Autor Tópico: Devo comprar lente ou flash?  (Lida 2286 vezes)

Marcos LO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Online: 03 de Março de 2013, 21:28:27
Pessoal devo comprar uma lente 18-105 ou 55-200 ou um flash sb910?? uso uma d3100 e fotografo raramente só pra familia mesmo, geralmente aniversários!
Nikon d3100


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2013, 21:55:02
Eu acho que nem um nem outro. :]

No começo eu também pensava em fazer um set de lentes que cobrisse um range absurdo, algo como "de 17mm até 200mm eu tenho", mas aí começam a surgir os problemas.

Lentes com essas que tu citou são muito escuras (tem um número f grandão e não constante em todo range de zoom da lente), além de não serem tops na qualidade da imagem.

Te recomendaria investir em lentes prime (lentes de tamanho fixo, não-zoom), pois essas entregam uma qualidade de imagens bem melhor e são muito claras (têm uma abertura grande = número f pequeno).
A boa notícia é que primes f/1.8 são baratas e no nosso mundinho Nikon estamos muito bem servidos delas.

35mm f/1.8G DX: é bem útil pra fotografia geral, pois cobre desde uma foto de perto (dentro de casa, por exemplo) quanto uma paisagem.
50mm f/1.8G: a irmã mais famosa. É muito indicada pra "tudo", só que tu tem que ter espaço pra dar uns passinhos pra trás e enquadrar as pessoas, pois é mais fechadinha. Ótima pra retratos. Absurdamente nítida em f/2.8.
85mm f/1.8G: tá, essa é brincadeira de gente grande. Pode pensar como última lente a se comprar nessas 3 aí, a não ser que tu descubra nesse meio tempo que o que tu quer mesmo é uma lente de retratos. Essa é a perfeita. Uma das melhores lentes já feitas pela Nikon NA HISTÓRIA.

Eu, se fosse tu, compraria a 50mm (em torno de R$ 700~800) e depois de usá-la bastante decidiria, com base nas experiências, se te faz falta algo mais aberto ou mais fechado. A 50mm é tiro certo. Ninguém se arrepende de comprar essa lente, e quem vende ela depois, se arrepende. Costumo dizer que a 50mm é igual um imóvel, não é gasto, é investimento.

Quanto ao flash, brinca com um YN-467 II do eBay! Em torno de R$ 140 e também não tem erro.

Oh, kit de lente + flash por menos de R$ 1.000!

Abração!


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2013, 08:12:45
Eu acho que nem um nem outro. :]

Eu, se fosse tu, compraria a 50mm (em torno de R$ 700~800) e depois de usá-la bastante decidiria, com base nas experiências, se te faz falta algo mais aberto ou mais fechado. A 50mm é tiro certo. Ninguém se arrepende de comprar essa lente, e quem vende ela depois, se arrepende. Costumo dizer que a 50mm é igual um imóvel, não é gasto, é investimento.

2x


fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2013, 22:31:26
Antes de comprar a 50tinha eu faria o teste com a lente do kit, usa ela em 35mm, passa um dia ou mais fotografando sem alterar a distância, depois faz isso em 50mm aí vc verifica qual das duas distâncias vc se sentiu mais confortável e compra.

No meu caso foi a 35mm e garanto que nao estou nem 1mm arrependido!
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2013, 00:44:07
Logo que comprei minha camera nem peguei lente de kit.. comprei o corpo mais uma 50mm ... usei praticamente um ano so ela... pra tudo... eventos da familia... retratos... fotos de paisagem.. fotos de produto...  claro q de tudo isso ela serve bem mesmo é para retratos e studio, porem foi bom pra pegar nocao de distancia etc... agora peguei uma 10-20 da sigma, outro coisa.. outro mundo...  e como logo pretendo estar trabalhando com isso (fashion/comercial) pretendo pegar uma sigma 85 mm .. acho q com esse set da pra fazer praticamente de tudo!

abraco