Autor Tópico: DICAS DE LIVROS  (Lida 148299 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #75 Online: 26 de Julho de 2013, 17:31:44
recomendo este aqui

Iluminaçao em Estudio por Christopher Grey, as fotos do cara sinceramente nao me agradaram muito, mas as dicas que ele da sobre iluminaçao em estudio foram bem uteis, principalmente iluminaçao de fundo, low keys e coisas do tipo, peguei de um amigo, nao li todo mas foi bem util!!


Só uma observaçao escrota kbg, nunca entendi essas pessoas que tem grip na camera e mesmo assim seguram ela deste jeito pra fotografar em modo retrato(quanto a capa do livro que vc recomendou) HAHA
@jacobfotografiacriativa


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #76 Online: 26 de Julho de 2013, 19:08:05
Estou lendo agora e gostando muito! Apesar de não parecer pela capa, mas 90% do livro fala só sobre iluminação que pode ser aplicada também em retratos.

Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #77 Online: 31 de Julho de 2013, 11:43:38
Vou pegar o modelo de resumo do colega, que gostei muito  :ok:

Até hoje, li apenas livros mais voltados para iniciantes e me ajudaram muito a sair do zero para alguma coisa. Todos em inglês, mas talvez seja possível encontrá-los em Português também.

Título: The Digital Photography Book, Vol. 1, 2 & 3
Autor: Scott Kelby
Breve resumo: Em seus livros, o autor parte da premissa de que ele lhe servirá como um companheiro em saídas fotográficas. Então, ele aborda diversos temas, como retratos, paisagens, panoramas, uso do flash, etc. dando dicas sobre técnicas e equipamentos de maneira bastante prática.
Opinião: Extremamente útil para entender os conceitos básicos de uma maneira mais prática. Estou relendo os 3 e, em seguida, partirei para o volume 4.
Recomendo: sim.
Nota: 8
..............

Título: Understanding Exposure, 3rd Edition: How to Shoot Great Photographs with Any Camera
Autor: Bryan Peterson
Breve resumo: É um livro voltado para quem está iniciando com a câmera e o autor começa o livro nos motivando a deixar a câmera sempre no modo M. A partir daí, ele vai dando informações mais práticas sobre o triângulo da exposição e algumas dicas de fotometria, composição, bokeh, panning, etc.
Opinião: Extremamente útil para entender os conceitos básicos de uma maneira mais prática
Recomendo: sim
Nota: 8
..............

Título: The Complete Photographer
Autor: Tom Ang
Breve resumo: O autor aborda quase todos os estilos fotográficos, com suas opiniões e melhores práticas que julga serem indispensáveis ou de valor para quem quer fazer tais tipos de foto.
Opinião: É um livro útil para dar mais visão a quem já tem uma noção básica, inicial, sobre fotografia.
Recomendo: sim
Nota: 8
..............

Título: Understanding Flash Photography: How to Shoot Great Photographs Using Electronic Flash
Autor: Bryan Peterson
Breve resumo: É um livro voltado para quem está iniciando com o uso de flashs speedlight. Como o outro livro do mesmo autor, ele fala sob um ponto de vista mais prático, tentando nos induzir ao uso correto do flash.
Opinião: Muito útil para noções básicas sobre o uso do flash. Está na lista de releitura.
Recomendo: sim
Nota: 8


busarello

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
  • Voando sem instrumentos, ao sabor do vento...
Resposta #78 Online: 31 de Julho de 2013, 13:08:26
Marcando pra acompanhar  :snack:


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #79 Online: 05 de Agosto de 2013, 13:58:30
Gostaria de saber se alguém já leu esse livro e poderia opinar sobre o mesmo:

ESCOLA DE FOTOGRAFIA - O GUIA BASICO, DA TECNICA A ESTETICA, Autor: RAMALHO, JOSE ANTONIO


RaphaelGarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 0
Resposta #80 Online: 08 de Agosto de 2013, 15:07:25
Estou lendo agora e gostando muito! Apesar de não parecer pela capa, mas 90% do livro fala só sobre iluminação que pode ser aplicada também em retratos.



Recomendo  :)


bellows70

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #81 Online: 09 de Agosto de 2013, 09:08:40
 
Gostaria de saber se alguém já leu esse livro e poderia opinar sobre o mesmo:

ESCOLA DE FOTOGRAFIA - O GUIA BASICO, DA TECNICA A ESTETICA, Autor: RAMALHO, JOSE ANTONIO

É um ótimo livro. Muito indicado para quem está começando. Descreve aspectos básicos da fotografia iniciando o fotógrafo na arte fotográfica.


Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 11 de Agosto de 2013, 10:46:20
Pessoal, alguem conhece o livro EXPOSIÇÃO - GUIA DE CAMPO do Michael Freeman? Vale a pena?? É que atualmente estou querendo me aprofundar no tema o único livro que achei direcionado para o tema foi esse...Obrigado!
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #83 Online: 12 de Agosto de 2013, 00:42:47
 :snack:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #84 Online: 21 de Agosto de 2013, 17:31:11


Atualmente estou lendo esse livro e recomendo a todos. Não se trata de um livro técnico, não diretamente, mas conta a evolução da fotografia a partir de fotos históricas. Muito bom, até pra ter a noção que fotografia vai muito além de nomes consagrados com Cartier-Bresson.

 :ok:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com




agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #86 Online: 07 de Setembro de 2013, 08:35:05
Pessoal, pegando a deixa da entrevista do Sebastião Salgado ao Jô ontem, segundo o fotógrafo, seu livro do projeto Gênesis será vendido pelo mesmo preço praticado na Europa, entre 150~170 reais. Porém, fazendo uma busca pelas lojas virtuais, adicionando ao carrinho, o valor que era  de R$139,90 cai para R$114,90 sem frete no Submarino.


http://www.submarino.com.br/produto/113503325/livro-genesis?origem=ac
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #87 Online: 07 de Setembro de 2013, 17:12:13
Eu tenho este livro. Podem comprar sem medo!
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


isab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #88 Online: 15 de Setembro de 2013, 18:36:38
Recomendo o da Susan Sontag. A mulher simplesmente arrebenta em TUDO que faz, interessante conhecer a biografia dela...


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #89 Online: 17 de Setembro de 2013, 05:08:49
Título: A câmara clara
Autor: Roland Barthes
Breve resumo:  O livro é um clássico e trata sobre a perspectiva da fotografia na visão de Barthes. Não esperem um livro dos mais empolgantes e de fácil compreensão, afinal Barthes, junto com Umberto Eco é um dos "papas" da semiótica ( e tudo ligado à semiótica não possui interpretação das mais fáceis). Apesar de não ser uma leitura muito didática, também não é das mais difíceis. Afinal, se até eu consegui compreender boa parte, todo mundo consegue. O texto é parcialmente envolvente ao ponto que não te encoraja tanto a prosseguir mas também não te deixa em paz antes de terminar o livro.Nele, há vários conceitos da fotografia como studium, puntum, operator, espectator, spectrum, satori, fotografia como identidade vs verdade, noema da fotografia, etc. A primeira parte é bem interessante, já na segunda, ele começa com o chororô da foto da mãe q morreu- isso vai te deixando entediado até ele utilizar isso como exemplo pro restante do livro.
Opinião: Deve ser lido, principalmente pelos fotógrafos q admiram street. Apesar da subjetividade do autor, MUITO se aproveita.
Recomendo: sim
Nota: 9

Transcrevo um, dos vários trechos interessantes do livro.
Ao citar uma imagem onde Duane Michals fotografou Andy Warhol e este cobre o rosto com as mãos (supostamente escondendo a face):
"Para mim Andy Warhol não esconde nada; ele me dar a ler abertamente as suas mãos; e o punctum não é o gesto, é a matéria um pouco repelente dessas unhas espatuladas, ao mesmo tempo mole e sem cutícula."

Por fim a sinopse do livro:
A Câmara Clara não é um tratado sobre a fotografia como arte, nem uma história sobre o tema. Como em muitos de seus trabalhos, Barthes rejeita os caminhos mais percorridos e se lança à tarefa de decifrar o signo expressivo, o objeto artístico, a “obra” entendida como mecanismo produtor de sentido.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!