Autor Tópico: Eu só fotografo no Automático  (Lida 10719 vezes)

fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 27 de Fevereiro de 2013, 16:57:51
Olá pessoal do mundo fotográfico.
'
Hoje eu queria compartilhar algumas opiniões sobre os modos automáticos de exposição.
Como podem perceber, não participo muito do fórum. Fotografo a apenas um ano, e sei que tenho muito o que aprender. Sei que não sou a pessoa mais qualificada para falar sobre tal assunto, mas acho que esse é um assunto que vale à pena ser discutido.
A questão é a seguinte: porque tanto preconceito com os modos automáticos de exposição?
Antes de atirarem a primeira pedra contra mim, deixe-me esclarecer algumas coisas.
Eu não sou fã do modo totalmente automático da câmera. Sempre existe uma situação em que a câmera não compreende o que eu quero fotografar. Sempre se corre o risco de uma parte ficar subexposta ou superexposta, mas, admito, em mais de 85% das vezes em que fotografo, eu utilizo o modo de Prioridade de Abertura ou o modo de Prioridade de Obturador. Se quero clarear ou escurecer uma cena faço um ajuste na compensação de EV e até agora me virei bem assim. Nunca fotografei em modo totalmente automático.
Enfim..
Sempre tem alguém que diz: "quem fotografa no automático não é fotógrafo". Geralmente é uma pessoa mais velha do que eu quem fala, mas existem também fotógrafos mais novos do que eu, formados em cursos superiores de fotografia que também me dizem isso. Já ouvi gente dizendo que o professor da faculdade obrigava os alunos fotografarem em RAW e a mostrar os dados EXIF - e ai de quem fotografasse em qualquer modo automático que fosse. Era ridicularizado pelo professor na frente de todo mundo.
Mas o que me intriga é saber que vejo muita gente se rebelando tanto contra esses modos automáticos de exposição (e as vezes nem fotógrafos são, mas sim pessoas querendo se exibir no facebook) mas não se importam de utilizar foco automático, flash TTL, e todos os outros recursos automáticos que a tecnologia nos proporciona.
'
Então, porque tanto preconceito contra os modos automáticos de exposição?
Afinal, fotografia é o jeito que você fotografa ou as imagens que você fotografa?
'
Me perdoem se falei besteira.
Valeu.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:03:02
isso e so preconceito, e do ser humano.
Os fabricantes colocam muitas opçoes de ajuste,
para conforme necessidade ou conhecimento usar.
Quando começou o Autofocus nos anos 85/90, que nao fazia foco manual,
nao era fotografo!!!!!
Cada epoca tem seu preconceito,  :hysterical: :hysterical:
abs.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2013, 17:04:47 por agalons »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:11:05
Isso já foi discutido aqui no fórum em outros tópicos, mas vou deixar minha opinião.

O modo auto não me agrada, são muitas decisões que a câmera toma sozinha, e na maioria das vezes não tem a ver com o que eu quero. Os modos de prioridade são bem interessantes, e muitas vezes eu uso a prioridade de abertura, principalmente quando a luz varia muito e eu não tenho tempo para ficar mudando as configurações. Só que ainda assim, muitas vezes a câmera não faz o que eu quero, e tenho que refazer a foto ou, quando o momento já passou, tenho que corrigir na pós.

O modo manual é, obviamente, o único que te dá total controle sobre todos os parâmetros. Quando tenho tempo para configurar a câmera à vontade, só uso o modo manual, acaba sendo inclusive mais prático, basta saber onde e como fotometrar. Em eventos, quando uso flash, também deixo a câmera no modo manual, para que a exposição da luz ambiente seja uniforme entre todas as fotos.

Enfim, por mais que a prioridade de abertura seja muito prática, e por mais que eu a use em diversas ocasiões, acho muito importante saber fotografar no modo manual, saber exatamente o que e como fazer, como controlar cada variável da sua foto. Por isso acho que é certo um professor exigir dos alunos que se fotografe em modo manual (errado é ridicularizar um aluno, mas esse é outro assunto).

Eu não tenho nada contra usar modos de prioridade, nem mesmo o modo P, mas eu tenho contra só saber usar esses modos, sem saber usar o modo manual.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:11:09
isso e so preconceito, e do ser humano.
Os fabricantes colocam muitas opçoes de ajuste,
para conforme necessidade ou conhecimento usar.
Quando começou o Autofocus nos anos 85/90, que nao fazia foco manual,
nao era fotografo!!!!!
Cada epoca tem seu preconceito,  :hysterical: :hysterical:
abs.
Tomara que daqui a 20 anos, qualquer "apertador de botão" não vire "fotógrafo".
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:13:05
Eu não tenho NENHUM preconceito com quem usa modos automáticos ou semi-automáticos... Massss, também não gosto de ver aquele legítimo apertador de botão, que não tem a mínima noção do que ta fazendo, se comparando a um fotógrafo com 30 anos de técnica.

Muita gente consegue fazer arte no automático. É isso que importa.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:13:28
Não tanto ao céu, nem tanto à terra, Fabio. Não é uma questão da pessoa em si, da qualidade dela, mas "inteligência" da câmera na escolha da exposição.

Leia o artigo passado aqui para entender um pouco sobre o problema de fotometria automática.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=82596
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2013, 17:14:32 por Carcarah »


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:16:39
Eu acho que cada um fotografa do jeito que quiser, se for bom fotoshoper, tudo fica bonitinho, coloridinho e vai pro face, agora se for como eu que não sei fotografar e nem fotoshopar, quando sai 1 em 10 eu já fico feliz.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:18:59
eu não sou fotógrafo, mas uso só o modo manual M
desde que comprei minha primeira DSLR no ano passado, nunca usei nenhum outro modo
eu sei até quanto eu considero ruído aceitável pra mim portanto até que ISO usar
eu sei até que ponto eu preciso setar a velocidade pra não borrar o que eu quero
e eu sei definir o DOF para que o assunto que eu to fotografando fique em destaque
(apesar do AF errar as vezes e de vez em quando eu usar MF por isso)
ou pelo menos acho que sei tudo isso...
portanto não tenho pq arriscar e botar em outro modo pra de repente dar errado o q eu quero q aconteça.
agora é estudar melhor composição, que aí sim faz toda a diferença.
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:27:03
Tomara que daqui a 20 anos, qualquer "apertador de botão" não vire "fotógrafo".
ja esta cheio de "apertadores", que se acham fotografos, e faturam bem por incrivel que pareça!!!!!
abs.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:28:04
Cara, no caso do curso está certo. O cara tá num curso de fotografia e vai no auto? É como fazer o trabalho de inglês escrevendo em pt, usando google tradutor e depois ajustando a tradução.
Mas se depois de dominar o modo manual o cara sente-se confortável no auto, blz, deixa ele. Se ele souber que em tal situação vai ter que compensar, e não sei mais oq, se ele consegue o resultado que quer, blz, seja feliz. Mas eu não faço...
Mas o que me intriga é saber que vejo muita gente se rebelando tanto contra esses modos automáticos de exposição (e as vezes nem fotógrafos são, mas sim pessoas querendo se exibir no facebook) mas não se importam de utilizar foco automático, flash TTL, e todos os outros recursos automáticos que a tecnologia nos proporciona.
Foco eu uso manual... Não uso flash pelas condições que gosto de fotografar. É desnecessário. Mas se usar acho que vou no manual também. Alias, acho que o Luiz, um dos caras mais fodas do mundo com luz, não deixa o flash no auto não...
Eu prefiro pensar em toda a configuração sozinho, não gosto quando uma placa de silício do tamnho do meu polegar faz isso por mim...  :hysterical:
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2013, 17:29:07 por clac »


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:28:39
ja esta cheio de "apertadores", que se acham fotografos, e faturam bem por incrivel que pareça!!!!!
abs.
Pior...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:45:04
O problema não é usar o Tv, Av, ou P...


A zica desgracenta mesmo é o QUADRADINHO VERDE!!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mentira, já usei o quadradinho verde, algumas vezes, asiesaheisaueahsieuash

Teve uma, eu tava fazendo um casamento, numa igreja lacrada, escuraça!!! Aí, né, iso alto (Alto de numero grande, nao de automatico  :D)
lente aberta, vel. baixa.. Na saída dos noivos, bem lá pertinho da porta, abriram a porta, rapaz, branqueou TUDO! Eu, no corredor, apelei para o São Automático do Quadrado Verde. Ele atendeu a reza, não perdi as fotos, asioeuhaiseuaheiuaheiasueh

Brincadeira, é que as vezes o AUTO erra mais que a gente, então erro por erro, prefiro o meu mesmo  :assobi: :D :aua:


Celso Felix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:46:45
As unicas coisas que uso no automático é o foco (na maioria das situações) e o flash (sempre em TTL rs) ... Exposição, obturador e ISO sempre manual
Canon EOS 60D + SP AF17-50mm F/2.8 XR Di II VC + Canon EF 50mm II F/1.8 +
 + Flash YN565EX


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 17:53:34
Ser ou não ser, eis a questão....

Primeiramente, "quem fotografa no automático não é fotógrafo"!!!! kkkkkkk

Agora, quanto ao preconceito sobre o modo automático acredito que não exista, mas entenda, o que deixa um fotógrafo furioso é gente que se auto-intitula FOTÓGRAFO e só sabe apertar botão, não entende o porquê, funções e capacidade desse invento extraordinário, que reuniu princípios de algumas ciência. Tudo isso para congelar o tempo numa imagem. Esse (ou esses) cara(s) pensou (pensaram) um bocado, não?!?

Acho uma sacanagem alguém ridicularizar outra pessoa por estar usando modo automático, se o cara na real não quer saber de teorias porcaria nenhuma, só quer registrar algo que passou diante dos olhos dele. Agora, se for profissional e o cara SÓ sabe fotografar desse jeito, ai tem que tomar chumbo. Eu conheço um. Enfim, o mercado também é seletivo, então, dane-se!!!



Afinal, fotografia é o jeito que você fotografa ou as imagens que você fotografa?


São os dois. Resumindo, é o conhecimento para que você execute conscientemente o registro de suas idéias e pensamentos através da imagem.
kkkk Bem, eu tentei......kkkkk
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 18:00:40
Nas minhas fotos de Paisagem, sempre uso foco manual. Mas geralmente utilizo a exposição no modo de prioridade de abertura.
Quando utilizo o flash, acabo sempre fotografando no manual também.
Mas quando eu fotografava jogos de futebol ou passeios ciclísticos, achava quase impossível fotografar em manual. Nesses casos, a prioridade de obturador sempre salvou dos apuros.
Sei que quem se interessa por fotografia, sempre vai querer se aprofundar mais no assunto. Sempre vai buscar um maior controle da situação. Entendo que não é nada agradável passar uma tarde inteira fotografando ao lado de um clicador que pensa que todas as suas fotos são maravilhosas só porque a câmera é enorme e "faz tudo sozinha". Mas também nunca desencorajei ninguém a fotografar.
Digo isso porque, no começo, muitas vezes fui desencorajado de fotografar (e às vezes ainda sou), simplesmente por utilizar algum desses modos.
'
Mas o que eu queria saber de fato é: o que é o fotógrafo?
Fotógrafo é o cara que entende tudo de câmeras, técnicas, equipamentos, iluminação, composição, ou é algo mais?
Mas ai já estou entrando em outro assunto, enfim.
Sei que esses assuntos já foram discutidos, e até peço desculpas por levantar novamente velhas questões. Mas é que eu sinto essa necessidade de saber o que é ser fotógrafo.