Autor Tópico: DICAS DE LIVROS  (Lida 147826 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 09 de Março de 2013, 17:52:29
Não tem como todos editarem seus posts, pois essa função só fica disponível por 20 minutos depois de escrevê-los :ok:

Mas a partir de agora poderíamos fazer isso...

Ahhh sim. É uma possibilidade também, ou então a moderação desafixar esse tópico, criar um novo fixo, e pularmos pra lá!


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #31 Online: 09 de Março de 2013, 18:03:47
Sugestão:
Quem sabe a gente organiza esse tópico com um padrãozinho mínimo? Tipo:

Título:
Autor:
Breve resumo:
Opinião:
Recomendo: sim/não
Nota: 0/10

Quem já postou poderia editar seus posts e assim se tornaria mais uma fonte de conhecimento que uma conversação.

Oi Le! Interessante a ideia, mas quem postou não tem como editar após passados 30 minutos. Então, sem chance. O que sugeri é que quem postasse sugestões colocasse um link para ver a sinopse do livro. Opiniões pessoais são bem-vindas e depende de cada um. :ok:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #32 Online: 09 de Março de 2013, 18:05:56
Ahhh sim. É uma possibilidade também, ou então a moderação desafixar esse tópico, criar um novo fixo, e pularmos pra lá!

Até poderia ser feito, mas as informações e discussões anteriores se perderiam. Então optei por manter deste jeito. A partir de agora, podem seguir sua sugestão, ou não... depende de como cada um achar que pode contribuir melhor. :ok:


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #33 Online: 09 de Março de 2013, 19:01:50
Light Science and Magic, é DEMAIS pra quem quer aprender flash!


J@ckB@uer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
    • Marcos Alvarenga - Fotografias
Resposta #34 Online: 09 de Março de 2013, 20:13:05
Acabei de ler o "PRETO NO BRANCO - Flávio Damm - Editora Photos" ISBN 978-85-98420-12-7

É um livro relativamente curto onde o fotógrafo conta várias histórias sobre fotografias que fez durante as viagem para cobrir as pautas da extinta Revista O Cruzeiro...

Leitura fácil, com ótimas histórias vividas por ele e ricos personagens. Me deixou com mais vontade ainda de comprar uma Leica! Vou pirar se não arrumar dinheiro ou não parar de ler essas coisas!!!!!!!!!!

Recomendado!

Semana passada terminei de ler o "CARTIER-BRESSON - O OLHAR DO SECULO - Pierre Assouline" - ISBN 8525418498

Sinopse: Pierre Assouline traça, neste livro, o perfil de Cartier-Bresson, construído após cinco anos de constantes conversas, durante os quais fundiu-se no papel de entrevistador e amigo. Ao revelar a parceria entre Cartier-Bresson e sua inseparável Leica, mostra que o olhar do fotógrafo não tinha limites e que as imagens por ele captadas refletem o caráter universal da natureza humana.

Meu comentário: Achei a leitura cansativa no começo do livro, provavelmente por ser uma época já muito distante nossa e por falar em muitos nomes da arte francesa e Européia que pra mim não são conhecidos e por isso acaba deixando um pouco confuso.. Passada essa parte inicial da vida do HCB o livro tomou outra forma pra mim e foi surpreendente. Mas achei que faltaram imagens pra ilustrar. Comenta-se muito em várias fotos icônicas dele mas não existe a imagem pra ilustrar, talvez por ser uma edição de bolso. Se eu tivesse que descrever em uma palavra seria no mínimo "inspirador".. RECOMENDADO!

Comprei esses dois recentemente, mas ainda não tive tempo de ler.
Mas os seus comentários me deram vontade de colocar a leitura em dia.

Um livro que recomendo muito é o Magnum Contatos, que traz análises das cópias contatos de grandes fotógrafos. Muito bom para entender como o momento decisivo é conseguido.

Uma coleção bem legal de ter é a Photos Poche. Pode comprá-la completa ou cada livro individualmente.

Por fim, recomendo um livro de fotografias do Thomas Farkas (Uma Antologia Pessoal). Lindo!
« Última modificação: 09 de Março de 2013, 20:14:34 por J@ckB@uer »
Nikon D7000 e Nikon FM2 com 35mm 1.8G, 50mm 1.4 AIS e 105mm 2.5 AIS.

https://marcosalvarenga.wix.com/fotografias


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 10 de Março de 2013, 12:41:16
Para quem pretende se aventurar no mundo da fotografia química (não gosto e não concordo com a expressão "fotografia analógica"), certamente, em algum momento, vai querer escanear suas imagens.

A digitalização de uma película requer dedicação e esforço no aprendizado, nada acontece num passe de mágicas.

Um dos software's mais versáteis, intuitivos e baratos (eu tenho a vesão Professional Edition e paguei menos de U$80) que conheço é o Vuescan (CLIQUE AQUI).

Para que pretende, ou já tem, usar o Vuescan eu sugiro dois:

  • The Vuescan Bible
  • Scaning Negatives and Slides

Ambos do Sascha Steinhoff.
-22.352971,-48.775582


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #36 Online: 10 de Março de 2013, 13:20:53
Para fotografia de casamento o que voces indicam?
Em português!! :)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 10 de Março de 2013, 13:31:29
Para fotografia de casamento o que voces indicam?
Em português!! :)

Tha, eu tenho e li o livro "Fotografia de Casamento" do Marcos Andreoni, recomendação de alguns amigos do Digiforum. É muito bom, ele usa uma linguagem fácil e é muito direto nas questões práticas, sem enrolação, fala de todas as etapas do casamento, de vários tipos de casamentos diferentes, bem legal. Acho que vale bem a pena, ainda mais pra quem tá começando: http://www.lojaphotos.com.br/produto/2224970/FOTOGRAFIA-DE-CASAMENTO

O único porém é que a qualidade da impressão é bem ruim, péssima mesmo, e as fotos todas saíram escuras e muito saturadas, pelo menos na minha cópia. Mas o que importa mesmo é o texto, que é de boa qualidade.


Também em português tem o livro que já mencionei do David Beckstead, o "Dynamic Wedding": http://www.lojaphotos.com.br/produto/3855369/DYNAMIC-WEDDING

O cara fala praticamente apenas de composição, de como criar imagens marcantes e dinâmicas, muito bom. Recomendo inclusive pra quem não fotografa casamentos, pois ele dá muitas ótimas dicas de composição. Esse ainda pretendo ler novamente assim que tiver um tempo.


Se quiser, posso te emprestar o do Marcos Andreoni, levo pra você na saída fotográfica do sábado. Só tem que me prometer que vai cuidar muito bem dele e e devolver assim que puder, rsrs. Sou meio ciumento com meus livros, ainda mais os de fotografia, eheheh...


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #38 Online: 10 de Março de 2013, 13:46:38
Tha, eu tenho e li o livro "Fotografia de Casamento" do Marcos Andreoni, recomendação de alguns amigos do Digiforum. É muito bom, ele usa uma linguagem fácil e é muito direto nas questões práticas, sem enrolação, fala de todas as etapas do casamento, de vários tipos de casamentos diferentes, bem legal. Acho que vale bem a pena, ainda mais pra quem tá começando: http://www.lojaphotos.com.br/produto/2224970/FOTOGRAFIA-DE-CASAMENTO

O único porém é que a qualidade da impressão é bem ruim, péssima mesmo, e as fotos todas saíram escuras e muito saturadas, pelo menos na minha cópia. Mas o que importa mesmo é o texto, que é de boa qualidade.


Também em português tem o livro que já mencionei do David Beckstead, o "Dynamic Wedding": http://www.lojaphotos.com.br/produto/3855369/DYNAMIC-WEDDING

O cara fala praticamente apenas de composição, de como criar imagens marcantes e dinâmicas, muito bom. Recomendo inclusive pra quem não fotografa casamentos, pois ele dá muitas ótimas dicas de composição. Esse ainda pretendo ler novamente assim que tiver um tempo.


Se quiser, posso te emprestar o do Marcos Andreoni, levo pra você na saída fotográfica do sábado. Só tem que me prometer que vai cuidar muito bem dele e e devolver assim que puder, rsrs. Sou meio ciumento com meus livros, ainda mais os de fotografia, eheheh...

Que bacana Humberto!!! :D
Eu aceito o emprestimo e cuidarei muito bem dele pode ter certeza!! Sei direitinho como se sente em relação a isso!!  :hysterical:
Depois que ler esse, vou comprar o Dynamic Wedding!!

Obrigada!!

 :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #39 Online: 10 de Março de 2013, 13:49:16
Que bacana Humberto!!! :D
Eu aceito o emprestimo e cuidarei muito bem dele pode ter certeza!! Sei direitinho como se sente em relação a isso!!  :hysterical:
Depois que ler esse, vou comprar o Dynamic Wedding!!

Obrigada!!

 :D


Ok, só peço que me lembre novamente, pois sou ruim de memória. Me mande uma MP na sexta, que aí eu já deixo separado. E só não empresto o Dynamic Wedding também pois, como eu disse, tenho planos de ler ele novamente em breve...


Mas olha, conselho que dei uma vez pra outro amigo, um dos maiores investimentos que um fotógrafo pode fazer é dar uma praticada no inglês. Tem muita coisa boa por aí em inglês, eu tenho uns 4 livros maravilhosos de fotografia em inglês. E, mesmo quando há uma tradução, muita coisa se perde, o ideal é sempre ler no idioma original.  ;)


Abraços


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #40 Online: 10 de Março de 2013, 13:54:59

Ok, só peço que me lembre novamente, pois sou ruim de memória. Me mande uma MP na sexta, que aí eu já deixo separado. E só não empresto o Dynamic Wedding também pois, como eu disse, tenho planos de ler ele novamente em breve...


Mas olha, conselho que dei uma vez pra outro amigo, um dos maiores investimentos que um fotógrafo pode fazer é dar uma praticada no inglês. Tem muita coisa boa por aí em inglês, eu tenho uns 4 livros maravilhosos de fotografia em inglês. E, mesmo quando há uma tradução, muita coisa se perde, o ideal é sempre ler no idioma original.  ;)


Abraços

Realmente!! Esses dias conversando com um amigo fotografo de casamentos, ele me disse que os melhores livros de casamento estao em ingles.
Eu nunca gostei de ingles, matava aula no cursinho, alias prestei vestibular com a opção espanhol.... :hysterical:
E hoje estou sofrendo!!  :(
Preciso providenciar urgentemente o ingles, ate porque tenho que ir pra Boston fazer um  trabalho.




Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #41 Online: 10 de Março de 2013, 14:09:01
Pois é, tem muita coisa boa não só de casamento, mas de fotografia no geral em inglês... Acho que é um esforço válido, por menos prática que a gente tenha, nosso contato com a língua é muito maior do que imaginamos, o tempo todo estamos sendo influenciados pelo inglês mesmo sem perceber. Então ler um livro em inglês não é algo assim tão complicado, ainda mais com o Google tradutor do lado, rsrs. Depois de uns 2 ou 3 livros, você já pegou a prática!


E só pra não fugir muito do tópico, outro livro que parece ser bom é o do Vinicius Matos, "O Guia da Fotografia de Casamentos": http://www.lojaphotos.com.br/produto/2220341/o-guia-da-fotografia-de-casamento

Esse eu não li e não posso recomendar, mas pelo menos é uma referência a mais em português, e de um fotógrafo muito bem sucedido aqui no Brasil. Fico na dúvida se compro ou não esse, um amigo me recomendou pegar o do Marcos Andreoni ao invés desse do Vinicius e, agora que já tenho o do Marcos, não sei se vale a pena ter o do Vinicius também.

Se alguém tiver e quiser me emprestar, eu prometo que cuido muito bem dele, rsrs...


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #42 Online: 11 de Março de 2013, 13:17:41
Acabei de adquirir "O olho do fotoógrafo", de Michael Freeman. Assim que terminar, posto minhas impressões.
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #43 Online: 17 de Março de 2013, 07:51:57
Acabo de ler o "LIGEIRAMENTE FORA DE FOCO - Robert Capa" - ISBN 9788575039502 - 296 páginas

Sinopse: Neste livro autobiográfico, Robert Capa (1913-1954), o mitológico fotógrafo que produziu os mais incríveis registros de guerra mostra que também é um contador de histórias nato. Em seus relatos, ele fala de sua vida privada e profissional, das suas experiências como correspondente de guerra, da convivência com seus amigos John Steinbeck e Ernest Hemingway, e de sua namorada, a atriz Ingrid Bergman. Capa, que dizia que suas imagens eram Ligeiramente Fora de Foco, um pouco sub-expostas e a composição não é nenhuma obra de arte", cativa o leitor numa narrativa fluente e hipnótica, com simplicidade e humor, compondo um brilhante relato histórico.


Meu comentário: O livro é de 1947 e comprei a reimpressão de 2010, portanto não sei até que ponto é totalmente fiel à original. Acho que nunca li um livro tão rápido na minha vida! Fiquei emocionado, extasiado e um tanto perplexo em ver como era a vida de um fotógrafo na Segunda Guerra Mundial... O relato de desembarque no dia D na praia da Normandia é nada menos que surpreendente e aterrorizante!! Livro rico em histórias e com muitas imagens da época. RECOMENDADO!
« Última modificação: 17 de Março de 2013, 07:55:49 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #44 Online: 17 de Março de 2013, 12:43:24
Vou dar algumas indicações dos livros que já li.
______________________________
NOVO GUIA DE FOTOGRAFIA NATIONAL GEOGRAPHIC
Organização de James P. Blair

Indicado para todos os níveis, especialmente para os iniciantes, embora intermediários e avançados possam se aproveitar das imagens para se inspirar.

É uma manual bemmmm básico sobre fotografia. Ensina de modo bem superficial, e até mesmo com generalizações perigosas, os principais conceitos e fundamentos sobre fotografia. Inclui várias excelentes imagens e algumas com análises do porquê aquela fotografia ser diferenciada.
Nota 8 para um iniciante. Nota 2 para um avançado.

______________________________
O NOVO MANUAL DE FOTOGRAFIA
Autor - John Hedgecoe

Indicado para todos os níveis.

É uma manual dos mais populares e referenciados no mundo da fotografia. Com revisão para a era digital, ainda traz muita informação sobre filmes e revelação. Aborda todos os assuntos relacionados à técnica e conceitos relacionados à fotografia. Altamente indicado para os iniciantes, muito embora mesmo o mais avançado dos fotógrafos possa retornar a ele para confirmar informações. Considero uma leitura obrigatória a todos os fotógrafos.
Nota 10 para um iniciante, 10 para um intermediário e 5 para um avançado.

______________________________
FOTOGRAFIA AVANÇADA DE LANGFORD
Autores - Michael Langford & Efthimia Bilissi

Indicado para avançados.

Manual sobre fotografia na era digital e filme. Com muita informação sobre filmes e explicações minuciosas sobre tecnologia, químicos e a física relativa a luz, objetiva, captação de luz no filem/sensor, etc... Manual extremamente avançado. Definitivamente não é indicado para iniciantes e mesmo usuários intermediários terão dificuldades com ele.
Capítulos:
1. A Cor na Fotografia;
2. Câmeras fotográficas;
3. Escolha das Objetivas;
4. Controle de Iluminação;
5. Controle Tonal;
6. Sensores de Imagem;
7. Sistemas Digitais de Imagem;
8. Gerenciamento e Manipulação de Imagens Digitais;
9. Filmes - tipos e dados técnicos;
10. Gestão de processamento de Filmes e Impressão Colorida;
11. Expandido a Fotografia;
12. Assuntos;
13. Reprodução e Arquivamento;
14. Fotografia Profissional;
15. Práticas de Negócios.

Nota 0 para um iniciante, 3 para um intermediário e 9 para um avançado.

______________________________
EXPOSIÇÃO PERFEITA - GUIA PROFISSIONAL PARA FOTOGRAFIAS DIGITAIS INCRÍVEIS
Autor - Michael Freeman

Manual para compreensão e domínio de de técnicas para conseguir a exposição ideal em uma cena, seja ela zerada, para a direita ou para esquerda.
Recomendo fortemente para todo e qualquer usuário, especialmente iniciantes e intermediários, muito embora mesmo um usuário avançado possa usá-lo para rememorar técnicas e experimentar novas abordagens para conseguir expor melhor.
Fala inclusive sobre pós processamento.
7 para iniciantes; 10 para intermediários e 4 para avançados.

______________________________
OS DIÁRIOS DA LUZ SUBLIME
Autor - Joe McNally

Tradução horrorosa. Já foi dito aqui no tópico que é um bom livro. Talvez até seja, mas não consegui avançar na leitura de tão ruim que a tradução é. Não sei se é recorrente nos livros dessa editora, mas eu ficaria com os 2 pés atrás para comprar algo dela.
Tenta fala de forma bem simples e coloquial sobre o uso de flashes para iluminar os mais diversos assuntos e situações.
Indicado para usuários intermediários, embora iniciantes possas aproveitá-lo.
Superando a questão da tradução, nota 5 para iniciantes, 8 para intermediários e 2 para avançados. Considerando a tradução, nota 0 para todos os níveis de usuários.

______________________________
FOTOGRAFIA DIGITAL NA PRÁTICA - VOLUME 2
Autor - Scott Kelky

Autor festejado e aclamado no mundo da fotografia.
Achei um livro muito do besta. Um monte de lugares-comuns para se conseguir boas fotos. Não há erros, mas muita simplificação. Para quem quer simplesmente seguir um passo-a-passo e fazer uma boa foto sem se preocupar em aprender, será um excelente livro. Para quem quiser compreender e dominar o processo fotográfico, pode pular direto para o próximo livro da estante na seção de fotografia da livraria.
Linguagem coloquial e direta, de fácil leitura.
Um usuário intermediário e dedicado consegue praticamente toda a informação que o livro apresenta aqui mesmo no MF.
Indicado para usuários iniciantes e intermediários.
Nota 10 para iniciantes, 4 para intermediários e 0 para avançados.

______________________________
ADOBE PHOTOSHOP PARA FOTÓGRAFOS, DESIGNERS E OPERADORES DIGITAIS
Autor - Altair Hoppe

Autor festejado no Brasil.
Livro de fácil leitura, embora com algumas simplificações.
Noções precisas sobre várias técnicas de tratamento de imagens digitais, mas não dá a compreensão necessária para o usuário conseguir trabalhar com essas técnicas em toda e qualquer imagem, muito menos saber identificar qual técnica deve ser evitada para uma imagem em particular em prol de um outra técnica distinta.
É como um livro de receitas... Faça isso e isso e mais isso e o resultado é isso.
Só que ele esquece de dizer que nem sempre o resultado é isso, porque muitas vezes a imagem que o usuário vai processar não 'casa' com aquela técnica de tratamento.
Em questão de tratamento, indicado para usuários iniciantes e intermediários.
Nota 10 para iniciantes, 5 para intermediários e 0 para usuários avançados em tratamento digital.

______________________________
ADOBE PHOTOSHOP LIGHTROOM 3 - O GUIA COMPLETO PARA FOTÓGRAFOS DIGITAIS
Autor - Clício Barroso

Autor altamente reconhecido no Brasil.
Livro de fácil leitura e completa assimilação.
Não ensina a tratar imagens e sim a trabalhar com todo o potencial do LR.
Fala sobre TODAS as funções do programa, embora algumas de forma simplificada.
Altamente recomendado para quem quer fazer do LR seu principal programa de edição, organização e exportação de arquivos.
Já tem atualização desse livro para a versão 4. Altamente recomendado para todos os níveis usuários.
Nota 10 para todos os níveis de usuários.

______________________________
LUZ, CIÊNCIA E MAGIA - GUIA DE ILUMINAÇÃO FOTOGRÁFICA
Autores - Fil Hunter; Steven Biver; Paul Fuqua

O melhor livro sobre luz que eu já pus as mãos.
Não é um livro sobre dicas. É para compreender a luz e saber trabalhar com ela em todas as situações possíveis e imagináveis, seja em estúdio, seja em externas, seja com luz natural, seja com luz artificial, seja com ambas, seja luz branca, seja colorida, seja luz polarizada, etc...
Ensina a trabalhar e compreender o porquê do trabalho com a luz com os mais diversos materiais. Couro, plásticos, metal, madeira, vidro, pele, etc...
Altamente recomendado para intermediários e avançados.
Nota 4 para iniciantes, 10 para intermediários e 7 para avançados.

______________________________
MESTRES DA FOTOGRAFIA
Sem autoria. Tradução de Claudio Marcondes.
ISBN 978-85-364-1060-9

Livro da National Geographic que aborda alguns trabalhos do Steve McCurry, Michael Nichols, Michael Yamashita e David Doubilet.
Imagens, imagens e mais imagens desses 4 grandes fotógrafos da atualidade. E show de belas imagens, algumas com legendas dos próprios autores.
Altamente recomendado para todos os usuários.
Nota 10 para todos on níveis de usuários.

______________________________
CARTIER-BRESSON - O OLHAR DO SÉCULO
Autor- Pierre Assouline

Biografia do HCB escrita por um amigo próximo e que partilhou a intimidade do biografado.
Inspirador e magnífico. Simples assim!!!
Altamente recomendado para todos os usuários.
Nota 10 para todos os níveis de usuários.

______________________________
TUDO SOBRE FOTOGRAFIA
Editora geral - Juliet Hacking

Muito embora o nome seja altamente pretensioso o livro é altamente recomendado para todos os níveis de usuários.
Aborda a história da fotografia com muitas imagens antigas, explicando o processo histórico da descoberta, consolidação, popularização e segmentação da fotografia. Muitos dados históricos serão encontrados. Leitura rica e de fácil assimilação.
Não é um manual. é um livro sobre fotos e suas capturas.
Nota 10 para todos os níveis de usuários.

Acho que é isso... Tenho muitasssss outras indicações sobre livros, mas esses daí eu li e posso botar a mão no foto sobre o conteúdo.
Abç,
« Última modificação: 17 de Março de 2013, 12:48:42 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova