Autor Tópico: DigiForum  (Lida 10691 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #30 Online: 12 de Março de 2013, 06:59:40
Mad a sugestão é bacana. Acho que a moderação poderia avaliar.

Em relação à posição do DF de trancar tópicos repetidos também não é ruim. Talvez não radical, mas um meio termo seria uma boa, inclusive aqui.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 12 de Março de 2013, 08:55:11
Leonardo, mas o q eh banal pra vc nao eh pro novato com 50 postagens q começou a pouco no mundo da fotografia.

Frequentava o Clube do Hardware entre 2004 e 2010 e tinha um lance legal lah pra se evitar topicos repetidos e os novatos morrerem na pessima ferramenta de pesquisa. Eh o conceito de "topico oficial". Lança uma nova placa de video?! Logo aparece um topico "Nvidia GTX 660 ( topico oficial )". O mesmo com impressoras, placas-mae, processadores,... Assim, apos o surgimento do topico oficial, ninguem pode criar topico sobre aquilo e suas duvidas precisam ser tiradas no topico. Comparaçoes entre 2 produtos ( 2 processadores, por exempo ), sao feitas nos topicos oficiais de um deles.

Tamron 17-50mm 2.8, Nikon D5200, Nikon D90, Nikon D600, Nikon D3200... sao exemplos de bons topicos oficiais para se evitar perguntas do tipo: "Melhor uma D90 ou uma D3200?" Essa pergunta teria q ser feita dentro do topico oficial de uma das cameras e ou ateh nos 2 topicos, para comparaçao das respostas, mas nao se criar um topico novo para tal, como ocorre por aqui.

Participo de N variados fóruns.... vários assuntos... informática foi um deles no final dos anos 90 e inicio dos 2000, e realmente a qtde de dúvidas em relação a equipamentos e comparações é infinitamente maior que na fotografia. É um dos motivos do fórum não ser tão movimentado... pq não surge nada novo para falar.

A sugestão é ótima....
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #32 Online: 12 de Março de 2013, 09:11:10
já tive um tópico trancado lá e o moderador listou topicos que teriam o assunto q eu estava perguntando
só q não tinha nada especifico sobre o q eu queria saber nos outros topicos, tentei mesmo assim mas fiquei sem minha resposta  :aua:

« Última modificação: 12 de Março de 2013, 09:11:52 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 12 de Março de 2013, 09:40:48
O problema nem acho trancarem os tópicos, pq isso deixa mais organizado quando faz sentido, o problema na maioria das vezes eh q eles movem pra tópicos q muitas vezes não tem relação com oq vc criou, dai alguém q passe e leia o titulo do tópico vai entrar pra responder mas a duvida é outra e na maioria das vezes fica sem resposta, e quando tem respostas fica um tópico desorganizado e sem sentido, dai na hora de pesquisar o cara acaba não achando a solução e cria um novo tópico q eh trancado de novo e a história continua.

Tem situações q essa de trancarem e moverem eh bem útil, mas do jeito q eh feito hj muitas vezes só atrapalha.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #34 Online: 12 de Março de 2013, 10:21:20
Tem situações q essa de trancarem e moverem eh bem útil, mas do jeito q eh feito hj muitas vezes só atrapalha.


Mas, pelo que deu pra ver nas minhas últimas andadas por lá, até isso eles mudaram um pouco. Estão fundindo mesmo tópicos que são bem parecidos, e deixando "livres" muitos que antigamente seriam trancados. Por exemplo, tem um tópico ativo lá que o cara pergunta qual a melhor câmera para fotografar os peixes dele. Esse tópico, a uns meses seria trancado e direcionado a outro que certamente não seria exatamente igual. Mas agora tá lá ativo, só foi movido pra sala correta. Acho que eles estão re-aprendendo a função, depois da troca de comando do Digiforum.


Acredito que a tendência lá é a coisa entrar nos eixos com o tempo, e voltar a ser mais flexível como era antes da mudança da administração. Assim espero porque, realmente, do jeito que estava, não dava vontade alguma de continuar postando por lá...


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 12 de Março de 2013, 10:21:36
Arbitrariedade nao tem nada a haver com o organização.
Uma coisa é vc querer manter tudo muito organizado e legal, eu concordo. Outra é vc se impor sem saber ao certo o que vc esta fazendo, vc precisa perceber o que a pessoa esta querendo saber com a pergunta dela, qual informação ela quer, para depois tomar uma atitude e mesmo assim, antes de juntar ou trancar um topico conferir se ja existe isso no topico que vc vai juntar.
Meu 1º login foi la, mas na primeira semana ja me desanimou pelas informações muito desencontradas.
Geralmente um forum é um lugar clean, organizado, vamos dizer limpo, com visual agradavel, parece uma sala mesmo bem organizada. Qdo vc entra a impressão que eu tenho é de bagunça, tudo amontoado, com topicos fixos de datas muito antigas.
Mas não é dificil de reverter isso, ainda entro, mas vou direto nos classificados para ver se tem algo.


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #36 Online: 12 de Março de 2013, 10:21:51
Leonardo, mas o q eh banal pra vc nao eh pro novato com 50 postagens q começou a pouco no mundo da fotografia.

Frequentava o Clube do Hardware entre 2004 e 2010 e tinha um lance legal lah pra se evitar topicos repetidos e os novatos morrerem na pessima ferramenta de pesquisa. Eh o conceito de "topico oficial". Lança uma nova placa de video?! Logo aparece um topico "Nvidia GTX 660 ( topico oficial )". O mesmo com impressoras, placas-mae, processadores,... Assim, apos o surgimento do topico oficial, ninguem pode criar topico sobre aquilo e suas duvidas precisam ser tiradas no topico. Comparaçoes entre 2 produtos ( 2 processadores, por exempo ), sao feitas nos topicos oficiais de um deles.

Tamron 17-50mm 2.8, Nikon D5200, Nikon D90, Nikon D600, Nikon D3200... sao exemplos de bons topicos oficiais para se evitar perguntas do tipo: "Melhor uma D90 ou uma D3200?" Essa pergunta teria q ser feita dentro do topico oficial de uma das cameras e ou ateh nos 2 topicos, para comparaçao das respostas, mas nao se criar um topico novo para tal, como ocorre por aqui.


Tópico oficial é uma abordagem interessante pra evitar tópicos duplicados, mas também torna difícil encontrar a informação que se precisa... Eu acho muito cansativo ler um tópico com muitas páginas, sendo que as vezes boa parte das mensagens são meio irrelevante ou com comentários repetidos que não contribuem muito pro assunto, acho que muita gente entra, lê a pergunta e responde sem nem se dar o trabalho pra ver se alguma outra pessoa já não respondeu exatamente a mesma coisa... Em outros fóruns (tipo o HT Forum) se encontra tópicos com 60, 70 páginas... tem muita informação boa ali, mas você tem que ler muitas e muitas mensagens até conseguir pegar algo de bom...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #37 Online: 12 de Março de 2013, 10:37:06
Acredito que a tendência lá é a coisa entrar nos eixos com o tempo, e voltar a ser mais flexível como era antes da mudança da administração. Assim espero porque, realmente, do jeito que estava, não dava vontade alguma de continuar postando por lá...

Teté, pra mim o maior problema do DF se chama "Del Carlo", se tirassem ele da moderação já seria um grande avanço.

Quem tem "andado" por lá faça uma pesquisa, vocês verão que 90% dos tópicos trancados, são autoria do Del Carlo, vocês encontrarão tópicos que até mesmo outros moderadores postaram e o Del Carlo chegou e trancou, é impressionante.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #38 Online: 12 de Março de 2013, 10:42:38
Teté, pra mim o maior problema do DF se chama "Del Carlo", se tirassem ele da moderação já seria um grande avanço.

Quem tem "andado" por lá faça uma pesquisa, vocês verão que 90% dos tópicos trancados, são autoria do Del Carlo, vocês encontrarão tópicos que até mesmo outros moderadores postaram e o Del Carlo chegou e trancou, é impressionante.


Tô ligado... Eu não queria citar nomes, mas sei bem que ele é o maior problema mesmo. Quando eu era da moderação, joguei várias indiretas à ele, mas não deu muito certo, acho que deveria ter sido mais direto. Ele tranca tópicos sem nem pensar muito, já teve que destrancar uma leva, pois não fazia sentido o trancamento...


Mas ele foi um dos "mentores" dessa ideia de fundir tópicos ao invés de trancar, então pelo menos nisso tenho que reconhecer que o cara mandou bem. Mas ainda assim, no começo, ele estava fundindo tópicos que não tinham muito a ver, ou fundindo com tópicos muito antigos e tal. Parece que isso está mudando agora, vamos ver se melhora.


Eu, particularmente, torço pra que o Digiforum saia dessa e volte a ser o excelente fórum que era na época que entrei lá. Tem muita gente boa, muita informação bacana e importante, só por isso ainda mantenho meus pés por lá. Além disso, acho que ele complementa o MF de uma forma bacana.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 12 de Março de 2013, 11:04:33
Citar
Eu não queria citar nomes, mas sei bem que ele é o maior problema mesmo.

2x

ja tentei reclamar com ele uma vez por ele ter movido um tópico meu, q no final fico sem resposta ¬¬, mas não tem conversa com o cara...

Citar
Tem muita gente boa, muita informação bacana e importante, só por isso ainda mantenho meus pés por lá. Além disso, acho que ele complementa o MF de uma forma bacana.

2x


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 12 de Abril de 2013, 00:10:47
O difícil é classificar o que é tópico repetido.
Um dia pesquisei um assunto e caí num tópico de 30 páginas. Estava lá, em algum lugar, mas 30 páginas? Daí é bucha.
Acho que tinha que arquivar tópico antigo. "Passou de X tempo ninguém mais pode responder", daí abre tópico novo. Caso contrário, criam-se essas histórias sem fim que começam em 2007 e vão a 2013. Imagina, um tópico sobre ISO com 6 anos de vida.

Vão acabar espantando todo mundo de lá e os classificados se transformarão numa loja virtual de usados.
Acho que eles têm mais moderadores que foristas.
« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 00:11:45 por lestevaos »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #41 Online: 12 de Abril de 2013, 00:29:17
Tinha vontade de criar um cadastro lá, mas depois dessa discussão aqui :no: :no: :no:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


FerreiraM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #42 Online: 12 de Abril de 2013, 03:08:46
O difícil é classificar o que é tópico repetido.
Um dia pesquisei um assunto e caí num tópico de 30 páginas. Estava lá, em algum lugar, mas 30 páginas? Daí é bucha.
Acho que tinha que arquivar tópico antigo. "Passou de X tempo ninguém mais pode responder", daí abre tópico novo. Caso contrário, criam-se essas histórias sem fim que começam em 2007 e vão a 2013. Imagina, um tópico sobre ISO com 6 anos de vida.

Vão acabar espantando todo mundo de lá e os classificados se transformarão numa loja virtual de usados.
Acho que eles têm mais moderadores que foristas.

O problema desses longos tópicos é a eternidade para quem não acompanha desde o início. Até um certo ponto é sensato, mesmo para a organização e evitar repetições desnecessárias, mas a morosidade para a resposta do questionamento torna-se inviável.
« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 03:09:27 por FerreiraM »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 12 de Abril de 2013, 09:45:55

O difícil é classificar o que é tópico repetido.
Um dia pesquisei um assunto e caí num tópico de 30 páginas. Estava lá, em algum lugar, mas 30 páginas? Daí é bucha.
Acho que tinha que arquivar tópico antigo. "Passou de X tempo ninguém mais pode responder", daí abre tópico novo. Caso contrário, criam-se essas histórias sem fim que começam em 2007 e vão a 2013. Imagina, um tópico sobre ISO com 6 anos de vida.

Vão acabar espantando todo mundo de lá e os classificados se transformarão numa loja virtual de usados.
Acho que eles têm mais moderadores que foristas.

Mas lestevaos, agora eles mudaram o esquema. Eles trancam o tópico repetido, mas repostam a dúvida da pessoa no tópico antigo. Assim, mesmo que o forista repita um pergunta já feita e já respondida anteriormente, a pergunta dele não se perde, como era feito antes. Acho esse esquema muito bom, pois a pessoa ainda tem chance de ter sua pergunta respondida e os assuntos de mesmo tema ficam concentrados em menos tópicos.

Eu tenho ressalvas a alguns dos novos moderadores de lá, mas acho que nesse ponto eles mandaram bem sim.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 12 de Abril de 2013, 10:08:19
Tinha vontade de criar um cadastro lá, mas depois dessa discussão aqui :no: :no: :no:

Nem perde seu tempo lá não, Rafa...
De boa, entro lá só pra xeretar o classificado, kkk

E muito pouco por sinal...