Autor Tópico: Dicas para Boas fotos de documento 3x4  (Lida 21469 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Março de 2013, 23:20:39
Ola!
Eu vou fazer umas fotos 3x4 e gostaria de receber algumas dicas de quem está acostumado a fazer este tipo de trabalho.

Seria a primeira vez que eu faria isso. Fazer uma foto assim em sí obviamente é fácil e não tem segredo. A questão é: Como tirar boas fotos?

Por exemplo a pessoa que me pediu, levantou a questão dos cabelos. Disseram a ela que não pode fotografar com o cabelo solto. Existe algo a respeito?

Eu tenho um pano de fundo e meu equipamento de iluminação será improvisado, não tem nenhum problema quanto a isso não né ? (Isso eu tambem ja mostrei a ela)

Eu vi uma dica interessante também por aqui. Ao inves de pagar a revelação das 3x4 eu revelar uma 10x15 ou 15x21 e depois recortar? Sae realmente mais barato!

valeu!!


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2013, 07:59:58
Pior que não tem como fazer fotos 3x4 boas... A pessoa fotografada vai sempre achar que ficou ruim.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A questão do cabelo solto, a informação que passaram para você é errada, pode-se fazer 3x4 com os cabelos soltos, desde que não tape o rosto que é o principal.
Para você trabalhar, monte o pano de fundo e iluminação, faça a foto, limpe o fundo no photoshop, recorte a foto no tamanho 3x4 resolução 300 dpi, abra um novo arquivo no tamanho 10x15 resolução 300 dpi. Dá para colocar 6, 8 ou até 9 fotos, mande pro laboratório de sua preferência, vai ficar mais barato para você e em consequência, seu lucro vai ser maior.
Preste atenção ao redimensionar a 3x4, ao menos aqui em MG, foto para CNH tem que ser no mínimo 85% só rosto e pra identidade, 70% de rosto...

Espero ter te ajudado, boas fotos!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2013, 10:33:31
opa! Ajudou sim!

Muito obrigado


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2013, 11:31:48
Meu pai fazia 3x4 há mais de 30 anos atrás. Lembro que ele tinha um "meio-terno" que o sujeito vestia para parecer bem na foto. Hoje em dia uma máscara no photoshop resolve isto. =p

O Detran/MG exige camisa preta (ou quase preta) e branco.

Foto só de cara é horrível.


Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2013, 11:49:06
Quanto ao cabelo, para RG e, se não me engano, passaporte o cabelo não pode esconder as sobrancelhas e orelhas.

Mulheres podem e devem ficar maquiladas, minha mulher eu sempre fiz questão e hoje ela também não abre mão de fazer o cabelo e maquiagem antes.

Quanto aos homens o cabelo pode dar uma baixada com gel ou molhando, mas depende do tipo de cabelo, o melhor é so fazer esse tipo de foto quando tiver cortado o cabelo no dia anterior ou bem perto disso.

Sempre é bom ter um lenço com álcool para eliminar a gordura do rosto.



Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2013, 12:19:10
obrigados  :ok:

É por isso que eu sempre digo, meu curso (teórico) de foto é o fórum aqui e o estágio é na prática mesmo...rsss



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2013, 12:56:06
Algumas delegacias de identidade não aceitam brincos, piercings e outros gueri gueri pendurados na cara, hehehehe

Cuidado com a simetria dos ombros, se deixar um ombro mais caído que o outro,  caga na foto, kkkkkkk


Saudosita mode ON: Deu saudade do tempo que eu batia foto 3x4 do foto, com uma Pentax K 1000, lente 50 mm, tinha que acertar a distancia, senão ficava só a cara, ou ficava muuito longe, kkkkkkkkkkk




Abraço


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2013, 14:04:49
Você já pensou em comprar uma impressora para fazer suas fotos?
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Março de 2013, 14:25:02
Você já pensou em comprar uma impressora para fazer suas fotos?

Não! Nunca pensei! Quer dizer, eu tenho uma impressora da epson aqui com bulk ink, mas a tinta não está muito boa. No caso, era só comprar o papel fotográfico. Bom... eu posso tentar comprar 1 pra ver como fica né?

Mas de qualquer forma é a primeira vez que vou fazer esse trabalho :)

Valeu pelas dicas  :ok:


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Março de 2013, 14:57:24
Não confio muito nessas impressoras Jato de Tinta com Bulk Ink para fazer fotos "oficiais".

Procure impressoras térmicas.

A Hiti tem uma que custa por volta de R$500,00. O custo de cada foto sai a +- R$ 1,30 (papel + ribbon)

Tem uma outra superior, que faz fotos até 15x20, que custa R$3.000,00.
Mas o custo por foto cai para R$ 0,41 (papel + ribbon).

Qual o preço do 3x4 em sua região?


Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Março de 2013, 15:03:16
Onde eu revelo, as 3x4 eles cobram R$ 8 reais, 8 cópias.

Sobre as impressoras, realmente esta que vc citou é a ideal, mas por enquanto não tenho como investir.

Por enquanto eu vou revelar mesmo na fotótica e acho que eu mesmo vou recortar para diminuir os custos :)

A propósito a média de preços pra revelação é essa?


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Março de 2013, 15:14:50
R$ 1,00 cada foto 10x15, é isto?

Sugiro que você compre um alicate próprio para cortar 3x4. Se sentir necessidade, um para corte de 5x7 também.

O corte com tesoura é impreciso e não fica 100%. Pra falar a verdade, fica é feio mesmo.

Quanto a sua concorrência cobra nos 3x4 ?
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Março de 2013, 15:45:00
R$ 1,00 cada foto 10x15, é isto?

Sugiro que você compre um alicate próprio para cortar 3x4. Se sentir necessidade, um para corte de 5x7 também.

O corte com tesoura é impreciso e não fica 100%. Pra falar a verdade, fica é feio mesmo.

Quanto a sua concorrência cobra nos 3x4 ?

10x15 seria R$ 0,65 centavos.

A ideia era usar um estilete e régua, dicas que vi num tópico daqui.

Sobre a concorrência na verdade eu não sei bem. Eu preciso estudar essa questão


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Março de 2013, 16:29:01
O alicate vai te poupar uma chateação enorme e vai ficar bem melhor do que você consegue normalmente fazer.


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Março de 2013, 16:38:54
Bem lembrado pelo amigo Mike Castro, nada de piercings, quanto aos brincos em mulheres, sem problemas, pra homem, nem pensar...

O alicate para cortar é uma excelente ideia, uso do modelo que segue link abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466792981-cortador-de-foto-3x4-revolver--_JM

Um pouco alto o valor, mas é uma mão na roda, já corta em um único movimento e ainda deixa os cantos arrendondados, em horário de pico adianta bastante o serviço...
Não se esqueça de comprar também carteirinhas, você já entrega as fotos protegidas.

Quanto os psd de ternos para montagem, vou te enviar por MP o link onde pode baixar, não sei se a moderação libera a postagem de link por aqui.
« Última modificação: 06 de Março de 2013, 16:44:57 por charles_pereira »