Autor Tópico: Eu só fotografo no Automático  (Lida 10786 vezes)

Eder Messias

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 00:46:17
Eu só acho que deveriam para com esse preconceito contra seres humanos e pessoas que fotografam no automático   :hysterical:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 00:55:17 por Eder Messias »
Fotografia é que nem piada, se você tem que explicar, quer dizer que não está tão boa"


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #31 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 00:56:05
/
Zerar o fotometro com 1.8 de abertura e com 5.6 de abertura eh beeeeemmm diferente, ao meu ver.

Se for falar sobre exposição, a quantidade de luz que atingirá o sensor será a mesma, não será?
O fotometro zerou, a exposição será a mesma.
EX: ISO 100 - f2,0 - 1/1000 = ISO 100 - f2,8 - 1/500 = ISO100 - f4,0 - 1/250
Eu já li que após certo ponto o tempo de exposição não faz muita diferenças, mas, não me lembro bem, parece que é depois de vários segundos...

Se você vai fotografar no modo manual zerando o fotometro, e quer ter controle sobre o DOF, então coloque no modo A. Você controla o DOF e tem a metade do trabalho! rs... :D

Evento acho mais importante usar o modo manual, como já comentaram por aqui. Você mantem a luz mais constante mesmo nas variações do ambiente.

Acho mais interessante usar o M nessas situações mais complicadas de luz, quando o fotometro da câmera é facilmente enganado.

Como não sou profissional só uso o M nessas situações. Nas fotos com luz legal os acho muito bons os modos A e S, dando uma compensada se for preciso.

Mas como eu disse, é só hobby só... :D

« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 01:11:03 por MárcioGarcia »
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


Eder Messias

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 00:57:00
olha, eu to muito verde, muito no começo, só estudando mesmo, e assim, nunca tirei foto no automático, pra fala a verdade, eu num sei nem fotografar naqueles modos A, P e sei lá o que...
Eu quero dominar o equipamento e não que ele me domine  :D
Fotografia é que nem piada, se você tem que explicar, quer dizer que não está tão boa"


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 01:07:17
Teve uma, eu tava fazendo um casamento, numa igreja lacrada, escuraça!!! Aí, né, iso alto (Alto de numero grande, nao de automatico  :D )
lente aberta, vel. baixa.. Na saída dos noivos, bem lá pertinho da porta, abriram a porta, rapaz, branqueou TUDO! Eu, no corredor, apelei para o São Automático do Quadrado Verde. Ele atendeu a reza, não perdi as fotos, asioeuhaiseuaheiuaheiasueh


Olha, quando acontecem coisas inesperadas mesmo, o quadradinho verde pode salvar mesmo. Mas geralmente eu tento ficar preparado para todas as situações de um evento. Depois que comecei a usar os "modos" C1, C2 e C3 (equivalentes aos U1, U2 e U3 da Nikon), tenho me safado de muitas situações complicadas. Geralmente deixo um C para dentro da igreja, outro C para fora da igreja e outro C para fotos sem flash (geralmente em prioridade de abertura). Na hora da festa, reprogramo de novo todos os C's, para as situações do salão. Até hoje não tenho me surpreendido, rsrs...




Sobre o Auto ISO, eu não gosto nem um pouco de usar ele quando em modo manual. Quando usamos prioridade de abertura ou de velocidade, você tem a grande vantagem de poder fazer a compensação da exposição, controlando melhor o resultado final. Pelo menos nas câmeras da Canon, usando Auto ISO em modo manual, não tem como mudar a compensação da exposição. E aí perde muito do controle que se tem da situação...


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #34 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 01:15:22

Olha, quando acontecem coisas inesperadas mesmo, o quadradinho verde pode salvar mesmo. Mas geralmente eu tento ficar preparado para todas as situações de um evento. Depois que comecei a usar os "modos" C1, C2 e C3 (equivalentes aos U1, U2 e U3 da Nikon), tenho me safado de muitas situações complicadas. Geralmente deixo um C para dentro da igreja, outro C para fora da igreja e outro C para fotos sem flash (geralmente em prioridade de abertura). Na hora da festa, reprogramo de novo todos os C's, para as situações do salão. Até hoje não tenho me surpreendido, rsrs...




Sobre o Auto ISO, eu não gosto nem um pouco de usar ele quando em modo manual. Quando usamos prioridade de abertura ou de velocidade, você tem a grande vantagem de poder fazer a compensação da exposição, controlando melhor o resultado final. Pelo menos nas câmeras da Canon, usando Auto ISO em modo manual, não tem como mudar a compensação da exposição. E aí perde muito do controle que se tem da situação...

Eu tive uma compacta da Canon que já tinha esses modos C1, C2.

Muito útil mesmo! Sinto falta na Sony, pois mesmo para uso amador quebrava um galho nessas situações!
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 01:25:45
Cara, você controla sim.

Não sei se sua câmera faz isso, mas pelo menos todas as câmeras que tive com controles manuais faziam isso...

No modo P é só ir girando o dial que a câmera mantem a mesma exposição variando o binário abertura/velocidade...
Dá quase na mesma realmente.Mas ainda não é igual. Você pode controlar a abertura e definir o DOF. Mas a partir daí quem decide se a imagem estará congelada? Ou, quem decide se você quer um ISO baixo pra ter maior qualidade de imagem? Não sei cara, eu prefiro eu decidir tudo, mesmo se for pra zerar o fotometro, eu prefiro decidir como ele será zerado. Cada coisa, cada detalhe. Mas como disse, ai sou eu. Você pode preferir P e conseguir os resultados que quer. Blz  :ok: Além disso depense seu tipo de foto. Nem sempre você pode ficar um tempão pensando no equilibrio das configurações...


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #36 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 01:37:51
 O verdinho uso raríssimas vezes. Utilizo muito o modo "P" e o "A" e a compensação de exposição, lógico que depois de regular o iso que eu quero - acho muito melhor que o "A" - na maioria das vezes são atalhos que chegam ao mesmo lugar que o "M".
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 01:44:35
O verdinho uso raríssimas vezes. Utilizo muito o modo "P" e o "A" e a compensação de exposição, lógico que depois de regular o iso que eu quero - acho muito melhor que o "A" - na maioria das vezes são atalhos que chegam ao mesmo lugar que o "M".
É, daí da na mesma. Tanto no controle do resultado, como no trabalho e tempo que se gasta. Afinal botar no M e configurar tudo dá o mesmo trbalho de botar em Av, configurar o ISO, configurar a velocidade e compensar a exposição... E você também consegue os mesmos resultados  :D


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #38 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 02:23:28
Concordo com Clac: usar prioridade de abertura pra se ter controle do DoF, como no exemplo q citei acima, deixa a camera regulando o ISO e a velocidade sozinha. Eh necessario um ISO baixo pra vc poder recuperar bem as sombras de uma foto, e aih, tem q tah tudo no M mesmo nesse tipo de situaçao.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #39 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 02:27:22
É, daí da na mesma. Tanto no controle do resultado, como no trabalho e tempo que se gasta. Afinal botar no M e configurar tudo dá o mesmo trbalho de botar em Av, configurar o ISO, configurar a velocidade e compensar a exposição... E você também consegue os mesmos resultados  :D

+ ou -, porque no "A"  uma vez configurado a compensação de exposição e o ISO, vc só irá precisar alterar a abertura. Já no "M", vc irá ter que regular a abertura e o obt. e ficar atento na fotômetro...
Questão de gosto mesmo...
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 02:47:32 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #40 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 07:59:07
Tomara que daqui a 20 anos, qualquer "apertador de botão" não vire "fotógrafo".

Infelizmente não é preciso esperar 20 anos.
Conheço alguns q ganham a vida com fotografia (alguns até vivem relativamente bem) e são apertadores de botão. Não sabem nada de nada sobre fotografia. Auto Total e mandam bala. 2 q conheço tem estudio.
Conversar com eles sobre fotografia chega ser constrangedor...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


vinnie14

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #41 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 09:19:29
Olá!

Eu gosto de fotografar: registrar cenas urbanas e paisagens é uma das coisas que eu mais gosto de fazer. Com as minhas câmeras compactas, eu sempre utilizei o modo manual, porque sempre achei mais fácil fotografar assim. Apesar de satisfeito com os meus "registros", eu decidi melhorar minha técnica de fotografar.

Assim, eu coloquei como meta o seguinte: se quisesse uma câmera DSLR, teria que aprender a fotografar manualmente. E é o que eu estou fazendo.

Agora uma dúvida: para conseguir ajustar a entrada de luz de forma correta (abertura do diafragma e tempo de exposição), eu utilizo o fotômetro da câmera. É válido utilizar este recurso para o aprendizado?

Vou dar um exemplo: se eu quero fazer um efeito de "água correndo" em uma cachoeira, eu ajusto a câmera para uma "exposição longa" e compenso a entrada de luz ajustando a abertura do diafragma, tomando como base o fotômetro da câmera para não deixar a foto subexposta ou superexposta.

Sds


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #42 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 09:23:59
Tudo correto. O Fotômetro serve para isso. Agora veja os modos de medição, pois são bem úteis.
Vc já merece uma boa DSLR.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #43 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 09:30:01
Não vejo nada de errado em usar os modos de prioridade, combinados ao controle do ISO e aos modos de medição. Basta saber o que está fazendo e chegar ao resultado necessário. Tecnologia está aí pra ajudar.

Mas o fato é, o cara só usa os modos semi-automáticos direito se ele souber usar o modo manual a contento, tem que saber o que tá acontecendo dentro dessa caixinha preta que chamamos de câmera.  :ok:

Pessoalmente uso as prioridades quando estou com a câmera na mão, na rua, passeando, etc... e o modo manual quando ela está no tripé ou com flash(s).

[]s
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 09:32:35 por dondon »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #44 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 09:32:53
Só uma observação importante: Existem várias situações onde o interessante não é fazer uma exposição "correta". Vc pode subexpor ou super expor de acordo com o q vc quer em termos estétitcos.
Também pode sub expor para não sacrificar as áreas claras e depois vc edita a foto e clarea as áreas q fiaram escuras. Nas Cans atuais da Nikon o Dinamic Range permite isso com qualidade. AO menos nas D700, D600 e D800.
Sub expor e super expor podem ser usados para outras finalidade artísticas ou téncicas.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.