Autor Tópico: DICAS DE LIVROS  (Lida 158857 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 18 de Outubro de 2013, 00:49:43
Oi pessoal...
estou querendo dicas de livros dessas areas:

- Retrato;   :wub:
- Fotojornalismo;   :wub:
- Natureza;   :wub:
- Paisagem;   :wub:
- Viagem;   :wub:
- Macro;   :wub:
- Preto e branco;   :wub:

Vou passar o verão livre, então pretendo ler um de cada área.
Vocês acham que são muitas? Porque eu amo elas, embora eu esteja ainda no 3 mes do curso. (é de 1 ano).
Acham que eu devo me dedicar a menos áreas?

Para macro veja o Livro do Tácio Phillip em macrofotografia.com.br (ou livraria na tua área).

Fontes de bons eBooks:
www.craftandvision.com
www.oopoomoo.com
store.nicolesy.com
JVc.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #106 Online: 24 de Outubro de 2013, 08:57:40
quem quiser uma leitura diferente da convencional*, vou indicar o livro O corpo fala, editora Vozes.
Para quem trabalha com retratos, ensaios, principalmente os espontâneos, é uma ótima leitura.
Fotografar pessoas nada mais é que registrar emoções...

inclusive temos o livro em PDF na net for free, é só jogar no google.


*convencional pensando na fotografia como estudo
« Última modificação: 24 de Outubro de 2013, 08:58:52 por gruggio »


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.839
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #107 Online: 24 de Outubro de 2013, 09:58:52
Oi pessoal...
estou querendo dicas de livros dessas areas:

- Retrato;   :wub:
- Fotojornalismo;   :wub:
- Natureza;   :wub:
- Paisagem;   :wub:
- Viagem;   :wub:
- Macro;   :wub:
- Preto e branco;   :wub:

Vou passar o verão livre, então pretendo ler um de cada área.
Vocês acham que são muitas? Porque eu amo elas, embora eu esteja ainda no 3 mes do curso. (é de 1 ano).
Acham que eu devo me dedicar a menos áreas?

Tenho um livro chama "The Complete Photographer" do Tom Ang, em que ele discorre sobre vários estilos de fotografia, ressaltando o que ele acha importante em cada um. Pode ser um bom começo para, a partir daí, você se aprofundar no que mais te interessar.


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #108 Online: 24 de Outubro de 2013, 16:34:08
Amigos, não sei se ja foi dado esta dica por aqui, acabei de comprar o livro: O novo manual de fotografia | Guia completo para todos os formatos - John Hedgecoe, direto na biblioteca do Senac, se vc é ou foi aluno de qualquer curso no Senac, vc tem desconto de 50% nos livros da editora, então este livro saiu de R$ 109,00 por R$ 54,50.... detalhe, eu não sou e nem fui aluno do Senac, mas pedi para um amigo comprar para mim...
Fica a dica!!!


marcelobrandt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 18 de Novembro de 2013, 16:30:34
Pessoal, o livro A fotografia do Andre Rouille tá com 50% de desconto no site da cultura. Aproveitem!
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=2911171


Andschuler

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #110 Online: 12 de Dezembro de 2013, 19:00:37
A coleção Fotografia Digital de Steve Kelby são ótimos para iniciantes, pois passa o conhecimento de forma direta e sem firulas... São quatro livros e virei fã do cara... recomendo...


RodrigoAM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 19 de Dezembro de 2013, 15:03:16
A coleção Fotografia Digital de Steve Kelby são ótimos para iniciantes, pois passa o conhecimento de forma direta e sem firulas... São quatro livros e virei fã do cara... recomendo...

Não seria Scott Kelby? Estou procurando algum livro para iniciar, pois sou iniciante e me interessei por ele... a princípio comprarei o volume 1, e caso goste, pretendo comprar toda a coleção... hobbyzinho caro esse hein!!
Rodrigo Monteiro
Nikon D3100 - Af-s Dx 18-55mm F/3.5-5.6g


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 19 de Dezembro de 2013, 17:31:39

Colega

Não sei se alguem ja falou , más vai ai

- Preto e branco;   Criatividade Em Preto e Branco - Dicas e Técnicas de Fotografia Digital  , de Harold Davis

O colega Jeff me indicou , e estou devorando letra a letra , dentro do tema  é excelente


Abraços e Muitas Luzes neste verão

Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


peter70

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 29 de Dezembro de 2013, 12:02:13
Olá amigos.

Recomendo três livros:

Photography, Art and Techinique de Alfred A. Blaker 1981- É em inglês e vocês o acharam em sebos ou no Amazon.

Equipamento Fotográfico de Thales Trigo - Senac

O Novo Manual de Fotografia de John Hedgecoe - Senac

Abçs
Olympus OM-1n / Olympus OM-2n / Olympus 35 SP / Olympus 35 RC / Olympus Trip 35


Michelle Dada

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #114 Online: 12 de Janeiro de 2014, 17:53:35
Pessoal, fiz um curso basicão no mês de agosto de 2013, ia comprar minha máquina em seguida, mas não deu.
Agora resolvi comprá-la, mas como já tem um tempo q não manuseio o equipamento, queria indicações de leitura pra me atualizar.
Quais livros para iniciantes vcs me indicariam?
Vou comprar uma Canon t3i.
Obrigada
Michelle


RodrigoAM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #115 Online: 13 de Janeiro de 2014, 11:25:16
Pessoal,
Tenho duas opções de livros para comprar e gostaria da indicação de vocês. Essas duas opções estão na FNAC e como possuo um vale presente no valor de R$50,00, quero gasta-lo com um livro de fotografia. Sou iniciante no mundo das DSLR, ou seja, preciso de uma leitura que me ofereça boas dicas e informações sobre fotografia, equipamento etc. Vamos as opções:

1 - O NOVO MANUAL DE FOTOGRAFIA - GUIA COMPLETO PARA TODOS OS FORMATOS - JOHN HEDGECOE
2 - O FOTÓGRAFO COMPLETO - TOM ANG

E aí, 1 ou 2?

Agradeço a ajuda de vocês!!
Rodrigo Monteiro
Nikon D3100 - Af-s Dx 18-55mm F/3.5-5.6g


luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #116 Online: 13 de Janeiro de 2014, 11:50:52
Leitura leve:

Título: Closeup Shooting - A Guide to Closeup, Tabletop and Macro Photography
Autor: Cyrill Harnischmacher
Breve resumo: Breves explicações sobre os segredos para boas fotografias macro e exemplos de imagens com indicação de abertura, velocidade e lente usada.
Opinião: Excelente. Leve e dinâmico, traz as informações importantes, sem textos extensos e cansativos. Bastante ilustrado também!
Recomendo: sim
Nota: 10
Flickr: http://www.flickr.com/photos/luizhmanfro/

Nikon D90
Nikkor 18-55mm AF / Nikon 50mm f/1.8 E Series  /  Hanimex One Touch Zoom MC 80-200mm  /  Hanimex 135mm f2.8  /  Guest 28-80mm f/3.5-5.6 Macro Zoom  /  Tamron AF 28-105mm f/4-5.6
Vendo Nikon EM + Motordrive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97247.0


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.839
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #117 Online: 13 de Janeiro de 2014, 14:23:46
Pessoal,
Tenho duas opções de livros para comprar e gostaria da indicação de vocês. Essas duas opções estão na FNAC e como possuo um vale presente no valor de R$50,00, quero gasta-lo com um livro de fotografia. Sou iniciante no mundo das DSLR, ou seja, preciso de uma leitura que me ofereça boas dicas e informações sobre fotografia, equipamento etc. Vamos as opções:

1 - O NOVO MANUAL DE FOTOGRAFIA - GUIA COMPLETO PARA TODOS OS FORMATOS - JOHN HEDGECOE
2 - O FOTÓGRAFO COMPLETO - TOM ANG

E aí, 1 ou 2?

Agradeço a ajuda de vocês!!

Cara, desses que você citou, eu tenho o 2. Porém, pelo que já li a respeito do 1, acho que ele seria mais interessante para quem está inciando. Principalmente, se será o primeiro livro que você lê sobre o assunto. Gostei muito do livro do Tom Ang, mas ele vai mais  nas descrições de estilos fotográficos do que explicando conceitos básicos, que são grande importância para quem está começando.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #118 Online: 13 de Janeiro de 2014, 14:33:18

"DIREITO AUTORAL PARA FOTÓGRAFOS - Marcelo Pretto" - ISBN 978-85-63565-19-8 - iPhoto Editora - 146 páginas

Sinopse: O objetivo deste livro é fornecer uma visão geral sobre o Direito na fotografia. Qual lente usar para não ser processado por invasão de privacidade? Autor da foto é quem aperta o botão ou quem a concebe? Quais são os direitos de um fotógrafo freelancer? Podemos usar as fotos dos clientes em nosso portfolio? O que fazer quando os seus direitos são violados? Essas e outras questões são esclarecidas pelo autor de forma clara e objetiva. 

Este livro também inclui modelos de contrato de prestação de serviço, cessão de direitos, autorização de uso de imagem e licença. Além de uma sessão com casos práticos e dúvidas mais frequentes.

Meu comentário: Comprei o livro depois que assisti o curso de Direito Autoral do Marcelo Pretto na Eduk. Pra quem não é da área de direito como eu, o assunto é muito interessante e muito esclarecedor. Deu pra entender muito mais sobre essa questão de direitos autorais, além de tirar alguns mitos que eu mesmo tinha como verdadeiros. Acho somente que poderia ser melhor escrito, mas entendendo que o autor é fotógrafo e advogado, e não escritor, até passa. RECOMENDO!
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2014, 14:33:37 por Luciano.Queiroz »


RodrigoAM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #119 Online: 13 de Janeiro de 2014, 15:40:58
Cara, desses que você citou, eu tenho o 2. Porém, pelo que já li a respeito do 1, acho que ele seria mais interessante para quem está inciando. Principalmente, se será o primeiro livro que você lê sobre o assunto. Gostei muito do livro do Tom Ang, mas ele vai mais  nas descrições de estilos fotográficos do que explicando conceitos básicos, que são grande importância para quem está começando.

Valeu pela dica Carlos, vou solicitar o primeiro então. Estava tendencioso por ele mesmo...
Rodrigo Monteiro
Nikon D3100 - Af-s Dx 18-55mm F/3.5-5.6g