Autor Tópico: Primeiras fotos testando a NEX-6  (Lida 3212 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Março de 2013, 01:41:22
Tirei algumas fotos apenas para testar a NEX-6, então peguem levem. :D Apenas nas fotos da gata eu me preocupei com enquadramento, exposição, etc. Foi hoje que comecei a "brincar" mais com os recursos da câmera. As outras foram puro teste mesmo, sem grandes cuidados.

Vendi todo o meu equipamento, uma D300s e lentes para mudar de sistema. Não usava mais a câmera por causa do peso e tamanho. Ainda não li o manual da NEX-6, portanto ainda preciso aprender a mexer bem na câmera, mas à primeira vista estou bastante satisfeito. As fotos que ela entrega são muito boas e nesse meu momento o tamanho e a portabilidade são tudo de bom...Por enquanto não estou nem um pouco arrependido de ter feito essa troca. Só tenho, no momento, a lente do kit, que está longe de ser uma super lente, mas mesmo assim...

Bem, desçam a lenha... :ok:

Obrigado.


















« Última modificação: 08 de Março de 2013, 01:45:57 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 08 de Março de 2013, 07:38:41
No geral as fotos poderiam ter sido melhoradas na pós ajustando detalhes como sombras, contraste, etc.... Gostei das fotos do gato. A primeira eu achei que você não deveria ter cortado a parte superior da arquitetura da casa. A foto da escada também ficou a legal. As outras duas não vi atrativo nenhum.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Março de 2013, 13:38:31
No geral as fotos poderiam ter sido melhoradas na pós ajustando detalhes como sombras, contraste, etc.... Gostei das fotos do gato. A primeira eu achei que você não deveria ter cortado a parte superior da arquitetura da casa. A foto da escada também ficou a legal. As outras duas não vi atrativo nenhum.

tsouto,

Obrigado pelos comentários...

É como eu disse, foram apenas umas fotinhos de teste, sem muita preocupação, principalmente as da casa. Nas do gato houve uma preocupação maior com os ajustes e como a câmera se comportaria. Valeu pelas dicas :ok:

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Rod.T28

  • Trade Count: (33)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.021
  • Sexo: Masculino
    • Another Point of View
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2013, 15:53:33
Fala Achilles!!!!

Radicalizou na mudança!!! rsrsrsrs
Essas nex são muito boas, meu pai comprou uma nex 5r e achei a qualidade entregue muito similar a minha ex d7000. Comprei uns adaptadores para usar lentes M42 como carl zeiss, takumar e muitas outras. O sistema de auxilio de foco manual dessas maquinas é excelente. Vale muito investir em lentes manuais, pois são muito baratas e a qualidade otica é otima.

Abrs
« Última modificação: 08 de Março de 2013, 15:53:56 por Rod.T28 »


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Março de 2013, 16:46:05
Fala Achilles!!!!

Radicalizou na mudança!!! rsrsrsrs
Essas nex são muito boas, meu pai comprou uma nex 5r e achei a qualidade entregue muito similar a minha ex d7000. Comprei uns adaptadores para usar lentes M42 como carl zeiss, takumar e muitas outras. O sistema de auxilio de foco manual dessas maquinas é excelente. Vale muito investir em lentes manuais, pois são muito baratas e a qualidade otica é otima.

Abrs

Rod.T28,

É, troca radical feita... :ok:

Realmente estou gostando dos resultados apesar da lente do kit ter toda cara de ser fraquinha, então alguns resultados até me surpreenderam.
Sua dica foi muito boa...que adaptadores são esses e onde os comprou? Nunca usei lentes manuais e fico preocupado de ficar errando muito na hora de fazer o foco. Se puder me dê umas dicas de lentes manuais boas, além dos adaptadores. Agora, só o fato da câmera ser pequena faz toda a diferença para mim. Como acredito que a tendência são as mirrorless evoluirem cada vez mais, acho muito difícil eu um dia voltar para uma DSRL...mas nunca se sabe né? :ok:

Abraços, :ok:
« Última modificação: 08 de Março de 2013, 17:07:21 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2013, 19:24:21
Olá almor67.

Parabéns pela compra!!

Comprou aqui no Brasil mesmo?

Legal sua iniciativa de comentar sobre a câmera, tenho certeza que é o atual sonho de consumo de muita gente!! Inclusive o meu....rsrs..

Há um ano comprei a NEX5N. Na época só tinha a NEX7 com EVF, porém achava muito cara. Em algumas situações sinto falta do EVF, porém pela diferença de preço achei que não compensava. No momento não pretendo trocar pela NEX6, pois a minha ainda está nova e me atende perfeitamente. Mas, como somos sempre crianças, confesso que volta e meia bate um consumismo (mais pelo prazer de um brinquedo novo do que pela necessidade)....kkkk Quem sabe na próxima geração ou na outra...rs

Estou vendendo minha Alpha, pois a NEX é mais que suficiente pra mim (hobby, não tenho aspirações profissionais.).

É viciante usar lentes antigas! Estou com uma Minolta 135mm f2.8 feita em 1958 e uma Minolta 50mm f1.4.

Me fale sobre o que achou da lente do kit! Minha NEX5 ia ficar super compacta com uma lente dessa!!! Quase de bolso!!! rs

Acho o zoom eletrônico legal? É rápido, preciso? Gostoso de usar ou parece que está fotografando com compacta?

Abraços.
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2013, 20:12:39
Olá almor67.

Parabéns pela compra!!

Comprou aqui no Brasil mesmo?

Legal sua iniciativa de comentar sobre a câmera, tenho certeza que é o atual sonho de consumo de muita gente!! Inclusive o meu....rsrs..

Há um ano comprei a NEX5N. Na época só tinha a NEX7 com EVF, porém achava muito cara. Em algumas situações sinto falta do EVF, porém pela diferença de preço achei que não compensava. No momento não pretendo trocar pela NEX6, pois a minha ainda está nova e me atende perfeitamente. Mas, como somos sempre crianças, confesso que volta e meia bate um consumismo (mais pelo prazer de um brinquedo novo do que pela necessidade)....kkkk Quem sabe na próxima geração ou na outra...rs

Estou vendendo minha Alpha, pois a NEX é mais que suficiente pra mim (hobby, não tenho aspirações profissionais.).

É viciante usar lentes antigas! Estou com uma Minolta 135mm f2.8 feita em 1958 e uma Minolta 50mm f1.4.

Me fale sobre o que achou da lente do kit! Minha NEX5 ia ficar super compacta com uma lente dessa!!! Quase de bolso!!! rs

Acho o zoom eletrônico legal? É rápido, preciso? Gostoso de usar ou parece que está fotografando com compacta?

Abraços.

Olá MárcioGarcia,

Obrigado! :ok:

Ninguém está lembrando de comentar o que achou das fotos aqui postadas... :( risos.

Nesse link eu fiz algumas considerações para tentar ajudar um iniciante em DSRLs e Mirrorless.(http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=82251.msg829414#msg829414)

A câmera eu comprei aqui no Brasil, paguei à vista mais ou menos R$ 2.500,00 no site da sony/corporativo. Fiz as contas e saiu só um pouco mais cara do que se eu pedisse para alguém trazer, pagando a "comissão". Ainda tive a grata surpresa de ver que a Sony me dá três anos de garantia no corpo.

Como eu disse, estou bem satisfeito com os primeiros resultados, às vezes tenho aquela sensação do "poderia ficar" melhor, mas ainda não ajustei a câmera e testei todos os recursos. A lente do kit tem cara de uma lente "fraquinha", mas estou achando os resultados bem satisfatórios. Essas fotos foram tiradas com ela, pois é a única lente que tenho no momento. Encomendei uma 55-210mm, mas só deve chegar no final do mês. Quase comprei a NEX 7 ou a Olympus, mas não estava a fim de pagar a diferença e teria que comprar as duas lá fora, o que aumentaria ainda mais essa diferença.

Esse consumismo bate mesmo, é normal. Eu tento pensar no que melhor me atende, para tentar ficar no meio do caminho entre ficar totalmente satisfeito com a compra, ou seja, não pagar barato demais e depois me arrepender, e também não pagar caro demais por algo que não preciso.

Olha, ter o EVF é uma coisa que eu sentiria falta (agora que eu tenho é fácil falar). Acho que sentiria sim, principalmente em situações de muita claridade, e estava acostumado com uma DSRLs, então só usava o View Finder. Gostei do zoom eletrônico, é rápido e preciso e não parece que estou com uma compacta, mas sempre dou prioridade ao zoom óptico por medo de perder na qualidade. Testei isso pouco ainda, então quando tiver usado mais vezes escrevo com mais conhecimento.

Achei muito legal sua iniciativa de vender a DSRL tendo percebido que a NEX te bastaria. Isso é ter consciência. Com a grana da venda, você poderá até vender a NEX e investir em outra mirrorless ou investir em acessórios. Uma coisa que eu tenho que pensar com calma agora e nessa possibilidade de usar um adaptador e investir em lentes melhores. Na verdade isso é uma coisa que eu já tenho em mente, preciso de apenas três tipos de lentes. Uma com um range nessa faixa de 16-50mm, uma na faixa de 70-300mm mais ou menos (por isso comprei a 55-210mm, e espero que seja uma boa lente) e uma macro. Estou falando a grosso modo, mas eu sei que esses três tipos de lentes me atendem muito bem. Se futuramente eu achar que poderia ter melhores resultados com outras lentes aí só me restará pensar nessa coisa do adaptador e lentes melhores. Vou ver isso com muita calma, pois já gastei uma grana e não quero me precipitar, me deixar levar pelo consumismo e pelo entusiasmo com o brinquedo novo.

A NEX fica realmente muito compacta com esse lente do kit, não dá para levar no bolso da calça, mas dá para levar no bolso de um casaco... :D. Para o dia a dia, festas de família, reunião com os amigos, etc. vai muito bem. É difícil afirmar aonde estaremos no futuro, mas pelo que estou percebendo em apenas uma semana, acho difícil um dia eu voltar para as DSLRs até porque o sistema mirrorless só tende a evoluir.

Acho que é isso, qualquer coisa me pergunte.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2013, 21:46:32
Coloca mais fotos ai pra gente!!!!! rsrsrs...
Aproveita o fim de semana e senta o dedo no brinquedo novo!!!

Valeu pelas respostas!!!

Minha tem acesso ao corporativo da Sony e achei os preços bem competitivos mesmo! Parabéns de novo pela compra.

A ideia de levar uma mirrorless, com qualidade de profissional, no bolso do casaco é demais! Quando não queria tirar fotos mais "sérias", não levava a Alpha.. e pra mim a compacta ficava devendo, não apenas em qualidade, mas no "prazer" de fotografar, sabe? A pegada, a velocidade, o foco, etc...

Olha, quanto às lentes, não tenho certeza, mas já li boatos no sonyalpharumors que poderiam lançar um Zeiss 16-80mm. Seria interessante para fotos mais "sérias", com mais qualidade, e a 16-50 do kit pra eventos com amigos, família...

Eu gosto muito de usar as lentes antigas com adaptador. Como nem as lentes e nem o adaptador são caros, achei que valeu a pena!
É muito gostoso fotografar com o controle de diafragma das antigas Minolta na própria lente.
Sem contar que fazer foco manual em uma lente dessas é muito mais fácil e preciso. Com a ajuda do focus peaking e o zoom no LCD então, é uma delícia!
Mas com o você disse, a gente sempre tem que ver nossa necessidade. Com certeza não seria lentes que eu levaria para uma viagem, levaria apenas para passeios fotográficos. Imagina, todo mundo querendo passear, aquela correria e a gente fazendo o foco??kkk

Qualquer dúvida avisa ai!

Ah, quanto ao zoom eletrônico eu estava me referindo ao fato de ela ser powerzoom, não ao zoom digital...

Abraços!!!
« Última modificação: 08 de Março de 2013, 22:06:07 por MárcioGarcia »
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Março de 2013, 22:48:48
Márcio,

Valeu pelas dicas...vou começar a pensar nessa coisa de lente manual, mesmo que para um teste. Eu achei uma macro 30mm para NEX num preço bom. http://www.bhphotovideo.com/c/product/791322-REG/Sony_SEL30M35_30mm_f_3_5_Wide_Angle_Lens.html Não sei se é boa....

"Ah, quanto ao zoom eletrônico eu estava me referindo ao fato de ela ser powerzoom, não ao zoom digital..."

Ihhhhh!!! Não cheguei nessa parte ainda...eu vi um zoom diferente nela :hysterical: e o zoom digital, se não me engano, mas desliguei essa função e fiquei de ver isso depois. Se estou te entendendo bem, depois dou mais informações sobre isso. No momento não tenho ideia do que você está falando

Abraços.
« Última modificação: 08 de Março de 2013, 22:57:55 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #9 Online: 09 de Março de 2013, 15:09:18
Poxa, desculpa ai...

Estou desvirtuando seu tópico....rs... Era para ser sobre as fotos e levei pro lado do equipamento... Sorry...rs..

Sobre a lente, eu acho 30mm muito curto para macro. Não conheço muito sobre esse tipo de fotografia, mas acho que o pessoal usa mais lentes por volta de 100mm, 150mm... Um amigo meu, inciante também, está fazendo macro com uma NEX3F e usando um tubo extensor na 75-300mm da Minolta.

O powerzoom é o zoom normal da lente. Mas no caso dessa lente, ele não é "mecânico" ou "manual", quando você gira o anel do zoom, ele é acionado por algo como um servo motor, como no caso das compactas. Por isso fiquei na dúvida, de como era a sensação de utilizar esse mecanismo de zoom...

Abraços!!!
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Março de 2013, 16:53:44
Márcio,

Não se preocupe em desvirtuar o tópico (mas estou achando que você deve ter achado as fotos muitos ruins mesmo :hysterical:) , nesse caso não atrapalha em nada, pois estou aprendendo outras coisas. A não ser que a moderação não goste. :fight:

Concordo que 30mm seja curto. Preferia uma macro entre 85mm e 150mm mesmo, é que infelizmente para as NEX, a única macro que eu achei foi essa. Outras opções só se eu pensar nessa coisa da adaptador. :D

Bem, você acabou de me dar uma aulinha sobre a minha câmera. Entendi...:ponder:...para mim a coisa foi tão sutil que nem tinha percebido, sabia que tinha algo diferente, mas não tinha me tocado "dessa" diferença. Se ficar enrolando para ler o manual, vai acontecer que nem com a D300s, que nunca li. :doh:. Vou ler sim... Sobre o zoom, olha, é normal, dá uma sensação de fragilidade, quando mexo no zoom faz um barulhinho muito leve (como um motor mesmo) e o anel é bem sensível (bem leve ao toque), por isso essa sensação de fragilidade. Não faz a menor diferença, mas preferia o manual (gosto pessoal). Desde que não dê defeito está tudo bem. Funciona perfeitamente, igual ao manual. :ok:

Adoro tecnologia, mas ás vezes eles inventam demais e colocam no mercado coisas mais propícias a dar defeito, ou não :assobi:.

Abraços,
 
« Última modificação: 09 de Março de 2013, 16:58:13 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2013, 12:54:54
Postei mais algumas fotos com a NEX-6 nesse link:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84887.0

Primeiras fotos que não podem ser consideradas mais testes... :D
Andar o dia inteiro com uma câmera levinha não tem preço.  :ok:

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2013, 17:40:52
A lente do kit é a 16-50mm ?

A minha veio com a 18-55mm. Muito grande. Pretendo comprar uma 16-50mm ou até mesmo a 16mm. Aí sim a câmera vai ficar leve e portátil. Ah, a minha é a nex-F3
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2013, 18:11:30
A lente do kit é a 16-50mm ?

A minha veio com a 18-55mm. Muito grande. Pretendo comprar uma 16-50mm ou até mesmo a 16mm. Aí sim a câmera vai ficar leve e portátil. Ah, a minha é a nex-F3

 :ok: Isso, minha lente do kit é a 16-50mm. É bem compacta, mas quanto à qualidade...é boa, mas poderia ser melhor. Não me incomodaria de usar uma lente um pouco maior, desde de que com qualidade superior. Acho que não afetaria tanto assim a portabilidade.

Abraços,
« Última modificação: 05 de Abril de 2013, 18:34:41 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


christofer1984

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2013, 09:14:38
Na minha opinião as Mirroless são muito boas, na qualidade e também no tamanho. O único ponto negativo é o custo $$$. rsrs