Autor Tópico: DICAS DE LIVROS  (Lida 154942 vezes)

Anderson Barreto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia
Resposta #120 Online: 15 de Janeiro de 2014, 08:43:34
Vou deixar aqui minha contribuição, Tenho esses aqui:

•   Luz - Ciência & Magia - Guia de Iluminação Fotográfica
•   O Olho do Fotógrafo - Composição e Design Para Fotografias Digitais Incríveis
•   Composição - Col. Fotografia Básica
•   Fotografia Básica 2 – Iluminação
•   Composição - de Simples Fotos a Grandes Imagens

Todos muito bons.  :ok:
Nikon D5200
Tokina AT-X 116 PRO DX-II 11-16mm f/2.8 l Tamron SP AF17-50mm F/2.8 XR Di II VC LD l Nikkor AF-S VR Zoom-NIKKOR 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED l Manfrotto Kit MK294C3-D3RC2 Carbon


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #121 Online: 15 de Janeiro de 2014, 11:20:30
Eu tenho essa trilogia. Acho que vale a pena, sim. Não estão nada defasados nem acho que isso venha a acontecer. Obviamente, são livros que foram escritos para a fotografia com película, não com sensor digital, mas o conceito, o conteúdo, na minha opinião, é de conhecimento obrigatório para qualquer pessoa que se apresente como fotógrafo.

Pode-se, inclusive, comprá-los usados por preços interessantes. Sugiro aqui: ESTANTE VIRTUAL
O conteúdo desta trilogia tem relação com o título? O livro "O Negativo" só fala sobre filmes? Não consegui achar o índice na internet.


peter70

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #122 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 07:42:52
Fotografia Básica de Michael Langford
Olympus OM-1n / Olympus OM-2n / Olympus 35 SP / Olympus 35 RC / Olympus Trip 35


Gerson C.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #123 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 20:06:02
Tenho muito interesse na parte "social" / "histórica" da fotografia;
há pouco li "Sobre fotografia", da S. Sontag. Não consultei as páginas anteriores do tópico, então me desculpem se a indicação for repetida.

É um dos livros fundamentais pra se entender a relação entre a sociedade moderna e a fotografia; elucida ainda temas como ética, real X realidade e como o progresso interfere no olhar e nas formas de capta-lo, tempo (sua passagem e tentativas de "congelamento").

Gostei do livro. E é bom lembrar que a Sontag teve um caso com a fotógrafa Annie Leibovitz e foi, além de filosofa, cineasta e roteirista. Ou seja: o livro não é só diletantismo (e se fosse, isso nao diminuiria sua importância).

Abraços!
"a camera nao faz diferença nenhuma. todas elas gravam o que voce está vendo. Mas você precisa VER" - E. Haas

Canon EOS 20D // Canon EOS 3000N + Canon EF 28–105 mm f/4–5.6 USM
Olympus Trip 35


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #124 Online: 06 de Março de 2014, 14:31:07
Neste último final de semana, comprei o "Novo Guia de Fotografia" da National Geographic.

Para quem já tem o livro do Hedgecoe, torna-se desnecessário a aquisição dele, sendo que este último tem uma explicação muito melhor.


portugalrd

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
Resposta #125 Online: 07 de Março de 2014, 19:52:12
Estou com vontade de comprar o livro "O Olhar do Fotógrafo" ou "O Olho do Fotógrafo" (o título varia de uma edição para outra). O autor é Michael Freeman. Alguém já leu?
Em tempo, muito boa a proposta do tópico, Luciano!

Também estou lendo "O Olho do fotógrafo" e estou gostando bastante. Aproveitei a "leva" e comprei também "A mente do fotógrafo" (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4072002) e "Fotografia de Viagem - Guia de Campo" (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4681779), todos de Michael Freeman. Depois posto minha opinião a respeito destes dois últimos.

Abs!
Rodrigo Portugal


feefischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
    • Fernanda Fischer
Resposta #126 Online: 01 de Abril de 2014, 17:32:03
E pra fotografia de retrato?
Quais são os melhores livros? :wub:
<a href="http://fernandafischer.com"> Blog Fernanda Fischer </a>


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #127 Online: 03 de Abril de 2014, 19:15:36
Estou caçando o livro "O OLHO DO FOTÓGRAFO - MICHAEL FREEMAN", mas até agora nada... Alguém viu ele a venda recentemente?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #128 Online: 04 de Abril de 2014, 09:29:34
JVc.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #129 Online: 04 de Abril de 2014, 10:24:32
Gosto mto da série "From snapshots to great shots" :ok:

E pra fotografia de retrato?
Quais são os melhores livros? :wub:

Eu nunca li mto sobre, mas tenho alguns aqui:
Portrait photography - secrets of posing & lighting do Mark Cleghorn
Portrait photography handbook - do Monte Zucker's
Posing for portrait photography - do Jeff Smith


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #130 Online: 11 de Abril de 2014, 09:33:31
Sebastião Salgado - Da mina terra à Terra

Paguei 18,00 Reais no Extra, e valeu cada centavo! Muito bom o livro! Além da história do SS, no meio do livro tem umas dez páginas com papel de qualidade diferenciada do resto do livro, com fotos dele de todos os trabalhos (Genesis, Trabalhados, África, etc).
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.838
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #131 Online: 16 de Abril de 2014, 11:11:14
Título: Cartier-bresson - O Olhar do Século
Autor: Pierre Assouline
Sinopse: Pierre Assouline traça, neste livro, o perfil de Cartier-Bresson, construído após cinco anos de constantes conversas, durante os quais fundiu-se no papel de entrevistador e amigo. Ao revelar a parceria entre Cartier-Bresson e sua inseparável Leica, mostra que o olhar do fotógrafo não tinha limites e que as imagens por ele captadas refletem o caráter universal da natureza humana.
Opinião: Peguei a dica desse livro aqui neste tópico e gostei muito. É bem interessante ter uma ideia da formação do conhecimento (backgorund de pintura, estudo das obras de gandes mestres...), acontecimentos e experiências de vida que influenciaram o trabalho de HCB. O trabalho extremamente reconhecido do mestre do fotojornalismo certamente conta com o fator sorte em uma definição que eu, particularmente, carrego comigo: a oportunidade associada à capacidade. O livro começa justamente falando sobre a formação dessa capacidade, quando ainda jovem se interessa pela pintura; passa pelas situações vividas decorrentes dessa escolha em detrimento aos negócios da família; a convivência com inúmeros ícones da história, seja em cinema, pintura, poesia ou política. O mais interessante do livro, talvez, seja justamente a cronologia e descrição dos inúmeros momentos históricos vivenciados e captados pela câmera de HCB: a Segunda Guerra e o seu fim, a morte de Gandhi, a Revolução Chinesa, sem contar a sua relação com os Estados Unidos e Inglaterra e suas vivências na África, no México e a Guerra Civil Espanhola.
Recomendo: Sim.
Nota: 10
..............


maperna

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Site pessoal
Resposta #132 Online: 17 de Abril de 2014, 01:59:51
Não é livro, é revista digital e em um segmento muito específico de fotografia. Mas, deem uma olhada e malhem a vontade.

Revista de fotografia e dança, com coberturas fotográficas de bailes, shows e eventos, artigos, entrevistas e ensaios.  Do dancadesalao.com

http://issuu.com/marcoantonioperna/docs/photoedansa001


andreczip

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Site Pessoal
Resposta #133 Online: 29 de Abril de 2014, 17:23:21
Alguém tem alguma opinião sobre  o livro - Criatividade em Preto e Branco de  Harold Davis ?


tiba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • vida bELA!!
Resposta #134 Online: 30 de Abril de 2014, 22:11:58
"o fotógrafo completo" - me parece ser um livro muito legal!!
tiba magalhães