Autor Tópico: Indenização da Porto Seguro sem NF de equipamemento  (Lida 8880 vezes)

fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Online: 05 de Março de 2013, 17:57:27
Pessoal,

Devido a receios de fotografar no meio da rua, no meio das matas, em qualquer meio, estou em uma saga tentando fazer seguro para meu equipamento amador, ocorre que em contato com a corretora Kertzman a mesma informa que pode-se fazer o seguro por fotos do equipamento, já a Safer informa que não, aí parto para os questionamentos e abro para ambas as corretoras responderem:

1- A Kertzman fala que faz sem NF, só por fotos, mas, na proposta que eles enviam por email fica bem clara a obrigatoriedade da nota fiscal, sendo assim fica parecendo que, "Sim, você pode fazer o seguro sem nota fiscal" e "Não, você não pode receber a indenização em caso de sinistro sem a NF", pois, se formos ao site da Porto Seguro, verificamos nas condições gerais que a NF é condição essencial para recebimento dos valores!

2- Em contato com a SAFER fui muito bem atendido, diferente da Kertzman que parece que os caras estão sempre muito ocupados e não podem responder seus questionamentos com clareza, foi passado que o seguro você faz de qualquer jeito até sem ter o equipamento em mãos, pois a seguradora quer é ganhar dinheiro, na hora do sinistro é que ela exige as particularidades contratuais, ou seja, a procedência/NF do equipamento.

3- Lembro muito um caso que ocorreu em minha família, uma parente fez um seguro de um carro, o corretor, querendo vender, fez a propaganda que ela teria direto, no caso de sinistro de perda total, do valor da nota fiscal do carro, caso acontecesse em até 180 dias da aquisição, até aí tudo ótimo, para a sorte de minha parente, ela foi roubada, os bandidos levaram o carro, ela prontamente acionou o seguro que somente indenizou pela tabela FIPE, traduzindo, prejuízo de uns 10.000,00 que era mais ou menos a diferença para a nota.
Ela me procurou, quando li o contrato de condições gerais o mesmo falava que realmente o seguro tinha esta possibilidade de indenização CASO O SEGURADO TIVESSE CONTRATADO, foi aí que vi o erro, o corretor, querendo vender, disse que tinha este benefício, mas não explicou que isso aumentaria o preço final da apólice, fazendo com que o cliente pudesse achar proposta melhor, sendo assim, de boca, o corretor disse que tinha mas não contratou a cláusula dos 180 dias, erro de minha parente pois ela não leu a apólice e erro do corretor que a ludibriou.

Sendo assim fica o questionamento, se fizermos seguro com a Porto Seguro apenas com fotos dos equipamentos seremos indenizados caso haja algum sinistro.

Vale lembrar também que a vistoria para estes casos não é válida, pois a NF que seguradora exige é justamente para uma possível recuperação do equipamento, ou seja, a comprovação da propridade dos mesmos, mais ou menos no caso de carros roubados que a seguradora recupera e fica para ela.

Gostaria que os meus colegas do fórum se posicionassem, caso alguém RECENTEMENTE tenha conseguido a indenização de seguro feito apenas com fotos.

Boa Noite
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/


Barnabé

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Eu gosto muito disto! :P
    • www.ricardobarnabe.com.br
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2013, 18:04:02
Fernando, acho que vc já tem a resposta.

Vale o que esta escrito.

Sugiro uma ida em algum local como Rua santa efigenia e tente "arrumar" uma nota com o número serial, tem  lugares que fazem qualquer negócio, mas tenha certeza que isto não ira sair na faixa....

abraços
Nikon D750
50mm 1.8 G
SB 910, YN560-TX, II YN560 IV

www.ricardobarnabe.com.br


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2013, 18:15:23
Já tive esse grilo de não receber o sinistro também, mas depois que tinha feito o seguro liguei no 0800 da porto e falei no setor de sinistro, onde fui informado que eu receberia sim, pois se foi aceito o seguro não tinha por que não receber.

Hoje desencanei com isso, ja vi relatos em outros foruns de sinistros pagos na boa, sem pedir nota.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2013, 18:36:52
Cara, não faz por telefone, faz os questionamentos por e-mail pra ter isso documentado. Se um vendedor te disse que tem seguro sem nota fiscal, é o que vale, só precisa mostrar isso em caso de algum problema. Imprime esse e-mail e guarda junto na pastinha que não tem erro.
Tecpix + motorola do guga


fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2013, 18:40:35
Cara, não faz por telefone, faz os questionamentos por e-mail pra ter isso documentado. Se um vendedor te disse que tem seguro sem nota fiscal, é o que vale, só precisa mostrar isso em caso de algum problema. Imprime esse e-mail e guarda junto na pastinha que não tem erro.

Sei disso, estou me documentando, mas é que as respostas do corretor são extremamente vagas, por exemplo.

"Prezado,

Verifiquei no escopo da proposta que o seguro somente é feito com NF ou Recibo do equipamento.

Fazer somente com fotos não vai me causar transtorno no momento de um possível sinistro?

Tenho aqui em mãos um recibo de conserto da Câmera com o número de série dela, inclusive, serve para fazer o seguro.

Caso as fotos sirvam para fazer o seguro, seguem meus dados:" Estes foram os questionamentos


"sim aceitação as fotos
falta data nascimento , expedição rg e sobre pagto
obrigado" esta foi a resposta


KKK Sou Advogado e ao que parece a resposta é vaga propositalmente, posso estar errado mas transparece!
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2013, 19:14:10
NF é necessária para qualquer ação que tu tenha que tomar.

Não há como comprovar que o equipamento existe ou é de tua propriedade sem a NF.


Portanto, quando dizem que o seguro pode ser feito, é MENTIRA.


Abs.


fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2013, 19:19:20
NF é necessária para qualquer ação que tu tenha que tomar.

Não há como comprovar que o equipamento existe ou é de tua propriedade sem a NF.


Portanto, quando dizem que o seguro pode ser feito, é MENTIRA.


Abs.

FEITO até pode! O problema é na hora de indenizar!
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Março de 2013, 19:37:07
Eu mandaria outro: Confirmado então que será realizada a indenização em caso de sinistro mesmo sem a N.F?

Acho que não terá problema amigo, apesar de já ter trabalhado mais de 2 anos no procon, acho que vale a pena sim, hehe
Tecpix + motorola do guga


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2013, 20:24:07
Tenho seguro da Kertzmann / Porto Seguro e tive um acidente com meu equipamento. Fiz o seguro com fotos, pois nao tinha mais a NF, deu tudo certo, consegui dar a entrada e acionar o seguro sem problemas, me pediram a minha conta corrente, pelo visto vão depositar o valor!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2013, 22:44:07
Tenho seguro da Kertzmann / Porto Seguro e tive um acidente com meu equipamento. Fiz o seguro com fotos, pois nao tinha mais a NF, deu tudo certo, consegui dar a entrada e acionar o seguro sem problemas, me pediram a minha conta corrente, pelo visto vão depositar o valor!

 :ok: :ok:

É isso ai ...


Safer Corretora

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
    • Seguro Para Equipamentos Fotográficos | Safer Corretora
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2017, 17:09:50
Não havíamos visto esse post antes.

Segue então uma informação OFICIAL em relação a contratação do seguro de equipamento fotográfico SEM NOTA fiscal;

Atualmente por tratativa diferenciada com a Porto Seguro, podemos aceitar equipamentos sem nota fiscal. Estas, são então substituídas por fotos dos equipamentos (uma de perfil e outra do número de série), que comprovarão a posse dos equipamentos no ato da contratação;

A Safer Corretora sugere que para determinar o valor de cobertura; realização de cotação de valor médio de mercado para equipamentos sem nota, afim de proporcionar maior transparência e cumprir o objetivo maior do seguro; a reposição do bem danificado.

Abraço à todos!


phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2017, 19:09:57
pois é. Estou trocando de equipamento por um sem nota fiscal e a única coisa que tá pegando é essa:
nao posso ficar sem seguro.

Moro no centro de uma capital, tem muitos assaltos, sou mulher baixinha e magra. ou seja: mó fácil tirar câmera de mim quando estou fotografando.

Queria saber se não é realmente um engano que eles fazem seguro de equipamento apenas por foto, sem nota fiscal.


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2017, 13:59:16
Eu fiz o meu pela porto seguro também, e a mulher disse que aceitava, tirei fotos, enviei e ela fez. Agora, realmente é como voce disse, eu nao sei como será caso aconteça sinistro. Só esperando pra ver.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2017, 14:06:20
Eu fiz o meu pela porto seguro também, e a mulher disse que aceitava, tirei fotos, enviei e ela fez. Agora, realmente é como voce disse, eu nao sei como será caso aconteça sinistro. Só esperando pra ver.
O meu é da AIG pela corretora Ellege, na própria apólice vem dizendo que não precisa ser a nota fiscal, podendo comprovar a posse do item através da foto do serial (provavelmente foto item + foto serial), esse detalhe constando na própria apólice me deu bastante tranquilidade.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2017, 19:31:37
Seguros não podem exigir documentos, que não foram solicitados na contratação, na hora do sinistro. Já teve gente aqui que recebeu dos correios assim.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs