Autor Tópico: Paixão pela Canon 5D Clássica  (Lida 446402 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4395 Online: 08 de Agosto de 2020, 22:52:42
Não é beeeeem por aí... 5D mark I não existe, esse termo é utilizado para não deixar dúvidas mas na realidade é errado. O termo 5D clássica é usado também para determinar que é a primeira versão e não deixar dúvidas, clássica no sentido que é a mais antiga, a primeira... não que não seja uma excelente câmera, eu inclusive tive uma e adorava, mas afirmar que o termo clássica é utilizado como forma de reconhecer que foi uma câmera revolucionária é forçar a barra.

Foi revolucionária pra época que foi lançada, com certeza, foi. O salto que a 5D deu ao mercado foi incontestável. Uma pena que a Canon não fez nada tão revolucionário quanto a 5D Mark 1 e 2, após isso.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4396 Online: 09 de Agosto de 2020, 11:35:35
5D mark I não existe, esse termo é utilizado para não deixar dúvidas mas na realidade é errado.

Isso. A gente acaba usando sem perceber pra não confundir com as sucessoras, mas o termo é errado mesmo.

Eu também sempre achei que o termo "clássica" era por ser a primeira, não por ser revolucionária. Não que não tenha sido, mas eu considero a 5D II um tanto mais revolucionária, com a questão dos muitos MP, do vídeo Full HD, e um salto de qualidade como um todo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4397 Online: 11 de Agosto de 2020, 12:55:36
Isso. A gente acaba usando sem perceber pra não confundir com as sucessoras, mas o termo é errado mesmo.

Eu também sempre achei que o termo "clássica" era por ser a primeira, não por ser revolucionária. Não que não tenha sido, mas eu considero a 5D II um tanto mais revolucionária, com a questão dos muitos MP, do vídeo Full HD, e um salto de qualidade como um todo.

Até hoje acho a 5D Mark 2 uma câmera bem relevante.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4398 Online: 16 de Setembro de 2020, 12:18:43
Esse tópico não poderia ficar sem esse relato espetacular do colega Forista.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=137994
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #4399 Online: 20 de Setembro de 2020, 01:57:47
Gente a 5D clássica não tem o Quick Menu (acho que esse é o nome dessa tela)?
Esse:


Fotógrafo oficial Foco Radical


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4400 Online: 21 de Setembro de 2020, 08:50:04
Não lembro, mas creio que não tenha. Eu nunca achei esse menu rápido hahaha, sempre me perdia nele, preferia mexer nos dials
Claro que outras configirações que precisam entrar no menum é mais rápido, mas dificilmente eu ficava fuçando em outras coisas na camera. Tive a 5DII e 6DII que tinham esse menu
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #4401 Online: 15 de Outubro de 2020, 11:53:43
Pessoal qual Picture Style vcs preferem para usar na Coroa? Qual na sua opinião deixa as cores Clássicas na Foto?

Não sei o que ando fazendo de 💩  que as fotos de todas minhas câmeras (70d 5d e 6D) andam puxando muito as cores para o laranja esverdeado, principalmente nos tons de pele. Se mudo o balanço de brancos para o azul fica com cara de gente morta, se puxo para o amarelo fica igual o "The anoying Orange". Se puxo para o magenta, parece que o indivíduo tomou sol o dia todo.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4402 Online: 15 de Outubro de 2020, 13:45:41
Só uso o padrão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4403 Online: 15 de Outubro de 2020, 16:24:28
Pessoal qual Picture Style vcs preferem para usar na Coroa? Qual na sua opinião deixa as cores Clássicas na Foto?

Não sei o que ando fazendo de 💩  que as fotos de todas minhas câmeras (70d 5d e 6D) andam puxando muito as cores para o laranja esverdeado, principalmente nos tons de pele. Se mudo o balanço de brancos para o azul fica com cara de gente morta, se puxo para o amarelo fica igual o "The anoying Orange". Se puxo para o magenta, parece que o indivíduo tomou sol o dia todo.
Se você fotografa em RAW, o Picture Style não afeta nada.
Você está fazendo esses ajustes de cores/temperatura na pós (fotografando em AWB) ou está customizando a temperatura do balanço de branco antes de clicar?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4404 Online: 16 de Outubro de 2020, 08:43:55
Pessoal qual Picture Style vcs preferem para usar na Coroa? Qual na sua opinião deixa as cores Clássicas na Foto?

Não sei o que ando fazendo de 💩  que as fotos de todas minhas câmeras (70d 5d e 6D) andam puxando muito as cores para o laranja esverdeado, principalmente nos tons de pele. Se mudo o balanço de brancos para o azul fica com cara de gente morta, se puxo para o amarelo fica igual o "The anoying Orange". Se puxo para o magenta, parece que o indivíduo tomou sol o dia todo.

Quando eu usava ela era sempre no Standard, depois nas 5DII e 6DII eu personalizava o padrão e puxava o WB sempre em 5600 e levava mais pro magenta e vermelho, pra alaranjar mais a pele. Curtia o resultado dos JPGs, mas em RAW não importa muito.

Existem várias formas de se fazer a pós, eu não curto acertar o tom de pele no LR usando apenas o WB. tem que mexer nos ajustes de HSL, senão vc acaba amarelando/azulando o cenário todo mexendo no WB. No HSL vc mexe cada canal de cor separado.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


raulmrodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4405 Online: 26 de Outubro de 2020, 04:31:59
Pessoal qual Picture Style vcs preferem para usar na Coroa? Qual na sua opinião deixa as cores Clássicas na Foto?

Não sei o que ando fazendo de 💩  que as fotos de todas minhas câmeras (70d 5d e 6D) andam puxando muito as cores para o laranja esverdeado, principalmente nos tons de pele. Se mudo o balanço de brancos para o azul fica com cara de gente morta, se puxo para o amarelo fica igual o "The anoying Orange". Se puxo para o magenta, parece que o indivíduo tomou sol o dia todo.

Fotografe em raw que você consegue arrumar tudo depois.

Eu uso o AWB (o daylight deixa as fotos muito amareladas/alaranjadas pro meu gosto), mas gosto bastante do cloudy pra outras situações.

Picture Style Standard modificado com +1 de contraste e +1 de saturação, já que percebi que esses ajustes sempre faço no LR, aí eu poupo um tempinho.

Geralmente coloco +30/40 de sharpness, mexo levemente na temperatura da cor/claridade/desembaçar e bastante no HSL/brancos/pretos/sombras/realces. E Photoshop, claro.
Quando uso ISO alto, costumo deixar a imagem menos nítida na pós embaçando, ou até mesmo forçar uma reduçãozinha de ruído.

O que mais gosto é que algumas fotos saem tão boas da câmera que, se editar, estraga, hahaha.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2020, 04:41:30 por raulmrodrigues »
Minolta x300s
MC Rokkor 35mm f/1.8
Vivitar/Kiron 105mm f/2.8 macro telephoto 1:1 aka "Lester A. Dine"


José Gabriel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #4406 Online: 08 de Novembro de 2020, 16:20:55
Olá amigos! Algum de vcs teria uma 5d classic com defeito em preço de desapego?


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #4407 Online: 27 de Abril de 2021, 14:54:20
Passando para deixar registrado, nesse post monstro (que estou lendo desde o começo, já li uns 30%) que comprei minha primeira fullframe...

...a 5D clássica!  :D

E nesse momento estou  :wub: :wub: :wub: com as imagens que ela produz!
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4408 Online: 27 de Abril de 2021, 16:29:26
Passando para deixar registrado, nesse post monstro (que estou lendo desde o começo, já li uns 30%) que comprei minha primeira fullframe...

...a 5D clássica!  :D

E nesse momento estou  :wub: :wub: :wub: com as imagens que ela produz!

O que mais me chama a atenção nas 5D Mark 1 , 2 e 3 , são as cores, principalmente pra retratos. O que ele puxa pra rosa e laranja nos tons de pele deixa as imagens lindas, e falando da 5D clássica, uma coisa que gosto muito são os perfis de JPG dela ; coisa que a Canon abandonou com o tempo, mas os JPG dela são lindos também.

Minha 5D clássica era do Fernando e tá cheirando nova hehe, é uma câmera clássica no sentido literal da palavra.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #4409 Online: 28 de Abril de 2021, 09:31:16
Realmente, o mundo full frame é uma coisa à parte... Percebo isso agora.

Comprei a câmera para um projeto pessoal de fotografia encenada... Então, com tripé e ISO 100 não tem erro para a 5D clássica!

Meu único medo é que, no meio de uma sessão, com modelos vestidos e todos os props carregados e montados no cenário, ela pare de funcionar  :hysterical: :doh: (porque, afinal, não dá pra saber a quantidade de clicks da clássica, né?)

Mas as cores dela são realmente fantásticas, já no raw!
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)