Autor Tópico: Balanço de branco / Exposição - cartao cinza - Flash YongNuo YN-565EX  (Lida 1767 vezes)

rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Olá pessoal... meu YN-565EX acabou de chegar.... e to com uma duvida... como nunca trabalhei com flash externo,
por ex, para foto de um retrato... como faço a medicao da exposicao e balanco usando o cartao cinza e flash? eu uso algum tipo de pre flash e isso fica guardado na memoria dela?


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2013, 22:36:45
 :(


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2013, 23:33:17
Eu gostaria de ajudar mas não entendí tua pergunta. Esse flash é ou não TTL? Se não é, voce configura a exposição definindo no flash qual a distância do objeto e a abertura da lente, e coloca a velocidade do obturador da CAM na mesma de sincronização do flash, ou seja: tudo no manual.
Sobre WB, defina a foto como WB Flash e deu. Se quiser um WB mais exato ou tiver variações de luz do flash+ambiente vai depender da tua mão na pós. Cartão cinza, com flash acho desnecessário em externa, mas pode ser necessário em studio se tiver diferentes temperaturas de cor iluminando a cena,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2013, 11:18:06
Opa
obrigado..
 Meu flash é o YN-565EX ele eh TTL sim...
entao por ex para fotos de retratos externos usando o flash com u mdifusor para iluminar o tema central eu faco uso em TTL e o Balanço para WBfash?

e no estudio como eu poderia fazer a medicao com o cartao? eu consigo fazer com a luz continua... porem com o flash nao estou sabendo usar...

obrigado


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2013, 12:11:37
É o mesmo procedimento pra setar WB com contínua ou flash. Pra fazer na hora: voce enquadra o cartão cinza inteiro no frame da CAM e dispara o flash - espero que voce esteja usando uma lente com focal de normal pra tele, ou => do que 50mm. Salva essa imagem e vai nas configurações da CAM e escolhe essa imagem pra usar como Custom WB, isso se vc não quiser usar Flash como WB. Não se desespere por que usando raw voce faz uma foto incluindo o cartão cinza sob a iluminação da cena que vc vai fotografar, e depois usa a ferramenta conta-gotas pra forçar o teu software de tratamento raw pra usar aquele ponto como WB neutro.
O que eu disse acima tem tudo a ver com WB e nada à ver com exposição, ok?

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2013, 12:51:38
Sim, estou usando umas 50mm ... mas isso nao seria possivel com uma angular 10-20 por ex?
Entendi +- .. é que para o ajuste sem flash eu uso o foco central no cartao, ajusto o balanco e exposicao em 0 tiro a foto e salvo... dps as cores ficam corretas! mas com o flash .. na hora do disparo n tenho tempo de ajustar.. assim regulgo no 0 porem dps ela fica muito exposta...

quanto ao cartao.. eu fotogtafo ele na mesma cena e uso ele como balando de levels certo? dps apago o mesmo no PS...  seria isso?

abraco


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2013, 12:53:25
acompanhando  :snack:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2013, 12:58:06
Duas sugestões simples mas que não tem erro:
- Pratique e experimente bastante as diversas combinações (ângulo da cabeça do flash, compensação de exposição e flash)
- fotografe em RAW e, se não achar o WB correto, deixe em AWB.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2013, 14:22:23
Sim, estou usando umas 50mm ... mas isso nao seria possivel com uma angular 10-20 por ex?
Entendi +- .. é que para o ajuste sem flash eu uso o foco central no cartao, ajusto o balanco e exposicao em 0 tiro a foto e salvo... dps as cores ficam corretas! mas com o flash .. na hora do disparo n tenho tempo de ajustar.. assim regulgo no 0 porem dps ela fica muito exposta...

quanto ao cartao.. eu fotogtafo ele na mesma cena e uso ele como balando de levels certo? dps apago o mesmo no PS...  seria isso?

abraco

Olha, primeiro voce tem que separar muito bem balanço de branco (WB) e exposição: são duas coisas diferentes e não tem relação nenhuma uma com a outra - pelo menos não neste caso.

O uso do cartão cinza facilita a correta exposição, e auxilia a correção de WB, mas são coisas diferentes, ok?

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y