Autor Tópico: DICAS DE LIVROS  (Lida 147862 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 08 de Março de 2013, 08:39:15
Queria a opinião de quem já leu. Esses livros são válidos? Estão muito defasados?

O Negativo - Ansel Adams
A Câmera - Ansel Adams
A Cópia - Ansel Adams

Eu tenho essa trilogia. Acho que vale a pena, sim. Não estão nada defasados nem acho que isso venha a acontecer. Obviamente, são livros que foram escritos para a fotografia com película, não com sensor digital, mas o conceito, o conteúdo, na minha opinião, é de conhecimento obrigatório para qualquer pessoa que se apresente como fotógrafo.

Pode-se, inclusive, comprá-los usados por preços interessantes. Sugiro aqui: ESTANTE VIRTUAL
-22.352971,-48.775582


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 08 de Março de 2013, 08:52:14
Queria a opinião de quem já leu. Esses livros são válidos? Estão muito defasados?

O Negativo - Ansel Adams
A Câmera - Ansel Adams
A Cópia - Ansel Adams

Sim!! Valem a pena! Só não sei sobre A Cópia, pois não tenho, mas os outros 2 são muito bons!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Março de 2013, 10:31:48
Bora fazer esse tópico fixo!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 08 de Março de 2013, 10:35:08
Ok, os livros que já identifiquei neste e em outros tópicos:

O Novo Manual De Fotografia, O Guia Completo Para Todos os Formatos - John Hedgecoe - Senac São Paulo
Luz, Ciência e Magia - Bill Hunter, Steven Biver, Paul Fuqua - Editora Photos
Guia de Iluminação Para Fotógrafos - Bill Hunter - Editora Photos
Iluminação em Estúdio - Christopher Grey
O Olho do Fotografo - Michael Freeman
A Mente do Fotografo - Michael Freeman
O Negativo - Ansel Adams
A Câmera - Ansel Adams
A Cópia - Ansel Adams
Ganhar Dinheiro na Fotografia - Armando Vernaglia Jr. Fotografia DG


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #19 Online: 08 de Março de 2013, 10:40:50
Acabei de ler o "PRETO NO BRANCO - Flávio Damm - Editora Photos" ISBN 978-85-98420-12-7

É um livro relativamente curto onde o fotógrafo conta várias histórias sobre fotografias que fez durante as viagem para cobrir as pautas da extinta Revista O Cruzeiro...

Leitura fácil, com ótimas histórias vividas por ele e ricos personagens. Me deixou com mais vontade ainda de comprar uma Leica! Vou pirar se não arrumar dinheiro ou não parar de ler essas coisas!!!!!!!!!!

Recomendado!

« Última modificação: 08 de Março de 2013, 10:43:08 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 08 de Março de 2013, 11:16:57
Eu tava esperando a criação do tópico fixo mas, como todo mundo tá postando aqui mesmo, vou deixar minhas dicas.

Até agora, o livro mais importante para minha fotografia e meu trabalho foi o "On-camera flash" ("Flash Dedicado"), do Neil van Niekerk. Com ele eu aprendi basicamente tudo o que sei de flash atualmente, e isso fez uma diferença enorme na qualidade do meu trabalho. Recomendo a todos, mesmo aos que não usam flash com frequência.


Outro que fez bastante diferença é o "Dynamic Wedding", do maluco do David Beckstead. É um livro voltado para fotografia de casamentos, mas na prática ele fala basicamente de composição, então serve mesmo para quem não trabalha com casamentos. Ele fala de vários detalhes que fogem das regras básicas de composição, vale a pena dar uma folheada. E ele foi lançado originalmente em português (mesmo o autor sendo americano), então não tem problemas de traduções toscas...
« Última modificação: 08 de Março de 2013, 11:19:30 por Humberto Teté »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 08 de Março de 2013, 11:51:05
Até agora, o livro mais importante para minha fotografia e meu trabalho foi o "On-camera flash" ("Flash Dedicado"), do Neil van Niekerk. Com ele eu aprendi basicamente tudo o que sei de flash atualmente, e isso fez uma diferença enorme na qualidade do meu trabalho. Recomendo a todos, mesmo aos que não usam flash com frequência.

Chegou ontem esse pra mim, que tá em promo na Saraiva (usando link do Buscapé, sai por R$ 80 e poucos e frete grátis pra todo Brasil).

Dei uma revisada geral nele, mas não me surpreendi muito porque ele é (e eu já sabia antes de comprar) um ajuntamento do conteúdo que ele disponibiliza no blog tangents.
Como eu já li tudo por lá, é só a tradução em pt-BR o seu diferencial.

O conteúdo é excelente, mas quem tem uma boa leitura em inglês não precisa comprar o livro, só consultar o blog http://neilvn.com/tangents/.

Depois vou fazer a lista dos que já li e postar aqui, mas o top top pra mim até hoje foi "Luz: Ciência e Magia". Sim, em português mesmo. Excelente tradução. Impecável até nos termos técnicos.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 08 de Março de 2013, 12:01:19

O conteúdo é excelente, mas quem tem uma boa leitura em inglês não precisa comprar o livro, só consultar o blog http://neilvn.com/tangents/.

Isso é verdade, é um apanhado geral das informações do ótimo blog dele, que eu leio diariamente, rsrs. Já comprei também o "Off-camera flash" e já encomendei o "Direction and Quality of Light" dele, só esperando chegar. Esses 2 outros livros parece que ele se dedicou um pouco mais a colocar um conteúdo diferente do blog, mais abrangente e mais direcionado. O off-camera flash é ótimo, mas estou apostando minhas fichas no direction and quality of light.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #23 Online: 08 de Março de 2013, 12:48:48

Até agora, o livro mais importante para minha fotografia e meu trabalho foi o "On-camera flash" ("Flash Dedicado"), do Neil van Niekerk. Com ele eu aprendi basicamente tudo o que sei de flash atualmente, e isso fez uma diferença enorme na qualidade do meu trabalho. Recomendo a todos, mesmo aos que não usam flash com frequência.


x 2


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #24 Online: 09 de Março de 2013, 08:56:09
marcando para acompanhar  :snack:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #25 Online: 09 de Março de 2013, 09:39:06
Semana passada terminei de ler o "CARTIER-BRESSON - O OLHAR DO SECULO - Pierre Assouline" - ISBN 8525418498

Sinopse: Pierre Assouline traça, neste livro, o perfil de Cartier-Bresson, construído após cinco anos de constantes conversas, durante os quais fundiu-se no papel de entrevistador e amigo. Ao revelar a parceria entre Cartier-Bresson e sua inseparável Leica, mostra que o olhar do fotógrafo não tinha limites e que as imagens por ele captadas refletem o caráter universal da natureza humana.

Meu comentário: Achei a leitura cansativa no começo do livro, provavelmente por ser uma época já muito distante nossa e por falar em muitos nomes da arte francesa e Européia que pra mim não são conhecidos e por isso acaba deixando um pouco confuso.. Passada essa parte inicial da vida do HCB o livro tomou outra forma pra mim e foi surpreendente. Mas achei que faltaram imagens pra ilustrar. Comenta-se muito em várias fotos icônicas dele mas não existe a imagem pra ilustrar, talvez por ser uma edição de bolso. Se eu tivesse que descrever em uma palavra seria no mínimo "inspirador".. RECOMENDADO!
« Última modificação: 09 de Março de 2013, 09:40:31 por Luciano.Queiroz »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #26 Online: 09 de Março de 2013, 17:06:33
Acabei de comprar mais 2 livros, tomara que goste: Flash Dedicado - Neil van Niekerk e Book-Direção de modelos - Billy Pegram.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Março de 2013, 17:41:27
Sugestão:
Quem sabe a gente organiza esse tópico com um padrãozinho mínimo? Tipo:

Título:
Autor:
Breve resumo:
Opinião:
Recomendo: sim/não
Nota: 0/10

Quem já postou poderia editar seus posts e assim se tornaria mais uma fonte de conhecimento que uma conversação.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #28 Online: 09 de Março de 2013, 17:48:00
Pessoal,
gostaria da sugestão de um livro para melhor meus conhecimentos em fotografia.
Fiz um curso presencial de 6 meses (1 aula de 3 horas por semana) e penso que já sei o básico (abertura, velocidade, iso, range de lentes, DF, fotômetro, etc). Ah e também fiz 19 dias de curso no MUNDO FOTOGRÁFICO  :D
Gostaria de algo nem tão básico e nem tão avançado. Meu 'foco' são viagens, paisagens, situações corriqueiras e familiares, nada específico nem profissional.
Agradeço


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #29 Online: 09 de Março de 2013, 17:48:17
Sugestão:
Quem sabe a gente organiza esse tópico com um padrãozinho mínimo? Tipo:

Título:
Autor:
Breve resumo:
Opinião:
Recomendo: sim/não
Nota: 0/10

Quem já postou poderia editar seus posts e assim se tornaria mais uma fonte de conhecimento que uma conversação.

Não tem como todos editares seus posts, pois essa função só fica disponível por 20 minutos depois de escrevê-los :ok:

Mas a partir de agora poderíamos fazer isso...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px