Autor Tópico: Dúvida Flashes  (Lida 2223 vezes)

Felipe Gorreri

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Felipe Gorreri
    • Twitter
Online: 01 de Março de 2013, 12:14:16
Oláaa, boa tarde a todos usuários do fórum!
Estou mega feliz hoje  :D acabei de adquirir uma Canon T3. Sou iniciante então resolvi comprá-la para fazer cursos e em breve trocar (1 ano).
Então, tenho uma dúvida sobre flashes, sou leigo no assunto e tipo aonde eu trabalho eu vou tirar fotos sem os flashes e não sai nada, fica preta porque?
Eu tenho que comprar um flash agora para usar na minha câmera ou vai ficar preta também?
Como funciona?


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2013, 12:58:02
como aasim fica preta?
Acho que sua câmera está no manual e setada para ambiente muito iluminados

Vamos lá!

Do lado do visor tem um botãozinho pequeno, olhe pelo visor com a câmera ligada e mexa nesse botão até o que estiver escrito no visor ficar bem nítido, foi o primeiro passo.
Gire o botão grande de cima até o M.
aponte a câmera para onde você quer fotografar. Notou que tem dois números no visor, o primeiro é a velocidade, o segundo é a abertura, depois deles uma régua.
Aperte o botão av e gire o dial perto do botão que tira a foto (botão do obturador) até a abertura ficar em 5.6
Solte o botão e gire o dial perto do botão do obturador de novo até o marcador da régua que te falei ficar no meio dela.
A foto vai ficar razoável.
Brinque mais com velocidades e aberturas diferentes.
Não tem porque ficar preto.
podia ter te ensinado a botar no automático, mas faz favor, né?
« Última modificação: 01 de Março de 2013, 12:59:12 por Carcarah »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2013, 13:21:37
Chegou a tirar a tampa da lente? Não to te avacalhando não viu cara, mas é que pode acontecer né...  :shock:
Se sim, além de seguir os passos que o colega falou, recomendo fortemente que faça uma pesquisa básica sobre fotografia. Pra extrair o máximo (e até mesmo o mínimo pelo visto) da tua câmera tu deve dominar a configuração de alguns parâmetros e conceitos como fotometria, ISO, obturador, diafragma, exposição e etc... Pesquisa no youtube sobre "fotografia", tem muita video-aula que ensina demais. Não precisa do que algumas horinhas de estudo pra começar a pelo menos bater foto que apareça alguma imagem, hehe =]
Quanto ao flash, dependendo do local será interssante sim ter um. Tem alguns bem "baratinhos" da yongnuo, pode dar uma pesquisada sobre eles. Mas dependendo da situação, apenas fazendo a configuração adequada e aumentando o ISO com cautela pode ter resultados bem satisfatórios
Abraço e bons clic's
« Última modificação: 01 de Março de 2013, 13:23:33 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


Felipe Gorreri

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Felipe Gorreri
    • Twitter
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2013, 13:58:43
Obrigado aos dois.
Então, eu não estou em casa eu estou indo pra lá jaja, eu comprei e tive que ir trabalhar, rs.
E tipo eu tirei a tampa mas ele ficava preto! É eu acho que está no manual, se eu colocar no automático funciona certinho?
E sobre a lente, eu uso a 50mm ou compro outra?


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2013, 14:36:48
Se é para começar a aprender eu não faria isso. Porque funcionar certinho é uma questão de ponto de vista.

Entenda, a fotografia se baseia no seguinte principio: uma superfície sensível à luz dentro de uma caixa preta, um pequeno furo deixa a luz entrar e a tal superfície registra a imagem. Se entrar muita luz aparece tudo escuro, se entrar muita luz fica tudo branco, ofuscado pelo excesso de luz.
O que controla a quantidade de luz que entra na caixa é o tamanho do orifício (abertura) e o tempo que o orifício fica aberto (velocidade do obturador)
Ok, as instruções que passei foi para controlar esses dois fatores.
Lembra da história da tal régua? Pois é, dentro de sua câmera tem um aparelho chamado fotometro que, como o nome diz, mede a luz. Apontando a câmera para um canto o fotometro diz se a luz está forte ou fraca para a velocidade e abertura que você escolheu.
Qual o grande lance disso?
Quando você coloca a marca do fotometro bem no meio da régua seria o que chamamos de zerar o fotometro.
Numa praia, se você aponta para a areia pode ser que o mar fique escuro e a areia fique mais acinzentada, se você zera no mar a areia fica tão branca que perde os detalhes e o mar fica mais claro.
O ideal é VOCÊ decidir onde ficará sua marcação de velocidade e abertura, não necessariamente zerando em algum canto.
Quando começar a postar fotos no fórum verá que algumas vezes alguém poderá lhe perguntar onde você fotometrou, agora vocâ já sabe responder.
Comecei com câmeras mecânicas que não tinham fotômetros, as combição de velocidade e abertura a gente sabia porque sabia, e cada série de fotos que a gente batia, tinha de pagar por elas, não se assuste com isso.
Depois você vai aprender que velocidade são mais indicadas e como cada abertura afeta suas fotos.





Felipe Gorreri

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Felipe Gorreri
    • Twitter
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2013, 14:41:09
Então, minha irmã acabou de me ligar perguntando se eu ia estar com a câmera dia 09. Eu falei que sim, então ela me perguntou quanto eu cobro para fotografar o aniversário do sobrinho dela de 02 anos.
Mas tipo, tenho 8 dias para aprender um pouco e fazer algo "amador".
Vocês recomendam eu comprar um flash/lente? Ela vai me dar de aniversário o Flash, então recomendam algum?
Obrigado.

Vocês estão me ajudando muito!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2013, 15:18:37
Se é irmã, tá valendo, precisa de flash sim.

Não vai sair lá muito diferente do que você faz numa compacta automática. E sim, bote no automático, é uma exceção e você não vai apreder tudo que precisa até lá.

Se tua irmã reclamar dá para rir dela (ela é maior que você?)

PS:
1 - Não corte cabeças, nem pés de ninguém
2 - não fotografe só o rosto de ninguém
3 - Não faça flagrantes, não fotografe as pessoas mastigando ou sem saber que estão sendo fotografadas com o buchão estufado.
4 - Veja se o foco está cravado sempre
5 - Não fotografe de muito longe
6 - Não esqueça o bolo e a decoração (antes de ficar tudo espatifado)
7 - Dois anos, né? Faça as fotos do garoto arrumado, antes dele ficar pelado.

« Última modificação: 01 de Março de 2013, 15:23:52 por Carcarah »


Felipe Gorreri

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Felipe Gorreri
    • Twitter
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2013, 15:25:17
KKK, ok jaja estou indo no shopping e vou comprar um flash. A lente posso usar a 50mm f/1.8?
Eu tenho que ir Domingo pra Sumaré fotografar algumas coisinhas, eu tenho uma noção mais ou menos pra não dizer que não sei nada.
Vou estudar hoje e amanhã o dia todo!
E ela pergunto, quanto você cobra, quanto eu falo? 100 reais? Quanto?


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2013, 15:26:26
Ah dá de presente pro teu sobrinho, vai.

Não esqueça de fazer o álbum. Fotos em pen drive não prestam.

Faça um bom álbum e ela paga por ele.
« Última modificação: 01 de Março de 2013, 15:29:42 por Carcarah »


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Março de 2013, 15:32:41
Num cobra nada... é sua irmã, pô!
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Felipe Gorreri

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Felipe Gorreri
    • Twitter
Resposta #10 Online: 01 de Março de 2013, 15:33:28
Entendi, eu revelo as fotos e entrego pra ela?
Não é meu sobrinho ASUHUHSA. É sobrinho dela...


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Março de 2013, 15:48:28
Vai numa loja e veja as opções de álbuns que eles motam, tem de todo o preço, você leva as fotos lá e eles revelam e montam o álbum. Vá antes, pra saber o o preço. Assim, você já diz para ela.


Felipe Gorreri

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Felipe Gorreri
    • Twitter
Resposta #12 Online: 01 de Março de 2013, 16:13:35
Estou indo agora em uma loja aqui em Campinas onde vou ver o Flash.
Lá vou ver isso já!
Abraços.
Se eu não fosse fazer isso e não fosse minha irmã quanto cobraria?


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Março de 2013, 16:23:59
Não sou profissional, você também não, então não sei.


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Março de 2013, 16:30:28
Mais uma dica, se tu puder usar a lente do kit 18-55mm é melhor do que a 50mm. Pra quem tá começando é melhor. Como a 50mm é fixa, vc deverá se afastando ou se aproximando pra enquadrar a galera, então é mto melhor usar a lente 18-55. Com o tempo vc compra uma lente melhor.