Autor Tópico: Paixão pela Canon 5D Clássica  (Lida 445660 vezes)

danielmaforte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4125 Online: 26 de Agosto de 2017, 11:00:02
Vi sua luta com a 50 STM. Às vezes acontece por aqui também, mas é raro. Talvez uma 1.4 não erre tanto assim por ser USM...

Cumprimentos.

Ser STM tem relação? Digo pois a minha 50 stm também me da trabalho na coroa.
-Digital: Canon 5Dc (50mm Stm)

-Analógicas: Pentax Kx, Pentax k1000, Nikon F2, Nikormat Ftn, Yashica Mat 124G, Praktica 1949, Canon 300v.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4126 Online: 26 de Agosto de 2017, 11:03:06
Não sei na coroa, mas para mim a 50mm STM é outra lente, sem comparação o foco e qualidade de construção.

Eu a uso quase sempre em f/2 e f/2.8, sempre muito certeira no foco.

Eu a utilizei na T5, T5i e 80D

Bem que a Canon podia lançar uma 35 e 85 STM  :clap: 


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4127 Online: 26 de Agosto de 2017, 14:12:16
Minha 50tinha STM não tem errado tanto foco, tenho notado alguns back focus com a Sigma, mas nada grave, alguns casos raros., talvez erro meu.
Seria ótimo um 35mm mais acessível e STM, mas já tem a 40mm, então esquece, agora uma 85mm que custasse perto da 24mm 2.8 STM, com foco STM seria muuuito bem vinda, nem me importaria se viesse com f/2.8 pra ficar mais barata. Se bem que nossa 85mm 1.8 não é tão inacessível assim. Pior seria a Nikon 85 1.8 G custando mais de 2 paus...tudo bem que é mais moderna, mas não acho que seja tããão superior em optica a nossa velhota 85. :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #4128 Online: 26 de Agosto de 2017, 14:32:31
Ser STM tem relação? Digo pois a minha 50 stm também me da trabalho na coroa.

Motores USM (ultrassônico) tendem a ser mais precisos. Contudo, na Canon, ela fez uma salada e tem dois tipos de USM. A 50mm 1.4 USM é por micromotor e a 85 1.2L USM, por exemplo, é outro tipo de USM (fly by wire). Não sei explicar muito bem.

Veja o que o Zack afirma sobre a 50 1.4 USM:
E o mesmo raciocínio foi usado na implementação do motor USM. No lugar do “micro motor” da f/1.8 II pindaíba, você ganha um “micro motor USM”, que é ultra-sônico e menos barulhento. Mas não é tão rápido (nem totalmente  silencioso) quanto o “ring USM” da f/1.2L USM. Pelo menos ele oferece o full time manual e sem mexer no botão AF/MF (único do corpo) você pode compensar qualquer erro do sistema automático através do anel de foco manual, que é grande e confortável, mas com feedback ruim de plástico com plástico. Não espere grande precisão já que ele tem um jogo bem grande entre girar o anel e girar o tubo interno.


E agora sobre a 85 1.8 USM:
Uma grande diferença entre a top f/1.2L II USM e a intermediária f/1.8 USM também vive no foco. A f/1.2 depende de um sistema “fly by wire” no qual o anel MF simplesmente manda um comando eletrônico para o motor USM, que move o pesado conjunto óptico. Isto não acontece na f/1.8: tudo é mecanicamente conectado e mais tradicional. Por isso a velocidade é maior na irmã menor e permite acompanhar sujeitos em movimento, como fotos de esportes ou modelos andando. Nestas situações a chance de acertos da f/1.2 é quase nula e exige trabalhos mais calmos. Mas a 85mm f/1.8 USM não tem qualquer dificuldade independente do serviço, fotografia de rua e ação.

Se quiser dar uma lida:
http://blogdozack.com.br/index.php/portfolio/canon-ef-50mm-f1-4-usm/
http://blogdozack.com.br/index.php/portfolio/canon-ef-85mm-f1-8-usm/

Mas, particularmente, ainda acho um motor USM mais preciso que um STM.

Eu tenho pouquíssimos casos de back focus com a minha 50 STM. E em algumas situações bem específicas (contra grandes fontes de luz, por exemplo).

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4129 Online: 26 de Agosto de 2017, 14:37:35
Nunca comprei a 50mm 1.4 por causa disso, além de não ser ring usm, da muito defeito.
Acho que o STM caiu como uma luva para uma lente que custa 100 trumps.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4130 Online: 26 de Agosto de 2017, 14:57:17
Agora com o lançamento da 50 STM, a 50/1.4 piorou muito em custo x benefício. Não tem valido mais muito a pena, a não ser pro pessoal do vídeo. Eu tive por uns dias a 50 STM e a 50/1.4 em minhas mãos, e no comparativo, a 50/1.4 ganha apenas na qualidade do desfoque de fundo, um tanto mais suave. No AF e na construção ambas ficam praticamente empatadas, e na nitidez a 50 STM ganha por um pouquinho, mesmo com ambas em f/1.8.

O USM de verdade, como o da 50L e da 85/1.8, ainda é um tanto mais rápido que o STM, mas esse USM micro motor da 50/1.4 (e da 70-300) não é lá essas coisas...


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #4131 Online: 26 de Agosto de 2017, 18:28:26
Vendo os comentários e os resultados com a STM 50 1.8 estou vendo que está me servindo de bom tamanho. Excelente custo benefício. Nada melhor que utilizar bastante e tirar as conclusões. Por enquanto pretendendo mantê-la, e mais a frente pegar uma 35 f/2. A 85 fica mais pra frente, visto que estão me supreendendo os resultados com a STM

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
"
Resposta #4132 Online: 26 de Agosto de 2017, 19:00:59
Vendo os comentários e os resultados com a STM 50 1.8 estou vendo que está me servindo de bom tamanho. Excelente custo benefício. Nada melhor que utilizar bastante e tirar as conclusões. Por enquanto pretendendo mantê-la, e mais a frente pegar uma 35 f/2. A 85 fica mais pra frente, visto que estão me supreendendo os resultados com a STM

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

5Dc + 50 STM é apaixonante!  :wub:

Eu não pretendo me desfazer da minha tão cedo também. Não vejo substituta "à altura". E tenho medo de parear uma Sigma mais telefoto na 5D por causa do autofoco.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4133 Online: 27 de Agosto de 2017, 22:33:54
Não tenho dificuldade alguma com a 50mm STM... além das minhas próprias limitações que teria com qualquer outra lente! haha! É uma lente competente, entrega resultados impressionantes quando consideramos o quanto ela custa, tem uma construção decente e considero o foco bom, tanto em velocidade quanto em precisão. Não está no mesmo nível das minhas outras lentes (17-40 f/4L e 85 USM), mas é bem melhor do que outras que já usei.

Retomando a parte de imagens no tópico, sábado fiz um teste de fogo relacionado ao (baixo) alcance dinâmico da coroa. A foto abaixo está com as "barras" de recuperação em -90, de sombras em +60, o que já resulta praticamente num falso HDR. Ainda aliviei brancos e pretos e corrigi um pouco as curvas para meu perfil baseaado em "curva S". Comparado com a foto original, garanto que houve uma bela diferença em DR!

OBS: A nitidez fica toda zoada ao exportar pra cá com o Flickr redimensionando. Melhor clicar e ver a original.

IMG_2961 by Elder Walker, no Flickr
« Última modificação: 27 de Agosto de 2017, 22:34:34 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #4134 Online: 28 de Agosto de 2017, 00:42:00
Elder, bela imagem. Nunca vi a Coroa decepcionar.  :wub: Percebi um pouco de falta de nitidez - mesmo no flickr. E aquela árvore à esquerda da imagem no fundo parece meio estranha, como se estivesse "alargada". Mas acho que é só impressão.

Na parte de grande angular ficarei na minha APS. Amanhã chega uma 10-18 STM para ela. Quanto à Coroa, amanhã também chega uma 85mm 1.8 USM. Estou na expectativa desde já para testar. Até o final da semana posto minhas impressões.  :)

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4135 Online: 28 de Agosto de 2017, 08:16:02
Elder, bela imagem. Nunca vi a Coroa decepcionar.  :wub: Percebi um pouco de falta de nitidez - mesmo no flickr. E aquela árvore à esquerda da imagem no fundo parece meio estranha, como se estivesse "alargada". Mas acho que é só impressão.

Na parte de grande angular ficarei na minha APS. Amanhã chega uma 10-18 STM para ela. Quanto à Coroa, amanhã também chega uma 85mm 1.8 USM. Estou na expectativa desde já para testar. Até o final da semana posto minhas impressões.  :)

Cumprimentos.

Sim, a foto foi mais para mostrar o DR dela numa situação chatinha, com bastante altas e sombras. A árvore estranha é exatamente o que você percebeu: alargada, distorcida. Você vai entender quando usar a sua nova 10-18, observando os extremos da imagem (cantos e laterais) nas distâncias focais mais abertas. Quando se usa ângulos tão wide, deve-se concentrar o máximo de informação possível na parte mais central do quadro, e evitar detalhes nas bordas. Já com relação a 85mm, ela continua sendo minha favorita e aposto que irá gostar bastante também.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #4136 Online: 02 de Setembro de 2017, 00:17:28
Boa noite, amigos.
Queria saber se ainda vale a pena comprar uma 5D, e como está o mercado pra troca de obturador dela (estou em SP). Andei pesquisando bastante, mas todas as unidades que encontro à venda estão com muitos cliques.
Obrigado
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4137 Online: 03 de Setembro de 2017, 12:27:16
Boa noite, amigos.
Queria saber se ainda vale a pena comprar uma 5D, e como está o mercado pra troca de obturador dela (estou em SP). Andei pesquisando bastante, mas todas as unidades que encontro à venda estão com muitos cliques.
Obrigado

Essa questão de valer a pena é SEMPRE subjetiva e particular. Neste tópico você encontrará diversos proprietários de 5D muito satisfeitos com o equipamento, então provavelmente ouvirá que vale sim. Outro "de fora" pode nos achar loucos por investir num equipamento tão ultrapassado, já que a coroa foi lançada em 2005, e 12 anos de avanço na tecnologia é muita coisa.

De qualquer forma, o mercado de usados ainda continua firme e forte. Lembre-se de que não é possível fazer a contagem de disparos da 5D fora de uma autorizada, então praticamente 100% dos anúncios ficam estimando um número sem qualquer fundamento. A minha mesmo está com aparência irretocável, sem nem marcas de uso, e comprei com supostos 40mil cliques, mas quando mandei na autorizada Namba, a contagem apontou 100mil. Ainda assim, não acho isso demérito, já que temos exemplos da linha 5D ultrapassando os 300mil disparos. Ou seja, apenas tenha em mente que essa história de cliques é relativa e especulativa.

Quanto ao obturador, a última informação que vimos por aqui é de que a rede autorizada está "obsoletando" a 5D, ou seja, parando de prestar suporte à ela e manter peças de reposição. Entretanto, nada impede de comprar a peça no exterior e entregar para as boas empresas independentes que fazem o serviço.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


danielmaforte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4138 Online: 03 de Setembro de 2017, 21:11:52
Hoje, algumas semanas depois de comprar a sonhada 5D e desfazer de uma 50d para isso, tive o desprazer denotar um barulho muito estranho,e me deparar com uma mensagem de erro  :no:
O espelho soltou, em busca por aqui e em outros sites, descobri que costumavam arrumar de graça por ser defeito dela mesmo de fabricação, alguém sabe me dizer se ainda hoje isso vale? E sei que no google acho,mas o google é ótimo em ser impreciso e desatualizado, alguém sabe de alguma assistência oficial em BH?  :( :( :(
-Digital: Canon 5Dc (50mm Stm)

-Analógicas: Pentax Kx, Pentax k1000, Nikon F2, Nikormat Ftn, Yashica Mat 124G, Praktica 1949, Canon 300v.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4139 Online: 04 de Setembro de 2017, 08:20:54
Hoje, algumas semanas depois de comprar a sonhada 5D e desfazer de uma 50d para isso, tive o desprazer denotar um barulho muito estranho,e me deparar com uma mensagem de erro  :no:
O espelho soltou, em busca por aqui e em outros sites, descobri que costumavam arrumar de graça por ser defeito dela mesmo de fabricação, alguém sabe me dizer se ainda hoje isso vale? E sei que no google acho,mas o google é ótimo em ser impreciso e desatualizado, alguém sabe de alguma assistência oficial em BH?  :( :( :(

Como comentei da resposta anterior, se não estou enganado, a Canon colocou a 5D na lista de equipamento obsoleto e não prestará mais assistência oficial ao modelo. Ou seja, não manterá mais peças em estoque (específicas do modelo) nem muito menos dará garantia a algo assim. Pode tentar o contato diretamente com eles para confirmar. Não sei em BH, mas a mais famosinha fica em São Paulo e é a Namba, foi lá que mandei a minha e eles trocaram as borrachinhas dos slots laterais.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C