Autor Tópico: DICAS DE LIVROS  (Lida 148545 vezes)

vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #60 Online: 25 de Abril de 2013, 11:00:39
Retornando para dizer que acabei de ler "O olho do fotógrafo" de Michael Freeman. Achei o livro muito bom. A leitura é fácil e te permite ampliar os horizontes acerca da fotografia, através do conhecimento de teorias de composição e linguagem.
Assim que terminei este livro, comprei a sua continuação "A mente do fotógrafo", o qual acabei de ler hoje. Da mesma maneira que o primeiro, foi muito enriquecedor para o meu ínfimo conhecimento fotográfico.

Recomendo fortemente a leitura dos dois! Mad666, você que tem buscado se aprofundar na parte de composição, acho que vale a pena dar uma lida.

Vou ver se compro hoje o terceiro da série "A exposição perfeita".

Assim que terminar, volto para contar!
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #61 Online: 25 de Abril de 2013, 16:01:46
Acompanhando...


Regis Falcão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #62 Online: 15 de Maio de 2013, 19:55:17
Já que os mais conhecidos já vi por aqui, vou citar alguns dos meus favoritos que moram na minha prateleira.

Teoria:

Título:Sobre fotografia
Autor: Susan Sontag
Breve resumo: são seis ensaios em que a Susan discorre sobre as relações humanas com a fotografia e o mundo imagético. Vale por ser não apeas um apanhado histórico da fotografia mas também por levantar questionamentos sociológicos entre o homem e a foto.
Opinião: Vale MUITO a pena comprar & ler.
Recomendo: sim
Nota: 10
..............

Título: A Camara Clara
Autor: Roland Barthes
Breve resumo: uma análise da fotografia como signo expressivo.
Opinião: Esse é um livro que particularmente todos deviam ler. foi uma das fontes que usei quando escrevi o artigo "Fotografia e a dialética do olhar" pro Fotografe Uma Ideia [ http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=2370&Itemid=138 ]
Recomendo: sim
Nota: 8
........

Título:Estética da fotografia - perda e permanência
Autor: François Soulanges
Breve resumo: o livro é uma análise/questionamento da fotografia em seus mais variados status: arte, informação, memória etc.
Opinião: É uma obra mais recomendada pra quem já está ha algum tempo no caminho, já que em sua maior parte trata da desconstrução de conceitos clássicos.
Recomendo: sim
Nota: 10
............

Pra quem quer uma leitura mais leve, recomendo esse:

Título:Fundamentos da fotografia criativa
Autor: David Präkel
Breve resumo: O livro aborda conceitos básicos da linguagem, composição e ramos da fotografia
Opinião: Como disse é um livro mais leve, básico, ideal para iniciantes.
Recomendo: sim
Nota: 8

..........................................................

Prática/Referência:

Título:O século Moderno
Autor: [sobre a obra] Cartier-Bresson
Breve resumo: O livro reúne diversos cliques do mestre Bresson no mundo pré e pós 2ª Guerra.
Opinião: não bastassem os cliques do mestre, o livro ainda traz um mapa com a cronologia das suas viagens, que ajuda a nos situar ao longo da produção de sua obra.
Recomendo: sim
Nota: 10

................


Título:Six strings heroes
Autor: Neil Zlozower (Zloz)
Breve resumo: O livro reúne os melhores cliques de ZLoz sobre guitarristas no palco e fora dele.
Opinião:Fotografia de bandas é uma das minhas linhas favoritas. Particularmente curto muito mais o trabalho do Bob Gruen, mas o Zloz também vale a pena conferir.
Recomendo: sim
Nota: 7

............


Título:Robert Capa vol. 6
Autor: [sobre a obra] Robert Capa
Breve resumo: O livro reúne algumas das melhores fotos de Capa.
Opinião: Esse livro em particular é da série Photo Poche,  que salvo engano é de 12 volumes, cada um sobre a obra de um fotógrafo. Trata-se de um livro-legenda, com poucos textos e muitas fotos. O volume 6 é sobre Robert Capa, mas todos os volumes são uma ótima aquisição.
Recomendo: sim
Nota: 9




Bem, esses são alguns dos que tenho e recomendo. Atualmente compro menos livros referência e consumo mais literatura teórica, mas ainda faltou um bom pedaço da lista aqui. Espero ter contribuído. ;)


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 04 de Junho de 2013, 01:02:25
Talvez eu estaja dizendo o óbvio  :shock:, mas quem tem conhecimento de ingles, tem muita coisa boa lá fora a preços mais acessíveis.  Além disso, livro não paga imposto, só frete. Quem tem kindle então, nem frete paga. É só fazer download. ( Na amazon, claro).
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Silvio Neto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 08 de Junho de 2013, 10:17:42
Acompanhando o tópico! Boas dicas!  :clap:
Médico e fotógrafo amador!
Câmera atual: Canon 6D + lente Canon 24-105mm f/4 L IS USM
Primeira câmera: Canon XSi (450D) + lente Canon 18-55mm  f/3,5-5,6 IS (VENDIDA!)


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #65 Online: 08 de Junho de 2013, 13:12:27
Complementando o que o Regis Falcão disse acima, recomendo o livro abaixo sobre o Capa, meu "photo hero" :worship:

Robert Capa: The Definitive Collection
Editora Phaidon Press
Contém cerca de 1000 imagens feitas pelo Capa, até sua última foto minutos antes de ser morto por uma mina terrestre no Vietnam. Excelente fonte de inspiração, ao menos para mim.
Nota 10
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, 13:14:29 por ClaudioH »


migli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #66 Online: 19 de Junho de 2013, 21:44:38
Muito bom esse tópico. Farei uma lista para procurar na biblioteca da faculdade.

Gostaria de saber se segundo as normas do fórum é permitido postar links para download? No caso quem tivesse o pdf poderia postar e tal :)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #67 Online: 20 de Junho de 2013, 11:28:57
Muito bom esse tópico. Farei uma lista para procurar na biblioteca da faculdade.

Gostaria de saber se segundo as normas do fórum é permitido postar links para download? No caso quem tivesse o pdf poderia postar e tal :)

Não.
Exceto se for de uma obra licenciada por Creative Commons copyright licenses. E desde que possamos verificar essa licença.
Alguns e-books tem licença Creative Commons.
Mas não permitimos links para páginas de armazenamento como 4shared, p. ex., por não conseguirmos levantar a licença de copyright.
Já uma link direto para a página do autor em que possamos ver a licença que ele optou é permitido.

Vale a pena a leitura, especialmente, nesse caso, da regra 1.5: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=17842.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jeanpiano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #68 Online: 20 de Junho de 2013, 22:35:52
Ansel Adams é o rei das paisagens americanas né? superrespeitado por lá. O olhar do fotógrafo é muito bom e o Tudo sobre fotografia,  também eu gostei muito. acho que valem a pena sim.


marcodomingues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 02 de Julho de 2013, 16:31:40
Gostei de Fotografia Digital na Prática do Kelby, Scott. Para iniciantes como eu, foi uma mão na roda.


marcodomingues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 02 de Julho de 2013, 16:32:45
alias o Fotografia Digital na Prática do Kelby, Scott tem 3 volumes e são uma sequencia bem gostosa de ler.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #71 Online: 02 de Julho de 2013, 17:36:18
Retornando para dizer que acabei de ler "O olho do fotógrafo" de Michael Freeman. Achei o livro muito bom. A leitura é fácil e te permite ampliar os horizontes acerca da fotografia, através do conhecimento de teorias de composição e linguagem


Depois dessa recomendação comprei esse livro também. Ainda não terminei de ler mas já posso dar meu comentário..

"O OLHO DO FOTÓGRAFO - Michael Freeman" - ISBN 9788540701298 - 192 páginas

Sinopse: O design é o fator mais importante na criação de uma imagem fotográfica de sucesso. A habilidade de enxergar o potencial para uma imagem forte e depois organizar os elementos gráficos em uma composição atraente e eficiente sempre foi crucial no ato de fotografar. A fotografia digital trouxe um aspecto novo e motivador ao design, por sua resposta rápida e suas possibilidades de edição, e isso teve um efeito profundo no modo como os fotógrafos fazem suas fotos. Leitura essencial para fotógrafos modernos, "O Olho do Fotógrafo" explora todas as abordagens de composição e de design tradicionais e, principalmente, trata de técnicas digitais como a costura de imagens e a imagem HDR, que usam novas tecnologias para ampliar as possibilidades do meio sem comprometer a visão do fotógrafo.


Meu comentário: É o livro que sempre procurei sobre composição fotográfica e tinha dificuldade de encontrar.. aborda de forma muito clara vários aspectos da composição. Embora a grande maioria das técnicas eu já praticasse de forma instintiva, é bom ler e aprender informações técnicas de onde vem cada coisa. RECOMENDO!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #72 Online: 21 de Julho de 2013, 19:16:46
http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/art/features/the-10-best-photography-books-7956975.html

Tem um super caro, mas o restante até que não.
Pode ser interessante para quem for ou tiver portador dos EUA e Europa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova




kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #74 Online: 26 de Julho de 2013, 17:07:38
Pesquisei no fórum tópicos sobre recomendações de livros sobre fotografia e encontrei apenas alguns que não focavam diretamente na proposta de indicar livros.

Sendo assim, resolvi criar esse tópico com a intenção de concentrar em um mesmo local indicações de livros sobre fotografia e assuntos correlacionados.

Então, se você leu ou está lendo algum livro sobre fotografia e queira recomendar aos colegas de fórum use esse espaço.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para começar indico um para aqueles que estão ingressando na fotografia ou querem mais informações:


Editora: Europa
Edição: 2ª
Ano: 2011
Pág.: 359

Resumo: Guia completo sobre fotografia digital, esse livro é bastante didático e aborda os temas de maneira linear e clara. Com exercícios práticos e sugestões de pesquisa é um livro muito interessante para os iniciantes ou para quem já tem conhecimento.
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com