Autor Tópico: DigiForum  (Lida 10805 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #45 Online: 12 de Abril de 2013, 10:18:56
Ahahah, moçada, vocês estão exagerando um pouco... Eu entro lá diariamente e participo dos tópicos frequentemente, como aqui, acho que os dois fóruns são bons e se complementam legal. Não sei porque aqui tem esse clima de MF x DF, quando na verdade são fóruns mais parecidos do que diferentes.

Eu gosto muito do Digiforum, gosto muito de vários foristas de lá, só tenho ressalva com alguns dos moderadores, mas mesmo assim acho que eles têm melhorado bastante a postura e as coisas está bem melhores por lá. Estão bem mais tolerantes e com muito mais bom senso ultimamente. tem que pensar que praticamente toda a moderação e a administração do fórum foi trocada, eles precisaram de um tempo até se ajustarem novamente como um fórum, e agora parece que estão no caminho certo novamente.

Acho bobagem criar esse clima de rivalidade entre fóruns. Já basta Nikon x Canon, rsrs.  :D


Abraços


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 12 de Abril de 2013, 10:28:20
Ahahah, moçada, vocês estão exagerando um pouco... Eu entro lá diariamente e participo dos tópicos frequentemente, como aqui, acho que os dois fóruns são bons e se complementam legal. Não sei porque aqui tem esse clima de MF x DF, quando na verdade são fóruns mais parecidos do que diferentes.

Eu gosto muito do Digiforum, gosto muito de vários foristas de lá, só tenho ressalva com alguns dos moderadores, mas mesmo assim acho que eles têm melhorado bastante a postura e as coisas está bem melhores por lá. Estão bem mais tolerantes e com muito mais bom senso ultimamente. tem que pensar que praticamente toda a moderação e a administração do fórum foi trocada, eles precisaram de um tempo até se ajustarem novamente como um fórum, e agora parece que estão no caminho certo novamente.

Acho bobagem criar esse clima de rivalidade entre fóruns. Já basta Nikon x Canon, rsrs.  :D


Abraços

Fala Humberto, beleza?
Então, não se trata de rivalidade da minha parte, até porque não ganho nada em "defender" a bandeira do MF...
MAs euzinho aqui, MIKE CASTRO, acho aquele forum uma paradeira de dar desgosto, cara. Além disso, não pode ter uma pergunta repetida, um post fora do contexto, que os caras já editam tudo. Pra mim, lá é tosco. Pra mim, o MF é melhor, seguido de perto pelo BRFoto. Não tenho nada contra o pessoal de lá, só acho os ditadores moderadores exagerados, mas enfim... Como vc disse que o pessoal tá dando uma revisada na conduta, espero sinceramente que melhore, e que no futuro, eu venha aqui escrever: "Olha, já critiquei bastante o DF, mas agora o pessoal lá tá 10!"

Não é rixa, não é competição, mas eu não gosto de lá. As vezes, entro, posto uma ou duas coisas, saio. Só o que me atrai lá é o classificado premuim, com link dos anunciantes, e as vezes pinta umas coisas boas no anuncio free.

_______________________________________________________________ ___________________

Agora: Imagina um cara como o Rafael, que posta 200 mensagens em 2 meses, naquela paradeira?  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #47 Online: 12 de Abril de 2013, 10:36:23
Agora: Imagina um cara como o Rafael, que posta 200 mensagens em 2 meses, naquela paradeira?  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
200 em 2 meses :shock: :shock: :shock: Foram 213 em 9 dias :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #48 Online: 12 de Abril de 2013, 10:38:01
Mas Mike, é isso que eu falei, a administração e a moderação sofreram uma reformulada geral. Acho que dos tempos em que eu era moderador, só ficaram 3 pessoas. Daí precisou de um tempo para se adaptarem, "aprenderem" mesmo, e agora parece que a coisa está voltando aos eixos, mais como era antes. Eu andei criticando bastante o DF a um tempo atrás, mas agora que eles têm melhorado nesses aspectos, tenho que dar o braço a torcer e elogiar isso.

Quanto à questão da rivalidade, não falei especificamente de você, mas dá pra sentir no geral um clima desses sim, de rixa. Acho que tem coisas boas e ruins nos dois fóruns e, pelo menos de minha parte, só me traz benefícios participar de ambos. Eu curto muito algumas salas de lá, como a do Canon Unificado, ou a de Fotografia de Casamento, ou a de Books e Modelos, etc. Enfim, dá pra tirar bastante coisa boa de lá, é só filtrar as coisas quer não importam.

 :ok:


PS: alguns meses atrás o Rafa seria expulso de lá por floodar o fórum, ahahahah.  :D :hysterical:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 12 de Abril de 2013, 10:44:00
Mas Mike, é isso que eu falei, a administração e a moderação sofreram uma reformulada geral. Acho que dos tempos em que eu era moderador, só ficaram 3 pessoas. Daí precisou de um tempo para se adaptarem, "aprenderem" mesmo, e agora parece que a coisa está voltando aos eixos, mais como era antes. Eu andei criticando bastante o DF a um tempo atrás, mas agora que eles têm melhorado nesses aspectos, tenho que dar o braço a torcer e elogiar isso.


Então, se o negócio tá melhorando, e eu começar a curtir, vou ser o primeiro a voltar a elogiar e participar de lá.
Mas, antigamente tava fogo, hein!


Quanto à questão da rivalidade, não falei especificamente de você, mas dá pra sentir no geral um clima desses sim, de rixa. Acho que tem coisas boas e ruins nos dois fóruns e, pelo menos de minha parte, só me traz benefícios participar de ambos. Eu curto muito algumas salas de lá, como a do Canon Unificado, ou a de Fotografia de Casamento, ou a de Books e Modelos, etc. Enfim, dá pra tirar bastante coisa boa de lá, é só filtrar as coisas quer não importam.


Esse tipo de rixa, acho infantilidade. Coisa de menino que não tem o que fazer, srsrsrsrsrsr
Leio muita coisa boa lá tbm, a gente sempre tem alguma coisa pra aproveitar, srsrsrsrsr
Só fico chateado com a paradeira, kkkkkkkkkk
Mas acredito, que essa mesma paradeira tenha começado por causa da moderação, que afugentou o pessoal pros outros fóruns.
A medida que for melhorando, acredito que o pessoal volte a participar de la tbm. Eu, inclusive!


PS: alguns meses atrás o Rafa seria expulso de lá por floodar o fórum, ahahahah.  :D :hysterical:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Pior, ainda mais que ele escreveu isso aqui:
200 em 2 meses :shock: :shock: :shock: Foram 213 em 9 dias :ok:

tá doido, o rapaz é uma maquina de posts, asioueaseuasieuasheasueahsieuaseahsieuehasieuasiheu
« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 10:45:49 por Mike Castro »


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 12 de Abril de 2013, 10:47:52
Eu gosto de dar uma passada la, apesar de ter menos movimento quando tem geralmente são coisas q agregam conhecimento, aqui ja eh mais descontraído, não q seja ruim mas as vezes o cara tem q ir garipando no tópico pra achar alguma postagem interessante. E uma coisa q eu gosto la eh q tem menos topicos do tipo " oq eh melhor", "X vs Y", etc.. tem muita discussão sobre tecnicas bem interessantes por la..

acho q mesmo q não participe ativamente do fórum vale a pena conferir.

 


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #51 Online: 12 de Abril de 2013, 10:54:12
PS: alguns meses atrás o Rafa seria expulso de lá por floodar o fórum, ahahahah.  :D :hysterical:
Meu começo aqui no MF era puramente floodagem, não acrescentava nada ao fórum, eram tópicos e tópicos sendo criados todos os dias com aquela dúvidas de iniciante do tipo "qual equipo comprar", mas depois fui melhorando...

De modéstia parte, hoje 95% da minhas postagens podem ajudar outros usuários... :D
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


lequaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #52 Online: 12 de Abril de 2013, 10:58:40
Eu edito há quase 4 anos o Mochileiros.com que tem um movimento muito grande. O que aprendi com o Silnei, que é o dono do site, nestes anos é que não resolve brigar com o forista, e não adianta engessar o fórum. O cara perguntou pela milésima vez a mesma pergunta, qual o problema? Não resolve mandar o cara ler antes de perguntar e trancar o tópico. Responde se quiser, senão quiser outra pessoa irá responder. A falta de educação normalmente começa com pessoas antigas no fórum e que estão cansadas de responder as mesmas coisas. Normalmente a minha resposta começa com: Seja bem vindo ao site! Aqui você vai encontrar muita informação para te ajudar. Para facilitar use o campo de pesquisa. Segue também alguns links que vão te ajudar.

Pra que nunca participou de um fórum é dificil entender de cara como ele funciona e se é tratado mal na primeira pergunta, a pessoa nunca mais volta. É óbvio que existe muita gente sem noção. Mas um fórum é para ser feito de perguntas e respostas. Se for só pra ler tudo que está escrito e nao poder perguntar o forum vira blog ou sei lá o que.

No Mochileiros dificilmente trancamos tópico, somente quando tem discussões acaloradas e que passam do limite. No mais movemos para o local adequado. Ainda acho bastante adequado que quando os moderadores unem um tópico a outro, que mande MP e comunique a mudança para que nao fique perdido.

Voltando ao assunto do Digiforum, eu fiz cadastro lá primeiro. Li vários tópicos e continuo lendo. Devido essa rigorosidade não me senti a vontade de postar, principalmente porque sou iniciante e corre o risco de falar algo que nao tem nada a ver. Me senti muito mais a vontade aqui. Mas isso nao significa que um seja melhor que o outro. Somente aqui me adaptei melhor. É provavel que tenha quem se adapte melhor ao digiforum. Por isso eu concordo com o Humberto quando diz que não deveria ter essa rivalidade.
Dando os primeiros passos na fotografia...
Nikon D7000 + 18 - 105mm + 50mm 1.4


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #53 Online: 12 de Abril de 2013, 11:01:34
Não podemos deixar o Rafa entrar no Digiforum, em nome da sanidade do menino! Ele já passa muito tempo em frente ao computador, precisa sair pra respirar um ar fresco, ahahahah. Brincadeira, viu Rafa, não leva a mal não!   ;)



Eu gosto de dar uma passada la, apesar de ter menos movimento quando tem geralmente são coisas q agregam conhecimento, aqui ja eh mais descontraído, não q seja ruim mas as vezes o cara tem q ir garipando no tópico pra achar alguma postagem interessante. E uma coisa q eu gosto la eh q tem menos topicos do tipo " oq eh melhor", "X vs Y", etc.. tem muita discussão sobre tecnicas bem interessantes por la..

acho q mesmo q não participe ativamente do fórum vale a pena conferir.

É isso que eu penso também, dá pra absorver bastante coisa por lá; eu não tenho restrições, se tivesse mais tempo livre, talvez participasse até de mais fóruns, penso que informação nunca é demais.

A rigidez da moderação do DF traz algumas (poucas) coisas boas, como a questão do off-topic. Aqui no MF um tópico se desvirtua do assunto principal rapidinho, e volta e meia eu entro em um tópico mais antigo só pra descobrir que não tem mais nada a ver com o assunto do título. Isso tem mudado, eu vejo até mesmo os próprios foristas se policiando para não sair tanto do assunto. No DF é o outro extremo, antigamente o pessoal até mesmo editava os posts para evitar off-topic, ultimamente eles têm mais é recomendado para que as pessoas voltem ao assunto.

Uma coisa que me incomodou bastante quando entrei no MF foi a questão das brigas e discussões. No DF isso é bastante coibido. Foi algo que me manteve afastado aqui por um bom tempo antes de começar a participar ativamente, o clima era muito hostil, o pessoal brigando feio, ofendendo inclusive os moderadores. Eu via até diferença na postura de gente que conhecia do DF, aqui eles eram bem mais agressivos. Até mesmo eu, que sou totalmente da paz, já entrei em uma briga besta por aqui (a qual eu publicamente pedi desculpas depois).

Também é algo que mudou bastante de uns tempos pra cá, essas discussões estão cada vez mais raras.


Enfim, dá pra passar uma tarde falando de coisas boas e coisas ruins de cada fórum, nenhum é perfeito, mas vejo muitas vantagens em participar de ambos. :ok:




Voltando ao assunto do Digiforum, eu fiz cadastro lá primeiro. Li vários tópicos e continuo lendo. Devido essa rigorosidade não me senti a vontade de postar, principalmente porque sou iniciante e corre o risco de falar algo que nao tem nada a ver. Me senti muito mais a vontade aqui. Mas isso nao significa que um seja melhor que o outro. Somente aqui me adaptei melhor. É provavel que tenha quem se adapte melhor ao digiforum. Por isso eu concordo com o Humberto quando diz que não deveria ter essa rivalidade.


 :)
« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 11:02:43 por Humberto Teté »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #54 Online: 12 de Abril de 2013, 11:07:49
Não podemos deixar o Rafa entrar no Digiforum, em nome da sanidade do menino! Ele já passa muito tempo em frente ao computador, precisa sair pra respirar um ar fresco, ahahahah. Brincadeira, viu Rafa, não leva a mal não!   ;)
Eu tava pensando nisso... Eu já fico o dia todo no MF, se eu criasse uma conta no DigiFórum iria ficar literalmente loco :ponder:

Ps.: Tenho tentado diminuir minha frequência aqui, mas o vício não deixa.
« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 11:08:18 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 12 de Abril de 2013, 11:16:14
Mas lestevaos, agora eles mudaram o esquema. Eles trancam o tópico repetido, mas repostam a dúvida da pessoa no tópico antigo. Assim, mesmo que o forista repita um pergunta já feita e já respondida anteriormente, a pergunta dele não se perde, como era feito antes. Acho esse esquema muito bom, pois a pessoa ainda tem chance de ter sua pergunta respondida e os assuntos de mesmo tema ficam concentrados em menos tópicos.

Eu tenho ressalvas a alguns dos novos moderadores de lá, mas acho que nesse ponto eles mandaram bem sim.

Não sei se eu te entendi, Humberto, mas eu não concordo em manter tópicos longos abertos. Não importa se vai ser duplicado, passou de 1 ano ou 10 páginas (talvez até menos) já se torna complicado de encontrar o que se quer.

Ex.:
O cara tem uma dúvida e vai ao "tópico oficial" do assunto;
Lá se depara com 30 páginas de posts, entre eles vários que saem do assunto e mais tarde voltam;
São mais de 300 mensagens sobre aquilo (talvez 450, pois não lembro se no DF são 10 ou 15 mensagens por página);

Agora tu me diz: quem vai ler 30 páginas pra se contextualizar e TALVEZ encontrar o que quer lá dentro? Te digo que a minoria.
Ok, digamos então que ele use o tópico e pergunte sua dúvida direto, sem ler todo o tópico (sem saber que estava lá na página 12 a resposta da pergunta dele). Alguém que também não leu completamente o tópico vai lá e responde a dúvida dele. Agora o tópico cresceu e tem a mesma informação duplicada. E assim sucessivamente. Diversas perguntas e respostas iguais criando um tópico cada vez maior. Efeito bola de neve.

Esse é um dos motivos pelos quais eu acho a estrutura de fóruns ultrapassada. Na verdade não é ultrapassada, acho que nunca foi algo otimizado. Mas aqui quem fala é um arquiteto de software, então não levem em consideração essa parte em específico.

Outra coisa que não ajuda muito é o motor de pesquisa. Ele não é inteligente quanto o motor do Google, por exemplo. Esse é um dos grandes motivos pelos quais os novatos (assim como eu) criam tópicos desnecessários. Exemplo xucro: pesquisando pelo nome de um equipamento sem um hífen o cara não encontra posts, já pesquisando com o hífen encontra. Terceirizar a pesquisa do fórum para o motor de pesquisa do Google traria um belo ganho.

Deixando claro que essa é apenas a minha opinião, com todo respeito à opinião dos colegas.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #56 Online: 12 de Abril de 2013, 11:20:35

Ah, desculpa, lestevaos, eu tinha entendido errado mesmo o que você falou. Isso realmente é algo a se considerar, pois ninguém lê 30 páginas de fórum apenas para achar uma resposta, realmente... Daí não sei exatamente qual seria a melhor solução para o caso, mas nem é mais de minha preocupação, ahahah



Terceirizar a pesquisa do fórum para o motor de pesquisa do Google traria um belo ganho.


A pesquisa do DF direciona para o google mesmo. Quem prefere, pode usar a pesquisa tradicional do fórum (aí dá pra procurar em fóruns e salas específicas, e tal), mas a primeira opção que aparece é a busca do google.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 12 de Abril de 2013, 11:23:55
A pesquisa do DF direciona para o google mesmo. Quem prefere, pode usar a pesquisa tradicional do fórum (aí dá pra procurar em fóruns e salas específicas, e tal), mas a primeira opção que aparece é a busca do google.

Misturei as bolas. Quando falei da questão da pesquisa me referi ao MF. É aqui que encontro esse problema. Lá dificilmente vou ao campo de pesquisa, uma vez que dificilmente participo no fórum.


lequaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #58 Online: 12 de Abril de 2013, 11:27:35
A pesquisa aqui não é boa mesmo. É preferivel pesquisar no google pra pesquisar dentro do MF.
exemplo: d7000 site:mundofotografico.com.br
Dando os primeiros passos na fotografia...
Nikon D7000 + 18 - 105mm + 50mm 1.4


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #59 Online: 12 de Abril de 2013, 11:29:36
Misturei as bolas. Quando falei da questão da pesquisa me referi ao MF. É aqui que encontro esse problema. Lá dificilmente vou ao campo de pesquisa, uma vez que dificilmente participo no fórum.


 :ok: