Autor Tópico: fujichrome  (Lida 2288 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Online: 01 de Março de 2013, 20:00:18
Estou afim de comprar um filme com cores diferentes... estou pensando no fujichrome provia ou velvia.
alguém tem algum outro para indicar? que dê cores bacanas?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2013, 20:04:41
Estou afim de comprar um filme com cores diferentes... estou pensando no fujichrome provia ou velvia.
alguém tem algum outro para indicar? que dê cores bacanas?
Velvia 50 para paisagens e 100 para o resto! O Ektachrome também é interessante!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2013, 20:20:06
estava pesquisando no flickr, achei essa foto aqui:
http://www.flickr.com/photos/saamk/6994130916/

na descrição o camarada colocou "provia100 + cross-processed" o que seria esse cross processed??


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2013, 20:22:11
estava pesquisando no flickr, achei essa foto aqui:
http://www.flickr.com/photos/saamk/6994130916/

na descrição o camarada colocou "provia100 + cross-processed" o que seria esse cross processed??
É quando você revela um filme que deveria ser processado em E-6 em C-41!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2013, 01:01:53
O velvia 100F é bem legal, apesar de ser menos saturado que o Velvia 50 ou o 100 (sem o F). O Provia é mais comportado que o Velvia 100F em relação à saturação. Tudo depende do que você vai fotografar. Se for para expor mais que 15 segundos, vai de Provia ou Velvia 100F que eles possuem pouquíssimos problemas relacionados à falha de reciprocidade
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Março de 2013, 01:18:54
Os Velvia (50, 100 e 100F) têm as cores mais saturadas, e sempre me pareceu ter menor latitude que os demais. É um filme que dá uma imagem bonita, muito própria dele, mas um pouco difícil de expor se for por exemplo uma cena de alto contraste - por exemplo sob sol forte.

O Provia eu acho um filme sem graça. O Ektachrome é legalzinho, e a Kodak tem uma linha de cromos mais baratos que são difíceis de achar, os Elitechrome, eu particularmente acho ainda mais sem graça que o Provia.

Ah e o lugar onde vc vai revelar conta muito no processo, não esqueça disso.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 02 de Março de 2013, 07:36:55
Os Velvia (50, 100 e 100F) têm as cores mais saturadas, e sempre me pareceu ter menor latitude que os demais. É um filme que dá uma imagem bonita, muito própria dele, mas um pouco difícil de expor se for por exemplo uma cena de alto contraste - por exemplo sob sol forte.

O Provia eu acho um filme sem graça. O Ektachrome é legalzinho, e a Kodak tem uma linha de cromos mais baratos que são difíceis de achar, os Elitechrome, eu particularmente acho ainda mais sem graça que o Provia.

Ah e o lugar onde vc vai revelar conta muito no processo, não esqueça disso.
Eu revelo os meus no Dale Lab na Flórida, mando por correio e recebo! Muito satisfeito com o processo deles!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Março de 2013, 11:09:15
Nossa mas compensa financeiramente?

Eu praticamente abandonei fotografar com cromo... a última vez que fiz isso foi numa viagem, e mandei revelar onde eu estava mesmo, o serviço ficou bom e tal, os labs daqui sei lá, me dão medo. Fora que, se não me engano, sobrou apenas a Labtec e a Capovilla revelando...


renatocpaiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Março de 2013, 15:42:49
Considero uma boa opção o Portra 160 ou (New) 400.As cores são lindas.
Eu não sei se você ainda pode encontrara,mas o Ektar 100 também dá belas cores.
renatocpaiva


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #9 Online: 04 de Março de 2013, 08:48:14
Agradeço a todos pelas dicas.. acabei comprando um Provia 100, devido as fotos que encontrei em alto contraste, mais depois que vi que essas cores são com revelação em C41... quando o Provia é relevado no modo E6, as cores não são do modo que eu esperava não.. Mais ok..
Pedi um amigo para trazer dos EUA um Pack de Velvia 100, pelo que pesquisei, nesse as cores são mais bonitas que o provia!

Alguém já usou algum filme Lomography? ..na Amazon está 9 dolares um pack com 3... Será que compensa? visando "cores legais"


rodrigo_luiz78

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #10 Online: 21 de Março de 2013, 19:43:53
Tenta usar um filme pra luz de tugstenio na luz do dia e revelar em C41
O site do lab na Florida.
www.http://dalelabs.com


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #11 Online: 25 de Março de 2013, 17:15:40
Falaê galerinha do filme.

Bom, fui revelar meu primeiro filme chromo...
Comprei um Provia 100, mas uma coisa me intrigou quando vi o filme revelado...
Tinha escrito "FUJI RVP 100F", joguei isso no google e não apareceu nada de Provia.. e sim Velvia! (o que significa esse RVP?)
Será que me venderam Velvia falando que era provia?


Não deu pra saber na hora pois eles usaram a carcaça de outro filme e rebobinaram o suposto provia nessa carcaça,
Ai eles colocam um adesivo para identificar qual filme tem ali dentro de verdade..

Esperava que saisse fotos com contraste verde (revelei em C41) mas sairam várias avermelhadas,
entre outros tons malucos!! achei isso bem interessante, pois cada foto está com um tom diferente...

Segue a foto de um negativo invertido:

Depois posto as fotos pra vcs verem o resultado...


fl00de

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2013, 11:53:14
..

Esse RVP100F é o código que identifica o filme, nesse caso Velvia 100F (há o RVP100 que é o Velvia 100)

o Provia 100F, se não me falha a memória, é o RDPIII.

Diferentes filmes, Sensia, Velvia, Provia, ou outros da Kodak, uma vez processados em C41 por exemplo (XPRO ou cross process) tendem a intensificar certas tonalidades.

Para piorar (ou não) dependendo da exposição esse efeito pode ser intensificado ou ainda mudar completamente.



gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2013, 16:09:48
..

Esse RVP100F é o código que identifica o filme, nesse caso Velvia 100F (há o RVP100 que é o Velvia 100)

o Provia 100F, se não me falha a memória, é o RDPIII.

Diferentes filmes, Sensia, Velvia, Provia, ou outros da Kodak, uma vez processados em C41 por exemplo (XPRO ou cross process) tendem a intensificar certas tonalidades.

Para piorar (ou não) dependendo da exposição esse efeito pode ser intensificado ou ainda mudar completamente.

Floode, gosto bastante de lomografia, e sabia que sairia com tons intensos e variados.
Já estava esperando esse resultado, só não sabia que sairia com tanto ruido... até por que era filme ISO100!
aqui um exemplo:

Foto sem nenhum tratamento.
« Última modificação: 02 de Maio de 2013, 16:10:34 por gruggio »