Autor Tópico: Projeto Gênesis - Sebastião Salgado  (Lida 27339 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #30 Online: 01 de Abril de 2013, 08:22:13
Sou fã do trabalho analógico dele, mas achei que ele perdeu um pouco de sofisticação no digital em relação ao tratamento, algumas parecem feitas por novatos, tirando essa questão do tratamento, que nem deve ser ele quem faz, as fotos são fabulosas. Eu pediria um tratamento menos agressivo.

Oi Claudio!! Se não me engano, li em uma entrevista que ele deu que ele parou com o analógico para este projeto por causa do raio X dos aeroportos, optando por digital. Fora que quase desistiu do mesmo pelas dificuldades. Em relação a edição, ele não sabe mexer nas fotos em computador. Ele pede para colocarem na mesa digitalizadora e então ele mesmo edita. Vou ver se acho a entrevista e posto aqui. :ok:

Editando para acrescentar... esta informação tá no link inicial deste tópico... :)
« Última modificação: 01 de Abril de 2013, 08:28:55 por Pris WerSo »


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #31 Online: 01 de Abril de 2013, 08:36:24
Além da Canon, li que usou também uma uma Pentax 645D.

Acho que a entrevista de que falas é esta aqui: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1241588-sebastiao-salgado-lanca-projeto-genesis-que-registra-tribos-e-paisagens-isoladas.shtml

Claro que há uma parte de ficção, de lenda na metodologia dela. Por exemplo, a ideia de que ele não usa o LCD: "Trabalhei com digital como trabalhei com negativo: desliguei aquele negócio, aquele vídeo atrás da câmera, e fotografei como sempre fotografei. Voltando a Paris, meus assistentes faziam uma prancha de contato e eu editava com a lupa porque não sei editar no computador". No vídeo em que aparece fotografando os índios se vê várias vezes olhando o LCD e, inclusive, mostrando as fotos aos índios.

Isso, no entanto, não muda o fato de ele ser um GIGANTE da fotografia maundial.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #32 Online: 01 de Abril de 2013, 08:50:08
Fernando, a reportagem/entrevista que falei é esta:

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,fotografo-andarilho-de-um-planeta-nao-revelado,433790,0.htm

É maior mas vale a pena ler...


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #33 Online: 01 de Abril de 2013, 08:51:23
 :ok: :D


rodrigo_luiz78

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #34 Online: 11 de Abril de 2013, 19:30:42
Na boa, não acho que esteja caro não.Ja comprei livros muito mais caros e sem ser de fotografia.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #35 Online: 11 de Abril de 2013, 21:32:22
o que eu achei genial foi a entrevista tambem, ele usa digital agora, e desliga o lcd e fotografa como fazia antigamente e edita as fotos no papel, pois nao sabe editar no computador, o cara é mestre!

"Voltando a Paris, meus assistentes faziam uma prancha de contato e eu editava com a lupa porque não sei editar no computador."  :worship: :worship:
@jacobfotografiacriativa


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #36 Online: 16 de Abril de 2013, 08:18:08
Ele olha direto no LCD....Nenhum ser humano seria capaz de controlar a vontade ver o q fez na hora...
Acho ele um dos melhores fotógrafos q já conheci.
Na Europa ele é reverenciado. Nos fóruns portugueses e Espanhois sobre fotografia, pelo q já vi, ele é unanimidade.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 25 de Maio de 2013, 20:36:53
Pois bem, meu livro chegou hoje cedo. Claro que não resisti e na hora já abri o pacote e vi página por página.

Minha primeira impressão foi de que o livro é grande e pesado. Tipo, muito grande e muito pesado. Só isso já passa a sensação de que o meu dinheiro foi bem gasto, rsrs. Capa dura, muito bonita, páginas e a impressão são de ótima qualidade, um livro muito bem feito, digno de se ter na coleção.

Quanto às fotos, sem noção, é tudo isso que a gente pode esperar do Salgado e mais um tanto. Algumas fotos são tão lindas, tão grandiosas, que dá até uma emoção. O cara é simplesmente genial mesmo. Impossível ver o livro todo sem se sentir abalado de alguma forma. Vale muito a pena, recomendo a todos, o preço é irrisório pelo conteúdo da obra.

Só espero mesmo que esse projeto atinja um pouco dos seus objetivos.

Abraços


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #38 Online: 25 de Maio de 2013, 21:00:50
Comprou onde, Teté??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #39 Online: 25 de Maio de 2013, 21:05:28
Comprou onde, Teté??


Pelo site da livraria da Folha mesmo: http://livraria.folha.com.br/catalogo/1201704/genesis?tracking_number=721


Só que agora está um pouco mais barato do que quando eu comprei em pré-venda, rsrs. Se não se importar com o inglês e com o prazo de entrega maior, na Amazon está muuuito mais barato, US$42: http://www.amazon.com/Sebastiao-Salgado-Genesis-Wanick-Salgado/dp/3836538725


Abraços
« Última modificação: 25 de Maio de 2013, 21:07:10 por Humberto Teté »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #40 Online: 25 de Maio de 2013, 21:09:23

Pelo site da livraria da Folha mesmo: http://livraria.folha.com.br/catalogo/1201704/genesis?tracking_number=721


Só que agora está um pouco mais barato do que quando eu comprei em pré-venda, rsrs. Se não se importar com o inglês e com o prazo de entrega maior, na Amazon está muuuito mais barato, US$42: http://www.amazon.com/Sebastiao-Salgado-Genesis-Wanick-Salgado/dp/3836538725


Abraços

Pois é... Tenho pensado em mandar vir da Amazon. Lá os preços para livros são muitttooooo melhores. O diabo é meu inglês macarrônico. Arranho mas não o suficiente para uma leitura tranquila.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #41 Online: 25 de Maio de 2013, 21:12:28
Pois bem, meu livro chegou hoje cedo. Claro que não resisti e na hora já abri o pacote e vi página por página.

Minha primeira impressão foi de que o livro é grande e pesado. Tipo, muito grande e muito pesado. Só isso já passa a sensação de que o meu dinheiro foi bem gasto, rsrs. Capa dura, muito bonita, páginas e a impressão são de ótima qualidade, um livro muito bem feito, digno de se ter na coleção.

Quanto às fotos, sem noção, é tudo isso que a gente pode esperar do Salgado e mais um tanto. Algumas fotos são tão lindas, tão grandiosas, que dá até uma emoção. O cara é simplesmente genial mesmo. Impossível ver o livro todo sem se sentir abalado de alguma forma. Vale muito a pena, recomendo a todos, o preço é irrisório pelo conteúdo da obra.

Só espero mesmo que esse projeto atinja um pouco dos seus objetivos.

Abraços

Caramba, vou ter q comprar msm?! hhehehe
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #42 Online: 25 de Maio de 2013, 21:13:35

Pois é... Tenho pensado em mandar vir da Amazon. Lá os preços para livros são muitttooooo melhores. O diabo é meu inglês macarrônico. Arranho mas não o suficiente para uma leitura tranquila.

É, mas é que a diferença de preço é brutal mesmo, na Amazon fica menos de R$100. No caso específico desse livro, o Salgado fez um texto introdutório em cada capítulo contando um pouco da história das fotos. Além disso, tem um encarte separado com uma breve descrição de cada foto, então tem bastante texto.

Além da Livraria da Folha, tem em outros lugares também, como a fnac, Saraiva e Livraria Cultura, tudo mais ou menos pelo mesmo preço.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #43 Online: 25 de Maio de 2013, 21:15:23
É, mas é que a diferença de preço é brutal mesmo, na Amazon fica menos de R$100. No caso específico desse livro, o Salgado fez um texto introdutório em cada capítulo contando um pouco da história das fotos. Além disso, tem um encarte separado com uma breve descrição de cada foto, então tem bastante texto.

Além da Livraria da Folha, tem em outros lugares também, como a fnac, Saraiva e Livraria Cultura, tudo mais ou menos pelo mesmo preço.

Isso é um complicador em livros de fotografia para mim... Nunca sei quanto de texto vou me deparar no livro e é muito frustrante ficar com dicionariozinho do lado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #44 Online: 25 de Maio de 2013, 21:19:20
Isso é um complicador em livros de fotografia para mim... Nunca sei quanto de texto vou me deparar no livro e é muito frustrante ficar com dicionariozinho do lado.

É, por isso que eu digo, inglês é uma ferramente extremamente útil para nós, fotógrafos. Tem muita informação disponível em inglês, abre muitas portas. E tem muitos, mas muitos livros mesmo que são mais baratos em inglês, quando comprados lá fora.

Faz assim, compra um da Amazon pra mim e eu te vendo o meu em português por um preço bacana, rsrs...

Abraços




PS: acabei de ver e na Amazon ainda está em pré-venda...
« Última modificação: 25 de Maio de 2013, 21:20:39 por Humberto Teté »