Autor Tópico: Eu só fotografo no Automático  (Lida 10800 vezes)

Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #45 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 09:40:39
Em saídas, a cam fica em prioridade de abertura, normalmente 5,6 , ISO 400  com  -0,3 de exposição e medição ponderada central. Issoa pra caso surja alguma coisa interessante e não se possa perder tempo para fazer a foto. Mas fico sempre verificando a velocidade disponível para a luz do momento e refaço o ajsute se necessário. Em condições de calma vou para o manual. Em eventos com flash, manual na esmagadora maioria das vezes e alguma coisa de Prioridade de abertura, mas é raro.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 09:41:43 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #46 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 10:20:45
+ ou -, porque no "A"  uma vez configurado a compensação de exposição e o ISO, vc só irá precisar alterar a abertura. Já no "M", vc irá ter que regular a abertura e o obt. e ficar atento na fotômetro...
Questão de gosto mesmo...

 :ok: :ok: :ok:

Iiiisssoooooo que estava tentando dizer!

Resumindo, questão de gosto. O resultado vai ser o mesmo...

São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #47 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 10:22:33
Concordo com Clac: usar prioridade de abertura pra se ter controle do DoF, como no exemplo q citei acima, deixa a camera regulando o ISO e a velocidade sozinha. Eh necessario um ISO baixo pra vc poder recuperar bem as sombras de uma foto, e aih, tem q tah tudo no M mesmo nesse tipo de situaçao.

Olá Mad.

Só para te corrigir: no modo A você pode "setar" o ISO auto, que a câmera decide que ISO usar como você falou ou pode escolhe-lo manualmente e deixa-lo fixo também!

 :ok:
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #48 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 10:24:46
Só uma observação importante: Existem várias situações onde o interessante não é fazer uma exposição "correta". Vc pode subexpor ou super expor de acordo com o q vc quer em termos estétitcos.
Também pode sub expor para não sacrificar as áreas claras e depois vc edita a foto e clarea as áreas q fiaram escuras. Nas Cans atuais da Nikon o Dinamic Range permite isso com qualidade. AO menos nas D700, D600 e D800.
Sub expor e super expor podem ser usados para outras finalidade artísticas ou téncicas.

Essa foi minha idéia no meu primeiro post neste tópico.

Acho muito mais interessante usar o modo M em situações nas quais você não vai fazer uma "exposição" correta, e que isso é necessário para compor sua foto...

Mas vou parar por aqui senão o assunto recomeça, e como já concordamos, gosto na se discute!!! kkk Continuo com o a idéia de que conhecendo seu equipamento e as técnicas básicas, o importante é chegar no seu resultado, seja pelo caminho M, A, S, P ou até seguindo pelas veredas "verdejantes"... Embora pelo caminho verde eu ache mais difícil chegar lá...kkk

Abraços e bom dia!!  :ok:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 10:32:58 por MárcioGarcia »
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #49 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 10:27:39
Dá quase na mesma realmente.Mas ainda não é igual. Você pode controlar a abertura e definir o DOF. Mas a partir daí quem decide se a imagem estará congelada? Ou, quem decide se você quer um ISO baixo pra ter maior qualidade de imagem? Não sei cara, eu prefiro eu decidir tudo, mesmo se for pra zerar o fotometro, eu prefiro decidir como ele será zerado. Cada coisa, cada detalhe. Mas como disse, ai sou eu. Você pode preferir P e conseguir os resultados que quer. Blz  :ok: Além disso depense seu tipo de foto. Nem sempre você pode ficar um tempão pensando no equilibrio das configurações...

Isso ai! No fundo é questão de gosto. Sabendo o que se está fazendo, por um meio ou outro você vai chegar no resultado final.

Mas quanto a decidir se vai congelar ou não, você pode subir ou descer o ISO tanto no modo A ou no M. Para zerar o fotometro, em ambos a velocidade será mesma. Só vai que no A você tem um botão a menos para girar...kkkk

Abraços!!

 :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 10:30:50 por MárcioGarcia »
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #50 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 11:05:22
Concordo com o Lúzio, e ainda acrescento mais. Nem sempre o que o fotômetro da câmera sabe o que é o correto. Zerar ou não o fotômetro não é só uma questão de gosto, é questão de saber o que e onde fotometrar. Se for fotografar uma noiva em frente à uma parede branca, nenhum modo automático ou semi-automático vai saber o que fazer, então é preciso dar aquela ajudinha, jogar o fotômetro pra cima (ou subir posteriormente na pós). E aí entra o que o dondon falou. Se você usar algum modo de prioridade, só vai saber compensar a exposição corretamente se souber como tudo funciona ali dentro, ou seja, na prática é a mesma coisa de usar a câmera em modo manual.

Foi bem assim que eu larguei a prioridade de abertura pra me dedicar ao manual. Eu olhava uma cena e, de tão acostumado com a prioridade de abertura, já sabia o quanto deveria aumentar ou diminuir a compensação da exposição. Ou seja, mudando para manual deu praticamente na mesma. E mais, esse conhecimento adquirido usando a prioridade de abertura me ajuda muito com o flash TTL pois, na prática, é quase a mesma coisa. Só não uso flash no manual porque sempre tento usá-lo rebatido, e aí ele perde a escala de potência...


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #51 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 11:41:54
Humberto, também acabei por fazer isso de forma intuitiva. Nem sempre acerto em cheio, ainda mais se fico muito tempo sem fotografar.  Acabo perdendo a precisão do meu automatismo controlado via olhômetro  kkkk
Quando estou com alguma boa vontade uso a pontual e meço alguma cena de tom médio na cena ou próximo q esteja com luz parecida e mando bala.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #52 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 11:49:35

Quando estou com alguma boa vontade uso a pontual e meço alguma cena de tom médio na cena ou próximo q esteja com luz parecida e mando bala.


Essa é uma opção também pra quando usamos modos semi-automáticos. No caso da noiva na parede branca, daria pra travar a exposição no rosto dela e depois recompor e fazer a foto. Mas, enfim, ainda seria a gente dando aquela ajudinha à câmera, e aí prefiro mesmo fotometrar o rosto dela manualmente.


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 08 de Março de 2013, 01:43:36
isso e so preconceito, e do ser humano.
Os fabricantes colocam muitas opçoes de ajuste,
para conforme necessidade ou conhecimento usar.
Quando começou o Autofocus nos anos 85/90, que nao fazia foco manual,
nao era fotografo!!!!!
Cada epoca tem seu preconceito,  :hysterical: :hysterical:
abs.
O melhor post do tópico, lembro desta época da transição do MF para o AF e acho que estamos chegando em uma época que logo logo não se usará modo manual!


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 08 de Março de 2013, 02:05:46
Fotografar no modo automatico significa desvalorizar a profissão, niguém estuda para deixar o equipamento fazer tudo.
Apontar e clicar ate um animal sabe!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #55 Online: 08 de Março de 2013, 07:46:21
...girar o dial e continuar sentando o dedo. O que sair, saiu... nada nada faz uma high/low key e "empurra arte" guela abaixo do coitado do contratante...rsrsrsrsrsrs

Só li agora. Ótima  esta.  :hysterical:
Se me permite, vou decorar para poder usar em algumas situações, mas pode deixar q cito vc como autor

 :ok:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #56 Online: 08 de Março de 2013, 07:52:54
90% das minhas fotos são feitas em prioridade de abertura, fotômetro pontual com bloqueio de exposição e ajuste de compensação EV e ISO fixo... quem foi que disse que isso não é manual?

Não acho que precise estar em M pra ser manual..
« Última modificação: 08 de Março de 2013, 07:55:27 por Luciano.Queiroz »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 08 de Março de 2013, 08:41:22
isso e so preconceito, e do ser humano.
Os fabricantes colocam muitas opçoes de ajuste,
para conforme necessidade ou conhecimento usar.
Quando começou o Autofocus nos anos 85/90, que nao fazia foco manual,
nao era fotografo!!!!!
Cada epoca tem seu preconceito,  :hysterical: :hysterical:
abs.
O melhor post do tópico, lembro desta época da transição do MF para o AF e acho que estamos chegando em uma época que logo logo não se usará modo manual!

O que define o cara ser fotógrafo ou não sempre foi o motor drive, se tem motor drive é foda, se não tem é fraco. Criaram até um motor-drive fake para as DSLR para o pessoal poder mostrar ser fotógrafo, que é o grip de bateria. Tem motor-drive. não; tem grip, não. Então não é fotografo!

Tem duas tribos que fogem essa regra que são as que usam Leica e TLR. Os caras dessas tribos tem em comum que também gostam de jazz com sax (mas só com sax) e só escutam vinil.

Mas em todas as tribos a roupa da moda é o colete com dezenas de bolsos. Um bom fotógrafo tem que ter um colete desses, até porque às vezes acham uma grana perdida em algum bolso, embora a chance desse dinheiro não valer mais seja grande.




Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #58 Online: 08 de Março de 2013, 10:45:45
Mas em todas as tribos a roupa da moda é o colete com dezenas de bolsos. Um bom fotógrafo tem que ter um colete desses, até porque às vezes acham uma grana perdida em algum bolso, embora a chance desse dinheiro não valer mais seja grande.


Ahahah, muito boa! Preciso comprar logo o meu colete, rsrs...


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #59 Online: 08 de Março de 2013, 12:45:23
Minha esposa é artista plástica e esta começando a fotografar... é fogo,  o dedo fica coçando ai vc começa.

Meu olho de fotografo é um lixo, mas aprendi a fotografar em filme, uma Nikormatic, nem me lembro o modelo. Quem já fotografou com isso sabe o que é manual (só tinha isso), usar o flash em 1/60 e regular a abertura conforme foco olhando a tabelinha do flash e com o tempo vc decora. Fotometragem de tudo que passa pela lente e em caso de duvida, tirar um ponto acima ou abaixo para garantir e rebobinando filme no dedo. Os fotógrafos profissionais tinham dois corpos, um com P&B outro color e não tinha outra forma, ficar intercambiando a lente pelas câmeras.

Uma coisa que não entendo quando falamos de ISO, deixando no automático ele vai alterar o tamanho do grão num mesmo evento  prejudicando uma "linha" do  trabalho? Sei que as FF seguram bem, mas tenho essa duvida ainda mais dependendo da media usada.

Tópico mais que discutido, mas tenho essa duvida

Tks

Marcio