Autor Tópico: DICAS DE LIVROS  (Lida 147840 vezes)

mportophoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #240 Online: 04 de Setembro de 2017, 10:55:22
Acredito que ja tenha sido indicado aqui...caso não , deixo minha sugestão do livro O OLHO DO FOTOGRAFO, de Michael Freeman
 Estou terminando de lê e esta sendo muito boa a leitura e o conteúdo é ótimo. :ok:

https://www.saraiva.com.br/o-olho-do-fotografo-composicao-e-design-para-fotografias-digitais-incriveis-4066369.html

Descrição
O design é o fator mais importante na criação de uma imagem fotográfica de sucesso. A habilidade de enxergar o potencial para uma imagem forte e depois organizar os elementos gráficos em uma composição atraente e eficiente sempre foi crucial no ato de fotografar. A fotografia digital trouxe um aspecto novo e motivador ao design, por sua resposta rápida e suas possibilidades de edição, e isso teve um efeito profundo no modo como os fotógrafos fazem suas fotos. Leitura essencial para fotógrafos modernos, 'O Olho do Fotógrafo' explora todas as abordagens de composição e de design tradicionais e, principalmente, trata de técnicas digitais como a costura de imagens e a imagem HDR, que usam novas tecnologias para ampliar as possibilidades do meio sem comprometer a visão do fotógrafo.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #241 Online: 04 de Abril de 2018, 11:27:03
Estou muito interessado em arte e cada vez menos em técnica.

Estou na mesma levada. Ouvi falar muito do O Beijo de Judas, o Joan Fontcuberta. Esse cara é um dos grandes pensadores da fotografia atual, já vi várias palestras dele on-line alem de acompanhar o trabalho dele, acredito que o livro seja muito bom, é a próxima aquisição.

https://www.saraiva.com.br/o-beijo-de-judas-fotografia-e-verdade-8505498.html

Já li o Olho do Fotografo de Freeman. Achei regular.
Esperava mais pelos comentários que havia escutado. Sei lá, achei meio solto... Não achei que me adicionou muito, mas , claro sempre serve para alguma coisa.
Por isso não sei se vou ler  A Mente do Fotógrafo, do mesmo autor, e que falam que é mais complicado e menos objetivo.

Pois é, criei uma expectativa grande quando comprei ele, agora estou na metade e tenho a mesma visão que você, meio solto os conceitos.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #242 Online: 04 de Abril de 2018, 11:46:58
Acabei de ler Poses Perfeitas do Roberto Valenzuela e é excelente.
Apesar do título extravagante, o conteúdo em nada remete a uma fórmula mágica, mas sim ensina processos para se alcançar retratos bem feitos.
Tenho mais livros dele e pretendo ter todos!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


MarcosDF

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #243 Online: 29 de Junho de 2018, 14:06:06
O meu favorito é bastante antigo (nada de digitais nele), porém muito bom: Tudo Sobre Fotografia do Michael Busselle. Excelente, de leitura fácil.


alexandreperigo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Um amante da arte fotográfica
Resposta #244 Online: 30 de Junho de 2018, 20:51:35
Ola pessoal,
Gostaria de indicar o incrível "50 Anos Luz" do Edgar Moura. Um livro diferente, pois ainda que aborde questões técnicas com conhecimento de causa é escrito de uma forma descontraída e agradável. O Edgar conhece do riscado e tem uma escrita leve e cheia de referências interessantes perpassando seu texto.
O tema principal, como o nome já sugere, é a luz e a fotografia de cinema. E sim, há muito a aprender com a fotografia de cinema - e que pode ser aplicado na fotografia "convencional".
Boa leitura a todos!


f.jose

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #245 Online: 15 de Agosto de 2018, 10:57:38
Ola pessoal,
Gostaria de indicar o incrível "50 Anos Luz" do Edgar Moura. Um livro diferente, pois ainda que aborde questões técnicas com conhecimento de causa é escrito de uma forma descontraída e agradável. O Edgar conhece do riscado e tem uma escrita leve e cheia de referências interessantes perpassando seu texto.
O tema principal, como o nome já sugere, é a luz e a fotografia de cinema. E sim, há muito a aprender com a fotografia de cinema - e que pode ser aplicado na fotografia "convencional".
Boa leitura a todos!

Esse livro é realmente interessante, servindo muito para fotografia.

Ultimamente, tenho visto mais livros de referências de pessoas que gosto, a ficar estudando teoria e técnica, que dá um pouco no saco.

Livros que indico:
Walker Evans - Americans
Boris Savelev - Secret City
Harry Gruyeart - Roots ; East/Est ; Photopoche
Sergio Larrain - Valparaiso
Mário Cravo Neto - Laroyè
Miguel Rio Branco - Maldicidade
Alex Webb - The Suffering of light
Eugenè Atget - Paris
Brassaï - Paris
Fred Herzog - Photographs
Vivian Maier
Saul Laiter - Early Color
Philip-Lorca DiCorcia...
Olympus OM-D E-M10 Mark II + Olympus Zuiko Pro 12-40mm 2.8 + Lumix 20 mm 1.7.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #246 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 09:57:05
Vários Livros de Fotografia eu tenho pra recomendar!!
Vai alguns de links espero que gostem!!

Livro Digital - 1001 Dicas de Fotografia
1001 Dicas de Fotografia, O Ebook. Uma coleção sensacional com 1001 dicas de fotografia para você se inspirar e aumentar a qualidade das suas fotografias! Dicas de carreira fotográfica, fotografia infantil, fotografia de animais, técnicas fotográficas, dicas de edição e pós processamento e muito mais. São realmente 1001 Dicas de Fotografia!


Livro Como Criar Fotos Incríveis
Como Criar Fotos Incríveis guiará você aos principais fundamentos da exposição, composição, luz, lentes e a primordial arte de visualização sem a parte técnica assustadora e complicada. Com linguagem de fácil entendimento e demonstrações em fotografias, este material promete motivar você a exercitar o seu olhar para criar imagens e colocar tudo em ação. É ideal para todos os usuários de DSLR e quaisquer tipos de câmeras compactas, inclusive smartphones, este e-book está carregado de orientações e ensinamentos para transformar suas fotografias rapidamente.


Prática para Poses Perfeitas
Talvez você esteja se perguntando por que posar pessoas e dirigir meus clientes é tão difícil? Me preocupo com a luz, a composição mais na hora da direção fico travado. E seus clientes quase não te indicam e poucos voltam para te contratar? Ou se você está totalmente no início da carreira e se pergunta: como faço para gravar tantas poses? Como criar a Pose perfeita? Esses são apenas alguns dos problemas que eu também enfrentei quando comecei a fotografar.

Tá de sacanagem, né, cara?!
Criar conta só pra floodar o fórum com esses materiais sem credibilidade! Três posts e só de porcaria...
Acha mesmo que alguém aqui compraria essas coisas?
« Última modificação: 20 de Novembro de 2020, 14:46:54 por André Sena »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #247 Online: 25 de Fevereiro de 2019, 11:08:01
    Eu não li todas as 17 páginas de respostas, porém, gostaria de indicar um livro que estou lendo:

Pensar, Sentir, Ver: percepção e processo em fotografia - de Scott Macleay

Eu fiz um workshop com ele no Sesc Santana aqui em São Paulo e foi muito inspirador as idéias dele sobre a fotografia.

Recomendo


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #248 Online: 28 de Junho de 2019, 10:47:56
Olá amigos

Sei que o tópico é destinado a uma boa leitura sobre fotografia, e eu como um entusiasta de conhecimento nesse ramo venho deixar uma ótima leitura acompanhada de imagens para ilustrar que mudaram meu hobby pra melhor 110%.

Segue link a interessados: editado
Sério, cara?! :doh:
« Última modificação: 20 de Novembro de 2020, 14:44:00 por André Sena »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #249 Online: 16 de Novembro de 2020, 02:50:05
    Eu não li todas as 17 páginas de respostas, porém, gostaria de indicar um livro que estou lendo:

Pensar, Sentir, Ver: percepção e processo em fotografia - de Scott Macleay

Eu fiz um workshop com ele no Sesc Santana aqui em São Paulo e foi muito inspirador as idéias dele sobre a fotografia.

Recomendo


Conheci ele. A impressao que ele utiliza nas fotografia é fantastica.


marcoascosta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #250 Online: 27 de Maio de 2021, 12:40:38
Os livros do Scott Kelby são ótimos, bem práticos e ilustrativos e muito conteudo.


ivantorres

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
    • Acesse meu site
Resposta #251 Online: 05 de Junho de 2021, 15:34:15
Esse livro é realmente interessante, servindo muito para fotografia.

Ultimamente, tenho visto mais livros de referências de pessoas que gosto, a ficar estudando teoria e técnica, que dá um pouco no saco.

Livros que indico:
Walker Evans - Americans
Boris Savelev - Secret City
Harry Gruyeart - Roots ; East/Est ; Photopoche
Sergio Larrain - Valparaiso
Mário Cravo Neto - Laroyè
Miguel Rio Branco - Maldicidade
Alex Webb - The Suffering of light
Eugenè Atget - Paris
Brassaï - Paris
Fred Herzog - Photographs
Vivian Maier
Saul Laiter - Early Color
Philip-Lorca DiCorcia...

Valeu pelas dicas, meu amigo. Estou procurando o que ler e com certeza, essa tua lista ajudará bastante.


fotografosonline

  • Administrador
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *****
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
  • Dell - Fotógrafos Online
    • Comunidade Fotógrafos Online
Resposta #252 Online: 14 de Agosto de 2021, 00:30:03
Muito bom mesmo! Concordo!

Valeu pelas dicas, meu amigo. Estou procurando o que ler e com certeza, essa tua lista ajudará bastante.
Unir, Somar, Agir e Transformar.


fotografosonline

  • Administrador
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *****
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
  • Dell - Fotógrafos Online
    • Comunidade Fotógrafos Online
Resposta #253 Online: 19 de Outubro de 2021, 15:00:58
Valeu pelas dicas, meu amigo. Estou procurando o que ler e com certeza, essa tua lista ajudará bastante.

Olha legal demais - essa lista acredito que pode ajudar bastante sim no crescimento. Existem muitas referências em literatura que o fotógrafo consegue adquirir nestes trabalhos.
Unir, Somar, Agir e Transformar.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #254 Online: 19 de Novembro de 2021, 22:33:26
Vou pescar de um tópico antigo que foi referenciado recentemente pelo André Sena. Como tinha muita coisa boa indicada não poderia deixar de citar aqui...

Ensaios sobre fotografia
ANDRADE, Rosane de. Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro. São Paulo: Estação Liberdade: EDUC, 2002.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 2005.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2006.
FLUSSER, Vilém. Filosofia de caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro : Relume Dumará, 2002.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Dom Quixote, 1986.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

História da fotografia
KOSSOY, B. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia: Ateliê Editorial, 2007. 176 p.
KOSSOY, B. Hercule Florence, a descoberta isolada da fotografia no Brasil. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
KOSSOY, B.; CARNEIRO, M. L. T. (org.) . A imprensa confiscada pelo DEOPS 1924-1954. São Paulo: Ateliê Editorial; Arquivo do Estado; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003. 295 p.
KOSSOY, B. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro; fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002. 408 p.
KOSSOY, B. Fotografia & história. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. 163 p.
KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999. 152 p.
KOSSOY, B.; CARNEIRO, M. L. T. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século XIX. São Paulo: Edusp, 1994. 235 p.
KOSSOY, B. São Paulo, 1900. Imagens de Guilherme Gaensly. São Paulo: Kosmos; CBPO, 1988.
KOSSOY, B. Álbum de photographias do Estado de São Paulo, 1892: estudo crítico. São Paulo: Kosmos; CBPO, 1984.
KOSSOY, B. Origens e expansão da fotografia no Brasil - século XIX. São Paulo: Funarte, 1980.
KOSSOY, B. Viagem pelo fantástico. São Paulo: Kosmos, 1971.

Modalidades fotográficas e trabalho de fotógrafos
AVANCINI, Atílio. Atílio Avancini. São Paulo: Edusp, 2006.
CUBA de Fidel: les images inédites d'une révolution. Paris: Gremese, 2000. 173 p.
DAWSON, Barry. Cuba graphique. Paris, Thames & Hudson, 2001. 112 p.
LOAËC, Ronan (textos); MARTIN, Gilles (imagens). La macro photographie. Paris: Éditions de la Martinière, 2002. 310 p.
LEONGARD, John (org). Classic photographs. ?: Bulfinch, 1996. 200 p.

Técnica fotográfica e manuais de fotografia
ADAMS, Ansel. A câmera. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2003.
ADAMS, Ansel. A cópia. São Paulo: SENAC, 2000.
ADAMS, Ansel. O negativo. São Paulo: SENAC, 2001.
HEDGECOE, John. O novo manual de fotografia. 2. ed. São Paulo: Senac, 200?. 416 p.

Fonte: https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,19158.0.html

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova