Autor Tópico: YN560ii off camera?  (Lida 1930 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 13 de Março de 2013, 21:31:22
Comprei um YN560ii, e tenho uma D3100, queria saber como dispara-lo fora da camera? Só com radio flash mesmo? E aquele esquema de disparar com o flash da minha camera? Como funciona isso? Sou totalmente leigo e o flash ainda nao chegou, por isso nem deu pra fuçar ainda...se puderem me elucidar ficarei agradecido

abrss  :D :D
@jacobfotografiacriativa


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2013, 21:36:03
Se não me engano, esse recurso de disparar com o flash embutido é só da D90 e D7000 pra cima... Mas como o YN560 II não é TTL, dá pra comprar um jogo de radio flash daqueles chineses bem simplezinhos e baratos que não tem erro!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2013, 22:02:08
Se não me engano, esse recurso de disparar com o flash embutido é só da D90 e D7000 pra cima... Mas como o YN560 II não é TTL, dá pra comprar um jogo de radio flash daqueles chineses bem simplezinhos e baratos que não tem erro!

Humberto, Nikon CLS não é suportado mesmo, mas acho que o André deve estar falando do modo slave óptico.

André, faça o seguinte. No menu da sua D3100 procure a configuração do flash popup e coloque ele no modo manual, informando a menor potência de disparo pra ele (1/32). O seu YN (quando ele chegar) coloque no modo S1 e regule a potência. Quando você disparar pela câmera, a luz disparada pelo flash popup (que vai estar em pouca quantidade) vai servir pra avisar o YN que ele deve disparar.

Usar o flash popup da câmera em baixa potência serve pra que ele não influencie (muito) na iluminação da sua cena. Se ele estiver influenciando, aumente a potência do YN e compense na câmera, até que os 1/32 do popup não sejam mais visíveis no resultado final.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2013, 23:00:48
sim, estava falando sobre isso, ja li e ouvi gente falando que da pra usar ele como slave com o proprio flash da camera, vou tentar! Obrigado!!
@jacobfotografiacriativa


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 13 de Março de 2013, 23:09:28
Humberto, Nikon CLS não é suportado mesmo, mas acho que o André deve estar falando do modo slave óptico.


Verdade, tinha me esquecido disso!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2013, 23:11:03
sim, estava falando sobre isso, ja li e ouvi gente falando que da pra usar ele como slave com o proprio flash da camera, vou tentar! Obrigado!!

Se não me falha a memória o 560 tem uma fotocélula embutida que o faz disparar quando detecta o disparo da luz do pop-up ou outro flash. Tem dois modos, S1 e S2, um que ignora o pré-flash do sistema TTL e outro que não. Não é a maneira mais eficiente, mas dependendo de como vai utilizar, funciona.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Março de 2013, 00:19:27
sim, estava falando sobre isso, ja li e ouvi gente falando que da pra usar ele como slave com o proprio flash da camera, vou tentar! Obrigado!!

Não precisa tentar, é só fazer. :)

AlexandreS, obrigado pelo adendo da explicação do modo S2.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 14 de Março de 2013, 12:00:51
meu flash ja saiu para entrega! Logo chega aqui e eu ja testo!
@jacobfotografiacriativa