Autor Tópico: Paixão pela Canon 5D Clássica  (Lida 443452 vezes)

d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Março de 2013, 02:43:14
Galera, to pegando uma paixão pela 5D Classic.
Pela pesquisa ta valendo muito a pena comprar uma, pelo menos pra iniciar no FF.

Mas to precisando esclarecer algumas coisas.
Eu sei que tem uma galera que não desgruda dessa câmera, então queria saber os pontos negativos em relação a geração de câmeras mais novas.

Da pra ver que o LCD dela deixa a desejar mas queria mais características dela.

« Última modificação: 10 de Março de 2013, 02:46:25 por d0vidmelo »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2013, 03:03:44
Cara dá uma pesquisada, tem um monte de tópicos sobre isso, tipo 5D x 5D2, 5D x 7D epor aí vai...
Pedir para todo mundo falar tudo sobre prós e contras dela é fod*...

Mas resumindo:

5D = Boa para low light, altissima relação sinal/ruido. Ótima para viagens, natureza e macros
5D = Ruim se precisa de AF muito rápido
5D = A mais resistente em termos eletrônicos das Canon, muito mais que a 5D2 e a 7D. Quem me disse foi um técnico de confiança meu.


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2013, 05:37:50
Valeu pela ajuda man.
Dei uma fuçada no fórum e encontrei uma informações.

Só to com medo de comprar é sentir falta da perfumaria.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2013, 07:33:40
Pontos negativos:
1. Sujeira no sensor: como ela não tem nenhum recurso de autolimpeza, o sensor suja 3, 4x mais rápido que o da 60D ou da 6D;
2. A Canon não atualizou o firmware dela para o Windows 7, então, esquece trabalhar em tethering (até dá, mas é muita mão de obra para pouca performance)
3. Se usas o Cactus 4 (transmissor via rádio) tens que ter cuidado, porque os mais antigos provocam interferências no sensor: http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?t=624792. Isso NÃO é permanente, tirou o cactus, volta ao normal. Dos 4 cactus que tenho só o mais recente não provoca isso.
4. O LCD é realmente muito ruim, tanto no tamanho quanto na reprodução das cores: tem que ficar ligado no histograma.

Bem, é isso! Ela obviamente não filma e mais megapixels não me fazem falta (imprimo pôsteres de 50x70 sem problemas). Para mim o foco dela é competente (muito preciso) e isso varia mais com a lente; não é pior que o da MKII; só noto a diferença em relação à 6d quando está bem escuro. Quanto ao ISO, bem fotometrado tampouco deve nada às mais novas (às APS-C, nem se fala), talvez pelos pixels enormes; lembre, claro, que há o limite de 3.200. Vou parar de falar porque vou acabar antecipando a restituição do meu IR e cancelando a venda da minha...  ;)
« Última modificação: 10 de Março de 2013, 07:37:39 por fernandomaues »


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2013, 08:30:12
Pontos negativos:
1. Sujeira no sensor: como ela não tem nenhum recurso de autolimpeza, o sensor suja 3, 4x mais rápido que o da 60D ou da 6D;
2. A Canon não atualizou o firmware dela para o Windows 7, então, esquece trabalhar em tethering (até dá, mas é muita mão de obra para pouca performance)
3. Se usas o Cactus 4 (transmissor via rádio) tens que ter cuidado, porque os mais antigos provocam interferências no sensor: http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?t=624792. Isso NÃO é permanente, tirou o cactus, volta ao normal. Dos 4 cactus que tenho só o mais recente não provoca isso.
4. O LCD é realmente muito ruim, tanto no tamanho quanto na reprodução das cores: tem que ficar ligado no histograma.

Bem, é isso! Ela obviamente não filma e mais megapixels não me fazem falta (imprimo pôsteres de 50x70 sem problemas). Para mim o foco dela é competente (muito preciso) e isso varia mais com a lente; não é pior que o da MKII; só noto a diferença em relação à 6d quando está bem escuro. Quanto ao ISO, bem fotometrado tampouco deve nada às mais novas (às APS-C, nem se fala), talvez pelos pixels enormes; lembre, claro, que há o limite de 3.200. Vou parar de falar porque vou acabar antecipando a restituição do meu IR e cancelando a venda da minha...  ;)



Muito obrigado cara, tirou bastante dúvida!
O pior é que todos que eu conheço que possuem a 5D desistem de vender ela XD


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2013, 08:43:02
Gosto muito da minha.

Como já disseram, as desvantagens em relação às gerações mais novas moram na ausência da "autolimpeza" do sensor, realmente suja mais rápido e requer mais cuidados; no monitor de LCD "meramente ilustrativo" (rs); nos recursos de focalização limitados; na falta do liveview para focalizar com mais precisão. Fora isso, uma coisa que me incomoda é a lentidão dela para transferir arquivos para o PC (via cabo USB), ela é MUITO mais lenta que todas as outras Canon que tive, mas não sei até onde é culpa dela ou do cartão lento que uso.

Uma coisa que me chateia um pouco é o fato dela não ser compatível com o controle remoto Canon (RC-5 ou RC-6), o jeito é usar o "velho" cabo disparador. Mas isso é indiferente para a maioria das pessoas.

Os prós moram obviamente na qualidade de imagem, creio que seja o máximo de qualidade que se pode comprar pelo preço dela (1500-2000 reais); na "pegada", uma câmera pesada se comparada às XXXD mas com ergonomia bem melhor; e no fato de ser uma câmera extremamente direta, a ausência de perfumarias e o menu mais simples a tornam mais "à mão".

Quanto ao rádio flash, uso o Greika e nunca percebi nenhum tipo de interferência.

[]s
« Última modificação: 10 de Março de 2013, 08:46:26 por dondon »


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2013, 08:47:59
Fora isso, uma coisa que me incomoda é a lentidão dela para transferir arquivos para o PC (via cabo USB), ela é MUITO mais lenta que todas as outras Canon que tive, mas não sei até onde é culpa dela ou do cartão lento que uso.
Eu nunca baixo direto da cam; em nenhuma das câmeras que tive. Uso um leitor de cartões, então, não noto isso. Abraço!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2013, 08:52:17
Eu nunca baixo direto da cam; em nenhuma das câmeras que tive. Uso um leitor de cartões, então, não noto isso. Abraço!

Isso é uma coisa que eu nunca consegui decidir o que é mais interessante, cabo USB ou leitor de cartão.

Usar o cabo USB envolve o risco de ficar manuseando a câmera ali de forma meio desajeitada e a deixa vulnerável se houver algum problema na conexão ou uma descarga elétrica forte ou algo do gênero.

Usar um leitor de cartão envolve tirá-lo da máquina repetidas vezes, desgastando o sistema da "portinha" onde ele vai alojado e os pinos e travas de fixação.


Não sei.  :ponder:

[]s


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2013, 09:00:20
É, não é mesmo uma decisão fácil. Mas conectar à cam acho que envolve mais risco (principalmente elétrico). Mas é só achismo mesmo.

De qualquer forma, a borracha que tampa a porta USB é bem mais frágil que a do CF, pelo que o desgaste deve ser pior (tens que abrir, conectar usb e fechar também repetidas vezes, não?) - acho que por isso aparece tanto equipamento usado sem essas portas de borracha. Abs!


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Março de 2013, 09:50:39
Qual seria a cara metade da Classic na linha da nikon APS-C?

Em qualidade de imagem.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #10 Online: 10 de Março de 2013, 10:16:22
ACHO que APS-C nenhuma. Terias que ir para a D700 mesmo, que é fantástica - mas o dobro do preço da 5D.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #11 Online: 10 de Março de 2013, 12:51:44
Qual seria a cara metade da Classic na linha da nikon APS-C?

Em qualidade de imagem.
Eu acho o ISO da minha D7000 bem melhor do que o da 5D.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 10 de Março de 2013, 13:00:08
Eu acho o ISO da minha D7000 bem melhor do que o da 5D.


Rafa, existe bem mais em uma FF do que qualidade de ruído em ISO alto... Depois que você passa a usar uma FF, não tem mais volta, a qualidade de imagem é muito melhor, o nível de detalhes, o realismo da imagem... As cores contraste, tudo é melhor em uma FF, não importa se é a 5D de 10 anos atrás ou se é a 1DX do ano passado.


Eu entendo que você adore a sua D7000, mas realmente, não dá pra comparar uma FF com um cropada. Quando você pegar a sua D600 é que você vai ver do que estamos falando.




Eu ando cogitando pegar uma 5D clássica ultimamente. O fato é que de vez em quando eu pego uns trabalhos que pagam relativamente pouco (como festas infantis), e aí acho uma desperdício usar a 5D II. A mesma coisa para viagens de família e saídas fotográficas. As únicas coisas que me deixa um pouco como pé atrás de pegar logo uma 5D é o fato de não ter limpeza automática de sensor e de não ter micro-ajuste de AF...


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #13 Online: 10 de Março de 2013, 13:05:51
Rafa, existe bem mais em uma FF do que qualidade de ruído em ISO alto... Depois que você passa a usar uma FF, não tem mais volta, a qualidade de imagem é muito melhor, o nível de detalhes, o realismo da imagem... As cores contraste, tudo é melhor em uma FF, não importa se é a 5D de 10 anos atrás ou se é a 1DX do ano passado.

Eu entendo que você adore a sua D7000, mas realmente, não dá pra comparar uma FF com um cropada. Quando você pegar a sua D600 é que você vai ver do que estamos falando.
Pra min, acho que só compensaria ter uma FX se for uma com muitos megapixels, como a D800, por que como meu verdadeiro hobby é fotografia de aves, eu usaria em 70% das vezes o crop mode.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #14 Online: 10 de Março de 2013, 13:10:34
Eu acho o ISO da minha D7000 bem melhor do que o da 5D.

Acho que você está enganado, mas tudo bem. Essa coisa de ISO é uma comparação difícil de fazer.

[]s