Autor Tópico: Paixão pela Canon 5D Clássica  (Lida 445718 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4410 Online: 28 de Abril de 2021, 09:43:34
Realmente, o mundo full frame é uma coisa à parte... Percebo isso agora.

Comprei a câmera para um projeto pessoal de fotografia encenada... Então, com tripé e ISO 100 não tem erro para a 5D clássica!

Meu único medo é que, no meio de uma sessão, com modelos vestidos e todos os props carregados e montados no cenário, ela pare de funcionar  :hysterical: :doh: (porque, afinal, não dá pra saber a quantidade de clicks da clássica, né?)

Mas as cores dela são realmente fantásticas, já no raw!
Bem vindo ao maravilhoso mundo do FF. Nada melhor do que começar com essa câmera maravilhosa em termos de textura e cores que é a 5D Clássica.
Te digo uma coisa, mundo FF é algo sem volta. Eu tentei APS-C (Fuji e Nikon) e M4/3 depois de ter tido FF e não rolou química.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4411 Online: 28 de Abril de 2021, 12:10:08
Se você trocar o obturador e conservar sua câmera, eu deixo a minha em compartimento de plástico com silica gel e bem iluminada, ela irá durar mais 10 anos. A minha teve obturador trocado, segundo informações, em torno de 300.000 cliques e agora está em torno de 8.000 .

Se vc colocar a 50MM 1.8 ou 85MM 1.8 pra retratos não precisa de mais nada, eu tenho ela com a 28-135 e me atende perfeitamente.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #4412 Online: 05 de Maio de 2021, 10:28:39
UFA! 295 páginas de tópico lidas de cabo a rabo  :assobi: :hysterical:

Conclusões:

1. A Coroa ainda vale demais a pena; é verdadeiramente uma câmera de filme com um RAW de cair o queixo. Fiz minha primeira sessão fotográfica no último fds e nem olhava pro LCD depois de clicar. Só conferi em casa e foi só amor às imagens.

2. O negócio é desapegar da quantidade de cliks, especialmente hoje, 16 anos após o lançamento, e a minha é número de série 05XXX, ou seja, das primeiras. Quando parar, parou. O que eu vou fazer pra ter uma sobrevida é comprar outro corpo muito muito em breve.

3. Só tenho ainda a 50mm f1.8 II. Em breve vou pegar a YN85mm f/1.8 e uma GA em conta. Aí, deixo uma pergunta:

Vi um anúncio de uma Tamron 19-35mm f/3.5-4-5 para Canon EF. Alguém conhece essa lente? Estou entre essa e uma Yongnuo 35mm f/2...
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4413 Online: 05 de Maio de 2021, 10:50:31
Acho que você pegou o espirito da coroa.  :D
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4414 Online: 05 de Maio de 2021, 14:16:38
UFA! 295 páginas de tópico lidas de cabo a rabo  :assobi: :hysterical:

Conclusões:

1. A Coroa ainda vale demais a pena; é verdadeiramente uma câmera de filme com um RAW de cair o queixo. Fiz minha primeira sessão fotográfica no último fds e nem olhava pro LCD depois de clicar. Só conferi em casa e foi só amor às imagens.

2. O negócio é desapegar da quantidade de cliks, especialmente hoje, 16 anos após o lançamento, e a minha é número de série 05XXX, ou seja, das primeiras. Quando parar, parou. O que eu vou fazer pra ter uma sobrevida é comprar outro corpo muito muito em breve.

3. Só tenho ainda a 50mm f1.8 II. Em breve vou pegar a YN85mm f/1.8 e uma GA em conta. Aí, deixo uma pergunta:

Vi um anúncio de uma Tamron 19-35mm f/3.5-4-5 para Canon EF. Alguém conhece essa lente? Estou entre essa e uma Yongnuo 35mm f/2...

Meu amigo eu estou com uma saudade imensa da 50MM 1.8 II kkkkkk; a Coroa está aqui em casa; assim que me vacinar eu volto a fazer ensaios pagos e até uns gratuitos, em troca por no banco de imagens pra venda. E a 5D coroa é ótima. Uma coisa que me chama a atenção nela além das cores, são os perfis de JPG da Coroa. O PB delas é excelente; tudo bem que o negócio é RAW, mas sabendo fotometrar vc tem uma câmera excelente em mãos.

E por favor, não compre a Youngnuo 35MM F2, é uma lente detestável sob todos os aspectos. Estou com uma 28-135MM que é uma lente boa e que tem me servido bem e a Helios 44M-4. Depois posta umas fotos ai pra gente ver, e a sensação que tenho quando fotografo com a coroa é isso, uma câmera cujas cores tem cara de analógico, com as vantagens do digital; é uma câmera que 16 anos ainda rende muito bem. A minha aqui tb já teve obturador trocado, e já tá com 8.000 cliques, se bem cuidada vai até 300.000 clicks tranquilo.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #4415 Online: 05 de Maio de 2021, 14:45:33
Meu amigo eu estou com uma saudade imensa da 50MM 1.8 II kkkkkk; a Coroa está aqui em casa; assim que me vacinar eu volto a fazer ensaios pagos e até uns gratuitos, em troca por no banco de imagens pra venda. E a 5D coroa é ótima. Uma coisa que me chama a atenção nela além das cores, são os perfis de JPG da Coroa. O PB delas é excelente; tudo bem que o negócio é RAW, mas sabendo fotometrar vc tem uma câmera excelente em mãos.

E por favor, não compre a Youngnuo 35MM F2, é uma lente detestável sob todos os aspectos. Estou com uma 28-135MM que é uma lente boa e que tem me servido bem e a Helios 44M-4. Depois posta umas fotos ai pra gente ver, e a sensação que tenho quando fotografo com a coroa é isso, uma câmera cujas cores tem cara de analógico, com as vantagens do digital; é uma câmera que 16 anos ainda rende muito bem. A minha aqui tb já teve obturador trocado, e já tá com 8.000 cliques, se bem cuidada vai até 300.000 clicks tranquilo.

Concordo DEMAIS sobre ter cara de analógica em formato digital  :worship:

Postei minha primeira foto decente lá na galeria coletiva das fotos da Coroa (ressuscitei o tópico kkkk).

Já tava meio inclinadão a não comprar a YN35mm mesmo... Conhece a Tamron 19-35mm?
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4416 Online: 05 de Maio de 2021, 19:50:12
Concordo DEMAIS sobre ter cara de analógica em formato digital  :worship:

Postei minha primeira foto decente lá na galeria coletiva das fotos da Coroa (ressuscitei o tópico kkkk).

Já tava meio inclinadão a não comprar a YN35mm mesmo... Conhece a Tamron 19-35mm?
Meio raro de se achar mas a 35mm f/2 (antigona) da Canon embora o foco faça barulho igual a 50mm II é uma baita lente. Ou até mesmo a 28mm 1.8, faz um kit massa com a 50mm. Eu acho 35 e 50 muito próximos.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4417 Online: 05 de Maio de 2021, 21:11:36
Meio raro de se achar mas a 35mm f/2 (antigona) da Canon embora o foco faça barulho igual a 50mm II é uma baita lente. Ou até mesmo a 28mm 1.8, faz um kit massa com a 50mm. Eu acho 35 e 50 muito próximos.

Caramba, vc acha que no FF 35 e 50MM são próximos? Nossa eu acho bem diferentes hehe, acho que por isso eu gostei da 40MM na FF , dá um ângulo bem meio termo. Acho que 35MM no FF pega muito do cenário, eu não sou muito fã, mas varia muito de estilo. Acho que essa Tamron 45MM 1.8 deve dar um ângulo bacana pra ensaios externos, pouco mais fechada que a 40 e com mais angulo que as 50MM .


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4418 Online: 06 de Maio de 2021, 08:40:19
Caramba, vc acha que no FF 35 e 50MM são próximos? Nossa eu acho bem diferentes hehe, acho que por isso eu gostei da 40MM na FF , dá um ângulo bem meio termo. Acho que 35MM no FF pega muito do cenário, eu não sou muito fã, mas varia muito de estilo. Acho que essa Tamron 45MM 1.8 deve dar um ângulo bacana pra ensaios externos, pouco mais fechada que a 40 e com mais angulo que as 50MM .

Na época da Canon eu tinha 35 e 50mm. Hoje tenho (aps-C) 23mm e 35mm (35 e 50 equiv.) se eu for usar duas cameras num aniversário por exemplo, uma com cada lente, a diferença é um ou dois passos pra compor. Por esse motivo 95% do tempo eu estou com a 23mm (35) durante o evento. Já nos ensaios é quase 100% feito com a 35mm (50).

Se eu fosse trabalhar com duas câmeras em eventos seria uma 18mm (28) e 35mm (50) com certeza. Pra uma só 23mm (35) é pau pra toda obra, pra quem faz fotos mais documentais é o meio do caminho.

No final dos meu tempo de DSLR eu tive essa Tamron 45mm. Muuuito boa lente. Gostava mais dela pra ensaios do que a 50mm. Pequena diferença, mas eu percebia.
« Última modificação: 06 de Maio de 2021, 08:42:55 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4419 Online: 06 de Maio de 2021, 09:16:52
Eu usava em casamento 35 e 85, ou 24 e 50 para espaço pequenos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #4420 Online: 06 de Maio de 2021, 11:13:33
Bom, a Tamron 19-35mm que eu tava de olho foi vendida...  :no:

Agora vou ter que ir de 28mm f/1.8 mesmo... Pelo menos já tô acostumado com essa DF na minha Fuji XF10.

 :ponder:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #4421 Online: 06 de Maio de 2021, 11:39:10
Dá vontade de testar uma algum dia, do tanto que falam bem dessa lenda.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4422 Online: 06 de Maio de 2021, 21:15:57
Dá vontade de testar uma algum dia, do tanto que falam bem dessa lenda.

É uma câmera que se for só pra fotografar, dá pra fazer de tudo, mas realmente a 5D Mark 1 tem um sensor que lembra muito vários filmes analógicos. Uma pena que nunca mais a Canon nem outro fabricante fez uma câmera com sensor que tenha cores tão legais. Eu percebo uma diferença enorme entre as cores que ela capta, e as 5D Mark 2 e 6D Mark 1 que tive, não que essas não sejam boas, são sim, muito boas até hoje, mas a 5D clássica tem um look diferente que não dá pra explicar; é uma cãmera antiga, vc vê a imagem no monitor esverdeado dela e pensa, putz a foto ficou uma meleca, mas quando abre no computador, uma alegria indiscritível toma conta do seu coração kkkkkk, é uma sensação praticamente analógica, mas num sensor digital. Se vc não liga pra 800 pontos de foco, wifi, e algumas frescurinhas modernas que tem nas cameras novas, certamente, sentirá que a 5D é uma câmera que vale a pena ter em sua coleção.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4423 Online: 06 de Maio de 2021, 21:46:43
Essa Tamron 19-35 não conhecia, é uma lente antiga não é?

Pra quem não viu uma foto ano passado para um amigo (JOB) foto com a Coroa + 40MM 2.8 (essas cores de pele , tons de laranja, amarelo e vermelho , são o que mais gosto na Coroa! )

arthur_natal_ (9 of 19) by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 06 de Maio de 2021, 21:47:24 por cheferson »


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #4424 Online: 12 de Maio de 2021, 19:45:32
Bem vindo ao maravilhoso mundo do FF. Nada melhor do que começar com essa câmera maravilhosa em termos de textura e cores que é a 5D Clássica.
Te digo uma coisa, mundo FF é algo sem volta. Eu tentei APS-C (Fuji e Nikon) e M4/3 depois de ter tido FF e não rolou química.

Fotografei casamentos por oito anos com equipamentos CANON e atualmente estou curtindo o ecossistema Fuji. Comprei duas XT3 e algumas lentes e gostei bastante. Equipamento leve, foco muito rápido. Ainda tenho duas 5D Mark 3 e minhas lentes principais CANON, mas acredito que é um caminho sem volta. Minhas Mark 3 estão (somando as duas) com quase 1.300.000 cliques e obturador não foi trocado. Já caíram muitas vezes, tomaram neve, chuva e calor e continuam firmes e fortes.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia