Autor Tópico: DICAS DE LIVROS  (Lida 147798 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #45 Online: 17 de Março de 2013, 20:46:46

Vou dar algumas indicações dos livros que já li.

O NOVO MANUAL DE FOTOGRAFIA
Autor - John Hedgecoe

EXPOSIÇÃO PERFEITA - GUIA PROFISSIONAL PARA FOTOGRAFIAS DIGITAIS INCRÍVEIS
Autor - Michael Freeman

ADOBE PHOTOSHOP LIGHTROOM 3 - O GUIA COMPLETO PARA FOTÓGRAFOS DIGITAIS
Autor - Clício Barroso

LUZ, CIÊNCIA E MAGIA - GUIA DE ILUMINAÇÃO FOTOGRÁFICA
Autores - Fil Hunter; Steven Biver; Paul Fuqua

MESTRES DA FOTOGRAFIA
Sem autoria. Tradução de Claudio Marcondes.
ISBN 978-85-364-1060-9

TUDO SOBRE FOTOGRAFIA
Editora geral - Juliet Hacking


Valeu Hyde,
era isso que estava querendo.
Obrigado.
Faz algum tempo que não compro livros. alguém tem uma dica de onde comprar?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 17 de Março de 2013, 21:26:14
Valeu Hyde,
era isso que estava querendo.
Obrigado.
Faz algum tempo que não compro livros. alguém tem uma dica de onde comprar?

Se você quiser economizar uns trocos, sugiro comprar na http://www.estantevirtual.com.br/ com a vantagem de achar livros fora de catálogo.

Se preferir novos, procure via Buscapé, sempre aparece alguma promoção, ou vá direto ao Submarino  :ok:


rcoppola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 20 de Março de 2013, 16:40:48
Pessoal,  nao seria muito mais útil se tentássemos organizar a lista??  A ideia de classificar por Tema (Técnica Fotográfica, Técnica Pós Produçao, História da Fotografia, Biografias de fotógrafos, etc) parece boa.  Podemos tentar criar uma lista organizada dos livros?
Amadores preocupam-se com equipamento, Profissionais com o Tempo e Mestres com a Luz...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #48 Online: 20 de Março de 2013, 21:41:48
______________________________
TUDO SOBRE FOTOGRAFIA
Editora geral - Juliet Hacking

Muito embora o nome seja altamente pretensioso o livro é altamente recomendado para todos os níveis de usuários.
Aborda a história da fotografia com muitas imagens antigas, explicando o processo histórico da descoberta, consolidação, popularização e segmentação da fotografia. Muitos dados históricos serão encontrados. Leitura rica e de fácil assimilação.
Não é um manual. é um livro sobre fotos e suas capturas.
Nota 10 para todos os níveis de usuários.

Comecei e ler esse livro segunda feira... em menos de 50 páginas descobri que sou um ignorante em leitura fotográfica! Fico impressionado com a riqueza de detalhes e simbologia que uma foto de 150 anos pode ter..  :no: :no: :no:
« Última modificação: 20 de Março de 2013, 21:45:18 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #49 Online: 20 de Março de 2013, 21:42:48
Pessoal,  nao seria muito mais útil se tentássemos organizar a lista??  A ideia de classificar por Tema (Técnica Fotográfica, Técnica Pós Produçao, História da Fotografia, Biografias de fotógrafos, etc) parece boa.  Podemos tentar criar uma lista organizada dos livros?

ideia boa mas acho isso quase impossível com um monte de gente escrevendo.. só funcionaria se um só fosse responsável pela postagem..
« Última modificação: 20 de Março de 2013, 21:43:23 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #50 Online: 21 de Março de 2013, 09:59:23
Comecei e ler esse livro segunda feira... em menos de 50 páginas descobri que sou um ignorante em leitura fotográfica! Fico impressionado com a riqueza de detalhes e simbologia que uma foto de 150 anos pode ter..  :no: :no: :no:

Por essas e outras, Luciano, que vivo dizendo que estou engatinhando em fotografia. Nem comecei a arranhar a superfície dessa brincadeira!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ZePequeno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #51 Online: 21 de Março de 2013, 20:53:11
Não sei se aqui é local ideal, mas é o unico tópico sobre livros que encontrei até o momento.

Sou iniciante, mas sempre fui um curioso do assunto. Decidi que somente escolherei minha nova camera depois de estudar mais sobre fotografia. Procurei por cursos intensivos para iniciantes no RJ para abril, mas não encontrei. Queria aproveitar as duas semanas de férias que terei depois da Semana Santa para me dedicar ao aprender sobre fotografia.

Como ainda não encontrei o curso, penso em ser mais autodidata. Todo conhecimento está em livros e em outras fontes, como cursos virtuais. Um caminho que estou avaliando é fazer o curso da Teia do Conhecimento, mas acredito que mesmo com o curso virtual, um bom livro é sempre uma fonte de consulta e de conhecimento bastante importante.

Por isso pensei em comprar o "O NOVO MANUAL DE FOTOGRAFIA" que foi recomendado aqui, mas não estou encontrando nas principais lojas virtuais. Vcs sabem onde posso encontrar esse livro? Se tiver em loja virtual melhor, mas pode ir em alguma loja fisica aqui no RJ exclusivamente para adquirí-lo.

Obrigado pela ajuda, Zé Pequeno
Nikon D7100 - AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR
Fujifilm HS10


ZePequeno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #52 Online: 21 de Março de 2013, 21:01:32
O livro está em fase de reedição.

Vejam o que encontrei na Livraria Cultura:


"Próxima edição prevista para: 6/5/2013. Previsão de envio a partir de: 17/5/2013"
Nikon D7100 - AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR
Fujifilm HS10


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 22 de Março de 2013, 00:29:52
Pessoal,  nao seria muito mais útil se tentássemos organizar a lista??  A ideia de classificar por Tema (Técnica Fotográfica, Técnica Pós Produçao, História da Fotografia, Biografias de fotógrafos, etc) parece boa.  Podemos tentar criar uma lista organizada dos livros?

hahaha já tentei algumas páginas atrás, mas não deu muito certo. Mas eu seria a favor de termos um tópico pra isso ou até mais, um tópico pra cada categoria de livro, como Iluminação, Retratos etc.


PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Resposta #54 Online: 24 de Março de 2013, 19:54:09
Já li A mente do fotógrafo e a exposição perfeita. Ambos do Michel Fremman. A mente.. eu achei confuso, em alguns pontos, mas trouxe algum aprendizado. A exposição perfeita foi bem útil. Volta e meia eu recorro a ele.
Agora estou lendo Photo Inspiration - ed. photos. O livro é bom. Traz informção de camera, lente, abertura, velocidade e iso. E o tratamento feito na foto em pós produção. Isso tem me levado a uma interrogação muito grande. Será que toda foto precisa de uma super pós produção de programas? A julgar pelo livro, sim.
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #55 Online: 11 de Abril de 2013, 19:56:05
Já li seis livros sobre fotografia, cinco em papel e um digital.


* Luz, Ciência e Magia (2ª Ed.) - Bill Hunter, Steven Biver, Paul Fuqua - Editora Photos RECOMENDO - NOTA 8,5

* Guia de iluminação para fotógrafos (3ª Ed.) - Bill Hunter - Editora Photos NÃO RECOMENDO

* O Novo Manual de Fotografia (4ª Ed.) - John Hedgecoe - Senac São Paulo NEUTRO - NOTA 4

* Flash Dedicado - Niel Van Niekerk - Editora Photos RECOMENDO - NOTA 10

* Book - Direção de modelos - Billy Pegram - Editora Photos RECOMENDO - NOTA 9,5

* Ganhar dinheiro na fotografia - Armando Vernaglia Jr. - Fotografia-DG RECOMENDO - NOTA 10
« Última modificação: 11 de Abril de 2013, 19:56:20 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #56 Online: 12 de Abril de 2013, 09:23:44
Marcando pra criar minha lista de próximas aquisições
Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF


christofer1984

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 12 de Abril de 2013, 09:55:01
Ótimas indicações do Rafael e My Hyde e demais colegas, anotei todos aqui para ver qual irei comprar primeiro na "Estante Virtual".. valeu pessoal.  8-)


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #58 Online: 22 de Abril de 2013, 19:48:40
Vou acompanhar aqui também!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #59 Online: 24 de Abril de 2013, 19:26:45
"O ATO FOTOGRÁFICO - Philippe Dubois" - ISBN 8530802462 - 362 páginas

Sinopse: A foto não é apenas uma imagem (o produto de uma técnica e de uma ação, uma figura de papel em sua clausura de objeto finito), é também um ato icônico, uma imagem, se quisermos, mas em trabalho, algo que não é possível conceber fora de suas circunstâncias. A foto é uma imagem-ato que não se limita apenas ao gesto da produção (o gesto da tomada), mas que inclui o ato de sua recepção (sua ¿contemplação¿). Vê-se por aí o quanto esse meio mecânico implica a questão do sujeito, especialmente do sujeito em processo.


Meu comentário: Li 100 páginas das 300 e pouco e não consegui terminar. Depois andei pulando um monte de páginas e lendo trechos aqui e ali. Achei uma leitura complicada, cansativa e não consegui visualizar a parte prática do texto, ou seja, o que ele poderia me agregar em termos fotográficos. Classificaria como um livro pra críticos e pensadores fotográficos, pessoas que normalmente pensam e criticam a fotografia mas não produzem fotografia. Um livro meio filosófico, acadêmico demais pro meu gosto. Poucas partes aproveitáveis e muita "falatória" sem necessidade. NÃO RECOMENDO!