Autor Tópico: 135 2.0 L vs. 70-200 2.8 L II  (Lida 12106 vezes)

viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #30 Online: 14 de Março de 2013, 00:19:02
agora, eu particularmente estou quase indo de 24-70 f 2.8 L II(quero casamentos.)
Em breve posto review Youtube. :ok:

Eu já fui fã da 24-70mm F2.8, até descobrir a 35mm 1.4L. Eu só faço casamentos. 24-70mm não serve para mim. :)  :assobi:
 


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #31 Online: 14 de Março de 2013, 00:24:02
Pois é, é a diferença de usar ISO3200 ou ISO6400...

Minha 135/2L está cada vez mais próxima, acho que em maio consigo pegar uma pra mim!

Além do preço e abertura, o tamanho e peso também foram determinantes pra eu escolher a 135/2L ao invés da 70-200/2.8L IS. Eu já tive uma não-IS, e o peso dela me incomodava, não me imagino em um casamento carregando 2 câmeras sendo uma dela com uma 70-200/2.8L.

Ótima escolha! A minha 135mm F2L nunca foi usada em F2.8 ou mais fechada, eu juro. Mesmo no sol, eu só uso em F2 e é sensacional, um espetáculo!

Fora o fato dela focar a 0.9m. É quase uma macro, se pensar que a 85mm 1.2L II foca praticamente a mesma distancia...e a 85mm 1.8 é parecida com a 1.2 nesse sentido, não muito boa para close-up/macro.

abs


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #32 Online: 14 de Março de 2013, 01:39:14
Pra começar, não existe lente clara e escura! As lentes são rápidas ou lentas!
E ainda continuo sem acreditar neste non sense pregado!
Acho que foram conceitos errados que te foram ensinados e que não deveriam ser perpetuados!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 14 de Março de 2013, 08:27:48
Eu já fui fã da 24-70mm F2.8, até descobrir a 35mm 1.4L. Eu só faço casamentos. 24-70mm não serve para mim. :)  :assobi:

Olá Vinícius,

Você faz só casamentos e, pelo seu setup, utiliza somente lentes fixas. Agora estou começando a compreender uma coisa: depois que a gente se acostuma com os resultados das fixas, cada vez sintimos menos vontade de pegar a zoom... a não ser por um motivo: a insegurança de perder algum momento importante quando for trocar as lentes. No seu caso, você utiliza mais de uma câmera ou tem algum parceiro para trabalhar junto? Você tem alguma dificuldade ou sente alguma desvantagem para fotografar casamentos somente com as fixas?

Obrigado, um abraço!!

Fernando K.
Sony A5100 + 16-50mm


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #34 Online: 14 de Março de 2013, 09:47:56
Houve um tempo em que eu pensava "ah, fotógrafo que reclama do peso de uma boa lente está com frescura!", hoje em dia eu sei que não é bem isso.

Eu fotografo casamento além de ensaios e sei muito bem a diferença de logística de um casamento e um ensaio.

Eu possuo hoje, uma 5D Mark III + 24-70 2.8 L + 16-35 2.8 L Mark II e uma 85mm 1.8. Eu uso a 24-70 por causa da versatilidade, por que se eu já tivesse duas câmeras eu preferiria ter a 16-35 e a 85mm montadas em vez da 24-70.

Claro que a mão de ninguém vai cair por fotografar com lentes pesadas, mas é muito mais "gostoso" e confortável fotografar com a 85mm 1.8

Quem já fotografou um casamento, desde as 2 horas da tarde cobrindo making of da noiva até as 2 horas da manha na festa (12 horas de trabalho) sabe que segurar a câmera + lente + flash por esse tempo todo cansa no final do dia.

O que eu penso então sobre a dúvida do nosso colega? Depende muito do seu gosto:

- prefere versatilidade ou a "mágica" das fixas? Sobre essa tal "mágica", basicamente é sobre nitidez, profundidade de campo e o prazer em si mesmo de se fotografar com uma fixa, pelo pouco peso e rapidez de foco.
- o que você vai fotografar? Ensaios onde pode trabalhar com mais calma ou eventos mais corridos?
- e um dos pontos mais decisivos para mim, você possui mais de uma câmera para pode usar duas lentes ao mesmo tempo?
« Última modificação: 14 de Março de 2013, 09:51:16 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #35 Online: 14 de Março de 2013, 17:29:59
Olá Vinícius,

Você faz só casamentos e, pelo seu setup, utiliza somente lentes fixas. Agora estou começando a compreender uma coisa: depois que a gente se acostuma com os resultados das fixas, cada vez sintimos menos vontade de pegar a zoom... a não ser por um motivo: a insegurança de perder algum momento importante quando for trocar as lentes. No seu caso, você utiliza mais de uma câmera ou tem algum parceiro para trabalhar junto? Você tem alguma dificuldade ou sente alguma desvantagem para fotografar casamentos somente com as fixas?

Obrigado, um abraço!!

Fernando K.

Olá Fernando,

Sim, é bem isso que você falou. Depois que você aprende a usar as fixas, não dá muito vontade de usar zoom. Eu sempre trabalho com 2 cameras, geralmente com 35mm + 85mm. Mas uso também 24mm, 135mm, 50mm..

Eu já trabalhei por muito tempo com uma camera só, e dá para fazer numa boa. Basta usar umas bolsinhas no cinto com as lentes e ir trocando.

Ah, eu sempre trabalho com um segundo fotógrafo e mesmo se usasse zoom, teria esse segundo fotógrafo. É super importante para não perder nenhum momento.

Eu não sinto a mínima dificuldade de usar somente fixas, basta saber se posicionar, abaixar, etc nas horas certas. É um baita exercício de composição!

um abraço,

Vini


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #36 Online: 14 de Março de 2013, 17:44:36
Pra começar, não existe lente clara e escura! As lentes são rápidas ou lentas!
E ainda continuo sem acreditar neste non sense pregado!
Acho que foram conceitos errados que te foram ensinados e que não deveriam ser perpetuados!

Falar lentes claras ou escuras é só um jeito de falar, rbpope. Não vejo problema nisso. E qualquer fotógrafo habituado com DSLR e objetivas consegue entender que uma lente 1.2 é luminosa, clara, rápida e uma 5.6 é escura, lenta, etc.

Deixando o problema de linguagem de lado, eu não estou pregando nada, só estou dando a minha opinião, falando do que funciona para mim e explicando o porque.

Pelo visto você destesta objetivas fixas rápidas/velozes? E ama 2.8, né?! Não entendo o motivo para esse ódio. Você consegue me explicar? Pois até então você só ficou contestando os meus comentários, dizendo que o que eu escrevi é um absurdo non sense. Explique o motivo!

O que eu disse aqui faz todo sentido para mim.

Qual conceito eu aprendi errado e estou perpetuando aqui? Me explique, por favor, pois eu quero aprender o certo.

um abraço,

Vini
« Última modificação: 14 de Março de 2013, 17:45:38 por viniciustb »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 14 de Março de 2013, 17:58:00
Sim, é bem isso que você falou. Depois que você aprende a usar as fixas, não dá muito vontade de usar zoom. Eu sempre trabalho com 2 cameras, geralmente com 35mm + 85mm. Mas uso também 24mm, 135mm, 50mm..


viniciustb, eu sempre trabalhei com zooms, mas estou tentando fazer a transição para fixas, pelo menos nos casamentos. O primeiro passo vai ser comprar a tão sonhada 135/2L. No segundo semestre planejo pegar também uma 35 (f/2 IS ou f/1.4, ainda não sei). O que você acha dessa dupla, 35 + 135, dá pra trabalhar bacana? Eu vejo que a maioria dos fotógrafos de casamento ama a dupla 35 + 85, mas eu acho 85mm um pouco curta, principalmente para retratos fechados no rosto...


Ainda pretendo manter a zoom para outros trabalhos, infantil, corporativo, etc. Durante muito tempo eu fiquei na dúvida entre uma 70-200 ou uma 135mm, mas agora já me decidi, rsrs.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #38 Online: 14 de Março de 2013, 18:56:12

viniciustb, eu sempre trabalhei com zooms, mas estou tentando fazer a transição para fixas, pelo menos nos casamentos. O primeiro passo vai ser comprar a tão sonhada 135/2L. No segundo semestre planejo pegar também uma 35 (f/2 IS ou f/1.4, ainda não sei). O que você acha dessa dupla, 35 + 135, dá pra trabalhar bacana? Eu vejo que a maioria dos fotógrafos de casamento ama a dupla 35 + 85, mas eu acho 85mm um pouco curta, principalmente para retratos fechados no rosto...


Ainda pretendo manter a zoom para outros trabalhos, infantil, corporativo, etc. Durante muito tempo eu fiquei na dúvida entre uma 70-200 ou uma 135mm, mas agora já me decidi, rsrs.

Humberto,

É isso aí. Acho que tem que fazer essa transição aos poucos, para não fazer bobagem. Eu acho a 135mm um pouco longa. Uso pouco. Uso um pouco no making of da noiva, pois ela tem um "macro" legal para fazer detalhes da boca, olhos, etc. E uso em igrejas grandes. Fora isso, é raro eu usá-la no dia do casamento. Acabo usando em ensaios pré-casamento.

Eu acho a 85mm ótima, as vezes até um pouco longa. Mas eu gosto de chegar perto, muitas vezes eu me pego fotografando a 30cm das pessoas. Sem tumultuar, sem incomodar, sem ser invasivo demais. É difícil conseguir isso, mas quando se consegue a suas fotos mudam! Mas é preciso conquistar a confiança dos clientes antes de colocar a camera nos rostos deles. Eu começo a tentar essa conquista no ensaio pré-casamento ou no making of.

Na pista de dança eu praticamente só uso a 24mm 1.4. Como eu disse, eu chego perto mesmo...rsrsrs

Resumindo: eu gosto muito do par 35mm e 85mm, mas em locais mais apertados eu me dou melhor com o par 24mm + 50mm.

Ah, quanto a 35mm, não deixe de considerar a Sigma 35mm F1.4. Estão falando muito bem dessa lente!

abs,

Vini
« Última modificação: 14 de Março de 2013, 18:56:54 por viniciustb »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #39 Online: 14 de Março de 2013, 19:02:27
Humberto,

É isso aí. Acho que tem que fazer essa transição aos poucos, para não fazer bobagem. Eu acho a 135mm um pouco longa. Uso pouco. Uso um pouco no making of da noiva, pois ela tem um "macro" legal para fazer detalhes da boca, olhos, etc. E uso em igrejas grandes. Fora isso, é raro eu usá-la no dia do casamento. Acabo usando em ensaios pré-casamento.

Eu acho a 85mm ótima, as vezes até um pouco longa. Mas eu gosto de chegar perto, muitas vezes eu me pego fotografando a 30cm das pessoas. Sem tumultuar, sem incomodar, sem ser invasivo demais. É difícil conseguir isso, mas quando se consegue a suas fotos mudam! Mas é preciso conquistar a confiança dos clientes antes de colocar a camera nos rostos deles. Eu começo a tentar essa conquista no ensaio pré-casamento ou no making of.

Na pista de dança eu praticamente só uso a 24mm 1.4. Como eu disse, eu chego perto mesmo...rsrsrs

Resumindo: eu gosto muito do par 35mm e 85mm, mas em locais mais apertados eu me dou melhor com o par 24mm + 50mm.

Ah, quanto a 35mm, não deixe de considerar a Sigma 35mm F1.4. Estão falando muito bem dessa lente!

abs,

Vini


É, vai muito de cada um mesmo, eu gostava demais da 85mm na cropada, agora na FF achei curta demais pro meu estilo de fotografar. Pra falar a verdade, quando eu ainda usava a 24-105, eu achava até mesmo os 105mm muito curtos, por isso acho que a 135mm vai me servir muito bem. Eu gosto de chegar bem perto também, rsrs, passa a sensação de que você está mais inserido no evento, fazendo parte do casamento. Mas curto muito umas fotos de longe, dando aquela isolada, apenas o rosto da pessoa e nada mais...


Também estou cogitando a Sigma 35/1.4, sem dúvida! Mas eu estou mais propenso a pegar a 35/2 IS por causa do tamanho e peso...


Valeu mesmo pelo relato! E agora vamos voltar ao assunto do tópico, eheheh...
« Última modificação: 14 de Março de 2013, 19:03:00 por Humberto Teté »


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #40 Online: 14 de Março de 2013, 19:14:13

É, vai muito de cada um mesmo, eu gostava demais da 85mm na cropada, agora na FF achei curta demais pro meu estilo de fotografar. Pra falar a verdade, quando eu ainda usava a 24-105, eu achava até mesmo os 105mm muito curtos, por isso acho que a 135mm vai me servir muito bem. Eu gosto de chegar bem perto também, rsrs, passa a sensação de que você está mais inserido no evento, fazendo parte do casamento. Mas curto muito umas fotos de longe, dando aquela isolada, apenas o rosto da pessoa e nada mais...


Também estou cogitando a Sigma 35/1.4, sem dúvida! Mas eu estou mais propenso a pegar a 35/2 IS por causa do tamanho e peso...


Valeu mesmo pelo relato! E agora vamos voltar ao assunto do tópico, eheheh...


Humberto,

A 135L quando chega dá até uma emoção na gente por conta da nitidez brutal.
Depois a gente vai se acostumando.... E as outras lentes ficam subjugadas.... (risos)
IS não faz muito sentido em uma lente 35mm...
A Sigma é melhor, muito melhor que a 35 F2 IS da CANON.
A Sigma é muito, muito boa... Bate de frente na 35L.

Um abraço,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #41 Online: 14 de Março de 2013, 19:18:22

Humberto,

A 135L quando chega dá até uma emoção na gente por conta da nitidez brutal.
Depois a gente vai se acostumando.... E as outras lentes ficam subjugadas.... (risos)
IS não faz muito sentido em uma lente 35mm...
A Sigma é melhor, muito melhor que a 35 F2 IS da CANON.
A Sigma é muito, muito boa... Bate de frente na 35L.

Um abraço,

Adam


Tô ligado, eu tenho lido bastantes reviews. Não é pela qualidade de imagem e muito menos por conta do IS, mas é por causa mesmo do peso e tamanho, a 35/2 IS é relativamente leve e compacta, sem comprometer a qualidade de imagem, obviamente. A Sigma 35/1.4 é praticamente do mesmo peso e tamanho da 1.4L... Mas eu tenho ciência de que é a melhor das 3 em qualidade de imagem.


O IS em uma 35mm é mais interessante pra quem faz vídeos, coisa que eu não faço.


Estou me coçando para colocar as mãos nessa 135/2L, nem tanto pela nitidez, mas mais pelo belíssimo desfoque de fundo!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #42 Online: 14 de Março de 2013, 19:39:14
Eu sou um apaixonado pelas primes desde de quando era Nikon user.
Às vezes penso em ter uma 24-105L ou uma Tamron 24-70 2.8 para uso geral mas como sou só amador estou propenso a ter a Sigma 35 1.4, e uma mais longa onde tenho uma dúvida cruel entre a 85 1.8 ou a 100 2.0 (inclusive é barata ~ 500 dólares). Alguém tem experiência para comparar a 85 e 100?
Já até penso em ter essas 3 primes claras e comprar uma EF 28-135 escura para usar em passeios durante o dia de maneira a economizar para compra das primes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #43 Online: 14 de Março de 2013, 19:53:45
Eu sou um apaixonado pelas primes desde de quando era Nikon user.
Às vezes penso em ter uma 24-105L ou uma Tamron 24-70 2.8 para uso geral mas como sou só amador estou propenso a ter a Sigma 35 1.4, e uma mais longa onde tenho uma dúvida cruel entre a 85 1.8 ou a 100 2.0 (inclusive é barata ~ 500 dólares). Alguém tem experiência para comparar a 85 e 100?
Já até penso em ter essas 3 primes claras e comprar uma EF 28-135 escura para usar em passeios durante o dia de maneira a economizar para compra das primes.

vou ficar aguardando essa comparação!


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #44 Online: 14 de Março de 2013, 21:49:35
Eu sou um apaixonado pelas primes desde de quando era Nikon user.
Às vezes penso em ter uma 24-105L ou uma Tamron 24-70 2.8 para uso geral mas como sou só amador estou propenso a ter a Sigma 35 1.4, e uma mais longa onde tenho uma dúvida cruel entre a 85 1.8 ou a 100 2.0 (inclusive é barata ~ 500 dólares). Alguém tem experiência para comparar a 85 e 100?
Já até penso em ter essas 3 primes claras e comprar uma EF 28-135 escura para usar em passeios durante o dia de maneira a economizar para compra das primes.

A minha 85 1.8 vendi e adorava.
A 85L é um espetáculo!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=603838629629637&set=a.537755602904607.143507.505214816158686&type=1&theater
« Última modificação: 14 de Março de 2013, 21:50:43 por Adam-ES »
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia