Autor Tópico: Qual a REAL perda de uma Cropada na opinião de vcs?  (Lida 2339 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #15 Online: 03 de Março de 2013, 12:55:07
É assim óh, vou citar algumas diferenças, mas deixando de lado a idade tecnológica do sensor, imagine que vamos comparar dois sensores, um cropado e outro FF da mesma geração.

DOF, existe uma grande diferença estética na profundidade de campo, distorções e compressão dos planos. O que é melhor pra vc, não sei, tem gente que idolatra um DOF curto, mas isso nem sempre é adequado para as diversas situações. O fato é que existe "diferença estética" e cada um deve entender o que quer com sua fotografia.

Se o sensor é maior, entra mais luz. Se entra mais luz, significa que o sensor recebe uma maior quantidade de energia em um determinado espaço de tempo. Imagine uma mesma exposição na cropada e na FF, mesma abertura e mesma velocidade, nesta situação o sensor FF recebe mais FOTONS, ou seja mais energia. Em virtude disso o sensor FF registra com mais facilidade a foto. Essa energia que entra na luz que passa pela lente é fundamental para o desempenho do sensor. Quanto mais luz melhor, mais fácil de registrar a imagem (ou seja melhor/maior resposta/sensibilidade do sensor (cores/ISO/DR)).

Pensando agora em resolução de imagem. Quando a luz passa pela lente, ocorre uma redução drástica na resolução desta imagem, isso é uma limitação física, não existe lente perfeita, todas elas reduzem a qualidade de imagem. Falando apenas de resolução, e de maneira bem simplificada, uma lente projeta "n" linhas de resolução sobre a área de captação do sensor. Imagine agora esta mesma lente projetando imagem sobre os dois sensores com tamanhos diferentes. Como o sensor FF é maior que o cropado, a imagem projetada sobre ele (FF) tem mais linhas de resolução que vem da lente. Assim sendo, e sem entrar na seara do fenômeno "disco de airy" e sua relação com a abertura da lente (e do desempenho no centro e bordas), a imagem do sensor FF tem mais resolução, ou em outras palavras, quanto maior o sensor mais linhas de resolução da lente ele vai receber. É por isso que neste aspecto, uma imagem de câmera MF vai ser melhor que uma FF, e ainda a frente uma câmera de Grande Formato consegue uma resolução impressionante.

Bom foi um pitaco nas questões entre um sensor cropado e um FF.

Dai pra frente, e no caso real e específico que vc coloca, 5D1 e 7D, deve-se avaliar essas questões de estética, de proposito da fotografia, de diferença tecnológica devido à idade do sensor e eletrônica da câmera, de utilização da câmera (velocidade, foco, fator 1,6x do crop, etc...) e outras coisinhas a mais.
Não teria explicado melhor, tudo depende da linguagem que você quer usar!
Eu não abandono os 35mm, mas não recrimino quem fotografa com APS-C...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fpugliesi

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #16 Online: 03 de Março de 2013, 14:20:07
Tenho dó de vender a MKI.
Adoro a câmera. Pra mim é perfeita.
Lindsay, se eu tinha alguma dúvida ainda em relação aos sensores, elas terminaram.
Bela explicação.
Obrigado.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #17 Online: 03 de Março de 2013, 17:09:33
Se trocar a full pela crop vai chorar até amanhã cedo, full é outro mundo.
« Última modificação: 03 de Março de 2013, 17:10:36 por THUNDER »


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #18 Online: 03 de Março de 2013, 23:28:49
Tenho dó de vender a MKI.
Adoro a câmera. Pra mim é perfeita.
Lindsay, se eu tinha alguma dúvida ainda em relação aos sensores, elas terminaram.
Bela explicação.
Obrigado.

Eu tambem pensava assim. Adorava a minha 5D. Até conhecer a Mark 3. Depois de usar Mark 3 e 6d comecei a achar a 5d lenta e imprecisa no foco... Vendi.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 04 de Março de 2013, 00:02:35
Eu tambem pensava assim. Adorava a minha 5D. Até conhecer a Mark 3. Depois de usar Mark 3 e 6d comecei a achar a 5d lenta e imprecisa no foco... Vendi.
Adam, qual gosta mais: 5DIII ou 6D? Pq?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 04 de Março de 2013, 13:05:32
Eu tô so esperando a 70D chegar pra ter 35mm e a APS-C
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''