Autor Tópico: Sobre a Nikon D3100???  (Lida 6223 vezes)

Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Online: 04 de Março de 2013, 09:32:38
Pessoal estou pensando em uma D3100, mas como tenho duvidas sobre motor de foco, e escolhi a 3100 por filmar em fullhd, em relação a t3, gostaria de saber se essas lentes "simples" que vem no kit, elas já possue motor de foco, ou se tenho que focar manualmente.....como isso funciona....
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Março de 2013, 09:48:17
A lente 18-55mm que vem com a D3100 é AF-S - possui sim o motor de foco.
Quanto a ser um bom equipamento para filmagens, isso é outra história...


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2013, 10:56:31
Mas com certeza seria melhor que a t3  que filma em hd....olha nos links do mercado livre, diz que a lente do kit não possue motor de foco...vc tem certeza....pois como estou aprendendo a questão do foco, fazer manual no inicio é bem mais complicado....
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2013, 11:25:27

Fabio, olhe aí o que aparece no site do Ken, sobre a 3100:

What's Missing   
The D3100 loses lots of weight: even the D90 weighs almost 50% more than this D3100!
The D3100 has pretty much everything anyone needs. The very few things missing are things few people use or understand:
No internal AF motor to autofocus older AF (screw-type) lenses.
No Kelvin White Balance setting.
Only one manual preset WB memory position.
No depth-of-field preview.
No two-green-button reset.
No external switch to select the AF-Area selection mode. The rear dial can select the AF point, but if you want to go between the auto-area select mode, single point mode or multipoint tracking modes, you have to stop and set it using the LCD.

http://www.kenrockwell.com/nikon/d3100.htm
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2013, 11:29:58
E sobre a lente 18-55mm:

Focal Length: 18-55mm, which gives the same angle-of-view on a digital camera as a 28-85mm lens gives on a 35mm film camera.
Marked Focal Lengths: 18, 24, 35, 45 and 55 mm.
Focus System: Internal Silent Wave Motor, driven by the camera's electronics.
Focus Distance Scale: NONE.
Manual Focus: A nasty little front ring.
Maximum Aperture: f/3.5 - 5.6.
Diaphragm: 7 blade rounded, stopping down to f/22 - 38.
Close Focus: 11" (0.28m) from the back of the camera. This is 4.5" (11.5cm) from the front of the lens!
Maximum Reproduction Ratio: 1:3.2.
Filter Size: 52mm.

http://www.kenrockwell.com/nikon/18-55-ii.htm
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2013, 11:38:42
Mas com certeza seria melhor que a t3  que filma em hd....olha nos links do mercado livre, diz que a lente do kit não possue motor de foco...vc tem certeza....pois como estou aprendendo a questão do foco, fazer manual no inicio é bem mais complicado....

Eu tenho essa lente, Fabio.    :ok:

Quanto à filmagem, não me referi à resolução.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2013, 19:51:49
TODAS, TODAS as lentes AF-S tem motor de foco!

A 18-55 tem sim, tenho uma D3100 e tenho essa lente, as lentes AF-D ou AF que nao possuem motor...mas cara, recomendo para filmagem a 50mm 1.8 AF-D, que nao tem motor de foco e é uma lente barata mas é clara e é muito suave a focagem na mão, sem contar que pra filmar foco automatico nao é tao bom...raramente quem filma usa.
@jacobfotografiacriativa


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2013, 20:35:54
Valeu pessoal pela força.....esta do link, então tem motor de foco....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458611563-nikon-d3100-8gb-tripe-bolsa-confianca-e-honestidade-_JM

A questão de ter motor, é mais para fotos mesmo, e não para filmagem, para filmar me referi  em coparação a t3, que é em hd....
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


guilcm123

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2013, 11:24:07
TODAS, TODAS as lentes AF-S tem motor de foco!

A 18-55 tem sim, tenho uma D3100 e tenho essa lente, as lentes AF-D ou AF que nao possuem motor...mas cara, recomendo para filmagem a 50mm 1.8 AF-D, que nao tem motor de foco e é uma lente barata mas é clara e é muito suave a focagem na mão, sem contar que pra filmar foco automatico nao é tao bom...raramente quem filma usa.

É isso aí.
Ao autor do tópico, pode comprar o kit D3100 com 18-55 AF-S, que sua câmera terá foco automático sim!

Quanto ao uso do foco automático da câmera em modo filmagem, ele realmente não é tão útil nessas DSLR "de entradas" (seguem as razões abaixo). Não sei nas câmeras full frame ou mais "top de linha"...
1 - O motor de foco irá fazer um ruído muito chato durante a filmagem (a não ser que você esteja filmando para depois colocar uma trilha sonora, terá que ter midrofone externo para evitar isso, e a D3100 NÃO TEM ENTRADA PARA MICROFONE EXTERNO.
2 - A velocidade e precisão do autofoco no modo LiveView (usado para filmagens) deixa a desejar. Se você for alterar o foco durante a filmagem, prepare-se para ter partes do seu filme sem focagem, sem falar o ruído enquanto a câmera ajusta o foco.
3 - Para que o foco automático funcione em filmagem, você terá que ficar pressionando o tempo todo o botão do obturador a meio curso.

Agora, para fazer filmagens em situações mais estáticas, preferencialmente com a câmera sobre um tripé ou steady-shot, a qualidade da filmagem da 3100 e 5100 é simplesmente fantástica. Mesmo com pouca luz, ou com luz cenográfica ela capta matizes lindíssimos. Mas, nessas condições, com pouca movimentação da câmera, e distância focal mais ou menos estática, o foco automático até pode ser dispensado. É melhor fazer pequenos ajustes no foco em modo manual, do que deixar a câmera estragar sua bela imagem quando está "procurando" o foco. Nesse caso, a lente indicada pelo André é uma ótima pedida.


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2013, 19:37:25
Decidido...vou comprar a d3100, porém observei que tanto as lentes, quanto flash e baterias são em media bem mais caro....
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


thiagopellison

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 392
  • Sexo: Masculino
  • Um cara de TI vidrado em fotografia...
    • Minhas Fotos no Flickr
Resposta #10 Online: 05 de Março de 2013, 19:45:08
As lentes são um pouco mais caras por causa do motor de foco interno.

Abs!
www.flickr.com/photos/thiagopellison

Nikon D7100 - 50mm 1.8g - 18-200 VRII


fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #11 Online: 05 de Março de 2013, 19:46:59
Decidido...vou comprar a d3100, porém observei que tanto as lentes, quanto flash e baterias são em media bem mais caro....


Em fotografia tudo é caro, no inicio você acha mais, depois o equipamento começa a te limitar, você vai querer fazer fotos assim e assado e não vai conseguir, sua técnica vai melhorar e você começa a ver que nem é tão caro, quando você menos percebe seu Set pulou de 1 para 3 lentes, e você a todo momento pensa numa 4ª, 5ª em um tripé, filtros, bolsas, flash, vício!
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Março de 2013, 20:33:06
Se já decidiu nem fica pensando nisso senão tu vai "desdecidir" rapidinho, hehehe
Se serve de consolo, pode adquirir flash genérico que é "baratinho"... Ah, eu sou canon, mas não sou do tipo "pregador" pq acho que entre as duas é questão muito mas de gosto do que qualquer outra coisa... Abraço e boas compras!
Tecpix + motorola do guga


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #13 Online: 09 de Março de 2013, 14:20:16
Tenho a D3100 e é uma ótima câmera, recomendo de olhos fechados. A lente do Kit é sensacional se comparando com fotos de câmeras compactas.
Para vídeo ela é boa, mas não é o meu forte, pois uso ela 95% do tempo pra fotografar.
As lentes da nikon que tem motor são todas as AF-S, se não for AFS não tem motor.
A lente do kit é boa no geral, é leve e de boa qualidade. O único lado ruim é que ela não é muito "luminosa" ou seja; não tem aberturas grandes como F1.8, F2.8... mais tirando isso ela é muito boa para fotos diurnas!

E outra, um amigo meu tem uma t4i e comprou uma lente 50mm 1.8 da canon... ai depois que ele colocou a lente na camera, ela travou no corpo e não queria sair mais, e quando fomos pesquisar, descobrimos vários relatos que isso acontece muito com a 50mm... Nessa hora eu dei Graças a Deus por meu equipamento sem Nikon!
É um pouco mais caro sim as lentes, mais fotografia é um hobby caro e no final das contas fica elas por elas. E mais, se tiver uma camera nikon ou canon, pode comprar lentes sigma/tamron para ambas...
« Última modificação: 09 de Março de 2013, 14:24:13 por gruggio »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 09 de Março de 2013, 21:12:17
Gruggio muito bem colocada as suas opiniões. Também tive uma D3100 e recomendo para qualquer um, ainda mais agora que o preço caiu.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales