Autor Tópico: Qual lente desfoca mais o fundo em f/4, 28mm ou 100mm?  (Lida 21537 vezes)

JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Online: 07 de Março de 2013, 16:37:23
Pergunta sobre profundidade de campo.

Qual lente você acha que desfoca mais o fundo/tem menor profundidade de campo em f/4, mantendo a mesma composição: uma lente 28mm ou uma lente 100mm?
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2013, 16:59:05
« Última modificação: 07 de Março de 2013, 16:59:46 por Pictus »


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2013, 17:04:45
Veja http://fstoppers.com/depth-field-creative-tool

Segundo o site q vc me indicou pra ver, ele diz "Wider lenses give us more depth of field. Longer lenses give you a shallower depth of field.", ou seja, a sua resposta para a minha pergunta seria a 100mm?

Queria fazer uma enquete, mas acho que só rola no "Corredor Polonês".
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2013, 17:29:10
Não precisa de enquete, não.

Quanto maior a distância focal menor será a profundidade de campo e consequentemente mais desfocado o fundo estará.

Isso é consequência ótica-física das objetivas, não tem o que discutir.

Faça uma rápida leitura (via Google) sobre profundidade de campo, coisa simples.

[]s


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2013, 17:34:50
Não precisa de enquete, não.

Quanto maior a distância focal menor será a profundidade de campo e consequentemente mais desfocado o fundo estará.

Isso é consequência ótica-física das objetivas, não tem o que discutir.

Faça uma rápida leitura (via Google) sobre profundidade de campo, coisa simples.

[]s

 :)
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2013, 17:55:34
Quanto maior a distância focal menor será a profundidade de campo e consequentemente mais desfocado o fundo estará.

Exato!

As lentes indicadas para retrato são longas (85mm para cima, chegando na top nascida-para-retratos 135mm) basicamente por dois motivos: deixar o rosto com aparência mais natural (boa proporção entre nariz e orelhas) e isolar o fundo com aberturas nem tão grandes assim.

http://www.lesjones.com/www/images/posts/stepheneastwood-tile1.jpg


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #6 Online: 07 de Março de 2013, 18:05:55
Ilustrando a minha pergunta, qual das duas fotos tem o fundo mais desfocado?


100mm | f/4


28mm | f/4

Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 07 de Março de 2013, 18:38:45
Ambas tem desfoque de fundo no exemplo postado.
A comparação, no exemplo postado, é injusta já que com diferente tomada. As tomadas devem estar justapostas para conseguir uma compração no 'olhômetro' mais justa.

Vamos criar um caso concreto...
Objeto a 4 metros de distância. Fundo a 30 metros de distância. Sensor APS-C. CDC de 0,019mm.
Com a 28mm setada f/4 vc tem um DOF que se estende de 2,86m até 6,65m. Portanto, o fundo em 30 metros vai estar completamente desfocado.
Com a 100mm setada em f/4 vc tem um DOF que se estende de 3,88m até 4,13mm. Portanto, o fundo em 30 metros vai estar completamente desfocado.
Veja que na 28mm o DOF total foi de 3,79m. Já na 100mm o DOF total é de 0,25m. Nossa resposta mais óbvia é: em 100mm o fundo estará mais desfocado, mas...

Depende da distância do fundo. Ele estando a 30m vai estar totalmente desfocado (e o defoque diferencia-se de objetiva para objetiva. Tem que conhecer as características do desfoque para não se atrapalhar e achar que, por uma característica estética do desfoque (bokeh), um é mais acentuado que o outro, induzindo o observador achar que um determinado desfoque é mais "nítido" que o outro).

A coisa muda de figura quando colocamos o fundo mais próximo ao objeto.
No 1º exemplo, se ele estiver a 7m do objeto, vai estar pouco desfocado. Em 8m, um pouco mais. Em 10 metros bastante (possivelmente já completamente)... e daí em diante o fundo estando mais distante não "aumenta' o desfoque. ele já está em sua "aparência" máxima.
No 2º exemplo, se ele estiver a 7m do objeto já vai estar bastante desfocado (possivelmente em sua amplitute máxima), sendo irrelevante se afastarmos ainda mais o fundo.
Então, pode-se ter a falsa sensação que o desfoque da 100mm é mais acentuado que a 28mm, por que o fundo está mais fora da zona de foco aceitável.

Por isso a posição do fundo é de grande importância quando considerarmos o desfoque. E tb deve-se levar em consideração a "beleza estética" que esse desfoque proporciona.

Fundos estáticos em relação ao motivo, uma 100mm vai mais facilmente desfocá-lo pela curto DOF que ela sempre proporciona em relação à uma 28mm.
É física pura.

Recomendo a leitura: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=23976.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2013, 19:02:58
Bom, a minha pergunta sobre qual desfoca mais e qual tem menor profundidade de campo foi uma brincadeira. Eu já sabia qual seria a resposta da maioria...

O que eu queria chamar a atenção é que afirmar que lentes de maior distância focal tem menor profundidade de campo é um erro bastente comum e muito disseminado... Isso porque julgam o DOF pela quantidade de desfoque aparente apenas. No exemplo que eu postei, a profundidade de campo e desfoque é exatamente o mesmo, apesar de o desfoque aparente ser diferente.


100mm | f/4


28mm | f/4


Cortes feitos no desfoque de cada uma das imagens:


crop 100mm | f/4


crop 28mm | f/4

Não vou me estender muito com detalhes técnicos pra não ser chato, mas, resumidamente, a profundidade de campo e o desfoque das duas imagens são iguais. A diferença é apenas o desfoque percebido nas lentes de maior distância focal. Se você usar uma calculadora de profundidade de campo pode comprovar que é basicamente o mesmo DOF também.


Se alguem quiser entender melhor, vale a leitura: http://toothwalker.org/optics/dof.html
Também tem um outro site sobre isso: http://www.luminous-landscape.com/tutorials/dof2.shtml
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2013, 19:06:18
Pois é, isso que eu sempre ouvi falar, que o comprimento focal em si não tem relação com a profundidade de campo. Só que um comprimento focal maior aumenta o desfoque de fundo aparente e, na prática, é isso que importa, certo?

Muito bacana as suas fotos comparativas, achei muito válido!


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2013, 19:11:54
Pois é, isso que eu sempre ouvi falar, que o comprimento focal em si não tem relação com a profundidade de campo. Só que um comprimento focal maior aumenta o desfoque de fundo aparente e, na prática, é isso que importa, certo?

Exatamente isso. O erro está em julgar a profundidade de campo pelo desfoque aparente.

Muito bacana as suas fotos comparativas, achei muito válido!

As fotos não são minhas, são do primeiro site que recomendei a leitura, mas fiquei com vontade de fazer eu mesmo o teste e comprovar na pratica.  :)
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 07 de Março de 2013, 19:28:59
A profundidade de campo (DOF) não é igual nos exemplos postados.
DOF é o zona de foco aceitável.
Ela difere em razão da DF sim.
Qualquer calculadora de profundidade de campo pode comprovar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2013, 19:38:38
No caso dos exemplos postados isso é incorreto de certa forma, pois ouve reposicionamento da câmera e/ou objeto focado (para ambos ficarem enquadrados da mesma forma com lentes diferentes).

No caso da 100mm a câmera foi colocada mais longe do bonequinho, e na 28 ele foi colocado mais próximo. E uma das coisas que mais afeta o DOF e intensidade do desfoque de fundo é a distância pro objeto focado.

E os cortes postados também foram redimensionados em ampliações diferentes para ficarem do mesmo tamanho.


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2013, 20:05:50
eu sempre achei que quanto maior a distância focal, mas desfoque tinha.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2013, 20:17:40
Na boa, se sabe a resposta pq pergunta?

Segundo, a comparação feita aí é equivocada justamente pelo que o Bucephalus falou. A distância entre câmera e plano focado?objeto se altera.
Obviamente em 28mm a câmera é posicionada muito mais perto do boneco do que em 100mm.

Experimenta fazer as duas imagens em f4, mantendo a mesma distância em relação ao plano focado em 28mm e em 100mm.