordo que o importante é o resultado final.

Porém para atingir este resultado, as vezes precisamos regular a câmera "na mão": Focar, desfocar, congelar, borrar, subexpor, sobrexpor, compensar com o flash, etc...

E a câmera no quadradinho verde, na maioria das vezes, não vai "entender" o que você pretendia fazer...

Agora, fala a verdade, usar a câmera no Modo P e no Modo M "zerando" o fotometro é a mesma coisa vai...rs..
Não cara, você não tem controle do DOF, você não controla se a imagem sai congelada ou "borrada"...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #26 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 22:37:45
A minha J1 eh tao burra q no auto-ISO, quando eu subo o pop-up, o ISO q estava setado a 3200, permanece em 3200. Ele nao cai com o uso do flash! Fica uma foto bem iluminada no fundo da cena, devido ao ISO alto, mas um pouco ruidosa. Tenho q passar o ISO pro manual, deixar em 1600 pra obter o resultado q eu quero.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 22:48:53
No automático o cara não faz nada, sem essa de que faz composição. Compor é diferente de enquadrar, compor envolve montar os elementos de uma foto através de luzes e sombras, com nitidez e desfocamentos, enquadrar é um dos elementos de uma composição. Compor é outra coisa.
O cara que usa automático só aponta enquadra e clica. Bai tirar boas fotos em muitos casos porque a foto se enquadra na média das fotos para as quais o cara que fez o algoritmo de fotometria pensou.
E o que vemos por aí não é nada animador, como pessoas em estádios tirando fotos do campo com flash


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 22:56:54
O problema não é usar o Tv, Av, ou P...


A zica desgracenta mesmo é o QUADRADINHO VERDE!!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mentira, já usei o quadradinho verde, algumas vezes, asiesaheisaueahsieuash

Teve uma, eu tava fazendo um casamento, numa igreja lacrada, escuraça!!! Aí, né, iso alto (Alto de numero grande, nao de automatico  :D)
lente aberta, vel. baixa.. Na saída dos noivos, bem lá pertinho da porta, abriram a porta, rapaz, branqueou TUDO! Eu, no corredor, apelei para o São Automático do Quadrado Verde. Ele atendeu a reza, não perdi as fotos, asioeuhaiseuaheiuaheiasueh

Brincadeira, é que as vezes o AUTO erra mais que a gente, então erro por erro, prefiro o meu mesmo  :assobi: :D :aua:

Esse é um dos motivos que gosto da Pentax. As câmeras tem o "green button", que quando apertado vai para a exposição "correta" independente do modo que estiver, é uma mão na roda  :D

Quando saio para fotografar de manhã, geralmente utilizo o modo Av, fixo o ISO que quero (e as vezes tenho que compensar o EV para chegar aonde quero). Cenas noturnas sempre uso o modo manual mesmo, tem menos chances para erro rs


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #29 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 00:45:16
Não cara, você não tem controle do DOF, você não controla se a imagem sai congelada ou "borrada"...

Cara, você controla sim.

Não sei se sua câmera faz isso, mas pelo menos todas as câmeras que tive com controles manuais faziam isso...

No modo P é só ir girando o dial que a câmera mantem a mesma exposição variando o binário abertura/velocidade... Acaba sendo quase como os modos A e S. Pode não prático, mas que é possível é!!!  :hysterical:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 01:12:30 por MárcioGarcia »
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/